Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Cyberbullying
Cyberbullying
Cyberbullying
Ebook59 pages35 minutes

Cyberbullying

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

O cyberbullying é uma nova modalidade de assédio que qualquer pessoa pode vir a sofrer, mas a situação é especialmente preocupante quando se trata de menores.

Neste breve manual são respondidas as perguntas mais importantes sobre este tema que todo pai com filhos em idade escolar deve ter em mente: O que é o Cyberbullying? Quais os efeitos do Cyberbullying? Pode se prevenir o Cyberbullying? e principalmente, O que fazer se nosso filho for vítima do Cyberbullying?

Descubra todos os segredos sobre o Cyberbullying com os resultados das últimas pesquisas realizadas no âmbito da psicologia sobre o assunto.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateApr 21, 2018
ISBN9781547513512
Cyberbullying

Read more from Juan Moisés De La Serna

Related to Cyberbullying

Related ebooks

Computers For You

View More

Related articles

Reviews for Cyberbullying

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Cyberbullying - Juan Moisés De La Serna

    Cyberbullying

    Por

    Juan Moisés de la Serna

    Traduzido por Beatriz Sosa Rebelo

    Índice

    Dedicado aos meus pais

    Agradecimentos

    Gostaria de agradecer a todos aqueles que colaboraram com suas contribuições na realização deste texto, especialmente ao Dr.Abel González García, Diretor do Departamento de Criminologia da Universidade a Distância de Madri e à Dra.Pilar Vecina, Diretora do Departamento de Neuropsicologia do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Social de Doenças Pouco Frequentes.

    Aviso Legal

    Não é permitida a reprodução total ou parcial deste livro, assim como a sua incorporação a um sistema de informática, e nem a sua transmissão em qualquer formato ou por qualquer meio, seja eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou outros meios, sem a autorização prévia e por escrito do editor.  A infração dos direitos mencionados poderá constituir delito contra a propriedade intelectual (Art.270 e seguintes do Código Penal).

    Dirija-se a CEDRO (Centro Español de Derechos Reprográficos), se precisar fotocopiar ou escanear algum fragmento desta obra.  Poderá contatar com CEDRO através da web: www.conlicencia.com ou pelo telefone: 91 702 19 70/93 272 04 47

    Capítulo 1. Introdução ao Cyberbullying

    Certamente já devem ter ouvido falar nos meios de comunicação sobre o aumento de casos de jovens vítimas de assédio ou bullying sofrido através das redes sociais, devido ao uso extensivo destas, mas, principalmente, devido ao anonimato nas mesmas.

    O Cyberbullying consiste em submeter um indivíduo a situações de humilhação, chantagem e vexatórias, podendo ser realizado por um único indivíduo ou por um grupo.  Este pode ser provocado pelo simples fato de alguém ser diferente, como por exemplo, mais alto, mais gordo, torcedor de um determinado time de futebol, etc.

    Se observarmos os resultados oferecidos pelo Google sobre as tendências de busca do termo cyberbullying nas suas diversas acepções ao redor do mundo entre 2004 e 2017, podemos comprovar que o país mais preocupado com o assunto é as Filipinas, seguido pela Austrália e a Nova Zelândia; na sétima posição estão os Estados Unidos e na trigésima sexta posição encontra-se a Espanha, num total de quarenta e cinco países que compõem os resultados do Google, sendo a última posição ocupada pela Turquia.

    Isto não reflete o número de casos de bullying em função do país, mas sim o número de vezes que o termo foi buscado, isto é, pode acontecer que num determinado país aconteçam poucos casos de cyberbullying, mas a população esteja muito sensibilizada com relação ao tema, ocorrendo um grande número de buscas no Google a respeito disso.

    Pelo contrário, numa população em que o cyberbullying esteja institucionalizado, mas não se tenha ampla consciência sobre o problema, quase não acontecem buscas sobre o assunto.

    Quero ressaltar que entre os dez primeiros países que procuram este termo, cinco pertencem ao primeiro mundo, como Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

    Também gostaria de salientar que nos últimos anos ocorreu um aumento notório e de forma global do uso deste termo, sendo que no ano de 2017

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1