Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Eu quero um refil!
Eu quero um refil!
Eu quero um refil!
Ebook174 pages2 hours

Eu quero um refil!

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Nesta coletânea de crônicas de vida, carreira e negócios Mario Persona analisa também aspectos da vida e das perspectivas humanas. Em uma mescla de temas que vão de marketing a inclusão, Mario Persona passeia pelos hemisférios cerebrais trazendo grandes sacadas para você encarar sua vida e carreira com muito mais inteligência e bom humor.

LanguagePortuguês
PublisherMARIO PERSONA
Release dateMar 30, 2018
ISBN9781386393313
Eu quero um refil!
Author

MARIO PERSONA

Mario Persona é palestrante, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing e autor dos livros “Laura Loft - Diário de uma Recepcionista”, “Meu carro sumiu!”, “Eu quero um refil!”, “Crônicas para ler depois do fim do mundo”, “Dia de Mudança” (também em inglês: “Moving ON”), “Marketing de Gente”, “Marketing Tutti-Frutti”, “Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades”, “Receitas de Grandes Negócios”, “Crônicas de uma Internet de verão”, Coleção “O Evangelho em 3 Minutos” (4 volumes) e Coleção “O que respondi...”. Mario Persona participou também como autor convidado das coletâneas “Os 30+ em Atendimento e Vendas no Brasil”, “Gigantes do Marketing”, “Gigantes das Vendas”, “Educação 2007”, “Professor S.A.” e “Coleção Aprendiz Legal”, além de ter sido citado como “Case Mario Persona” no livro “Os 8 Pês do Marketing Digital”. Traduziu obras como “Marketing Internacional”, de Cateora e Graham, “Administração”, de Schermerhorn, “Liberte a Intuição”, de Roy Williams, além de diversos livros de comentários sobre a Bíblia. O autor é convidado com frequência para palestras, workshops e treinamentos de temas ligados a negócios, marketing, comunicação, vendas e desenvolvimento pessoal e profissional. Alguns temas são: Gestão de Mudanças, Criatividade e Inovação, Clima Organizacional, Gestão do Conhecimento, Comunicação, Marketing e Vendas, Satisfação do Cliente, Oratória, Marketing Pessoal, Qualidade Vida-Trabalho, Administração do Tempo, Segurança no Trabalho, Controle do Stress e Meio-Ambiente

Read more from Mario Persona

Related to Eu quero um refil!

Related ebooks

Humor & Satire For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Eu quero um refil!

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Eu quero um refil! - MARIO PERSONA

    Eu quero um refil!

    Mario Persona

    * * * * *

    Copyright © 2013 by Mario Persona

    www.mariopersona.com.br

    contato@mariopersona.com.br

    Este livro pode ser reproduzido, copiado e distribuído sem fins comerciais, desde que o livro permaneça na sua forma original.

    Apreciamos seu apoio e respeito a esta propriedade intelectual.

    * * * * *

    Livros por Mario Persona:

    Laura Loft - Diário de uma Recepcionista, Meu carro sumiu!, Eu quero um refil!, Crônicas para ler depois do fim do mundo, Dia de Mudança (também em inglês: Moving ON), Marketing de Gente, Marketing Tutti-Frutti, Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades, Receitas de Grandes Negócios, Crônicas de uma Internet de verão, Coleção O Evangelho em 3 Minutos (4 volumes) e Coleção O que respondi...* * * * *

    Índice

    Dedicatória

    Eu quero um refil!

    Meio estilo

    Meu pai, o Opala e eu

    Cliente de cliente

    Little Brother is Watching You!

    Velho e bom atendimento

    O seio da questão

    Dever comprido

    A águia e a coruja

    Detesto Olimpíadas

    Bom humor, mau colesterol

    A biblioteca subiu no telhado

    Circunstâncias

    Terror por assinatura

    A quinta letra

    Minha historia no Youtube

    Ter ou não ter, eis a questão.

    Quem quer ser bilionário?

    Com a língua nos dentes

    Encantamento

    Slow is beautiful

    Quando a marola bate no queixo

    Constipação econômica

    Pensamento bi-hemisférico

    Reforma ortográfica

    Camões, go home!

    Quase enganosa

    Não cheira nem fede? Melhor assim.

    Conectividade

    Discriminação

    Carreiras mutantes

    Dor e prazer

    Preço, valor e significado

    Quanto tempo o tempo tem?

    Eu matei Tiradentes

    Papagaios também falam

    Foi assim...

    Feliz Humor Novo!

    Toc-Toc-Toc

    Conversa de elevador

    Paixão de vender

    Encontro você no Starbucks

    A carreira mais importante do mundo

    Feliz infância

    Leu o livro? Vi.

    Parem as maquinas!

    Um presidente negro na Casa Branca

    Susan Boyle e o elo perdido

    Gente, como o tempo passou!

