Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Caminho da Integração: Eneagrama, Runas e Yoga
O Caminho da Integração: Eneagrama, Runas e Yoga
O Caminho da Integração: Eneagrama, Runas e Yoga
Ebook265 pages5 hours

O Caminho da Integração: Eneagrama, Runas e Yoga

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Escrito em uma linguagem acessível, porém sem perder a profundidade necessária ao perfeito entendimento dos temas, O Caminho da Integração oferece uma proposta inovadora ao criar um enriquecedor diálogo entre Oriente e Ocidente, interpretando a sabedoria rúnica à luz da Filosofia Oriental e adequando as tradicionais e consagradas práticas yóguicas às necessidades do indivíduo ocidental.
Finalizando a tríade, o autor analisa o símbolo do eneagrama e cada um dos nove tipos de persona nele contido. Elucida em pormenores os atributos positivos de cada personalidade e direciona o leitor às técnicas yóguicas mais adequadas ao seu tipo eneagramático, além de orientá-lo acerca dos pontos de melhoria que terá que superar se quiser efetivamente transcender os ditames do ego e unir de forma inquebrantável sua alma ao Espírito.
Um livro que cria laços e constrói pontes. Laços entre culturas diferentes e pontes que levam o leitor a níveis superiores de compreensão acerca das verdades esotéricas que pertencem por direito a toda a humanidade e que, algumas vezes, são interpretadas de forma equivocada, transformando um conhecimento milenar e originalmente esotérico em pseudo verdades exotéricas.
Os comentários e insights originais oferecidos pelo autor fazem desta uma obra de caráter singular e indispensável a todo aquele que, sinceramente, busca o auto aperfeiçoamento e a transcendência.
LanguagePortuguês
PublisherEditora Buqui
Release dateNov 22, 2015
ISBN9788583382003
O Caminho da Integração: Eneagrama, Runas e Yoga

Related to O Caminho da Integração

Related ebooks

Meditation and Stress Management For You

View More

Related articles

Reviews for O Caminho da Integração

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O Caminho da Integração - Felício Brandi

    Agradeço aos auxiliares invisíveis;

    aos meus pais; à minha esposa; aos meus amigos e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram

    para a conclusão deste livro.

    APRESENTAÇÃO

    O presente livro apresenta uma síntese de três temas: Eneagrama, Runas e Yoga. Destina-se a todo aquele que sinceramente busca o autoconhecimento e aspira transcender a natureza humana.

    Por meio do Eneagrama entendemos porque agimos e pensamos de forma diversa de outras pessoas, porém, sempre obedecendo a um padrão comportamental que é compartilhado por todos aqueles que possuem a mesma persona que nós. Cada um dos nove tipos eneagramáticos possui virtudes e pontos de melhoria que serão postos à prova nos diversos testes iniciáticos que o aspirante espiritual terá que enfrentar caso almeje realmente unir sua alma ao Espírito.

    As Runas são um oráculo divinatório que descreve os ٢٤ passos do aspirante rumo à transcendência. Suas respostas são os sussurros que nossa alma escuta do Espírito e funcionam como um raio de luz iluminando nosso caminho. As posturas rúnicas são uma alternativa viável para todos aqueles que consideram de difícil execução as posturas tradicionais da Hatha Yoga ou, por já se considerarem desconectados o suficiente do plano físico, temem que a prática dos asanas agrave ainda mais este problema.

    A falta de acompanhamento profissional adequado somada ao desconhecimento dos meandros de nossa personalidade faz com pratiquemos alguns asanas da Hatha Yoga que podem potencializar de forma negativa os pontos de melhoria que nos empenhamos em transcender, ou seja, é necessário conhecermos nosso tipo eneagramático antes de escolhermos os asanas que oferecem os efeitos psicofísicos que mais necessitamos. Os asanas e exercícios respiratórios da Hatha Yoga descritos foram selecionados por serem simultaneamente simples e eficazes. Sua prática regular beneficia não somente nosso corpo físico, mas restaura a saúde de nossa alma, e, ao longo dos anos, intensifica sua relação com o Espírito.

