Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Sábado na Cozinha: Comida Tradicional Portuguesa
Sábado na Cozinha: Comida Tradicional Portuguesa
Sábado na Cozinha: Comida Tradicional Portuguesa
Ebook103 pages25 minutes

Sábado na Cozinha: Comida Tradicional Portuguesa

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Um livro de receitas tradicionais para gente moderna. Baseado na gastronomia típica portuguesa e inspirado na infância da autora, este pretende transmitir o legado de uma herança valiosa mas também adaptá-la aos dias de hoje. As receitas de norte a sul de Portugal são descritas com pormenores de confecção para que também os mais jovens as possam executar com facilidade.

LanguagePortuguês
Release dateMay 13, 2012
ISBN9781476398501
Sábado na Cozinha: Comida Tradicional Portuguesa

Related to Sábado na Cozinha

Related ebooks

Regional & Ethnic Food For You

View More

Related articles

Reviews for Sábado na Cozinha

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Sábado na Cozinha - Maria Odete Sousa

    A culinária é a mais antiga arte de preparar os alimentos. Com o passar dos tempos, a Humanidade foi aperfeiçoando os seus métodos, tornando-os mais atrativos e saborosos.

    A ideia de relembrar os sabores e aromas da minha infância foi uma experiência muito grata.

    Este livro foi escrito e as receitas foram confeccionadas e fotografadas na altura de irem para a mesa da família, que tanto apreciou.

    A partilha destes momentos não só com os meus mas, quem sabe, com outras pessoas espalhadas pelo mundo é simplesmente maravilhosa.

    Escrevo as receitas com pormenores de confecção para que os mais jovens as possam executar com mais facilidade. Espero que as confeccionem e desfrutem do prazer tanto da elaboração como do paladar e dos aromas desta comida portuguesa com certeza. Espero que se divirtam e bom apetite!

    Com carinho,

    Odete Sousa

    Raízes e Influências da Gastronomia Portuguesa

    À beira mar plantado - como descrito por um poeta português -, Portugal é um país banhado pelo Oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo e enriquecido pelas ilhas da Madeira e dos Açores. Agraciado com grandes planícies, montanhas e socalcos, este é favorecido por um clima ameno muito propício tanto à pesca, como à agricultura, à pecuária e à pastorícia.

    É pela sua morfologia que a gastronomia portuguesa é enriquecida com uma gama tão vasta de produtos marítimos e fluviais (como o peixe fresco e os crustáceos), de produtos agro-pecuários criados ou brotados nas nossas terras (de onde provêm carnes variadas, frutas e legumes sazonais), não esquecendo os famosos azeites e vinhos portugueses.

    Com uma história vasta de trocas interculturais, propiciadas grandemente pelos Descobrimentos e pela expansão ultramarina, Portugal foi também influenciado em vários domínios pelos diferentes povos e culturas que encontrou, tendo aí deixado também a sua marca.

    Do contacto com povos tão diferentes como os do Brasil, Índia, Japão, China e os dos vários países da costa africana, não só a cultura portuguesa, em geral, mas a gastronomia, em particular, foi enriquecida com novas matérias-primas - estando entre elas as especiarias, as frutas exóticas, os chás e os cereais que, até então, desconhecera.

    Posso dizer, por isso, que a riqueza da gastronomia portuguesa é fruto não só das iguarias de um país mas de uma panóplia de sabores, aromas, cores e experiências dos quatro cantos do mundo. Uma pluralidade que tenho o prazer de partilhar convosco.

    Cozido à Portuguesa com Arroz do Cozido

    Norte a Sul do País

    Este é um prato bem português. Trata-se de uma iguaria muito apreciada, composta de vegetais, carnes e enchidos cozidos. Confecciona-se de Norte a Sul de Portugal e a preparação varia um pouco de

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1