Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Que Significa Se Tornar Um Apascentador
O Que Significa Se Tornar Um Apascentador
O Que Significa Se Tornar Um Apascentador
Ebook162 pages2 hours

O Que Significa Se Tornar Um Apascentador

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Só uma coisa vem à mente quando se ouve a palavra “apascentador” – ovelhas! Elas são criaturas dependentes, que necessitam de apascentadores. Um apascentador é um guia amoroso e carinhoso para as ovelhas. Na Bíblia, Deus se refere a nós como ovelhas no pasto de Deus. Jesus também disse a Pedro, o discípulo, para apascentar as Suas ovelhas para provar o Seu amor pelo Salvador. Ser um apascentador é um trabalho muito grande. É uma honra ser chamado por Deus para se inscrever na Sua força de trabalho e para cuidar de ovelhas. Neste livro, Dag Heward-Mills nos convida, estimula, e mostra como podemos nos juntar ao grande trabalho de cuidar do povo de Deus. Não fique de fora deste lindo trabalho de se tornar um apascentador

LanguagePortuguês
Release dateJun 22, 2018
ISBN9781683981268
O Que Significa Se Tornar Um Apascentador
Author

Dag Heward-Mills

Bishop Dag Heward-Mills is a medical doctor by profession and the founder of the United Denominations Originating from the Lighthouse Group of Churches (UD-OLGC). The UD-OLGC comprises over three thousand churches pastored by seasoned ministers, groomed and trained in-house. Bishop Dag Heward-Mills oversees this charismatic group of denominations, which operates in over 90 different countries in Africa, Asia, Europe, the Caribbean, Australia, and North and South America. With a ministry spanning over thirty years, Dag Heward-Mills has authored several books with bestsellers including ‘The Art of Leadership’, ‘Loyalty and Disloyalty’, and ‘The Mega Church’. He is considered to be the largest publishing author in Africa, having had his books translated into over 52 languages with more than 40 million copies in print.

Read more from Dag Heward Mills

Related to O Que Significa Se Tornar Um Apascentador

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for O Que Significa Se Tornar Um Apascentador

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

2 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O Que Significa Se Tornar Um Apascentador - Dag Heward-Mills

    CAPÍTULO 1

    O Que É um Apascentador?

    Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam AFLITAS e exaustas como ovelhas que NÃO TÊM PASTOR (APASCENTADOR) (ARA).

    Mateus 9.36

    Não precisamos fazer um grande esforço para definirmos quem é um apascentador. Ele é aquele que protege as ovelhas, guiando-as com amor. Um apascentador é alguém que Deus chamou para cuidar de ovelhas.

    Na Bíblia, o povo de Deus é chamado de ovelha, e Deus levanta homens e os chama de apascentadores para que cuidem dessas ovelhas. Ele não nos vê como um ajuntamento de cobras, lagartos, cães e gatos. Não! Ele nos vê como um grupo de ovelhas que precisam de amor, carinho e orientação.

    Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e NÓS, POVO DO SEU PASTO E OVELHAS DE SUA MÃO.

    Salmo 95.6-7

    Estou escrevendo este livro porque tenho uma firme convicção de que muitas pessoas podem juntar-se aos que cuidam das ovelhas de Deus. É hora de se levantar e ingressar no grande trabalho de cuidar do povo de Deus. Ser um apascentador é uma das melhores coisas de todos os tempos, porque o nosso Senhor ama as pessoas e olha para elas como ovelhas que precisam de cuidados e orientação. Ser um apascentador é um trabalho muito importante. É por isso que este é o trabalho que foi dado ao apóstolo Pedro, o cabeça da igreja. Lembre-se: Jesus disse a Pedro que provasse seu amor, alimentando e cuidando de ovelhas: Pedro, tu me amas? Se me amas, apascenta as minhas ovelhas!

    Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

    Disse-lhe pela segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

    Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Pedro entristeceu-se por ele, dizer-lhe terceira vez: Amas-me? E ele disse-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

    João 21.15-17

    Existem duas categorias de pessoas em toda igreja: apascentadores e ovelhas. Ou você é um apascentador ou você é uma ovelha. Um apascentador é basicamente um pastor. De fato, em muitos idiomas (* como em português) não há uma palavra diferente para pastor e apascentador. A mesma palavra que é usada para apascentador é a palavra que é usada para pastor. Eu prefiro usar a palavra apascentador, porque ajuda a todos a compreender o que envolve esse trabalho. Eu prefiro usá-la porque é a definição mais clara do que um pastor é realmente. Ser um apascentador significa que você deve ver as pessoas como ovelhas e se relacionar com elas como tal.