    Tópicos do Gita e do Yoga Sutra foram comentados objetivando proporcionar uma introdução acerca destes dois clássicos de Sabedoria Oriental. A interpretação esotérica destas duas obras faz com que elas possam ser utilizadas por todo aspirante espiritual sincero que busca incessantemente a verdade e que rejeita os rótulos que o enclausuram a uma única vertente espiritual.

    A Yoga Tibetana é dinâmica e agrada-nos devido ao seu caráter ginástico. Ela restaura a saúde dos nossos corpos sem o menor risco de desconectarmo-nos do plano físico. O indivíduo que não possua limitações físicas poderá praticá-la diariamente e usufruir de seus espetaculares benefícios.

    Em suma, ao tomarmos conhecimento de nosso tipo eneagramático poderemos praticar os asanas da Hatha Yoga que nos são mais adequados juntamente com a Yoga Tibetana, enquanto as Runas serão as conselheiras que irão nos guiar durante nossa jornada de integração da alma com o Espírito.

    O Eneagrama

    O símbolo do Eneagrama é a síntese de um conhecimento cuja origem se perde nas areias do tempo e não pertence a nenhuma religião ou escola mística conhecida. Alguns pesquisadores afirmam que seu símbolo está relacionado à cultura suméria e que existe há uns quatro mil anos. O responsável por divulgar sua simbologia foi o greco-armênio Georges Ivanovitch Gurdjieff (1872 - 1949).

    Gurdjieff passou sua juventude viajando pelo mundo em busca de conhecimento e respostas para seus questionamentos metafísicos, vindo a conhecer o símbolo do Eneagrama provavelmente ao percorrer a Turquia ou o Afeganistão. Durante a segunda metade do século passado dois homens contribuíram espetacularmente com seus estudos sobre o Eneagrama: Ichazo e Claudio Naranjo.

    O Eneagrama é um método que nos permite analisar os nove tipos de personalidades e seus subtipos. Trata-se de um poderoso método que permite-nos o autoconhecimento e o autoaprimoramento. Por meio de seu estudo somos capazes de conhecer nossos vícios e virtudes; percebemos também o quanto estamos presos a determinados tipos de comportamento padrão e as limitações que tal situação nos impõe. Transcender as limitações impostas por nossa persona é de suma importância para todos aqueles que se recusam a viver reproduzindo mecanicamente pensamentos e atitudes no decorrer da vida.

    O tipo eneagramático de um indivíduo pode ser identificado nos primeiros anos de vida e está subordinado a fatores kármicos. Ao nascer, manifestamos características de um tipo eneagramático devido à necessidade kármica de lidarmos com lições específicas que somente fazem sentido quando se pertence a um determinado tipo eneagramático. Relações familiares e ambientais influenciam na formação de nossa máscara; isto porque elas também são regidas pela Lei do Karma.

    Cada tipo eneagramático é influenciado pelos tipos localizados à sua esquerda e à sua direita. Existem pessoas que recebem alternadamente influência dos dois tipos eneagramáticos; outras tendem a sentir uma influência maior de apenas um deles Os tipos localizados à esquerda e à direita de nossa máscara são chamados de Asas. Por exemplo, uma pessoa Tipo 3 pode se autodenominar 3 com asa em 2; 3 com asa em 4, ou dizer que sente a influência das duas asas alternadamente.

    Acontecimentos que interpretamos como positivos ou negativos influenciam na ocorrência das migrações eneagramáticas, ou seja, faz com que determinado indivíduo aja como se fosse possuidor de outra máscara. Por exemplo, uma pessoa Tipo 8, ao se sentir feliz, pode migrar para o Tipo 2; ao sentir-se ressentido, pode migrar para o Tipo 5.

    Apesar de possuirmos características dos nove tipos eneagramáticos, haverá sempre um com o qual mais nos identificaremos. Entender a dinâmica dos nove tipos eneagramáticos aumenta nossa empatia, devido ao fato de finalmente entendermos porque a maioria dos indivíduos age de forma mecânica e apresenta enormes dificuldades em viver de outra forma. A Alma se manifesta através da personalidade que possuímos e o Eneagrama funciona como um retrato de suas nove facetas.

