Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Máquina de Emagrecer
Máquina de Emagrecer
Máquina de Emagrecer
Ebook112 pages1 hour

Máquina de Emagrecer

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

Tudo começou com uma inocente brincadeira no início do ano. Uma aposta da equipe do projeto sobre quem conseguiria perder peso para os próximos dois meses. Tinha acabado de fazer um curso de “programação neurolinguística – mudança de hábito” e resolvi aplicar este conhecimento na prática. Ao fazê-lo, percebi o quão efetiva era a combinação da programação neurolinguística com os meus conhecimentos de coaching, deu muito certo, perdi 11 quilos em dois meses.

Já tinha feito vários regimes na minha vida, mas desta vez percebi que o processo funcionou bem diferente, me fez bem para o corpo e para a mente, autoconhecimento e autossugestão. As pessoas começaram a perguntar e me pedir mais detalhes, resolvi colocar o conhecimento e reflexão neste guia.

Porque as pessoas fazem redução de estômago e depois engordam novamente?
O gordo é gordo porque come muito ou come muito porque é gordo?

A maioria das dietas se baseia na restrição calórica, passei por várias delas, funcionaram até bem no curto prazo, mas não resolveram o problema de fato.

O leitor é conduzido através de um processo em nove passos para reprogramar a forma de pensar e combater a compulsão alimentar. Posteriormente cada destes passos é dissecado e detalhado sob a ótica do coaching e programação neurolinguística.

LanguagePortuguês
PublisherJorge Marques
Release dateSep 30, 2018
ISBN9780463888407
Máquina de Emagrecer
Author

Jorge Marques

Highly skilled and respected Risk Management executive.More than 20 years of experience in the industry, providing consulting advice for the largest financial institutions in Brazil.Expert in designing and delivering customized advisory solutions. Collaborative communicator with executive-level management and departmental directors in long-term project planning to achieve global company objectives.Thought leader on risk, compliance, analytics and regulatory issues. Self-motivated learner with diverse, multicultural experience. Complex problem solver who is focused on pragmatic execution and delivery.

Read more from Jorge Marques

Related to Máquina de Emagrecer

Related ebooks

Self-Improvement For You

View More

Related articles

Reviews for Máquina de Emagrecer

Rating: 3.875 out of 5 stars
4/5

8 ratings1 review

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Muito bom, fácil entendimento, boa didática. Uma leitura que prende

Book preview

Máquina de Emagrecer - Jorge Marques

AGRADECIMENTOS

À Carla, Victória, Sussumu, Fábio e Adelmo, que por meio de uma inocente brincadeira me incentivaram nesta jornada de emagrecimento.

À minha madrinha Maria Vitória pelo apoio incondicional nessa jornada.

SUMÁRIO

Agradecimentos

Prefácio

1 - Um pouco de histórico

1.1 Como eliminei 17 quilos em 3 segundos

1.2 A história que conto da minha história

1.3 Um pseudoespecialista em regime

1.4 Nutricionista clandestino

2 - Dez passos para quem quer emagrecer

2.1 A visualização do objetivo desejado

2.2 Autossugestão

2.3 Acordo coletivo

2.4 Condicionando a erradicar a compulsão

2.5 Resgatando o prazer da alimentação

2.6 Eliminando o hábito de comer sem fome

2.7 Reforçando o processo de reprogramação neurolinguística

2.8 O que não se mede não se gerencia

2.9 Gratidão e comemoração

2.10 Estagnou, o que fazer?

3 - A lógica por detrás do método

3.1 Programação Neurolinguística – mudança de hábito

3.2 Autossugestão – pensamento positivo

3.3 Ressignificação – combatendo o efeito sombra

3.4 Ciclo de gestão – PDCA

3.5 Gratidão e comemoração – dopamina com ocitocina

4 - Incentivando a plasticidade cerebral

4.1 Sobre perdão e ressignificação

4.2 Sobre mudança de hábito, programação neurolinguística e autoconhecimento

4.3 Sobre viver o agora

4.4 Sobre quebra da tradição familiar e descoberta da vocação

4.5 Sobre motivação para atingir os objetivos

4.6 Sobre gratidão e ciclo positivo

5 - Emagrecimento e qualidade de vida

5.1 Um ano depois

5.2 Projeto Máquina de Emagrecer

Referências

PREFÁCIO

Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los.

