Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Véu do Preconceito: Os Desafios Vivenciados pelas Mulheres Muçulmanas no Contexto Organizacional
O Véu do Preconceito: Os Desafios Vivenciados pelas Mulheres Muçulmanas no Contexto Organizacional
O Véu do Preconceito: Os Desafios Vivenciados pelas Mulheres Muçulmanas no Contexto Organizacional
Ebook121 pages1 hour

O Véu do Preconceito: Os Desafios Vivenciados pelas Mulheres Muçulmanas no Contexto Organizacional

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

O véu do preconceito instiga um novo pensamento sobre as diversidades em todos os meios sociais, principalmente nas organizações. O processo de globalização tem feito com que diversos segmentos estejam em constante mudança e se relacionem com indivíduos de vários países. Entende-se, então, que as organizações passaram a conviver e administrar as diversidades em termos de cultura e religião. Além dessas, a diversidade de gênero também passa a ser elemento de questionamento, pois as mulheres no mercado de trabalho ainda enfrentam o preconceito que faz com que não possuam os mesmos direitos que os homens. Esta obra propõe-se a esclarecer um tema que, apesar de pouco explorado, possui vários pré-conceitos que estão consolidados na sociedade e são advindos de informações muitas vezes equivocadas, que influenciam discriminações. Por desmistificar assuntos que, além de sua grande importância para a sociedade, geram bastante curiosidade, O véu do preconceito é uma fonte de informações que ajudarão o leitor a compreender com mais facilidade – por meio do relato de oito mulheres muçulmanas, uma filósofa e um líder religioso – assuntos relacionados à diversidade cultural e religiosa do Oriente Médio como motivo de preconceito nos dias atuais, à importância da mulher na sociedade e no contexto organizacional e à postura do Islã sobre a mulher, especialmente no mercado de trabalho.
LanguagePortuguês
Release dateFeb 5, 2018
ISBN9788547307677
O Véu do Preconceito: Os Desafios Vivenciados pelas Mulheres Muçulmanas no Contexto Organizacional

Related to O Véu do Preconceito

Related ebooks

Architecture For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for O Véu do Preconceito

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O Véu do Preconceito - Luise Bittencourt Peres

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO CIÊNCIAS SOCIAIS

    Dedicamos este trabalho a todas as mulheres batalhadoras que lutam diariamente contra a discriminação e que fazem desta dificuldade a força para trilhar uma vida pessoal e profissional de sucesso.

    AGRADECIMENTOS

    Agradeço a Deus, ao destino e a todas as forças maiores que me colocaram no caminho que hoje percorro e me mostraram a melhor forma de superar diariamente obstáculos e sair fortalecida deles.

    Agradeço a minha mãe, meu irmão e minha avó, que sempre estiveram presentes na minha trajetória acadêmica, confiaram nas minhas escolhas sem questionamentos, apoiando-me com amor, palavras de conforto e abraços quando palavras não eram o bastante nos momentos mais difíceis, e foram as primeiras pessoas que me incentivaram e apoiaram para a realização deste livro, sempre fazendo com que eu tivesse confiança e acreditasse que a vida guarda só coisas boas para mim. Além deles, toda a minha família foi responsável por eu sempre seguir o melhor caminho e me transformaram em quem sou hoje.

    Não posso deixar de agradecer ao incrível professor, amigo, orientador prof. Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão por sua ajuda e por seguir comigo nesse novo desafio. Sebá, tua animação e vontade de fazer isso dar certo com certeza foi o que me motivou. Professores iguais a ti são difíceis de encontrar, e sempre serei grata por me proporcionar oportunidades, acreditar e embarcar comigo nessa pesquisa tão polêmica durante qual passamos por vários desafios. Espero que seja a primeira de várias e que essa parceria ainda continue para que possamos seguir falando de temas complexos, mas que são de grande importância para a sociedade.

    Agradeço também ao prof. Edgar Lima por prontamente aceitar nosso convite e nos honrar com as palavras que estão presentes no prefácio desta obra. Professor, pessoas como você, que dão espaço para debate sobre a diversidade, possuem uma grande influência positiva para um mundo melhor.

    Aos amigos e colegas que acompanharam essa trajetória, agradeço imensamente pela troca de experiências, pela a união, pela grandiosa parceria que será lembrada durante toda minha vida.

    Aqui vai um agradecimento especial para as incríveis mulheres que compuseram essa pesquisa: pela recepção, disponibilidade e motivação ao me ajudar e inserir sem hesitação na comunidade muçulmana da cidade. Graças a vocês, não posso dizer que essa pesquisa serviu somente para contribuição organizacional ou acadêmica; este livro me transformou em uma pessoa melhor, com menos preconceitos e com um olhar mais empático. Sempre quis conhecer e conviver com culturas diferentes, e vocês me proporcionaram essa primeira experiência que não poderia ter sido melhor. Por meio deste livro, tentei da melhor forma passar tudo o que vocês me disseram nos mínimos detalhes para não perder a riqueza de informações que vocês compartilharam comigo. Muito obrigada!

    Por fim, porém não menos importante, agradeço a uma pessoa que há pouco tempo entrou na minha vida, mas que já possui uma significativa importância. Desde o primeiro dia da edição deste livro, incentivou-me e presenteou-me com o título desta obra. Obrigada por fazer parte da minha vida.

    Com amor, Luise.

    Inicialmente gostaria de manifestar a mais alta estima à Luise, que aceitou o desafio de escrever sobre a mulher muçulmana em um contexto em que o tema é vivenciado, porém não discutido. A cidade de Santana do Livramento possui uma comunidade muçulmana grande e observa-se que, principalmente, o poder público nunca parou para conversar abertamente sobre essas pessoas que escolheram a Fronteira para estabelecerem seus negócios e criarem seus filhos. E a Luise, de forma muito receptiva, aceitou o meu convite para desenvolvermos uma pesquisa que trouxesse à tona esse tema. Obrigado Luise, pelo desafio aceito.

    Agradeço também ao meu grande amigo Abbas Hijazi, que tem me apresentado nos últimos 10 anos a Cultura Árabe, seja por meio da culinária, seja por meio das tradições religiosas muçulmanas. Com o habibi Abbas eu conheci mais de perto os elementos do islamismo e consegui desmistificar uma série de visões equivocadas sobre as questões do Oriente Médio. Bem como, tive a oportunidade de nesses últimos anos conhecer a música e a comida libanesa.

    Agradeço ao professor Luiz Edgar de Araújo Lima, que tem sido incansável na disseminação de uma cultura de tolerância. O Lima tem, de forma muito didática, levado aos nossos alunos da Unipampa – Campus Santana do Livramento – a necessidade de olhar para o outro sem preconceitos, e na sua luta diária pela tolerância tem discutido: a tolerância religiosa, a tolerância étnica, de gênero e principalmente a necessidade de respeitar as escolhas do outro no que diz respeito à orientação sexual.

    Agradeço ao professor Renatho Costa, pelas conversas sobre o Oriente Médio, a indicação de livros de apoio para a pesquisa que ora está sendo publicada, bem como a indicação de filmes. Tenho certeza que o livro que estamos publicando será muito utilizado pelo professor Renatho em suas aulas.

    Por fim, quero agradecer à Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, por proporcionar aos seus professores a plena liberdade de desenvolver pesquisas que possibilitem uma aproximação com a comunidade do entorno da Universidade. Tenho certeza absoluta que, com esta obra estaremos todos contribuindo para o desenvolvimento da cidade em que o Campus está inserido.

    A todos o

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1