Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Unavailable
Contos Reflexivos 1
Unavailable
Contos Reflexivos 1
Unavailable
Contos Reflexivos 1
Ebook81 pages2 hours

Contos Reflexivos 1

Rating: 0 out of 5 stars

()

Currently unavailable

Currently unavailable

About this ebook

Temos diante dos olhos um trabalho literário da lavra da professora Eldiza Gomes Matos. Compreende descrição de fatos da vida real, contos diversos e lendas que povoam o imaginário sertanejo. O cenário é variado: Amazônia, o estado do Espírito Santo, Tocantins e outros.
Em cada tema, a autora põe em relevo cultura popular, a sua cosmovisão, mas o fio condutor de tudo é a apresentação de uma lição de ordem espiritual e a prática de um comportamento saudável.
Pela leitura de texto, se depreende que a autora não teve a pretensão de apresentar um estilo literário clássico, burilado. Seu pensamento flui com a naturalidade e espontaneidade da água que sai da fonte.
Os leitores terão grande proveito com a leitura desta modesta obra, conhecendo melhor a realidade diversificada do nosso povo e usufruindo das lições de ordem espiritual que nos oferece.
Aliás, uma professora carmelitana nunca deixa de analisar a realidade humana sob o prisma da fé.
Monsenhor Juraci Cavalcante Barbosa

LanguagePortuguês
Release dateJul 27, 2015
ISBN9789895142392
Unavailable
Contos Reflexivos 1
Author

Profa Eldiza Gomes Matos

Professora Eldiza Gomes Matos nasceu na Fazenda Taboquinha, município de Monte do Carmo – TO, em 1947. É a terceira do casal Liberino Gomes da Silva e Rufina dos Santos Silva. Em1950, seu pai compra a Fazenda Espírito Santo e muda para este local, onde foi criada. Recebeu uma boa educação familiar. Foi batizada com 12 anos de idade, em Monte do Carmo, sendo seus padrinhos, Vicente Gomes da Silva e sua esposa, Ana Pereira Gomes ( Nanô ). Viveu toda sua infância nesta Fazenda Espírito Santo. Estudou os primeiros anos na Fazenda Bom Sucesso, do senhor Tomaz de Carvalho. Em 1962, veio para Porto Nacional, continuar seus estudos. Estudou no Grupo Escolar Dom Pedro II, hoje Escola Estadual Dom Pedro II, no Grupo Escolar Dom Domingos Carrerot, hoje, Escola Estadual Dom Domingos Carrerot. Bom Em 1967 vai para o Colégio Estadual de Porto Nacional, hoje Colégio CEM (Centro de Ensino Médio ), Professor Florêncio Aires, onde estudou de primeira a quarta serie Ginasial, hoje sexto ao nono ano do Ensino Fundamental; e o Normal, hoje Ensino Médio. Casou se com 21 anos de idade. No enlace do seu matrimonio teve quatro filhos. Eviuson, Gomes Matos que casou-se com Ana Leia, tiveram duas filhas; Niele que casou-se com Felipe e teve três filhos; João Pedro, Guilherme e Maria Cecilia; Tatiana, Enfermeira Padrão. Depois teve Samuel com Sonha. Eviucilene, bióloga, casou-se com Leiber Alves da Silva, tiveram duas filhas, Letícia e Larissa; Giucilene, ( in memória ), teve um filho com Silvio Torres, Bruno César, depois casou com Heitor Nogueira e Ediucilene Gomes Matos, Jornalista. Em 1969, submeteu-se ao Concurso Publico, Estadual, foi classificada, começou sua vida publica neste mesmo ano. No final da década de 70, cursa Licenciatura de Curta Duração Regime Parcelado, em Estudo Sociais, pela UFG, (Universidade Federal de Goiás). Em 1990, volta a Universidade pela UNITINS (Universidade do Tocantins), conferindo-se o titulo de Licenciatura em Geografia. Continuou seus estudos, e em 1997, foi habilitada Bacharel em Geografia. Assumiu sala de aula durante 26 anos e sete na Coordenação Pedagógica, na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, em Porto Nacional. Durante muitos anos ficou à frente dos trabalhos Vicentinos, em Porto Nacional. Aposentou em junho de 2001. Em 2009, foi para Manaus-AM, desenvolver trabalho Missionário. Participa também, do Fórum da Economia Solidária.

Related to Contos Reflexivos 1

Related ebooks

General Fiction For You

View More

Related articles

Reviews for Contos Reflexivos 1

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words