Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

A Oração de Jesús Iniciação à Prática
A Oração de Jesús Iniciação à Prática
A Oração de Jesús Iniciação à Prática
Ebook127 pages1 hour

A Oração de Jesús Iniciação à Prática

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

   A experiência da solitude e da íntima busca de Deus no próprio coração, levam o homem ao silêncio.

   Nesse vazio de pensamentos, com os anseios calmos e o corpo tranquilizado, ilumina a Presença que sempre se buscou.

   O eremitismo histórico encontra sua raiz neste desejo de eternidade e liberdade a partir deste mesmo mundo.

   O paraíso torna-se presente agora mesmo no interior do eremita, que por isto mesmo transfigura o mundo com seu olhar.

   Esta solitude do coração não se deve necessariamente ao afastamento dos homens, mas a uma vida atenta à presença divina, em qualquer circunstância.

   Assim vivem também os eremitas urbanos, que em seu silêncio anônimo mantêm vivo o espírito original das primeiras comunidades cristãs; tão próximas de Cristo quanto afastadas de toda pompa, boato ou hierarquia organizada.

   A Oração de Jesus é um caminho rápido ao coração da Presença.

   O Irmão Esteban de Emaús nos apresenta esse caminho a partir de sua própria experiência. 

LanguagePortuguês
Release dateJun 22, 2018
ISBN9781547503872
A Oração de Jesús Iniciação à Prática

Related to A Oração de Jesús Iniciação à Prática

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for A Oração de Jesús Iniciação à Prática

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    A Oração de Jesús Iniciação à Prática - Esteban de Emaús

    A Oração de JESÚS

    Iniciação à Prática

    Esteban de Emaús

    Este livro está dedicado a Sonsoles e a Fernando, filhos amados, que consagraram suas vidas ao santo nome de Jesus.

    Agradecemos especialmente à madre Hilda e a todas as freiras do mosteiro Abba Padre, por sua oração contínua e apoio ao projeto de Fraternidade.

    Também agradecemos ao Frei Alberto Justo, por suas orações e sua amizade.

    Uma lembrança muito especial para Adrián e Blanca, para Sofía, Irmã Margarita, Heraldo e para todos os leitores do blog d’A Oração de Jesus.

    ÍNDICE

    INTRODUÇÃO

    A MENTE ERRANTE

    A TIRANIA DO CORPO

    UM ATO PARTICULAR

    A PROPORÇÃO NECESSÁRIA

    ASPECTOS DIVERSOS

    SOBRE A PERSPECTIVA

    A BATALHA ESPIRITUAL

    A VONTADE DE DEUS

    SOBRE A FÉ

    A MEDITAÇÃO SILENCIOSA

    PRIMEIROS FRUTOS

    INICIAÇÃO DA ORAÇÃO DE JESUS

    A ORAÇAO DE JESUS

    VIGILÂNCIA

    HESÍQUIA E COMPUNÇÃO

    O LUGAR DA PRESENÇA

    SOBRE A RESPIRAÇÃO

    SOBRE O SILÊNCIO

    SOBRE O APOSTOLADO

    ESTADOS INTERNOS

    SE PERCO A ORAÇÃO

    SOBRE A MEDITAÇÃO E O SILÊNCIO

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES INTERIORES

    VIVER NA CONFIANÇA

    O LUGAR DA ORAÇÃO

    COMO PEDIR?

    TREINAR O OLHAR

    MAIOR CONSCIÊNCIA

    A CHAVE

    ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS

    A PERTENÇA DO CORAÇÃO

    PREOCUPAÇÃO

    PERGUNTA SOBRE A FRASE DA ORAÇÃO

    COMPROMISSOS: SACRIFÍCIOS DO CORAÇÃO

    GLOSSÁRIO

    INTRODUÇÃO

    "Os torrões são grandes e vão dando voltas, desintegrando-se embaixo da ferramenta do lavrador, que de acordo com o uso antigo, trabalha com suas mãos a terra do cultivo.

    A enfermeira prepara com esmero a medicação sobre a bandeja impecável. Olha alternadamente as receitas e os frascos, de onde retira o material indicado para cada paciente.

    O banco está abarrotado de gente inquieta, de reclamações e movimentos precipitados. O contínuo faz parte de uma extensa fila no caixa 3, destinado à recepção de pagamento de impostos.

    Entre a cela e a capela se atravessa o claustro. Através dos vidros embaçados, o monge contempla pequenos rubis de rosas em botões e o verde esmeralda da folhagem úmida.

    No pátio, as crianças gastam sua energia jogando jogos irreconhecíveis e enchem o ambiente de ruídos e gritos. A professora corrige os cadernos e ajeita os lápis ao passar pelas carteiras."

    As cinco breves descrições acima são contemporâneas, ocorrem em nosso tempo e seus protagonistas praticam A Oração de Jesus. São situações reais de amigos que encontraram na oração do nome de Jesus um lugar de calma em meio a tempestade. Esta forma de orar transformou-se para eles em um refúgio que os abriga das agitações do mundo cotidiano; protege-os dos vendavais que vêm de fora e aqueles provenientes de suas próprias mentes.

