Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Filme Sua Novela
Filme Sua Novela
Filme Sua Novela
Ebook264 pages3 hours

Filme Sua Novela

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Quer escrever um romance com visual poderoso? Filme sua Novela dirige o olhar em profundidade sobre técnica cinematográfica para os escritores de ficção . Nenhum outro livro escrito para o ofício ensina o segredo de como "mostrar, não dizer".
Autores de best-sellers de todos os gêneros sabem o segredo para enganchar os leitores- ao mostrar, não dizer, a sua história. Mas os escritores não são ensinados a "mostrar" cenas de forma cinematográfica. Sem um método claro, conciso e preciso para a construção de cenas dinâmicas, um escritor provavelmente vai acabar com uma novela plana e sem vida.
Cineastas, roteiristas e diretores de cinema utilizam a técnica cinematográfica para criar obras de artes visuais, e romancistas também podem fazer o mesmo - adaptando seus métodos em sua escrita de ficção.
Ao "filmar" o seu romance, você vai turbinar a sua história!
Sol Stein, em seu livro Stein na escrita disse: "Os leitores, transformados pelo cinema e TV, estão acostumados a ver histórias. A experiência da leitura. . . é cada vez mais visual. "Romancistas hoje, independentemente do gênero, necessitam aprender a escrever cinematograficamente, porque isso é o que os leitores querem!
Lá dentro de "Filme sua Novela", você vai aprender:
O verdadeiro segredo para "mostrar, não dizer" e como tudo se insere no "momento"
Mais de uma dúzia de "tomadas de câmera" que os romancistas podem tomar emprestado de roteiristas e diretores para criar poderosas cenas 
Instrução ativa de como montar as peça de planos de câmera em conjunto para criar segmentos de cenas cinematográficas
Exemplos de romances e roteiros mostrando cada faceta da técnica cinematográfica
Como conceber um sistema de imagem temática de planos-chave, motivos, e imagens
Maneiras de usar cores, formas, sons, e ângulos para efeito subliminar proposital
"Filme sua Novela"
LanguagePortuguês
Release dateJan 5, 2015
ISBN9781633396852
Filme Sua Novela
Author

C. S. Lakin

C. S. Lakin is an award-winning novelist, writing instructor, and professional copyeditor who lives in the San Francisco Bay Area. Lakin's award-winning blog for writers: www.livewritethrive.com provides deep writing instruction and posts on industry trends. Her site www.CritiqueMyManuscript.com features her critique services. She teaches workshops and critiques at writing conferences and workshops around the country. The Gates of Heaven series of seven novels are allegorical fairy tales drawing from classic tales we all read in our childhood. Lakin's relational drama/mystery, Someone to Blame, won the 2009 Zondervan First Novel award, released October 2010. Her other suspense/mysteries are Innocent Little Crimes (top 100 in the 2009 Amazon Breakthrough Novel Contest), A Thin Film of Lies, and Conundrum. And sci-fi enthusiasts will love Time Sniffers: a wild young adult romance that will entangle you in time! She also publishes writing craft books in the series The Writer's Toolbox, which help novelists learn how to write great books! Follow her on Twitter: @cslakin and @livewritethrive and like her Facebook Author Page: http://www.facebook.com/C.S.Lakin.Author

Read more from C. S. Lakin

Related to Filme Sua Novela

Related ebooks

Technology & Engineering For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Filme Sua Novela

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Filme Sua Novela - C. S. Lakin

    leituras?

    Livros de C. S. Lakin

    O Oficio da Escrita

    Escrevendo o coração de sua história: Um guia para a elaboração de uma obra inesquecível

    Dizer o que? Guia de mão da gramática, pontuação e uso da palavra para o escritor de ficção

    Mistério e Suspense Contemporâneo

    Alguém para Culpar

    Conundrum

    Pequenos Crimes Inocentes

    Uma Fina Linha de Mentiras

    Destinado a Danar

    Fantasia / Ficção Científica

    O Lobo de Tebron

    O Mapa através do Tempo

    Terra da Escuridão

    O Desenrolar de Wentwater

    O Cetro de Cristal

    As Areias de Ethryn

    O Reino Escondido (2015)

    Farejadores do Tempo

    Elogios a Filme sua Novela

    "Com uma extensa quantidade de experiências no processo de roteiro e cinema (desde a infância), não parece nenhuma surpresa que C.S. Lakin escreva com uma autoridade confiável e riqueza de conhecimento quando se trata da arte de construir cenas dinâmicas dentro de novelas. O ritmo e o fluxo de Filme sua novela o torna fácil de seguir e as várias dicas e sugestões espalhadas em todo o livro são sucintas. De particular interesse é a curadoria inteligente de novos trechos, autores e cineastas que ela cita como exemplos para as dicas que ela sugere. Se você tiver dificuldades em entender algumas das marcações/dicas, de maneira teórica, os trechos sempre vão torná-las mais claras.

