Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Coletânea Do Saber
Coletânea Do Saber
Coletânea Do Saber
Ebook95 pages44 minutes

Coletânea Do Saber

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Coletânea do Saber nasceu da vontade de mudar. Mudar um passado preconceituoso e oprimido para um futuro promissor, permitindo aos jovens, buscarem seus próprios caminhos para a construção do seu conhecimento.

O objetivo desta obra é incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade desses jovens. Fazer com que eles desenvolvam o espírito critico e dominem as diferentes formas de expressão linguística.

Esta obra é uma coletânea de poemas, sonetos e crônicas com o objetivo de diversificar as formas de linguagens fazendo com que o leitor adquira o hábito da leitura.

LanguagePortuguês
PublisherEmooby
Release dateJul 2, 2011
ISBN9789897140150
Coletânea Do Saber
Author

Augusta Schimidt & Joaquim Marques

Augusta Schimidt, nascida na cidade de Campinas /São Paulo/BrasilProfessora do Ensino fundamental desde 1970➢ Autora de mais de 1000 textos, publicados em sites e blogs de literatura no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Portugal)➢ Publicada em coleções pedagógicas para ensino fundamental pela Editora do Brasil /SP, pela Editora OPET/ PR, Editora Escala Educacional, Fundação Paulo Freire (SESI Educa), Fundação São Vicente de Paula.➢ Autora de livros de história infantil➢ Autora de vários projetos de leitura e contação de histórias.➢ Autora do projeto reeducando crianças carentes (1989).➢ Participação em Antologias Poéticas editadas pela Editora Litteris➢ 5a colocada no concurso de poesias Campinas Meu Amor com a poesia Campinas a Princesa do Oeste➢ 6a colocada no concurso de crônicas Edições AG XX concurso de inverno com a crônica Viajando no tempo.Ø Members' Catalogue of World Poets Society (W.P.S.) Thursday, April 12, 2007ATT. Publicação de vários artigos sobre educação que poderão ser lidos acessando:http://www.facet-edu.com.br/new/conteudo/artigos/11.htmMeu contato: augusta.schimidt@terra.com.brMeu site: www.coletaneadosaber.netJoaquim Marques, nascido na cidade de Gaia (área Metropolitana do Porto / Portugal). Um autodidata por natureza, fez da vida, em prosa e verso, a sua lida. Profissionalmente trabalhou nas Artes Gráficas e, mais tarde, como funcionário na Administração Pública. É um apaixonado das Artes e Letras. Pela Escultura - Pintura - Teatro e Música passou; com um pouquinho delas ficou... Autor de centenas de sonetos e poemas diversos, tem obra publicada no Brasil, pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), em 2008. Também publica seus versos em vários sites de literatura. É Membro Efetivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE) e da STÉPHANOS: Enciclopédia virtual da poesia lusófonaUma frase do poeta Joaquim Marques: “Foi passeando pela poesia que certo dia encontrei a ode que hoje é a poesia que eu canto." Publicações em:http://www.olegalmeida.com/page_25.htmlhttp://www.ilzesoares.net/joaquim_marques.htmhttp://www.joaquimevonio.com/http://carminhov.wordpress.com/http://www.veramussi.com.br/http://www.coletaneadosaber.netE-mail do autor: jepmarques@clix.pt

Related to Coletânea Do Saber

Related ebooks

Poetry For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Coletânea Do Saber

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Coletânea Do Saber - Augusta Schimidt & Joaquim Marques

    Prefácio:

    Querido Leitor,

    Ler é enxergar o mundo, o homem, as relações sociais, o trabalho, a cultura com os próprios olhos.  Para ver a realidade com os próprios olhos e fazer um exame crítico dela é preciso antes de tudo ir além do olhar, ou de simplesmente pensar nela, é preciso conhecê-la em todas as suas formas, é necessário ser um amigo do saber.

    O Projeto Coletânea do Saber nasceu para levar até você a oportunidade de buscar seu próprio caminho para a construção do seu conhecimento.

    Acreditamos que as palavras faladas ou escritas, criam elos entre as pessoas e por esta razão nosso objetivo através desta obra é transportá-los a um mundo de sonhos, fantasia e diversão.

    Mas não só! Também de realidades, porque a vida é como que uma espécie de empresa, onde o empresário tem que aprender a conquistar uma vida melhor, não só para ele, mas, também, para levar a outros. Essa conquista, em grande parte depende de nós mesmos.

    Porém, temos que ter em consideração que a vida é luta, e ela, tem convergências. Estas nos levam a termos de nos conhecer primeiro, para sabermos o que queremos ser, sabendo o que se é. Só assim, poderemos convergir para o mesmo ponto: -- O saber, aprendendo!

    Augusta Schimidt & Joaquim Marques

    Dedicatória:

    Dedicamos esta obra a todas as pessoas que gostam de ler e que fazem da leitura sua ponte para o saber.

    Augusta Schimidt & Joaquim Marques

    Como a poesia faz parte da minha vida, muito me apraz registrar através deste meu poema, o  meu apreço, pelo regresso da poesia às Escolas brasileiras.

    A poesia voltou à escola

    ©Joaquim Marques 

    Brasil

    De encantos mil!

    Terra abençoada por Deus

    Onde o azul anil do céu

    Parece tocar o

    Morro do Corcovado

    Que tem no cimo, postado

    A imagem de

    Cristo Redentor.

    A própria Natureza

    Querido Brasil

    Dotou-te de tanta

    Beleza

    Que não há ninguém

    Com certeza

    Que de ti não goste.

    País, de povo alegre

    E hospitaleiro

    És conhecido no mundo

    inteiro

    Por teu carnaval no

    Rio de Janeiro.

    Brasil...

    Alfobre de escritores e de poetas

    Que falam a língua de

    Camões!

    Da sua Pátria Lusa

    Que também é minha...

    Ainda hoje conservas

    Tantas tradições!...

    Povo brasileiro!

    Neste intercambio da lusofonia

    Eu queria confidenciar-vos

    Um segredo que muito me  consola...

    O saber, que no Brasil

    A poesia voltou à escola!...

    PORTUGAL

    2009

    Capítulo I : Poesias

    Definição:

    Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugere emoções por meio de uma linguagem.

    Poema: Obra em verso onde há poesia.

    Gênesis da Poesia

    Augusta Schimidt

    No princípio Deus criou o céu e a terra. Fez-se a Poesia.

    E para dar luz a sua poesia, Deus Poeta, no segundo dia, fez o céu com as estrelas, com o sol e com a lua e determinou...

    Terra nossa que está no céu

    Santificada sejas tu, mãe realeza

    Esplendorosa seja tua beleza

    Salve Terra cheia de graça.

    E olhando Deus Poeta a sua obra, no terceiro dia pôs as flores para enfeitarem os caminhos, deu sabedoria aos passarinhos para fazerem os seus ninhos, deu aos peixes muita água para morar, pôs no mar o sal da vida. E fazendo crescer uma árvore, determinou...

    árvore querida, fonte de vida

    Bendita sois vós que a natureza abriga

    Derrama a tua sombra que nos ameniza.

    E

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1