Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Conexão Prometeu, O Homem Dividido
Conexão Prometeu, O Homem Dividido
Conexão Prometeu, O Homem Dividido
Ebook81 pages27 minutes

Conexão Prometeu, O Homem Dividido

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Primeiro obra do título Conexão Prometeu, O Homem Dividido apresenta-se como um ensaio poetizado que, com isenção e lógica avessa aos dogmas e ao racionalismo sem abertura, vai além da dimensão do direito e da política para expor a face oculta da Liberdade, nublada por questões seculares, herdadas de um passado de arrogância e limitado entendimento.

LanguagePortuguês
PublisherEmooby
Release dateJun 14, 2011
ISBN9789897140068
Conexão Prometeu, O Homem Dividido
Author

J. Pinoli

Formação acadêmica:- Graduação em Administração Pública- Pós-graduação em Planejamento Energético e AmbientalAtividade: atuei em obras e projetos de engenharia, atualmente aposentado, aplico-me como ativista em favor da cidadania e das causas ambientais.

Related to Conexão Prometeu, O Homem Dividido

Related ebooks

Poetry For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Conexão Prometeu, O Homem Dividido

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Conexão Prometeu, O Homem Dividido - J. Pinoli

    Do método Ao verso

    A LIBERDADE tem sido um propósito mais requerido do que vivenciado. Poucos consideram como foram afetados em seu destino, por conta da recepção passiva de inputs que alimentaram o sistema psico-cultural em que se transformaram, ao cabo de um processo de construção, não raro contaminado pela manipulação subjacente às corporações, onde o homem inclinado à dominação destila seu egoísmo e sua arrogância, demolindo a liberdade.

    Assim, no geral, cada um termina sendo um tanto de si mesmo e muito do sistema mentor, a depender de quão presentes foram seu espírito crítico e seu estado de alerta. Logo, não basta apenas ponderar sobre a face visível da liberdade relacionada com o direito e a política. Há muito mais: um estado inerente à evolução, que interage com manifestações de existência presentes do germinar de uma semente ao despertar de uma estrela.

    Distanciado do refinado arsenal da filosofia, quer este ensaio destacar a face oculta da liberdade, segundo a perspectiva da escolha que afeta indistintamente o ser humano, cuja construção tem por base, um prelúdio de sujeições trazidas ao berço para suprir sua incapacidade inicial – sujeições estas, que mais adiante despontam como estigmas significativos de um constrangimento primordial, fonte de condutas futuras, revisáveis pelo efetivo exercício do arbítrio, reproduzindo, de certo modo, um procedimento de realimentação, que não interessa à tendência conservadora das corporações com poder.

    Vislumbrar a inteligência de questão que permeia toda a vida, exige considerar os episódios relevantes e identificar na vivência interna e externa do homem, as dimensões objetiva e subjetiva da liberdade, referentes à sua experiência exterior como ente sociológico, ator político e sujeito de direito, e à sua experiência interior como ente psicológico, herdeiro de sangue, de tradições, ídolos, noções e valores, oriundos de seu ambiente biológico e cultural.

    Expor toda esta dinâmica, poderia ser objeto de um árido tratado, que não sensibilizaria tanto quanto a opção por versos que refletissem impressões subjetivas, emoções, sentimentos e estados de alma, como se preferiu para comunicar este entendimento, que toma o título geral de – Conexão Prometeu, reportando a instantes em que ideais, mitos e fatos conectados em vocações, como as de Prometeu, Buda e Jesus, orientaram a busca de uma liberdade espiritual fora do alcance

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1