    Tendo eu mesmo adaptado A Guerra das Rosas, tanto para cinema e teatro (internacionalmente), eu posso dizer que eu realmente tenho usado bastante algumas das técnicas que Lakin discute, e o que eu mais gosto é o uso de retratar o sonhar acordado ao escrever sob o ponto de vista de um personagem, de forma eficaz misturando passado, presente e futuro em uma única cena. Vale a pena a leitura!"—Warren Adler, novelista de best-sellers como A Guerra das Rosas e Corações Aleatórios

    "Com Filme sua Novela, Susanne Lakin faz algo maravilhoso. Enquanto muitos de nós no labor de instruir os escritores e contadores de histórias recomendamos adicionar imagens vívidas de cenas, Susanne vai muito mais longe para revelar que empregar as ferramentas e técnicas de direção de cinema, edição e cinematografia dará a sua ficção significado mais profundo e maior impacto emocional. Seu livro é uma ferramenta essencial para qualquer romancista sério... Original e fantástico!"

    —Michael Hauge, roteirista, coach e consultor de narrativas de Hollywood, autor de Escrevendo roteiros que vendem e vendendo a sua história em 60 segundos

    Conteúdo

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1: Tudo se resume ao angulo

    PARTE 1: DISPAROS EM câmera fixa

    Capítulo 2: Configuração da cena

    Capítulo 3: Determinando o detalhe com as três distâncias básicas

    Capítulo 4: Uma maior perspectiva

    Capítulo 5: Deslize em uma apresentação de slides

    Capítulo 6: Série de planos para uma ação rápida

    Capítulo 7: O golpe mora nos detalhes

    Parte 2: PLANOS eM movimento

    Capítulo 8: Afiando dentro de um momento-chave

    Capítulo 9: Abra os olhos e o coração do leitor

    Capítulo 10: Leve o leitor aonde você quer que ele vá

    Capítulo11: Vendo através dos olhos dos personagens

    PARTE 3: orquestrando a sinfonia de PLANos

    Capítulo 12: Colocando tudo junto

    Capítulo 13: Usando o olho de um cineasta

    Capítulo 14: Formas e cores para formar sua novela

    Capítulo 15: Alterando tempo e percepção

    Capítulo 16: A noviça re... bate

    Capítulo 17: Filmes nas cabeças dos seus personagens

    Capítulo 18: Conclusão

    SOBRE A AUTORA

    INTRODUÇÃO

    Aponte e dispare

    Então, um homem caminha até um bar, acompanhado de um pedaço grande de asfalto. Ele vai até o bartender e diz: Vou querer um Uísque. Ele consente com seu amigo e acrescenta: Oh, e um a mais para a estrada.

    Se eu contasse essa piada para você e um grupo de amigos seus, não estou certa se você riria tanto quanto eu esperaria, mas de uma coisa eu tenho certeza: Cada um de vocês iria gravar uma imagem dessa piada nas suas cabeças, e cada um iria ver um filme completamente distinto do outro. Talvez você tenha imaginado isso ocorrendo em um salão do velho oeste, com o homem vestido com botas de caubói e usando um chapéu ao estilo country. Ele provavelmente tinha sotaque carregado como um texano e talvez estivesse mascando tabaco enquanto ele falava. Talvez um de seus amigos tenha pensado em um mauricinho em um bar urbano no bairro de classe alta, com um estofado de couro macio e cheirando um charuto cubano.

    De qualquer maneira que você recriou essa breve cena descrita, não ha duvida que seus amigos viram algo totalmente diferente em suas mentes. Aqui esta o ponto: se você houvesse assistido isso em uma película no cinema, você e seus companheiros teriam visto exatamente as mesmas coisas. Você argumentaria mais tarde se o pedaço de asfalto era negro ou cinza, ou se o homem estava vestindo aquele chapéu ou não. O filme por si mesmo proveria todos os detalhes para você, deixando pouca margem a sua imaginação.

    Conte como você o vê

    Com a ficção, entretanto, os escritores se deparam com uma situação totalmente distinta. O leitor que lê a sua novela vai apenas enxergar as particularidades se você as detalhar. E mesmo que você o fizer, provavelmente ele criaria muitos outros elementos de cena diferentes daqueles que você esperava transmitir. Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Na verdade, deixar de fora os detalhes e permitir que o leitor preencha as lacunas é parte da relação leitor-escritor. De certa forma, um romance se torna muito mais pessoal do que um filme, um pouco da qualidade de escolher sua própria aventura. Muitos amam os romances apenas por essa capacidade de colocar-se na história, quer seja ao se refletir em um protagonista, vendo pessoas que conhecemos nos personagens apresentados, ou sentindo como se estivéssemos passando por provações e perigos apresentados pelo enredo. O desafio e a beleza da paleta artística que um escritor usa levanta inúmeras questões:

    Quanto ou quão pouco detalhe posso (ou devo) colocar no meu romance, a fim de ajudar o leitor a ver a história do jeito que eu vejo? E o quanto que devo deixar para a imaginação do leitor?