    Há muitas interpretações estranhas da palavra pastor e as pessoas têm suas próprias ideias sobre como um pastor deve ser ou sobre o que ele deve fazer. No entanto, logo que você diz que é um apascentador, imediatamente você sabe que o seu trabalho é cuidar de ovelhas. Obviamente, se você é um apascentador você não pode cuidar de pessoas que não têm características de ovelha e não podem ser conduzidas, guiadas, ensinadas ou cuidadas. No idioma inglês, a palavra pastor é comumente usada para significar homem de Deus ou o representante de Deus. Por esse motivo, profetas, apóstolos, diáconos e quase todos os representantes de Deus são chamados de pastor. O apascentador é um tipo específico de trabalhador que tem tempo para cuidar, tempo para amar, tempo para alimentar, e tempo para reunir as ovelhas.

    Observe nos versículos citados que as ovelhas se espalharam por não haver apascentador. As ovelhas não são dispersas porque não há nenhum profeta. As ovelhas não são dispersas porque não há evangelista ou diácono. Ovelhas são dispersas, porque não há apascentador. Tenho a firme convicção de que muitas pessoas são chamadas para serem apascentadores. Muitas pessoas podem dar o seu amor, seu tempo, sua energia para cuidar de outra pessoa. Eu sei disso porque muitas pessoas tornam-se mães e pais e têm a capacidade natural para cuidar de seus filhos. Ser um apascentador envolve muito amor, cuidado e orientação, a ponto dessas ovelhas chamarem seus apascentadores de pais. Quando alguém é levantado com a unção de apascentador, as pessoas se reúnem em torno dele, porque todo mundo precisa de amor, cuidado e orientação.

    Aprenda a usar a palavra apascentador ao descrever aqueles que estão cuidando do povo de Deus, alimentando-os, porque é isso que eles são. Quando você se descreve como um apascentador, isso o auxilia a se concentrar em seu trabalho como apascentador. Hoje, muitas pessoas que deveriam estar protegendo com amor e guiando as ovelhas tornaram-se pessoas secularizadas, que são mais adequadas para uma universidade do que para uma igreja.

    Se você visse um apascentador sentado atrás de sua mesa em um banco, você iria imediatamente perguntar-lhe: Onde você deixou suas ovelhas? O que está acontecendo com elas? Quem está cuidando delas? Hoje, muitos apascentadores deixaram suas ovelhas e estão colocados no chamado mercado de trabalho, fazendo algo completamente diferente do pastoreio. Eles têm desprezado a honra que nos foi dada para cuidar do povo de Deus e para alimentá-lo. Não jogue fora este livro. Apascentar é uma tarefa muito importante. É a obra de Deus. Leve isso a sério. Você pode se tornar um apascentador e cuidar dos filhos de Deus. Você também pode fazer algo para Deus!

    Houve um tempo em que nós recebíamos, mas agora é a nossa hora de dar! Houve um tempo em que fomos ensinados, mas é hora de ensinarmos! Houve um tempo em que éramos guiados por alguém, mas é hora de guiar a outros! Entregue-se a este trabalho nobre de apascentar – amar, cuidar e ensinar a outros. É uma honra. Mesmo que você seja um leigo, você pode se tornar um apascentador. Muitos leigos estão no ministério. Você pode ser uma dessas pessoas leigas honradas que servem a Deus como um apascentador.

    Se você está no ministério de tempo integral, pense em si mesmo como um apascentador, em vez de um homem de Deus. Isso irá ajudá-lo a compreender melhor o seu chamado. Ao fluir no amor, carinho, orientação e os dons de ensino de Deus, você será um apascentador para o povo de Deus. Lembre-se que Jesus ama muito as suas ovelhas. Ele morreu por nós. Ele cuida de nós com muito amor! Qualquer pessoa que cuida das ovelhas de Deus tem se movido diretamente no amor de Deus, porque Jesus amou e morreu por estas ovelhas.

