Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Colorimetria Aplicada
Colorimetria Aplicada
Colorimetria Aplicada
Ebook301 pages2 hours

Colorimetria Aplicada

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

Este livro nasce de um objetivo duplo.O primeiro é aquele de fornecer aos Hair Stylist um instrumento adequado para enfrentar as problemá-ticas que cotidianamente encontram no seu próprio trabalho.Quantas vezes aconteceram de haver exigências mí-nimas ou mesmo de ir à loja para comprar outros produtos e ter que remediar com milagres e “truques”adquiridos na experiência acumulada com os anos na nossa profissão.O segundo propósito é aquele de fornecer um verdadeiro e próprio instrumento didático a todos aqueles que se aproximam deste mundo feito de teoria, prática e tanta criatividade. Conhecer bem as temáticas da colorimetria e aplicá-la com resultados satisfatórios não é uma empreitada fácil.Conteúdo do livro:- 1.0 Biologia- 2.0 Química- 3.0 Tricoquímica- 4.0 Trichiatria- 5.0 Substâncias a evitar- 6.0 Colorimetria aplicata- 7.0 Mapas conceituais - 8.0 Glossário- 9.0 Índice analítico - 10.0 Referências- 59 Figuras- 18 Mapas conceituais- 7 Fórmulas- 7 Tabelas- 7 Testes de verificação
LanguagePortuguês
PublisherYoucanprint
Release dateAug 5, 2014
ISBN9788891151896
Colorimetria Aplicada

Related to Colorimetria Aplicada

Related ebooks

Reference For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Colorimetria Aplicada

Rating: 4.111111111111111 out of 5 stars
4/5

9 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Colorimetria Aplicada - Claudio Terribile

    info@colorox.it

    CAPITULO 1.0

    BIOLOGIA DO CABELO

    « Biologia é para o homem a mais significativa de todas as ciências, é ela que tem contribuído, talvez mais do que qualquer outra, para a formação do pensamento moderno »

    (Jacques Monod)

    1.1 - MORFOLOGIA DO CABELO

    Análise

    Neste parágrafo analisaremos o cabelo do ponto de vista Morfológico, e o definiremos de acordo com a sua estrutura e as suas relativas peculiaridades. Este tipo de análise deve ser o primeiro passo a ser realizado, quando estamos de frente da nossa cliente para obter o objetivo desejado.

    Tipologia

    Na sua morfologia o cabelo se divide em três tipos:

    • forma cilíndrica (estruturalmente liso)

    • forma oval (estruturalmente semi-ondulado)

    • forma achatada (estruturalmente crespo)

    Características

    Para fazer um diagnóstico preciso é necessário avaliar também:

    Consistência:

    ■ consistência (é a medida da circunferência da haste, na qual se distingue os cabelos finos daque les grossos, segundo a espessura)

    Densidade:

    ■ densidade (consiste no número dos cabelos presentes sobre o couro cabeludo)

    Porosidade:

    ■ Porosidade (é a medida da capacidade de absorção do cabelo)

    Elasticidade:

    ■ Elasticidade (consiste na capacidade do cabelo de alongar-se e depois retornar ao seu estado inicial, os cabelos molhados podem alongar-se até a 50 %, já os enxutos não mais de 30 %).

    1.2 - PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS

    Na análise da coloração cosmética, devemos considerar alguns parâmetros fundamentais que servem para entender como a substância colorante vai agir sobre os cabelos:

    ■ índice posição exata das substâncias colorantes presentes na cor cosmética

    ■ relação de diluição da cor cosmética

    ■ tempo de pausa

    ■ poder de clareamento da cor

    ■ cobertura da cor

    ■ saber se a empresa que fabrica a cor cosmética utiliza e trabalha com H2O2 de alta ou baixa

    se H2O2 é alta ↔ cor cosmética muito brilhante

    se H2O2 é baixo ↔ cor cosmética pouco brilhante

    ■ a mudança da cor cosmética

    ■ Também é fundamental conhecer bem o poder de clareamento do nosso pó com hidróxido de amônio (NH4OH),ou pó descolorante

    ■ especificar a classe de abertura do cabelo porque ela vai nos mostrar as várias características que o cabelo possui tanto na fase de coloração quanto de descoloração

    ■ tom da cor natural

    ■ percentagem de cabelos brancos

    ■ verificar a presença de diferentes tonalidades de cor se é sobre todo o comprimento do cabelo ou nas áreas próxima do couro cabeludo

    ■ anormalidades existentes do cabelo

    Biologia do cabelo

    1.3 - ESTRUTURA DO CABELO

    Velocidade

    Os cabelos sob a forma de lanugens se formam já no quinto mês de vida fetal. Eles têm uma velocidade de crescimento de cerca de 0,3 mm por dia (de 1 cm por mês, cerca de 3,5 x 10 – 9 m/s na maior parte entre 10 e 11 e entre 16 e 18) ¹, este valor pode, no entanto, mudar notavelmente de uma pessoa para outra. O cabelo está sujeito a um ciclo de crescimento com duração de 2-6 anos (mas estão documentados ciclos de mais de 10 anos). No final de cada ciclo, o cabelo cai e é substituído.

