Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Toscana, seus vinhos e sua Historia
Toscana, seus vinhos e sua Historia
Toscana, seus vinhos e sua Historia
Ebook47 pages31 minutes

Toscana, seus vinhos e sua Historia

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook


Esse é um ebook dedicado a Toscana e seu terroir, sua história e tradição no mundo dos vinhos, conheça cada pedacinho, borgos medievais e seus vinhos únicos que fazem parte do Olimpo do mundo de Baco, uma viagem descontraída por essa terra maravilhosa, lugar de grandes artistas, porque fazer vinho é fazer arte com aquilo a natureza nos presenteia. Fui mais detalhado sobre o Chianti e o Brunello di Montalcino por serem os vinhos de maior importância da Toscana no panorama italiano dos vinhos.
LanguagePortuguês
PublisherPubMe
Release dateAug 17, 2017
ISBN9788871633343
Toscana, seus vinhos e sua Historia

Related to Toscana, seus vinhos e sua Historia

Related ebooks

Travel For You

View More

Related articles

Reviews for Toscana, seus vinhos e sua Historia

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Toscana, seus vinhos e sua Historia - Wathandson Cabral

    1519)

    Historia

    Vários vestígios fósseis de Vitis Vinifera encontrados no travertino de San Vivaldo perto de Montevarchi indicam que esta planta está presente na Toscana por pelo menos 2 milhões de anos. A atividade de vinificação na Toscana certamente tem sua origem nos etruscos que viveram na Itália central. O vinho produzido pelos etruscos permaneceu famoso na história e apreciados em muitas áreas do Mediterrâneo.

    No dominio Romano as técnicas de vinificação foram melhoradas, logo depois o vinho tornou-se um privilégio, de bebida consumida ao ponto de ser considerado como um remédio médico e segredo para uma vida longa. O aumento da produção de vinho contribuiu para a propagação de vários ofícios, melhorando a tradição de artesãos locais e dando um impulso considerável para a economia da Toscana. Na idade imperial o setor vitivinícolo não desenvolveu, registrando um declínio na Idade Média por causa das lutas de poder incessantes. Uma guinada clara da viticultura Toscana foi por volta de 1100 com o nascimento de vinhedos espalhados em diferentes áreas. No coração da cidade de Florença, perto de Santa Maria Novella, existem as ruas Via Vigna Vecchia e Via Vigna Nuova.

    Em 1282, em Florença lojistas vinho foram estabelecidos na corporação da Arte dei Vinattieri, e nesse mesmo período, houve notícias sobre as castas gregas, Trebbiano, Malvasia, Aleatico.

    Em '500 Sante Lancerio sinaliza o Vernaccia di San Gimignano, os Moscatelli de Porto Ercole e o excelente Montepulciano. Em Bacco na Toscana, publicado por Francesco Redi, em 1685, você pode encontrar análises sobre os vinhos da região. Posteriormente, a partir de meados de 700, viticultura e agricultura em geral fizeram um salto de qualidade com o nascimento da Accademia de Georgofili; parceiro desta associação também foi Bettino Ricasoli, no final de '800, em sua adegas Brolio, estudou com tais misturas para obter um vinho mais moderno do que o velho 'Vermiglio' muito encorpado e denso. Sua empresa conseguiu, garantindo que a Toscana fosse a primeira região italiana para produzir um vinho de mesa tinto com características valorizadas pelos consumidores. Desde então, após Falerno da antiguidade, Chianti é um vinho que conseguiu obter o mais notável reputação internacional.

    Tipologias de Terrenos

    Os vários tipos de videira são muito influenciadas pelo tipo de solo em que eles surgem, o que pode ter diferentes características morfológicas,e a Toscana tem uma diversidade de solo única na Itália, nenhuma outra região tem tantos tipos de solo como ela.

    Veja as diferenças e a influência que o solo pode haver nos vinhos:

    solos arenosos, usados para produzir vinhos aromáticos, mas de pouca estrutura , com desvanecimento da cor rápido;

    terra rica tufo a partir do qual vinhos têm mais acentuada e cor intensa, com um corpo mais robusto;

    solos argilosos-calcárias, que

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1