Start Reading

Contos Meio Estranhos (Kind of Weird Short Novels)

Ratings:
147 pages1 hour

Summary

Esses contos foram escritos há mais de trinta anos, alguns manuscritos em papel e outros datilografando (sim, existia isso antigamente!) em uma máquina de escrever Olivetti puramente mecânica. Dormiram anos a fio, com revisões episódicas.
E sempre que saem da clausura, olham para fora com ar de interrogação e mistério. Sem jamais se revelarem completamente, mantiveram certa aura de inescrutáveis alguns ou delirantes outros. No entanto, por vezes pedindo por algum polimento. Mas não demais.
Não existe qualquer estrutura conhecida neles, algum estilo ou algo analisável, o que seja. Apenas estão vivos, mexendo-se em seus casulos. E ultimamente parece que estão querendo sair ao mundo, vir à luz e expor seus arcanos.
Foram selecionados oito contos, cuja principal característica é o não planejamento de qualquer deles. Não há um roteiro, enredo ou qualquer ideia pré-estabelecida do que seria escrito, nem alguma lógica já conhecida em estruturação literária.
O que há, no entanto, é uma forma diferente de lidar com textos, utilizando-se palavras que se oferecem (algumas inexistentes, autocriadas no momento de escrever) e se ligam mais pelas sensações do que pela lógica tradicional, quase sempre surpreendendo o leitor. Monotonia, certamente não há neles.
Talvez uma sensação de estranheza surja ao leitor, mas dificilmente qualquer tédio ou sensação de algo já lido em outros livros. Espero que o leitor possa aproveitar essa leitura e ter vontade de reler os textos, assim que como ocorre com o autor.

Read on the Scribd mobile app

Download the free Scribd mobile app to read anytime, anywhere.