Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Povo do Rio
O Povo do Rio
O Povo do Rio
Ebook150 pages2 hours

O Povo do Rio

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Canção do Rio enfrenta levando seu povo como seu pai envelhece; seu melhor amigo tornou-se seu rival como eles competem para se casar com o filho do grande chefe. O pai de River-Song, chefe Senta-and-Pensa, está crescendo velho e doente, mas ele confia nela para liderar seu povo. Sua melhor amiga se tornou seu rival como eles competem para se casar com o filho do grande chefe. Mas, como Rio-Song comprova-se a ele, ela começa a ver que ele não é o homem que ela pensava. Em seguida, ela deve usar seu dom de palavras quando um bando errante de Braves procurar uma nova casa com eles. Eles falam a língua de sua mãe para que ela possa compreendê-los. River-Canção sente puxado para o seu líder, mas confuso sobre o seu lugar na tribo. Pode esta rapariga segurar sua tribo em conjunto como os novos bravos se juntar a eles, e novamente quando os guerreiros hostis atacar seu vale? Venha visitar o Rio Pessoas no noroeste do Pacífico antes de os comerciantes de peles ou missionários chegaram. River-Canção vive em um vale de sinuosos rios que lhes dão salmão e truta para comer. Carvalhos abundam no vale, e uma floresta de cedro e abeto cercá-los, fazendo um dossel e dando-lhes pranchas para suas casas longos, canoas e totens. Gênero: Ficção / histórico
 

LanguagePortuguês
PublisherKristen James
Release dateFeb 5, 2016
ISBN9781507131022
O Povo do Rio

Related to O Povo do Rio

Related ebooks

Historical Fiction For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for O Povo do Rio

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O Povo do Rio - Kristen James

    O povo do Rio

    Kristen James

    Prólogo

    No outono

    ––––––––

    Senta-e-Pensa, o chefe da aldeia, segurava os ossos do salmão enquanto dançava, cantando baixo e suavemente. Ele estava tinha vestido uma camisa e calças de pele de veado, adornado com cartuchos que a tribo havia trocado com as tribos costeiras e pintavam com símbolos do seu clã. O seu cabelo, agora cinzento, não brilhava no pôr-do-sol, mas os seus olhos estavam alertas e brilhantes de agradecimento.

    Enquanto ela se movia com o seu povo, a sua filha Canção de Rio ouvia a voz do seu avô e o suave triturar dos seus sapatos fizeram sobre os seixos do rio usado sob seus pés. As pessoas dançavam na beira do rio atrás dele, levantou vozes juntas em oração. Chefe Senta-e-Pensa realizou os ossos acima de sua cabeça e o canto parou.

    Chefe Salmão, volte novamente.

    Ninguém falou enquanto ele deixava os ossos do Chefe Salmão escorregar para o rio para voltar para sua casa. Eles fizeram uma pausa, rodeados pela beleza da manhã, para dar honra aos peixes que lhes deram vida.

    Apenas mostrando ao primeiro salmão este respeito que cada queda traria de volta o salmão. O círculo começa outra vez, pensou ela. A harmonia das suas tradições mantêm-nos juntos e vinculado-los à terra.

    Quando a cerimônia terminou, Braveiro foi pescar, mas Canção do rio estava ao lado de seu pai, erguendo o rosto para o sol fraco. Ela iria perder o sol durante o inverno. Ela adorava ouvir histórias nas enormes casas durante o inverno, mas ela tinha-se sentido tão livre e feliz no verão.

    No próximo ano, quando ela viajar para os jogos de verão na vila principal, ela irá revelar-se a Caminha-com-Pumas, filho do grande chefe. Ela irá casar-se com ele no próximo ano. Este verão não tinha sido como ela planejava, e por isso não tinha casado. Muitas meninas casaram depois de ver catorze verões, e este verão tinha sido o seu décimo quinto.

    Mas isso não lhe poderia tirar a sua alegria, pois tinha toda a beleza ao seu redor no seu vale de córregos sinuosos. As folhas das árvores de carvalho estavam mudando as suas cores para o tempo de queda. Ela gostava de andar pelos campos de grama alta aveia onde cresceu acima de sua cabeça. O calor do verão havia-los mudado para amarelo, e em breve eles iriam queimá-los junto com a vegetação rasteira em torno de sua aldeia. Montanhas rodeado deles, levantando-se onde os carvalhos misturados em cedro antigo e florestas de abetos, alto para levar com as chuvas.