    Importante ressaltar que todas as máscaras possuem virtudes e vícios. Não existe um tipo que seja superior ou inferior a outro. O autoconhecimento proporcionado pelo Eneagrama pode nos ajudar em nossa vida pessoal e profissional. Conhecendo nossas qualidades e deficiências é possível um relacionamento mais saudável com amigos e familiares. Apenas conhecer a máscara não é suficiente, é preciso cultivar as virtudes e eliminar os hábitos que impedem nossa transcendência. Vejamos os tipos de eneagramáticos:

    Tipo 1

    Os possuidores desta máscara são perfeccionistas; autocríticos; moralistas e intolerantes. Geralmente, transmitem uma imagem de retidão moral e tendem a adotar condutas ortodoxas. Muitos tendem a acreditar que são moralmente superiores à maioria e adquirem o hábito de aconselharem constantemente os outros sobre as melhores atitudes a serem tomadas em suas vidas.

    A busca pela perfeição gera um contínuo estado de tensão nervosa e impede qualquer momento de paz que possa vir com a adoção de uma conduta mais relaxada. Possuem um crítico interno que lhes impõe padrões inalcançáveis de perfeição: sempre que o objetivo está próximo de ser alcançado, novas metas são criadas e o círculo vicioso tem início. O medo de errar e ser execrado por seu crítico interno ou pelas pessoas ao seu redor faz com que suas ações sejam muitas vezes desprovidas de naturalidade. O fato de ser constantemente massacrado por seu impiedoso crítico interno faz com que este tipo eneagramático seja muito sensível às críticas externas que por ventura possam vir em relação ao seu comportamento.

    Distúrbios alimentares como bulimia, anorexia e vigorexia, aliados ou não à prática excessiva de exercícios físicos, podem surgir durante a busca do corpo perfeito. Devido ao fato de muitas vezes se acharem os únicos capazes de cumprir determinadas tarefas com perfeição, acabam, sentindo-se como o Titã Atlas ao carregar um mundo de responsabilidade em suas costas. A perfeição moral será almejada para si e para o mundo, todos aqueles que não se enquadrarem em seu rígido código moral serão alvo de críticas abertas ou veladas. A incapacidade em alcançar a tão sonhada perfeição, como não poderia deixar de ser, gera uma enorme frustração e esta logo se transforma em raiva que muitas vezes não se manifestará em atos ou palavras, devido ao fato de não estarem afeitos a destruírem a imagem moralmente irretocável que construíram. Às vezes, somente os mais próximos irão presenciar manifestações explícitas de raiva, ficando os outros com a impressão de que os possuidores desta máscara são pessoas serenas em tempo integral.

    A casa estará sempre limpa e organizada; do mesmo modo que o local de trabalho. Cada objeto terá o seu lugar específico; livros organizados em ordem alfabética e roupas por tons de cores. O perfeccionismo poderá dar origem a rituais similares aos de quem sofre com o chamado Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Devido à fixação que possuem em encontrar falhas, tenderão a buscar incessantemente e de forma indelicada os erros que foram cometidos no decorrer de determinada ação ou projeto.

    A excessiva preocupação com organização e limpeza muitas vezes indica uma desorganização do mundo interno e uma tentativa vã de limpar a mente através da limpeza do corpo físico e do ambiente. A vida acaba tornando-se, dessa forma, uma grande prisão e culmina em uma angústia dilacerante devido à incapacidade de abandonar os constantes pensamentos que exigem organização, pureza e infalibilidade. Desejos serão reprimidos em prol da perfeição moral. Tudo o que não for condizente será relegado ao inconsciente e lá permanecerá até o dia em que esta força cega subir à superfície e levá-los a cometer atos até então impensados.

    Extremamente necessário aos possuidores desta máscara é o desenvolvimento da compaixão. Por meio dela virá a capacidade de perdoar as imperfeições alheias e também as próprias. O desequilíbrio do Chackra Manipura - localizado no Plexo Solar - faz com que fiquemos continuamente irados e tudo o que acontece ao nosso redor tende a nos irritar. A ira surge quando percebemos que a realidade não corresponde às nossas expectativas e com isso tornamo-nos obcecados em moldá-la de acordo com as nossas concepções.

    Ao abrir os olhos durante a prática de Shirshasana (as práticas serão melhor explicadas no capítulo Yoga), o Tipo 1 verá seu mundo de forma invertida e aos poucos entenderá que existem outras formas de pensar além das que estabelece como corretas. Além disso, diminuirá sua ira ao fazer com que o fluxo energético que antes permanecia estagnado nos chackras inferiores eleve-se e desperte sentimentos e pensamentos mais nobres.