    O mundo pode tornar-se hostil se nos penetra a violência, a competitividade, a cobiça, a cultura da aparência que parece impor-se à do Ser. Nossa mente pode encontrar-se lidando com os valores do meio em que vive e terminar convertida em inimigo, em fonte de inquietação derivada da ânsia interminável.

    A Oração de Jesus é refúgio porque dá paz à alma, mas não gera inércia, pelo contrário, ativa a ação transformadora. O praticante assíduo se fortalece e, mesmo em meio ao mundo, encontra em si mesmo a distância suficiente entre os estímulos e a reação. Esse espaço interior, anterior à resposta que se dá aos sucessos, lhe permite atuar com determinação, buscando a coerência entre sua conduta e a mensagem do Evangelho.

    A Oração do nome de Jesus, conhecida também como a Oração do coração, é uma vocação particular, um desejo de unificação profunda da alma, e em geral, chegam a senti-la "almas velhas", que viveram muito e com intensidade e que encontraram uma certa desventura naquilo que aos demais lhes deslumbra.

    É um chamado que convoca os arrependidos, os quais tomaram consciência de sua miséria, de suas motivações mesquinhas, de seu egocentrismo, e que sem perder a esperança desejam uma transformação radical. Não é compatível com o relativismo nem com o antropocentrismo, senão com aqueles que sabem e sentem que tudo nos foi dado e que nada se faz sem que Ele o saiba.

    Implica uma ética centrada na virtude da humildade, que contrário ao que a lógica poderia supor, não debilita nem diminui, senão que expande determinada atitude espiritual que unifique firmeza e bondade do coração. O praticante concentra-se no silêncio e transmite uma alegria serena; conhece a insignificância dos esforços, que se exercem sem prestar atenção à Sagrada Presença do Divino.

    Nascida já nas primeiras comunidades cristãs, que buscavam na invocação do nome de Jesus a realização de sua presença; faz-se ascese privada em alguns padres do deserto antes do século V e se sistematiza no oriente cristão, particularmente em Athos (Grécia) por volta do século XII. Enquanto difundia-se em toda a região eslava e nos mosteiros russos até o século XIX, era representada em alguns santos e monges do ocidente que fazem alusão a ela em seus escritos. Hoje encontra-se enraizada na prática dos fiéis e religiosos nas igrejas do oriente e muito difundida em nosso hemisfério.

    A Oração de Jesus ficou conhecida no ocidente graças à publicação de Relatos de um peregrino russo e à posterior difusão dos tratados de Filocalia. Mas é a revolução tecnológica produzida pela internet que a expande hoje em dia além do previsto.

    Formam-se grupos de leigos em algumas paróquias dedicados a estudá-la, praticá-la e ensiná-la. É possível encontrar retiros dedicados à sua aprendizagem e existem projetos de vida monástica planejados em torno da oração de Jesus. Praticamente não há livrarias religiosas que não tenham algum exemplar no qual se faça referência a ela.

    É que a vereda do Nome, conhecida como A Oração de Jesus, transcende diferenças geracionais e até culturais. Partilha com outros métodos a repetição sistemática de uma frase ou uma palavra que unifica a mente ao redor de um centro. Utiliza o corpo como apoio para enraizar-se na vida cotidiana, utilizando para isso a respiração ou a atenção dirigida ao órgão cardíaco.

    Mas a oração – hesicasta – por excelência conta também com a presença viva daquele a quem se invoca. De um modo quase sacramental, a menção do nome de Jesus com fé e devoção ou ao menos com atenção, torna presente o Senhor ressuscitado. De modo perceptível a quem aquieta o coração e para quem ama àquele a quem menciona; a presença do sagrado se faz manifesta a todos os sentidos do espírito, que acabam influenciando os do corpo, adocicando a vida.

    A repetição contínua do nome de Jesus ou da frase escolhida onde inclui-se Seu nome, esclarece a percepção daquilo que ocorre ao nosso redor, ajuda-nos a compreender o outro com maior profundidade (como se os demais exigissem mais espaço) e acrescenta notavelmente a consciência do nosso mundo interno. Revela-nos uma nova face, como um espelho que evidencia as motivações que estavam ocultas nas boas ações aparentes. No livro somos advertidos que é necessário não se desencorajar diante deste novo conhecimento de nós mesmos e somos incentivados a perseverar polarizando a alma ao redor da pessoa de Jesus.

    As catorze cartas que dão sequência e as notas sobre diversos assuntos nascem da experiência pessoal de um eremita atual que consagrou sua vida à vereda do Nome como senda espiritual. As cartas são uma síntese testemunhal que procura iniciar o leitor na prática concreta da repetição do Nome. Lidas com atenção e levadas como referência comportamental servem efetivamente para introduzir-se em esta ascese e inclusive arraigar-se nela.

    As notas sobre assuntos variados surgem de consultas entre amigos realizadas por correio eletrônico, pedindo esclarecimentos instrutivos sobre assuntos que se levantam ao iniciar este caminho até o coração.

    Estamos convencidos que a experiência pessoal do Irmão Esteban de Emaús será muito útil para os leitores que se aproximem com o coração aberto. Seu testemunho nos mostra que a corrente de espiritualidade profunda que surgiu nas primeiras comunidades apostólicas continua vigente e com força renovada.

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1