Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

A Puberdade é Uma Bomba!
A Puberdade é Uma Bomba!
A Puberdade é Uma Bomba!
Ebook90 pages1 hour

A Puberdade é Uma Bomba!

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Karen Campbell  é professora e conselheira parental, galardoada com inúmeros prémios,  com um trabalho notável que veio preencher uma lacuna ainda existente no âmbito da educação para a Puberdade. Os pais não querem que os seus filhos leiam um livro que inclua informação sexual explícita. As crianças que estão a entrar na idade da Puberdade são ainda muito jovens; nalguns casos, podem ainda não ter completado os 9 anos. Ainda brincam com bonecas e com Legos e, no fundo, são muito infantis. Quando os seus próprios filhos começaram a fase da Puberdade, Karen fez uma pesquisa sobre a literatura existente, mas os livros que encontrou estavam todos escritos numa linguagem que não era a mais indicada para crianças. Este livro, porém, vai informar os seus filhos  sobre uma grande diversidade de questões numa linguagem apropriada e fácil de entender. 

O livro está dividido em quatro capítulos.

Conselhos para os Jovens - Este capítulo aborda temáticas como a confiança, as mudanças de humor, os sentimentos,  as pressões do crescimento, amigos, bullies, e, claro, as terríveis borbulhas. 

Um Guia para Elas - O segundo capítulo do livro é dedicado às meninas e procura dar-lhes conselhos nos seguintes tópicos : o que é normal; peito e sutiãs; lidar com piadas incómodas; pêlos no corpo e odor corporal; forma do corpo e imagem; períodos, e namorados. 

O que Acontece aos Rapazes?  - Este capítulo é para os rapazes e vai focar a mudança de voz; pêlos ; forma do corpo e tamanho; o interesse pelo sexo oposto; genitais; borbulhas e odor corporal; e as fatídicas mudanças de humor. 

O último capítulo - Conselhos para os Pais - contém informação que o vai esclarecer sobre o modo como os  filhos mudam nesta fase; a imagem corporal e algumas estratégias para assegurar que eles se tornam confiantes com o corpo que têm; o  súbito interesse pelo sexo oposto, e a maneira simples de elogiar os jovens. 

Espero que goste do livro. Faz parte de uma série de 7 pequenos livros que compõem o título geral de " A Armadilha Parental". Indico, seguidamente, os outros livros disponíveis:

Filhos Confiantes: Como os Pais Podem Criar Filhos Confiantes, Resilientes e Empenhados;

Comunicar com os Filhos: Apender a Ouvir e a Falar Um com o Outro 

Como Melhorar o Comportamento dos seus Filhos: Segredos para Educar Filhos Bem Comportados

Ter Sucesso na Escola: Ajudar a Ler, a Soletrar, a Escrever e a Contar

Crianças Espertas: Desenvolva a Inteligência dos Seus Filhos desde Pequeninos

A Armadilha Parental: Como Evitar Erros e Criar Filhos de Quem nos Orgulhamos (Este livro contém todos os outros títulos acima indicados).

Acredito que pais e filhos vão beneficiar muito com a leitura deste livro e que os resultados vão ser imediatos. Com efeito, será um bom  investimento para o futuro dos seus filhos e para o seu próprio equilíbrio emocional. 

A Puberdade pode ser uma fase muito difícil para pais e filhos, mas, se todos estiverem preparados para as mudanças que vão ter de enfrentar, essa passagem será vivida de forma mais suave e alegre, e acima de tudo, muitos erros serão evitados. 

LanguagePortuguês
Release dateDec 5, 2018
ISBN9781507119709
A Puberdade é Uma Bomba!
Author

Karen Campbell

Karen Campbell is a graduate of Glasgow University's renowned Creative Writing Masters, and author ofThe Twilight Time, After the Fire, Shadowplay, Proof of Life and, most recently, This Is Where I Am, which was a BBC Radio 4 Book at Bedtime. A former police officer, and council PR, Karen Campbell won the Best New Scottish Writer Award in 2009. She lives in Galloway, Scotland. www.karencampbell.co.uk

Read more from Karen Campbell

Related to A Puberdade é Uma Bomba!

Related ebooks

Relationships For You

View More

Related articles

Reviews for A Puberdade é Uma Bomba!

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    A Puberdade é Uma Bomba! - Karen Campbell

    Conteúdos

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 – Conselhos para Elas e para Eles

    Confiança!

    Chutar a Timidez para Canto!

    Saber Lidar com os Pais

    Humores e Sentimentos

    Saber Lidar com a Fúria

    Estás Triste?

    Stress e Ansiedade

    As Pressões do Crescimento

    Descobre Quem são os Teus Amigos!

    Lidar com os Bullies

    Borbulhas e Acne

    Capítulo 2 – Um Guia para Elas

    Será que Eu Sou Normal?

    O que é Que se Está a Passar?

    Fazer Dieta – Por que Razão não Funciona

    Aquela Altura do Mês

    Namorados

    Capítulo 3 – O que Acontece aos Rapazes?

    O Que se Passa com Minha Voz?

    Por que Tenho o Corpo Cheio de Pêlos?

    Por que Razão Alguns Rapazes são Maiores e Mais Musculados?

    Por que Razão Estamos Sempre a Pensar em Miúdas?

    O que Se Passa Com os Meus Genitais?

    As Borbulhas Têm Solução?

    Será que Cheiro Mal?

