Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Fundamentos da Psicologia Clínica
Fundamentos da Psicologia Clínica
Fundamentos da Psicologia Clínica
Ebook79 pages1 hour

Fundamentos da Psicologia Clínica

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A Psicologia Clínica é uma das saídas profissionais mais escolhidas pelos profissionais que frequentam o curso de Psicologia, onde se dedicam ao apoio psicológico das pessoas que apresentem ou não patologias psicológicas.

A psicologia clínica também é a mais conhecida do grande público sobre o trabalho do psicólogo, área que cada dia é mais ampla devido aos grandes benefícios de contar com profissionais especializados em conhecer a forma de sentir, pensar e comportar-se das pessoas.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateDec 19, 2018
ISBN9781547561582
Fundamentos da Psicologia Clínica

Read more from Juan Moisés De La Serna

Related to Fundamentos da Psicologia Clínica

Related ebooks

Psychology For You

View More

Related articles

Reviews for Fundamentos da Psicologia Clínica

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Fundamentos da Psicologia Clínica - Juan Moisés De La Serna

    Fundamentos

    da

    Psicologia Clínica

    Dr. Juan Moisés de la Serna

    www.juanmoisesdelaserna.es

    Copyright © 2018

    Prefácio

    ––––––––

    A Psicologia Clínica é uma das saídas profissionais mais escolhidas pelos profissionais que frequentam o curso de Psicologia, onde se dedicam ao apoio psicológico das pessoas que apresentem ou não psicopatologias.

    A psicologia clínica também é a mais conhecida do grande público sobre o trabalho do psicólogo, área que cada dia é mais ampla devido aos grandes benefícios de contar com profissionais especializados em conhecer a forma de sentir, pensar e comportar-se das pessoas.

    Índice

    ––––––––

    Capítulo 1. História e princípios da Psicologia Clínica................................................................ 7

    Capítulo 2. Distinção entre sinais e sintomas em Psicologia Clínica...............................................29

    Capítulo 3. Etiopatogenia e tratamento de distúrbios em Psicologia Clínica..........................51

    Capítulo 4. Áreas de aplicação da Psicologia Clínica...............................................................75

    Capítulo 5. Conclusões....................................97

    Sobre Juan Moisés de la Serna............................98

    Dedicado aos meus pais

    Aviso Legal

    Não é permitida a reprodução total ou parcial deste livro, nem a sua inclusão num sistema informático, nem a sua transmissão de qualquer forma ou por qualquer meio, seja este eletrónico, mecânico, por fotocópia, por gravação ou outros meios, sem o consentimento prévio e por escrito do titular do copyright. A violação dos direitos mencionados pode constituir um crime contra a propriedade intelectual (Artigo 270 e seguintes do Código Penal).

    Dirija-se ao C.E.D.R.O. (Centro Espanhol de Direitos Reprográficos) se precisar de fotocopiar ou digitalizar alguma parte desta obra. Pode contactar com o C.E.D.R.O. através do website www.conlicencia.com ou pelo número de telefone 91 702 19 70 / 93 272 04 47.

    © Juan Moisés de la Serna, 2018

    Capítulo 1. História e princípios da Psicologia Clínica

    Antes de poder ver a evolução da Psicologia Clínica ao longo do tempo deve ter em conta que se trata de uma área da Psicologia, ciência que nasceu da área experimental graças ao laboratório de investigação dos processos psicofisiológicos na segunda metade do século XIX por Wilhelm Wundt.

    O que não quer dizer que anteriormente não se tivessem realizado estudos e observações na área da psicologia e também da psicologia clínica, mas tinham sido feitos de outras ciências como a filosofia, a antropologia ou a medicina, mas tudo isso sem uma base nem modelo explicativo que o sustentasse.

    A partir deste primeiro laboratório de psicologia começam a surgir investigadores «preocupados» com esta nova área, que vão fornecendo dados, experiências e teorias que percebem que aquilo que até agora era denominado de «mente» e que em muitos círculos científicos era considerado como pseudociência.

    Atualmente e graças aos avanços em psicometria, neurologia e outras ciências foi possível comprovar e observar os fenómenos descritos pela psicologia, confirmando ou rebatendo as teorias explicativas do momento.

    Relativamente à saúde mental ocorreram grandes avanços ao incluir o método científico nas observações e o tratamento utilizado, onde além dos aspetos meramente físicos (sinais) tinham em conta as pessoas em si (sintomas).

    Foram várias as abordagens que nos primeiros momentos do aparecimento da psicologia clínica tentavam perceber a origem e o tratamento mais adequado, como no caso do mesmerismo de Franz Mésmer, que moldou as bases da Hipnose Clínica atual.

    Sobre a mesma época surgiu a denominada de Medicina Antropológica, que desenvolve o termo de «patologia biográfica» que posteriormente será retomado, que indica que as patologias podem ser compreendidas e entendidas se atender à biografia do doente.

    Desta forma é incluída, nos processos médicos, a vida íntima do doente, que até ao momento não era tida em conta, como as suas paixões, conflitos e tensões insatisfeitas; também se estabelece que a relação médico-paciente deve ter em conta mais a sintomatologia da pessoa e não tanto os sinais.

    Uma das teorias que chegou até aos nossos dias foi a psicanálise de Sigmund Freud que foi evoluindo naquilo que ficou denominado como escolas de psicanálise que apresentam uma abordagem diferente de enfrentar a doença mental:

    - Escola de Paris, nasceu para perceber fenómenos, que não se encaixam na histeria de conversão, nem da neurose, devido a uma reduzida mentalização das patologias psicossomáticas, que proíbe a expressão psíquica dos conflitos; que faz com que através de um processo de somatização passe de psíquico a físico, sem ter uma componente que o sustente de forma simbólica, o que o distingue claramente dos sintomas por conversão.

    - Escola de Chicago, onde é privilegiado o estudo das teorias de traços de personalidade, ao procurar perfis psicológicos que sejam mais propícios de sofrer de uma ou outra doença psicológica. Para isso é tida em conta a história pessoal do doente, atendendo tanto à constituição da pessoa, às doenças e acidentes físicos sofridos, o ambiente emocional familiar e as suas experiências afetivas, com o que se estabelece uma «biografia patológica». Segundo este contributo, as alterações provocadas

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1