Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Os Segredos do Grande Maestro
Os Segredos do Grande Maestro
Os Segredos do Grande Maestro
Ebook89 pages1 hour

Os Segredos do Grande Maestro

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Giacomo Puccini e a maçonaria: que ligação há entre um dos maiores compositores italianos de todos os tempos e essa controversa associação?

Em uma erudita mescla entre romance e autobriografia, o autor junta anedotas pessoais a registros históricos, levantando dúvidas, colocando interrogações, e acompanhando o leitor em uma fascinante viagem para descobrir os segredos do  Grande Maestro.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateApr 6, 2019
ISBN9781547577835
Os Segredos do Grande Maestro

Related to Os Segredos do Grande Maestro

Related ebooks

Biography & Memoir For You

View More

Related articles

Reviews for Os Segredos do Grande Maestro

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Os Segredos do Grande Maestro - Paolo Nuti

    1.   

    Os Segredos do Grande Maestro

    Entre A Música e A Maçonaria

    II Edição

    Autor

    Paolo Nuti

    Revisione I Edizione

    Editor Roberta Volpi

    Copertina

    Sara Vellutini

    ––––––––

    Versão atualizada 2016

    aos cuidados de Sara Vellutini

    Tradução de Edson Amaro de Souza

    Allservices4you.co.uk

    2.   

    Isbn 978-1540701220

    ––––––––

    Primeira edição Italiana 2014

    II edição Italiana 2016

    ––––––––

    allservices4you.co.uk

    3.  Introdução

    Toscana, ano 2013. A Itália é afligida por uma grande crise, eu e minha companheira Sara voltamos por um breve período da Inglaterra após organizarmos algumas coisas na Itália para depois nos transferirmos definitivamente para um país que amamos tanto quanto o nosso. O amor pela Inglaterra começara muito antes, durante férias on the road entre Kent, Cornualha e Escócia, onde mais que turista te sentes em casa. Ambos amamos o típico turismo de albergue: melhor andar livres entre B&B e os divãs de amigos conhecidos anos antes. Para ser sincero, a decisão de mudança foi difícil, de fato, uma coisa é viajar e uma outra emigrar, que comporta toda uma série de dificuldades que nunca necontrarias no teu país. O lado positivo de viver em um novo lugar é uma maior abertura à diversidade, que te faz ver o mundo por ângulos diferentes.

    O primeiro ano que vive na Inglaterra, 2012, foi também o ano do Diamond Jubilee, o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, na verdade seu 75° ano de reinado. No mesmo ano aconteceram também as Olimpíadas, me dei conta de como a Itália é vista no exterior, da cozinha à cultura, passando pela moda, a música etc. Muita satisfação, como amante das lambretas, tive ao vê-las dispararem na cerimônia de encerramento das Olimpíadas. Mas uma coisa, mais que tudo, é realmente conhecida no mundo e, absurdamnete, tendo-a sempre próxima, nunca a entendi como tal. O quê? Ou melhor, quem? Giacomo Puccini.

    Aqui mesmo, na expectativa de começar de novo, buscando uma casa, contata-me Josh, um jovem músico da Flórida. Estuda para tornar-se diretor de orquestra, mas a sua característica principal é ser um grnade amante de Giacomo Puccini. Pequena é minha ligação com o grande maestro e, graças ao nosso hóspede, entendo o valor de tudo isso, de fato, é estranho que um americano venha à Itália e, em particular, a Viareggio, não para simples férias marítimas mas para viver nos lugares de Puccini. Descubro um mundo de pessoas que amam a Itália, que querem estudar e aprender a nossa língua e estar na terra onde Puccini criou as maiores óperas.

    Aqui um pequeno parêntesis ou, melhor, uma pequena pergunta: o que faz a Itália para estar em crise? Bastaria o turismo como um recurso suficiente e um elemento arrecadador. Além disso, as marcas italianos italianos são conhecidos em todo o mundo, basta citar a Ferrari, o Brunello de Montalcino, os grandes nomes da moda... A cozinha italiana é uma das mais apreciadas, se não a mais apreciad do mundo. Tantíssimos cozinheiros ingleses famosos aprenderam com os italianos: pizza, pasta, gelato são palavras praticamente universais.

    Fechemos este parêntesis para chegar ao motivo destas memórias que contam os segredos do grande maestro. Como faço para conhecê-los? Decerto não estarei prestes a escrever um outro Código da Vinci, andar entreos grandes mestres, falar de segredos escondidos até tocar templários e illuminati. Como escrito há pouco, tenho uma pequena ligação com Puccini A minha madrinha de batismo, Lia Russo, era esposa do compositor Nino Russo, um grande apaixonado pelo Maestro, a ponto de ir morar na casa junto à Villa onde ele compôs grande parte das suas óperas. Essa paixão o levou a conhecer esse mundo mais que os próprios descendentes, exceto Simonetta Puccini e a esposa Lia que, no momento, são as últimas pessoas com uma bagagem insubstituível de recordações. Simonetta Puccini é a última herdeira e a sua cara velha amiga Lia é a pessoa que me contou por anos muitos segredos de Puccini. Sem qualquer estudo a respeito pude escrever este livro de memórias com anedotas nunca escritas até este momento, que conquistarão até quem não é amante da lírica e nele descobrirá algo novo e incomum.

    Não és amante da lírica? Ficarás seguramente espantado, porque também quanto a mim não é meu gênero prefeirto ou, melhor, um mundo onde o juízo e a inveja nunca me puseram. Mas se sinto as notas puccinianas sou atraído por uma melodia arrepiante. Minha mãe punha sempre os discos, desde quando eu era pequeno, graças a ela apredni a fechar os olhos deixando-me transportar pela música. Na paixão e na combinação justa de sete notas musicais se esconde um lance de cena, ou melhor, um fio condutor que desde o século dezenove vai até nós, por isso, não o subestime, vista a influência histórica e velada que ainda hoje se esconde nos meios de condivisão midiática modernos. Os segredos não dizem respeito só à maçonaria mas também a pequenas informações que te farão descobrir um Puccini mais verdadeiro.

    Laços temporais

    Alguma data

    Como conseguem certas memórias chegar até nós? Para ordenar o quebra-cabeça ocorre primeiro citar alguma data: Giacomo Puccini nasceu em Lucca em 22 de dezembro de 1858 e morreu em Bruxelas em 29 de novembro de 1924. Praticamente é, em parte, herdeiro musical de Richard Wagner, nascido na Alemanha em 22 de maio de 1813 e falecido em Veneza em 13 fevereiro de 1883. Dan Brown, no seu livro mais famoso, o Código da Vinci, descreve Wagner como um iniciado, mas tornaremos posteriormente a este tema fundamental limitando-nos

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1