    Os representantes deste tipo eneagramático podem também se beneficiar sobremaneiramente com a prática da respiração diafragmática, respiração completa e respiração alternada; estas técnicas yóguicas possuem o poder de aquietar os rompantes de ira que constantemente roubam a paz dos possuidores desta máscara. A prática destas técnicas ajudará o Tipo 1 a desenvolver uma qualidade de suma importância para sua evolução e bem estar: a Serenidade.

    Outro chakra que tende a ser desequilibrado nos representantes desta máscara é o Svadhistana, relacionado à energia sexual. Devido a suas tendências puritanas, este tipo eneagramático tende a possuir dificuldades em vivenciar o prazer sexual sem ser consumido por sentimentos de culpa. Logo, o Tipo 1 necessita harmonizar o Svadhistana de modo que seja encontrado o equilíbrio entre os extremos da luxúria e da repressão.

    Sabendo que a vida nada mais é do que uma sucessão de erros e acertos, aprender a rir de si mesmo é essencial e a capacidade de se reerguer após a queda é somente para aquele que se ama e que se perdoou de suas falhas.

    O hábito de emitir juízo de valor e tentar incessantemente separar o joio do trigo através de uma caça as bruxas deve de todas as formas ser evitado; isto porque muitas vezes condenamos atos que também praticamos.

    O importante é aprender as lições que nossos erros ensinam e evitar cometer novamente os mesmos equívocos: a autocondenação serve apenas para que mergulhemos em uma profunda e dolorosa depressão nervosa.

    Não devemos nos angustiar pelo fato de ainda não sermos perfeitos; a perfeição virá em seu devido tempo e somente após entendermos que quanto mais nos afastamos do caminho do meio, mais difícil será alcançá-la. A lamentação por uma perfeição ainda não alcançada nos desvia do momento presente e leva-nos a viver em outro tempo e lugar além do agora; com isso as oportunidades que surgem não são percebidas e a vida tende a se tornar ainda mais difícil.

    Compreender que a verdade apresenta múltiplas facetas e que não temos o direito de impor nossas convicções é de suma importância à evolução do Tipo 1. Numerosas pessoas no mundo já morreram devido a divergências culturais e religiosas, cultivar a tolerância diante de quem não coaduna com nossas convicções é essencial se quisermos controlar a ira e caminhar rumo à paz global.

    Muitos representantes deste tipo eneagramático são idealistas e acreditam possuir uma missão de vida. Querem ser úteis e tornar o mundo melhor com o próprio exemplo; agindo de forma autocontrolada e determinada. Gostam de inspirar os demais através do seu autossacrifício e de serem coerentes em suas ações e palavras.

    O Tipo 1 recebe influência dos pontos 9 e 2. Ao ser influenciado pelo ponto 9, o Tipo 1 demonstra um controle melhor sobre suas explosões de raiva. A influência do ponto 2 sobre o Tipo 1 proporciona o desejo de serem úteis e justos. O Tipo 1 pode se movimentar para os pontos 7 e 4. O movimento em direção ao Ponto 7 faz com que o Tipo 1 torne-se menos rigoroso consigo mesmo e deseje usufruir os prazeres da vida sem culpa e remorso. Este movimento proporciona um pouco de relaxamento ao sempre estressado Tipo 1, todavia pode descambar em uma fuga de suas responsabilidades indo em direção a uma busca desenfreada pela obtenção do máximo de prazer possível e trazendo ao fim da aventura uma grande ressaca moral. O movimento do Tipo 1 em direção ao ponto 4 ocorre toda vez que suas tentativas de corrigir pessoas e situações não são bem sucedidas. O fracasso da empreitada faz com que fiquem melancólicos e mergulhem em uma grande angústia.

    Gandhi é um grande exemplo de Tipo 1 que dominou a ira e que apresentou uma extraordinária coerência entre o falar e o agir. Ao controlarem a ira com o desenvolvimento da compaixão e da serenidade, abdicando-se de modificar as pessoas até que estas finalmente se encaixem nos seus elevadíssimos padrões morais; o Tipo 1 se torna aquilo que sabe que já é em essência: um líder que, semelhantemente à Mahatma Gandhi, é guiado por princípios éticos ao agir e que possui paciência ao lidar com situações adversas à sua vontade.