    Ciclo vital do cabelo

    O ciclo do cabelo é constituído pela sucessão das três fases:

    1) anágena

    2) catágena

    3) telógena

    Inclinação do folículo

    Os folículos pilosos estão inclinados a cerca de 75 ° sobre o couro cabeludo.

    A forma se distingue em três tipos:

    Ulótricos: lanosos e crespos com secção plana, típicos das etnias negróides.

    Lissótricos: lisos e com secção redonda, típicos das etnias mongólicas

    Cimótricos: ondulati o ricci a sezione ovale, tipici delle etnie caucasiche (Europee)

    Fig. 1.1 Ulótricos

    Fig. 1.2 Lissótricos

    Fig. 1.3 Ulótricos

    A espessura do cabelo varia de acordo com as diferentes associações, estruturas étnicas, e vai da (fig. 1.4), um mínimo de 0,06 mm até um máximo de 0,1 mm. No couro cabeludo, a quantidade de folículos presentes no nascimento, é determinada geneticamente. O número de cabelos é em relação a sua cor: loiro são, em média, 150 mil, os castanhos 110 mil, os escuros 100.000 e vermelhos 90.000. A densidade dos cabelos varia dependendo das áreas do couro cabeludo e é mediamente de 150 cabelos por cm².

    Fig. 1.4 Cabelo al microscopio

    Cabelo vermelho

    A cor vermelha dos cabelos está ligada a um gene recessivo e tem probabilidade de 1/4 para apresentar-se umcasal de pais que não têm os cabelos vermelhos, mas ambos têm a presença do gene acima citado. Para um casal de pais, onde ambos têm cabelo vermelho existe a certeza de que o filho vai ter o cabelo vermelho.

    Os cabelos vermelhos também estão associados, também a outras características corpóreas, em especial a pele branca com presença de efélides (sardas).

    Canizie

    O cabelo, ao longo dos anos, tende a tornar-se branco. Esse fenômeno, conhecido como encanecimento ou canicie, é um fenômeno natural causado pela perda súbita e completa da troca enzimática entre tirosina e os melanócitos unidade pilar; a idade média para aparcer é entre 30 e 40 anos para ambos os homens e mulheres. As causas principais que influenciam o crescimento dos cabelos brancos de um indivíduo podem ser os mais diversos e que podem ser de origem genética, metabólica, nutricional e psicológica.

    Albinismo

    O fenômeno da canicie, no entanto, pode ocorrer em idade precoce (não devido ao envelhecimento), em casos de trauma psicológico, vitiligo parcial ou total e o fenômeno do albinismo.

    1.4 - CUTÍCULA

    Secções do cabelo

    Em cada cabelo é possível distinguir três partes diferentes:

    1) haste → parte externa da pele

    2) raiz → ligado ao músculo eretor pelo e cabelo

    3) bulbo → onde existe a matriz geradora do pelo e cabelo

    Células germinativas

    A matriz é a única parte que contém células germinativas e como estas células se reproduzem e vão empurrando para cima as nascidas e estas processam as fibras de queratina que faz com que o cabelo fique duro.

    Composição

    Além disso, o cabelo é constituído por três partes concêntricas (fig. 1.5) a partir dos quais a mais externas para o interior são:

    1) cutícula

    2) córtex

    3) medula

    A cutícula é a parte externa, constituída de células finas e transparentes, formadas por uma única fileira de células transparentes e finas (0,2-0,5 mícrons) ², dispostas em fileira vertical ao longo da raiz e, em vez de obliquamente para escalas com a extremidade inferior ligada ao córtex e a superior isolada (tipo espiga de milho) ao longo da haste.

    Fig. 1.5 Secção interna da cutícula

    1.5 - CÓRTEX

    Dada a localização na qual ele está localizado, a cutícula (fig. 1.6), é a primeira a ser danificada quando o cabelo foi maltratado (shampoos inadequadas, permanentes, alisamentos, escovas, etc).

    O córtex³ é a parte intermédia e é o componente mais consistente do cabelo. As células que o compõem contêm melanina, responsável pela cor do cabelo.

    Comprimento

    Essa é a parte mais abundante, é formada por células mais grossas, de forma fusiforme, longas 90 mícrons e largas 5 mícrons (1 micron = 1 milésimo de um milímetro), dispostos verticalmente em filas paralelas; contendo um pigmento colorido, a melanina, que tende a diminuir com a idade, fazendo com que o cabelo se tornar branco (processo de encanecimento). A partir do que foi dito, é evidente que para descolorir o cabelo (por exemplo, com água oxigenada) é necessário que as reações químicas ocorram ao nível do córtex, dado que a cutícula (parte externa) não é colorida

    As reações químicas ocorrem ao nível do córtex

    Fig. 1.6 Secção interna do hastecapilar

    1.6 - MEDULA

    Parte interna do Cabelo

    A medula⁴ (fig. 1.7) constitui a parte interna do cabelo e é formada por células arredondadas separadas entre seus espaços de ar.

    Ausente as vezes na espécie humana

    No interior é formado por células arredondadas, dispostas em um ponto estreito (cólon), geralmente separado entre seus espaços de ar (o ar retido tem a função determinante pela protecção contra o frio e por este motivo, a medula supera nos animais 50% da espessura total do pelo, enquanto que, ela é pouca representada e, por vezes, ausente na espécie

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1