    * * * * *

    Dedicatória

    Quero dedicar este oitavo livro ao meu filho Pedro, meu fiel escudeiro por muitos anos e com quem aprendi muito sobre comunicação. Enquanto meus dois outros filhos seguiram seus rumos depois de criados e emancipados, Pedro permaneceu ao meu lado, qual Sancho Pança e Quixote. Eu Quixote, ele Sancho e minha a Pança. Se Pedro não partiu à semelhança dos demais, não foi porque quis, mas por não ter opção. Pedro nasceu com paralisia cerebral, cego e incapaz de andar ou falar.

    Quando nós o adotamos aos quatro anos de idade ele já era assim. Hoje Pedro é um adulto com mais de trinta anos, porém tem a aparência de uma criança de doze ou treze, uma idade mental de dois e coordenação motora de um bebê que engatinha. E Pedro engatinha.

    A ideia de dedicar o livro a ele surgiu enquanto eu meditava sobre o título da primeira crônica que é também o deste livro, Quero um refil!. Todos nós nos sentimos assim em um determinado momento da vida, quando o vigor falta, a audição sussurra e a vista embaça. Não sei de você, mas eu não vejo o ato de envelhecer, e as deficiências que surgem no processo, como algo digno de pena. Pedro, por exemplo, já veio com tudo isso de fábrica, e se teve algo em sua criação que evitamos ao máximo foi tratá-lo como um coitado. Quando vemos um deficiente a reação natural é compará-lo conosco, por nos acharmos eficientes. Será que somos? Não.

    O belíssimo filme francês Intocáveis que acabo de ver me fez pensar o que teria levado um milionário tetraplégico a contratar um cuidador completamente inapto para cuidar de si. O rapaz vivia na marginalidade e na primeira e rápida visita que fez à mansão do milionário subtraiu dali um valioso objeto de arte. Mesmo sabendo disso, o homem decidiu que ele seria seu cuidador. Alguém que não cursou outra escola que não fosse a das ruas.

    O filme é baseado na história real do milionário francês Philippe Pozzo di Borgo e de seu rude cuidador, o franco-argelino Yasmin Abdel Sellou. Depois de pesquisar, entendi o motivo dessa estranha simbiose que durou mais de dez anos. Philippe Pozzo di Borgo teria partido do seguinte raciocínio: E se dois deficientes cuidassem um do outro? Ele, deficiente físico, e o outro deficiente social, uma dupla perfeita. Philippe considerava a si e seu cuidador dois marginalizados pela sociedade que procuravam se apoiar mutuamente. Um marginal por ser deficiente físico e o outro marginal por sua condição socioeconômica.

    Além disso, Philippe encontrou em Abdel alguém que não tinha um pingo de dó de sua condição, que não vestia uma máscara de piedade quando diante de um deficiente. Ao contrário, fazia piada e levava qualquer desgraça na esportiva como fazia com a própria vida. Ao ser procurado pelos diretores, depois de ter rejeitado outros que queriam transformar sua autobiografia em filme, Philippe aprovou o projeto: Ok, vou confiar em vocês porque vocês vão fazer uma comédia. Eu quero que as pessoas riam, não que chorem de minha condição.

    O filme despertou em mim um pensamento: E se o Pedro estiver cuidando de mim tanto quanto eu me dedico a cuidar dele? E se as coisas que ele aprendeu forem tão poucas, por eu ter sido pior cuidador dele, com quem aprendi tanto, do que ele de mim?

    Sim, aprendi muito. Mas para que você entenda a história toda, vou tentar explicar. Quando o adotamos, recebemos quatro anos de criança acondicionados num corpinho esquálido que não aparentava mais do que um ou dois. Pedro não falava e os médicos apostavam que nunca seria capaz de falar. Tampouco seria capaz de andar ou coordenar seus movimentos com precisão em razão da paralisia cerebral. Suas deficiências o impediam de se comunicar, e os únicos estímulos que chegavam ao seu cérebro vinham dos quatro sentidos que restavam, pois também nascera cego.

    Sua chegada em 1986 foi um marco em meu processo de aprendizado de comunicação. Sim, é aí que Pedro entra na minha história como meu cuidador e professor. A partir daquele dia seria eu quem iria aprender a me comunicar. Ele seria meu professor.

    Quem acredita ter algo a comunicar deve dar o primeiro passo, que é aprender tudo sobre o alvo de sua comunicação. Comunicação nada mais é do que comunicar uma ação, ou fazer com que nosso interlocutor interprete e responda a um estímulo. Porém, para obter essa resposta é preciso desenvolver uma percepção capaz de interpretar corretamente o outro, o que não se faz sem envolvimento e dedicação.