    CAPÍTULO 2

    Por que Você Pode se Tornar um Apascentador

    Neste capítulo, quero mostrar-lhe que há muitas razões bíblicas pelas quais eu acredito que você possa se tornar um apascentador. Eu creio que há determinado momento em seu desenvolvimento cristão, que você pode ser um apascentador, pelo menos em algum nível. A Bíblia ensina muitos aspectos como você pode ser frutífero no ministério. A Palavra nos ensina também que muitos e não poucos são chamados para o ministério.

    E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores (poimen) e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.

    Efésios 4.11, 12

    A interpretação frequente desse texto é que Deus deu ministérios especiais para a igreja por três razões principais:

    1. Para aperfeiçoar os santos.

    2. Para fazer o trabalho do ministério.

    3. Para edificar o Corpo de Cristo.

    Isto é verdade. No entanto, devemos estar cientes de que os tradutores da Bíblia acrescentaram a pontuação, que, às vezes, pode levar a uma interpretação infeliz do texto. Quando você remove as vírgulas de Efésios 4.12, ocorre um significado completamente diferente, que eu acredito seja mais preciso. Remova a última vírgula do versículo em Efésios 4.12 e veja o que está dizendo agora.

    E ele deu uns para apóstolos, e alguns, os profetas; e alguns, evangelistas; e alguns, os pastores [poimen] e professores; Para o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério para a edificação do corpo de Cristo.

    Efésios 4.11, 12

    O versículo está dizendo agora que Deus deu apóstolos, profetas, evangelistas, apascentadores e mestres para aperfeiçoar os santos para a obra do ministério.

    Em outras palavras, esses ministérios especiais são dados para aperfeiçoar os santos comuns para capacitá-los (os santos) a fazerem a obra do ministério. O que isso significa? Significa simplesmente que os santos comuns podem fazer o trabalho ministerial. Significa, também, que o trabalho do ministério não é prerrogativa exclusiva de certos apóstolos e mestres.

    Os apascentadores podem realizar de forma satisfatória uma grande parte do ministério.

    Quando se interpreta Efésios 4.11,12 dessa forma, a responsabilidade do ministério é colocada sobre todos nós, e não apenas em algumas pessoas especiais. Este deve ser o caso, porque a Bíblia diz que muitos são chamados!

    Deus nunca chamou algumas pessoas para fazer a Sua obra. Deus sempre tem chamado muito mais pessoas do que aquelas que têm respondido.

    Se você fosse Deus e tivesse uma enorme tarefa a realizar – a tarefa de salvar o mundo, você chamaria poucas pessoas e as enviaria? Claro que não! Você chamaria tantas pessoas quanto possível para enviar. Infelizmente, poucas pessoas respondem à chamada, portanto, poucos são escolhidos para servir na vinha.

    O Chamado É Algo Assim Grandioso?

    Temos feito do chamado de Deus uma experiência mística que envolve ouvir vozes, ter visões, e experiências espirituais espetaculares. Isso é uma generalização errada. Muitos são chamados, mas muitos não têm tido visões de Jesus.

    A Bíblia nos ensina que somos chamados para sermos santos.

    A todos os amados de Deus, que estais em Roma, CHAMADOS PARA SERDES SANTOS...

    Romanos 1.7

    À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, CHAMADOS PARA SER SANTOS...

    1Coríntios 1.2

    Espera-se que os santos façam o trabalho de acordo com Efésios 4.12. Agora, vamos ser honestos, em nosso chamado para sermos santos, quantos de nós ouviram vozes sobrenaturais? Quantos de nós foram assustados por trovões e relâmpagos para serem salvos? Quantos de nós caíram no caminho de Damasco? Pouquíssimos cristãos tiveram um chamado assim dramático da parte de Deus.

    Isto, no entanto, não significa que não somos chamados a ser cristãos.

    Todos os cristãos nascidos de novo têm um chamado sobrenatural em suas vidas para serem santos. Pode não ser espetacular, mas certamente é sobrenatural. Se você se diz cristão, então você recebeu um chamado ao qual você respondeu. Eu estou informando-o que, sem saber, você realmente ouviu um chamado divino e o respondeu.

    O que foi esse chamado? Foi simplesmente uma convicção que veio sobre você a respeito da realidade de Jesus Cristo. Essa mesma certeza o levou a entregar a sua vida a Cristo, e fez de você um cristão nascido de novo.

    Às vezes, as pessoas que querem ver o sensacional perdem o verdadeiro mover sobrenatural de Deus. Da mesma maneira

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1