    Qual a melhor maneira de escrever cada cena para mostrar ao leitor o que eu quero que ele veja?

    Como posso escrever cenas que vão dar o impacto emocional equivalente ao que pode ser transmitida através de um filme?

    Mostre, não conte: mas como?

    Sol Stein em seu livro Stein na escrita diz, os leitores do século XX, transformados pelo cinema e TV, estão acostumados a ver histórias. A experiência de leitura para um leitor do século XX é cada vez mais visual. A história se passa na frente de seus olhos. Isso é ainda mais verdadeiro no século XXI. Como agente literário e autor Donald Maass diz na escrita de ficção do século 21: Faça personagens fazendo algo que os leitores possam visualizar. Nós ouvimos isso inúmeras vezes: mostre, não diga. Parece simples, certo? Errado. Existem inúmeras opções que um escritor tem que fazer, a fim de mostrar e não contar uma cena. Escritores escutam muitas vezes dizer que eles precisam mostrar o que, em essência, significa criar cenas visuais que o leitor possa assistir o desdobramento enquanto leem.

    Mas dizer um escritor para mostrar é vago. Como você simplesmente mostra? Como você transfere a cena claramente atuada rodando em sua mente para a página de uma forma que não só o leitor possa ver apenas o que você quer que ele veja, mas também se depare com o impacto emocional que você pretende?

    O método do revolver

    Escritores sabem que se dizem Jane estava apavorada, isso apenas diz ao leitor o que Jane está sentindo; e não a mostra aterrorizada. Então, eles vão construir uma cena que mostra Jane em ação e reagindo à coisa que mete medo nela. E de alguma forma, ao fazer isso os escritores esperam fazer seu leitor ficar com medo também. Mas isso é muitas vezes como usar uma abordagem de revolver. Você aponta para um alvo de uma centena de metros de distância com um revolver e espera que algumas bolas de chumbo grosso realmente acertem o olho do touro. Muitos escritores pensam que se eles apenas apontarem e dispararem eles vão acertar o alvo todas as vezes. Mas então, quando chegam comentários sem brilho, ou dezenas de rejeições dos agentes ou editores eles não conseguem entender o que eles fizeram de errado, ou deixaram de fazer. Por que isso? Existe alguma fórmula secreta para escrever cenas visualmente impactantes de cada vez? Não, não tem segredo. Na verdade, o método está encarando os escritores de frente.

    Não é realmente um segredo

    Todos nós já crescemos assistindo milhares de filmes e programas de televisão. O estilo, a técnica, e os métodos utilizados no cinema e na TV são tão familiares para nós, que vamos processá-los confortavelmente e até mesmo inconscientemente. Esperamos agora que esses elementos nos apareçam nos romances que lemos, em algum grau, se não conscientemente então subconscientemente. O cineasta Gustav Mercado, em seu livro O Olho do cineasta, faz essa mesma observação sobre filmes, afirmando que a tradição cinematográfica se tornou padronizada na forma como as regras de composição são aplicadas a certas tomadas de câmera que, ao longo do tempo, foram ligadas aos momentos-chave em uma história com o uso de determinados disparos. A abordagem do eu romance, que ele alega é nova, é examinar o disparo como uma exploração mais profunda e discursiva para os elementos fundamentais da linguagem visual do cinema. Se isso foi provado com a técnica de câmera, é evidente que a mesma ideia deveria ser transferida para escrita de ficção. Se romancistas podem aprender como os cineastas utilizam determinadas tomadas de câmera para obter efeitos específicos, criar humores específicos, e evocar emoções específicas, eles têm uma ferramenta poderosa na mão.

    Nós sabemos o que faz uma grande cena pungente em um filme, e o que faz uma cena arrastada, pelo menos, visceralmente. E embora os nossos gostos sejam diferentes, certamente, em sua maior parte, muitas vezes, concordamos quando uma cena funciona ou não. Ou se concretiza o que o escritor ou diretor se propõe a fazer, ou vai tudo por água abaixo.