    Estás dançando por dentro. Senta-e-Pensa virou-se para ela e sorriu, o amor pela sua filha estava brilhando nos seus olhos.

    E porque não, pai? Nós temos tantas razões para estar alegres. Ela levantou as mãos para o céu azul claro. Crescemos em número e fazemos uma boa vida no nosso vale. Mas quando ela viu o rosto do seu pai, seus braços caíram e seu sorriso foi embora. Porque é que há tristeza nos seus olhos?

    Eu vi muitas quedas e nascentes a ir e vir. Eu vivi uma vida feliz.

    Pai, tu falas como os homens velhos. Tu não és tão velho e enrugado como o Cantar da Coruja. Ela não podia perder o seu pai! A vila não poderia perder o seu chefe!

    Coruja-cantante é forte. Eu não sou. Eu segurei os meus pensamentos por um longo tempo, Rio-Cantante. Mas os seus desejos estão empurrando-te para a ação. Eu quero ver as coisas concluídas antes de entrar para a casa longa na floresta.

    Ela não falou com as suas palavras tristes, mas segurou as lágrimas. Árvore-Cantante, sua mãe, caminhou para a longa casa há muitos invernos atrás, deixando o seu conhecimento da música e sua linguagem para Rio-Cantante. Você quer estar com árvore-Cantante novamente. Ela queria ver a sua mãe também, que tinha vindo de seus irmãos sobre a montanha. Rio-Cantante, relembrou os olhos amorosos de sua mãe, esperava que ela tivesse a aparência da mãe. Porque sua mãe era da tribo do seu primo, a testa de Rio-Cantante não tinha sido achatada como um bebé. As outras meninas pensaram que ela era feia, mas ela não se importava. A sua beleza veio do seu coração, assim como a da sua mãe.

    Eu sei que tu não queres pensar sobre a minha morte, mas tu és forte. Ele pegou-lhe pelos ombros, os seus olhos estavam cheios de popa e orgulhos. Você pode chefiar a nossa aldeia.

    Ela entendeu que seu pai viu as coisas nela que os outros bravos não o viram. O que o Chefe Relâmpago-Azul acha? Este chefe está à frente das quatro aldeias da sua tribo, e ele tomou decisões depois de procurar o conselho dos três chefes de aldeia.

    Você vai ter que provar para ele no próximo verão. Os jogos são a melhor maneira.

    Não, eu vou trazer-lhe o símbolo sagrado no próximo ano. Ninguém poderia falar contra isso. Ela falhou antes, mas desta vez estaria pronta e forte para os jogos no próximo verão.

    Não, filha, tu não poderás este verão. Concentra-te no que tu podes fazer. Usa a razão. Usa os teus pontos fortes. Ele deu-lhe uma agitação suave, porque ele não podia ver a sua expressão. Este é um tempo de fartura. Você não precisa de cuidar do teu trabalho, ainda. Vai saudar o salmão.

    E ela assim o fez, correndo com pernas fortes ao longo do rio murmurando. O seu cabelo trançado voou atrás dela quando ela saltou de rocha em rocha. Ela desacelerou e subiu a colina para olhar para baixo para a sua aldeia. A aldeia nas rochas era dela. Eles tiveram três casas grandes, cada um com quatro famílias neles.

    Avô cedro deu-lhes muitas árvores para as suas casas. Eles usaram cunhas para emprestar grandes pranchas sem tomar a árvore pela floresta.

    O seu maior rio deu vida às árvores e vida para o peixe que alimentou o seu povo. Ela ficou grata por isso e o seu rosto levantou novamente para o céu. O azul acima e o azul do rio foram ambos sagrado para eles.

    O Chefe Salmão sentou-se no topo de seu totem, guardando a aldeia e acolhendo a todos. A sua aldeia teve duas canoas esculpidas para parecer grande salmão.

    Eu nunca  a vou deixar!