    O primeiro passo no desenvolvimento da percepção é abrir mão dos preconceitos e filtros que vamos ganhando à medida que os anos passam. É preciso rever nossa capacidade de perceber o outro para interagir com ele. Postura, expressões, entonação, gestos, olhares — tudo comunica e tem um peso enorme no sucesso de uma conexão que crie uma frequência comum a ambos. Essa frequência comum, ou rapport, permite criar uma relação de sincronismo e equilíbrio na comunicação entre duas pessoas com diferentes capacidades de recepção e interpretação de estímulos. Se é difícil? Digamos que seja algo como fazer um telégrafo trocar dados com um smartphone.

    Quando me vi diante do desafio de me comunicar com uma criança com múltiplas lesões precisei entender que diferenças nem sempre são deficiências. Para quem nasceu de um jeito, diferente é o outro. Provavelmente era essa a impressão que meu recém-chegado filho tinha de sua nova família. Vivíamos em mundos diferentes e seria preciso construir, pouco a pouco, a ponte da comunicação entre nós, e decidimos fazer isso sem dó e sem máscaras de falsa piedade.

    Eu precisava descobrir como fazer essa conexão e me comunicar com uma criança que durante três anos fora privada de qualquer estímulo, presa a uma cama de maus tratos em um barraco qualquer. Em todos esses anos de convivência Pedro tem sido meu melhor professor de comunicação, embora até hoje ele só tenha aprendido a falar uma palavra. E não fui eu quem ensinou.

    Não se iluda achando que uma boa comunicação possa ser garantida por fórmulas de sucesso ou títulos acadêmicos. São seres humanos que se comunicam, e nesta área nem tudo é aprendido nas universidades. Criatividade, imaginação e intuição são habilidades naturais que fazem parte do processo, como aprendi com o que aconteceu com meu filho no aprendizado da única palavra de seu vocabulário.

    Embora profissionais especializados tenham tentado, a única pessoa que conseguiu lhe ensinar esta única palavra foi dona Ângela, uma faxineira que trabalhou em casa por alguns meses. Ela nunca soube o significado da palavra rapport, jamais cursou uma universidade e nem sabia falar português correto, mas foi capaz de abrir caminho para uma comunicação falada de mão dupla, ainda que limitada a um único verbo. Seu método foi tão simples e ingênuo quanto deve ser qualquer método que busque encantar as pessoas. Ela simplesmente frisava muito bem que iria cantar, e começava: Atirei um pau no gato-tô, mas o gato-tô.... Pedro ficava extasiado, batia palmas, gritava, gargalhava e sacudia o corpo para frente e para trás, como sempre faz quando está alegre.

    A palavra cantar ficou de tal forma impressa em sua mente com tintas de amor, carinho e afeição, que até hoje ele é capaz de pedir para alguém cantar usando uma forma só sua: antá. Por isso em casa, se você ouvisse alguém cantando Atirei um pau no gato-tô..., aquilo só podia significar uma coisa: Pedro falou.

    *****

    Eu quero um refil!

    Meu último aniversário queimou mais uma espoleta da fita. Você jovem provavelmente não entendeu. É que quando criança eu tinha um revolver de brinquedo para brincar de mocinho, o que hoje você só vê na mão de menores brincando de bandidos. O revólver tinha um rolinho de espoletas, que eram pequenas verrugas de pólvora grudadas numa tirinha de papel. À medida que eu atirava gastava as espoletas e logo precisava de um refil. A menos que minha expectativa de vida seja centenária, temo que já gastei bem mais da metade de minhas espoletas. Preciso de um refil!

    Quando você é jovem tem saúde para fazer o que quiser, mas não tem dinheiro. Depois, quando tem dinheiro, não tem saúde. Por isso eu tento cuidar da minha, e o suco de abacaxi ajudou-me a perder dez quilos e a sentir-me meia hora mais jovem. Mas eu nunca pensei que chegaria à fase da estabilidade financeira passando fome. Aposto como você ficou interessadíssimo na receita de meu suco de abacaxi e nem percebeu a palavra fome, não é mesmo? Tudo bem, anote aí:

    1/2 abacaxi

    2 limões

    1 maçã

    1 dedão de gengibre

    Algumas folhas de hortelã

    Bater bem, não coar nem adoçar

    Beber 1 copo no café da manhã e 3 no almoço

    Comer metade do que você costuma comer

    *****

    Dedão de gengibre é medida de homem. Se for mulher, use dois dedões para medir ou empreste o de seu marido. O último ingrediente é o mais importante, mas você não vai nem ligar para ele pensando que o abacaxi faz milagres. É provável que você faça como as duas velhinhas do restaurante macrobiótico que frequentei quando jovem. Avisadas pelo guru local que, para emagrecer, deviam comer arroz e pão integrais, feijão azuki, açúcar mascavo, soja, bardana, raiz de lótus, tofu etc., elas só engordaram ainda mais,

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1