    Capítulo 4 – Conselhos para os Pais

    A Imagem Corporal

    O Odor Corporal

    O Interesse pelo Sexo Oposto

    Como Elogiar um Jovem

    Uma breve nota para os Pais:

    Este livro está dividido em 3 partes. A primeira contém alguns conselhos para jovens de ambos os sexos; a segunda, refere-se, em particular, às meninas e às mudanças que terão de enfrentar. A terceira parte destina-se a rapazes e foca as suas mudanças na puberdade. Cabe a si decidir qual a parte que o seu filho(a) deverá ler. Alguns pais vão querer que os filhos tenham uma compreensão global da temática – Puberdade -, independentemente do sexo. Outros, contudo, vão querer que os filhos leiam, apenas, a parte do livro que é relevante para o seu género. Esta decisão é, exclusivamente, sua. 

    INTRODUÇÃO

    Sê bem vindo a este livro sobre a Puberdade! Vai buscar a bebida que gostas mais, senta-te na tua cadeira favorita e fica confortável. Neste livro, vais encontrar muita informação, que, esperamos, te poderá ser muito útil.

    Pode haver partes do livro que vais querer partilhar com os teus amigos – por favor, não hesites! Discutir a informação que vais obter através da leitura deste livro é muito importante e isso deve ser encorajado. Algumas partes do livro destinam-se mais às meninas, outras, aos rapazes: outras, ainda, a jovens de ambos os sexos.

    Se te apetecer falar com os teus pais sobre qualquer coisa que leste no livro, eles vão agradecer, com toda a certeza, a oportunidade de conversar contigo. É muito importante mantermos em aberto as linhas de comunicação, especialmente neste período de incríveis mudanças na tua vida. 

    Os anos que se vão seguir serão os melhores de sempre. Quanto mais souberes sobre o teu corpo, a tua vida e as mudanças que vais ter de enfrentar, melhor saberás lidar com tudo isso. O conhecimento dá-nos poder! Quanto mais conhecimento tiveres, mais suave e divertida será a viagem!

    Bom, então, vamos começar... Primeiro, conselhos para elas e para eles; depois, só para elas; a seguir, só para eles e, por último, conselhos para os pais. 

    Erros Comuns que os Pais Devem Evitar!

    Não ensinar aos filhos o que lhes vai acontecer durante a puberdade antes que ela bata à porta

    Dar demasiada informação aos muito jovens. Miúdos de 9 e 10 anos não precisam de saber tudo sobre sexo. Ensine-lhes, apenas, o básico, mas só se eles perguntarem. Tenha cuidado com alguns livros sobre a Puberdade; muitas vezes, contêm informação explícita sobre todos os tipos de sexo. 

    Acreditar que as linhas de comunicação permanecem sempre abertas, mesmo quando não têm por hábito conversar com os filhos.

    Não lhes dar liberdade nem mostrar confiança. Se fizer isto, os filhos podem revoltar-se.

    Ser obcecado pelo seu peso e pelo peso dos outros... Isso pode levar a distúrbios alimentares; por isso, tenha cuidado com a sua atitude e com os seus comentários.

    Pensar que os filhos já são crescidos e, por conseguinte, não precisam que lhes demonstre o seu amor por eles. Embora sejam crescidos e possam negar, no fundo, eles vão precisar sempre de colo.

    Capítulo 1 – Conselhos para Elas e para Eles

    Confiança!

    Quando o teu corpo começa a passar por tantas mudanças é natural que a tua confiança caia a pique. Preocupas-te com tudo: com aqueles dias do mês em que estás com o período, com o odor que o teu corpo pode exalar e a maneira de o controlar, como lidar com aquela miúda (ou miúdo) super sexy que quer namorar contigo... Se não é uma coisa, é outra!

    Não é novidade para ninguém que, às vezes, sentes uma grande insegurança!

    O mais fixe sobre a confiança é que tem de ser aprendida. Não é uma coisa natural! A nossa auto-estima leva tempo a ser construída. Mas, no fim, cada um dos tijolos e todos em conjunto vão erguer, para ti, um lugar onde te vais sentir forte e confiante, um lugar onde te vais sentir capaz de enfrentar o mundo – e ganhar!

    A fim de te tornares num jovem mais confiante, pensa no que foi a tua vida até agora. O que conseguiste alcançar? O que te faz sentir orgulhoso? O que é que as outras pessoas gostam em ti? O que é que TU gostas em ti? Quais as qualidades que mais se destacam? Se calhar, tens um talento incrível que as outras pessoas invejam. Podes ter as melhores notas da turma. Podes ter uma habilidade nata para trabalhos manuais; podes saber como se conserta uma data de coisas. Se calhar, és um ouvinte atento; aquela pessoa que os amigos procuram para desabafarem, porque sabem que estás sempre disponível para os ajudar. 

    Há tantas coisas boas sobre ti que te podem dar confiança! Pensa no que poderão ser essas coisas. Depois, interroga-te sobre a razão por que és tão bom naquilo que fazes. Talvez, tenhas cultivado o teu talento musical (por exemplo!) com muitas horas de trabalho... o que significa que és persistente. Talvez sejas um bom ouvinte, porque, na verdade, a tua preocupação com os outros é genuína. Talvez as boas notas sejam o resultado de muitas horas de estudo, o que te permite encarar os testes e exames sem dramas. 

    Como é que as tuas capacidades podem ajudar os outros? Se tens boas notas, podes ser uma espécie de tutor/monitor e ajudar os teus colegas a melhorarem as notas deles. Se calhar, tocas um instrumento musical que um amigo teu gostaria de saber tocar. Por que não o ensinas?

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1