    Você tem tanta certeza? Corredor-rápido assustou, fazendo A Canção do Rio perceber que ela estava demasiado absorvida na beleza ao seu redor. Mas Corredor-Rápido não tinha o direito de se intrometer neste momento. Canção de Rio deu ao seu amigo um olhar sujo, mas Corredor-Rápido não percebeu o aviso ou teve cuidado. Você olha com a vontade de poder crescer asas como uma águia e descolar aqui mesmo.

    Estou tão feliz que eu poderia. Canção do Rio sorriu para a brisa. Mas eu amo muito o meu rio. Eles sentaram-se e não se falou. Corredor-Rápido obteve o seu nome de suas longas pernas que a levaram mais rápido do que os outros da sua idade. O seu pai tinha muitas coisas para trocar por num bom casamento para ela, e ela teceu as melhores jaquetas de cedro na aldeia. Corredor-Rápido usava uma jaqueta lindamente tecida, sem um forro de peles, porque ainda não estava frio. Canção do Rio nunca deixou crescer ciúmes, porque eles eram amigos. Mas ela suspeitava que Corredor-Rápido havia-se voltado contra ela nos últimos dois anos. A amizade deles tinha-se transformado em competição sobre tudo.

    Durante o inverno, foi bom que eles tenham vivido em duas casas diferentes na sua aldeia. Canção do Rio desejou que Corredor-Rápido havia-se casado e mudara-se para outra aldeia após os jogos de verão. Ambos queriam casar Andador de Pumas, mas ele não se tinha decidido. Ele sabia que poderia escolher qualquer garota das quatro aldeias, mas ele não queria se casar ainda. Sua tribo tinha mais mulheres do que homens em idade de se casar, e muitas mulheres estavam preocupadas com isso.

    Os jogos do verão foram mais para este ano, e no próximo ano não viria por um longo tempo, por isso não havia qualquer razão para falar sobre isso ainda. Ela viu que sua amiga pensou sobre isso de qualquer maneira.

    Os homens discutem acerca de você poder ser o novo chefe da aldeia. Corredor-Rápido não parecia se importar que essa conversa levaria a uma maior tensão entre eles. Ela deve saber que as suas palavras foram rudes, mas ela observava atentamente Canção do Rio estava à espera de uma resposta.

    Canção do Rio não lhe deu uma.

    Você não poderia ser o chefe da aldeia aqui na nossa aldeia e se casar com Caminhar-com-Pumas.

    Por que não? Canção do Rio sabia que Corredor-Rápido não conseguia controlar nada disso, então ela não tinha o direito de falar sobre isso.

    Você iria viver na aldeia principal.

    Talvez, Canção do Rio disse, não querendo pensar sobre a escolha entre ser um chefe de aldeia e se casar anda-com-Pumas. Costumes poderia ser alterada. Poderia haver uma maneira para ela fazer as duas coisas. Ela pensou em voltar aos tempos em que ela e Corredor-Rápido jogaram juntos e não se preocupar com o futuro. Não é bom para nós que o meu pai é chefe da aldeia? Eu tenho muitos verões para provar que eu posso segui-lo.

    Isso não é a conversa na casa comprida.

    O que eles sabem? Ela se levantou e caminhou a montante, tentando recuperar a felicidade que vibra ela sentiu antes. New raiva veio sobre os comentários de Corredor-Rápido.

    Ela queria muito se casar com Andador de Pumas mas ela também queria o que seria melhor para o seu povo. Este é o lugar onde sua raiva veio. Se ela deve escolher um ou o outro, ela iria escolher para liderar sua aldeia em vez de se casar anda-com-Pumas.

    Ela não olhou para a frente para este inverno. Ela deveria se casar! Agora ela passaria o longo período de chuvas se perguntando se Andador de Pumas queria que ela ou Corredor-Rápido, que era alto, rápido, e um bom tecelão. E sua cabeça tinha sido achatado então ela foi considerada mais bonita.

    Não, ela não podia pensar nisso. Além disso, era hora de pescar, aoanhar bolotas para trituração, e tiras de cedro vapor para mais jaquetas. O seu pai era sábio e ele a chamou forte. E assim ela seria.

    Capítulo um

    Depois do inverno

    ––––––––

    Folhas verdes luxuriantes lotado margem do rio como eles viajaram para o sul para a vila principal para os jogos de verão. Seu povo sentou-se em suas duas grandes canoas. Enquanto a outra canoa remou em frente, ficaram à deriva na correnteza. Eles

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1