    Então, já que todos nós fomos (mais) expostos ao filme e sua forma visual de contar histórias, e sua influência sobre a sociedade alterou o gosto dos leitores de ficção, é apenas lógico dar uma olhada no que faz um grande filme. Note que não estamos olhando para enredo ou premissa neste livro, por isso é um assunto completamente diferente. Em vez disso, vamos desconstruir a técnica de filme em pedaços mastigáveis.

    Assim como o seu romance compreende uma sequencia de cenas que fluem juntos para contar toda a sua história, assim também acontece com filmes e programas de televisão. No entanto, você, o romancista, coloca para fora suas cenas muito diferente da forma como o roteirista faz. Considerando que você pode ver cada uma de suas cenas como integradas, como momentos encapsulados de tempo, um diretor de cinema vê cada cena como uma compilação de uma série de segmentos ou peças, um conjunto de tomadas de câmera que são posteriormente editadas e se encaixam para criar esse momento de tempo sem emenda.

    Hora de colocar um chapéu novo

    Então, tire o chapéu de escritor por um minuto e coloque o de diretor, você sabe, aquela viseira que você vê o diretor usar quando ele está olhando através do visor da câmera no set ao ar livre do grande estúdio e enquanto ele conjectura como ele vai para filmar a próxima cena.

    Você já assistiu a um por trás das câmeras para analisar como um filme está sendo filmado, ou uma série de TV? Eu adoro assistir e ouvir Peter Jackson em seus muitos vídeos detalhando as filmagens de ambos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit

    Escrever não é muito diferente de dirigir

    Os escritores podem fazer o mesmo. Eles podem não ser capazes de pintar a imagem tão especificamente que cada leitor só vá vislumbrar um romance exatamente da mesma forma, e isso é uma coisa boa. Na verdade, isso é o que faz ler novelas ser tão... novo. Leitores infundem suas personalidades, origens, medos e sonhos em um livro enquanto os leem. Um personagem chamado Tiffany vai evocar um rosto para mim diferente do que você imagina em sua cabeça. Desta forma, os romances são uma experiência interativa - a imaginação do leitor interagindo com a do romancista. No entanto, os escritores também podem colocar o seu chapéu de diretor-e bem deveriam. Lembre-se, hoje em dia os leitores querem ler livros que são mais visuais, como Stein observou, as cenas que estão acontecendo bem diante de seus olhos. Mas poucos escritores estão realmente mostrando como simplesmente fazer isso de forma eficaz, e é isso que este livro fala. Você não tem que adivinhar mais como mostrar uma cena de uma forma que está sobrecarregada. Ao aprender a usar tomadas de câmera da maneira que um diretor faz, você também pode levar os leitores aonde quer que você queira que eles vão, e fazê-los ver o que você quer que eles vejam. Não deixe essa decisão nas mãos do leitor. Não seja apenas o escritor, mas o diretor. O cineasta Gustav Mercado faz uma marcação sucinta em seu livro: Você não deve ser subserviente aos ditames de uma técnica, mas ao contrario disso, fazer a técnica funcionar para as necessidades específicas de sua história. Que grande verdade para ambos os romancistas e os cineastas.

    Então saia da sua cadeira de escritório aconchegante e siga-me para o set de filmagem, onde todos os grandes filmes são filmados. Saia da caixa de ferramentas de escritor e esteja preparado para adicionar uma nova camada de ferramentas: tomadas de câmera. Depois que você aprender o que são e como usá-las na escrita de ficção, é mais do que provável que você nunca vá escrever da mesma forma novamente, ou olhar para uma cena da mesma maneira.

    E eu realmente espero que sim. Espero que uma vez que você pegue esses segredos cinematográficos e turbine o seu romance, você nunca terá que pegar no revolver de novo e apenas apontar e disparar. Em vez disso, você vai ser o diretor olhando a cena de todos os ângulos e tomando decisões deliberadas sobre quais ângulos de câmera usar para o maior impacto.

    Capítulo 1: Tudo se resume ao ângulo

    Tendo passado toda a minha infância, aos pés de minha mãe roteirista, eu li mais scripts de TV do que livros, enquanto crescia, como havia pilhas deles ao redor do escritório da minha mãe, e eu muitas vezes me enroscava no sofá e lia um deles depois da escola. Eu também passei muitas horas em estúdios de som e na locação assistindo muitos de seus episódios de TV que estavam sendo filmados. Ok,vou confessar que eu gostava de sentar na cadeira de Peggy Lipton durante as filmagens de Mod Squad, e se estávamos fora eu usava meus óculos espelhados para estar em sincronia com o trio dinâmico que eu admirava (eu raramente vi Clarence Williams III tirar alguma vez seus óculos escuros estando dentro ou fora do estúdio).

    Passei muitas horas vagando dentro e fora de estúdios de som na Fox, MGM e outros estúdios onde minha mãe,

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1