Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Unavailable
Os fugidos
Unavailable
Os fugidos
Unavailable
Os fugidos
Ebook102 pages55 minutes

Os fugidos

Rating: 0 out of 5 stars

()

Currently unavailable

Currently unavailable

About this ebook

Os habitantes da pequena Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe), descendem quase na sua totalidade de antigos escravos. Quando a cruel lei foi abolida em 1869, os moradores recusaram-se a voltar a pisar as grandes plantações, outrora de cana-de-açúcar e agora de cacau, a principal exportação da ilha. Os fazendeiros foram então à procura de mão de obra; fraudando as leis, trazendo de Cabo Verde, Angola e Moçambique, com o beneplácito de Portugal, uma nova geração de trabalhadores com normas e condições praticamente iguais ao do trabalho escravo.

Ali, trabalhando duras jornadas, longe das suas famílias e da sua terra, alguns dos novos escravos indomáveis, oriundos de Moçambique, decidiram tentar a sorte e fugir… Mas fugir para onde, se Príncipe é uma ilha no Atlântico?

Este livro narra as histórias de cinco Fugidos que vagueiam pelo mato, armados com afiadas catanas e muita raiva, causando confusão e pânico entre os moradores. São incidentes dramáticos que ficaram gravados na memória dos habitantes da ilha, e que foram comunicados através da tradição oral pelas gerações seguintes.

O autor deste livro aprendeu estas histórias quando era criança. Ali na ilha, sentado na sua cama, de olhos bem abertos, ouvia todas as noites estes relatos da boca da sua mãe.

Agora, com esta edição ilustrada, pretende deixar-nos a todos os leitores esse legado. A tradição oral, histórias reais de gente real, passada de forma magistral à tradição escrita. Trata-se não só de uma obra singular e histórica, mas também de um documento com uma forte carga sentimental.
LanguagePortuguês
Release dateJan 18, 2019
ISBN9788468534633
Unavailable
Os fugidos

Related to Os fugidos

Related ebooks

History For You

View More

Related articles

Reviews for Os fugidos

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words