Walt Disney

Tudo começou com uma inocente brincadeira no início do ano. Uma aposta da equipe do projeto sobre quem conseguiria atingir as metas estabelecidas para os próximos dois meses. Eu tinha acabado de fazer um curso de programação neurolinguística – mudança de hábito, e resolvi aplicar este conhecimento na prática. Ao fazê-lo, percebi quão efetiva era a combinação da programação neurolinguística com os meus conhecimentos de coaching, deu muito certo, perdi 11 quilos em dois meses. Já tinha feito vários regimes na minha vida, mas desta vez percebi que o processo funcionou de uma forma diferente, me fez bem para o corpo e para a mente, autoconhecimento e autossugestão.

As pessoas começaram a me perguntar e me pedir mais detalhes, foi quando resolvi colocar o conhecimento e reflexão neste guia. Não se trata de um material didático sobre as técnicas de programação neurolinguística, coaching, endocrinologia, nutrição ou psicologia, mas tão somente o relato desta experiência e do meu aprendizado empírico. Este guia foi estruturado em cinco capítulos, proporcionando maior pragmatismo e foco em função do objetivo de cada leitor.

No primeiro capítulo, Um pouco de histórico, eu me apresento, conto a história que conto sobre minha história, esclareço minha autoridade sobre o assunto, principalmente sobre os temas que estão fora do meu domínio de conhecimento. Enfim, discorro sobre a jornada e dissabores de tentar emagrecer, criando o pano de fundo e respaldo para as discussões subsequentes.

O segundo capítulo, Dez passos para quem quer emagrecer, é a parte prática, sem delongas, o passo a passo do método utilizado. Quem estiver interessado em simplesmente replicar o método, pode ir direto para esta parte.

No terceiro capítulo, A lógica por detrás do método, abro a Caixa de Pandora e discorro sobre a teoria que suporta cada um dos passos do segundo capítulo. Sou muito cético e sempre tento buscar uma explicação lógica e argumentos para embasar os procedimentos sugeridos. Serve tanto para quem quiser aprofundar-se como também para os coachs de emagrecimento.

No quarto capítulo, Incentivando a plasticidade cerebral, elenco vários filmes que servem para complementar o processo. Visa proporcionar um reforço por meio de mensagens mais lúdicas, cobrindo pontos de reflexão importantes.

Finalmente, no quinto capítulo, Emagrecimento e qualidade de vida, apresento o projeto completo, as iniciativas que vão além do livro em sim – uma meta ambiciosa: impactar um bilhão de pessoas em dez anos.

Jorge Azevedo

1 – UM POUCO DE HISTÓRICO

Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Fernando Pessoa

1.1 COMO ELIMINEI 17 QUILOS EM 3 SEGUNDOS

Isso mesmo, eliminei 17 quilos em três segundos. E costumo brincar que foi sem ter que cortar a perna fora ou ter que executar qualquer tipo de amputação de membros.

Mas como assim, Jorge? Já se passaram 5 semanas desde o início do regime e você eliminou de fato 7 quilos, e não 17. Acontece que eliminei os 17 quilos exatamente no momento em que me visualizei com 103 kg, bastaram 3 segundos, a velocidade necessária para meu pensamento, minhas conexões neuronais percorrerem e realizarem mais de uma centena de processamentos no sistema nervoso, estabelecendo uma nova e tênue trilha . Uma trilha onde eu me visualizo bem mais magro, sem ansiedade e com novos hábitos.

O que vamos discorrer aqui se baseia na teoria de mudança de hábito a partir da programação neurolinguística. O ponto fundamental é a premissa de que existe uma relação de causa-efeito entre nossos hábitos e nossos padrões de pensamento e comportamento, influenciando diretamente o que somos de fato. A repetição de tais padrões de pensamento acaba por imprimir uma marca nas vias sinápticas de nosso cérebro, tornando tal comportamento quase que automático.

1.2 A HISTÓRIA QUE CONTO DA MINHA HISTÓRIA

Eu me considero uma pessoa diferenciada, bem resolvida emocional e espiritualmente. A história que eu conto da minha história é

Enjoying the preview?
Page 1 of 1