Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Creatura Nova
Creatura Nova
Creatura Nova
Ebook69 pages20 minutes

Creatura Nova

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A Imolada, A Gentil, Sensibilidade, Delicado, Eros, Pálida. Uma jornada poética para descobrir
as várias facetas da alma humana, onde o bem é confundido com o mal, o amor se funde
com ódio, o perdão se torna culpa. Qual o limite entre o certo e o errado?
A consciência será realmente um juiz imparcial? Será a moralidade apenas um condicionamento social?
Uma eterna luta entre o instinto e a razão...

A Creatura Nova pretende, através do estilo e da temática, representar uma nova maneira de fazer poesia. Um estilo antigo que se fundiu com temas atuais e métodos modernos. Mais do qu com uma antologia, deparamo-nos com uma narrativa poética real. Pela primeira vez, um tema difícil, como o estupro incestuoso, é tratado na poesia. As principais temáticas são as facetas da alma humana, vistas sob vários pontos de vista. E 'dividido em 'capítulos': "A Imolada" e "A Gentil" são o âmago da narrativa poética, onde é narrada a história de Adelfo (do grego = adelphos irmão) que estupra a irmã Verginia. Esta vai encontrar forças para perdoá-lo mas também o perdão se pode tornar uma grande culpa, e serão essa, de fato, que elouquecerá o protagonista Adelfo.
Outra peculiaridade são os narradores. Em "A Imolada", os dois primeiros poemas são narradas por um narrador externo e os dois últimos do ponto de vista interno, ou seja, o de Adelfo. A mesma coisa acontece no capítulo "A Gentil", onde nos dois primeiros poemas o narrador é externo e nos dois últimos é interno, isto é, temos o ponto de vista da irmã Verginia. Isso possibilita olhar para a história, para o carrasco e a vítima de diferrentes perpectivas. No momento em que os seus papéis se misturam, a vítima torna-se carrasco e o carrasco, vítima.
Nos oito poemas está presente um elemento commum: o lírio, um símbolo de pureza.
Os restantes, sempre divididas por tema, tratam de temas como o amor a Deus, erotismo, autoflagelação, feminicídio e abandono.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateFeb 1, 2019
ISBN9781547566662
Creatura Nova

Related to Creatura Nova

Related ebooks

Poetry For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for Creatura Nova

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Creatura Nova - Gennaro Carrano

    Gennaro Carrano

    Creatura Nova

    O paraíso dos anjos caídos

    Lettere Animate Editore

    Gennaro Carrano

    Creatura Nova

    isbn: 978-88-68828-29-5

    Copyright Lettere Animate 2016

    www.lettereanimate.com

    Prefácio de Regina Resta

    Estamos perante um modo novo e clássico de fazer poesia, pouco habitual num jovem poeta que, seguindo o enredo do drama familiar da violência sangrenta e insidiosa de Adelfo, que abusa da sua irmã Virgínia, consegue atingir o máximo lirismo. A compilação apresenta a forma lírica da tragédia que o filósofo grego Aristóteles considerava um dos principais géneros da poesia clássica, enquanto mimese do sujeito heróico por meio da palavra. A linguagem poética de Gennaro Carrano adapta-se ao conteúdo e concretiza-se nele, tendo algumas características particulares que a distinguem profundamente da linguagem contemporânea comum, onde a atividade poética e viu reduzida ao género lírico que, para a maior parte dos poetas mais modernos, é o mais subjetivo.

    E como o próprio Aristóteles escreveu:

    «O propósito da elocução é que ela seja clara e não pedestre. Claríssima é, sem dúvida, a elocução que é constituída de palavras na sua forma e aceção comum, mas é pedestre. Pelo contrário, é elevada e difere da linguagem vulgar, aquela que se faz valer de palavras peregrinas»

    Carrano, com o seu léxico, dá continuidade à tradição clássica, propondo um tema atual e sólido que se assume para representar conceitos, emoções e eventos universais que devem saber conduzir a sociedade a refletir sobre os seus males criando uma distinção clara na hierarquia de valores e desvalores, próprios da natureza do homem.

    O poeta reproduz com verso livre, utilizando uma combinação única de expressões eruditas e populares, ritmo entre repetições e jogos de anáforas. É uma obra

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1