    Tipo 2

    Os possuidores desta máscara tendem a serem pessoas extremamente afetuosas e que estão sempre dedicando-se a ajudar os outros. Possuem grande dificuldade em negar auxílio e acabam sobrecarregando-se com suas excessivas missões humanitárias. Intimamente, estão convictos de que não possuem valor algum e de que não são dignos de serem amados. A solução encontrada é comprar o afeto dos outros com muito amor e bajulação.

    Os portadores desta máscara são dependentes emocionais das pessoas que amam e gostam de criar relações em que os outros dependem emocionalmente deles; isto porque a sensação de serem essenciais ao bem estar dos outros faz com que se sintam úteis e importantes. Muitas vezes, o esforço que empreendem para se tornarem indispensáveis é um meio de conseguir um controle mais eficaz sobre as pessoas das quais os portadores desta máscara dependem emocionalmente.

    O orgulho que sentem de suas virtudes morais muitas vezes atua como uma forma de compensar a baixa autoestima que caracteriza os portadores desta máscara. Diferentemente do Tipo 1, que se irrita com as pessoas e tenta mudá-las; o Tipo 2 se magoa e faz chantagens emocionais para alterar a situação até conseguir o que deseja.

    Possuem muita dificuldade em entender que nem todos os seus anseios podem ser satisfeitos na hora e do modo que desejam; esta ânsia por uma satisfação imediata pode causar: endividamento financeiro ao comprar compulsivamente objetos que supostamente irão preencher o seu vazio interior; aumento de peso corporal ao comer em excesso com o intuito de aliviar sua ansiedade e angústia; decepções amorosas ao buscar o prazer sexual de uma forma desenfreada.

    O desejo de moldar o fluxo dos acontecimentos é tão intenso que chegam ao ponto de se colocarem contra os desígnios divinos ao acreditarem que as inteligências superiores que regem este universo têm a obrigação de satisfazer os seus anseios mais profundos.

    Diferenciar o que pode do que não pode ser mudado é difícil e aceitar nossa incapacidade em alterar determinada situação o é ainda mais; logo, o desenvolvimento da resignação diante dos acontecimentos contrários aos nossos anseios, mas em sintonia com os desígnios divinos, é muito importante para que este tipo eneagramático evolua e seja feliz.

    Geralmente, interpretamos uma situação contrária à nossa vontade como algo negativo, porém precisamos entender que nada acontece por acaso no universo; todos os eventos possuem um motivo e apresentam lições a serem analisadas e apreendidas.

    O Tipo 2 tende a não gostar da solidão devido ao fato de evitar momentos introspectivos; olhar para dentro de si o assusta e ele tende a fugir do seu mundo interno focando no mundo externo e nas relações interpessoais que ele tanto ama construir.

    A justificativa para não resolverem seus problemas internos através da introspecção é o tempo exagerado que dedicam em ajudar os outros. Além disso, acreditam que preocupar-se excessivamente consigo mesmo é uma atitude que as pessoas realmente boas devem evitar.

    Na maioria das vezes esta vontade em ajudar não está baseada no altruísmo, é meramente um negócio: se autossacrificam ao extremo com o intuito de ajudar; porém, exigem que sejam retribuídos com manifestações de amor na mesma intensidade.

    O Tipo 2 recebe influência dos pontos 1 e 3. Ao ser influenciado pelo ponto 1, o Tipo 2 tende a ser mais perfeccionista. A influência do ponto 3 sobre o Tipo 2 faz com que ele se preocupe ainda mais com sua imagem e com a opinião dos outros sobre ele. O Tipo 2 pode se movimentar para os pontos 8 e 4. Quando os representantes deste tipo eneagramático se sentem injustiçados por não terem a retribuição total de todo o amor por eles doado, tendem a ficar magoados - movimento em direção ao ponto 4 - ou são tomados por um profundo sentimento de raiva - movimento em direção ao ponto 8.

    Tendem a construir relações simbióticas, devido à tendência que possuem em idealizar o par ideal, acreditando que ele irá trazer sentido à sua vida. Alguns representantes deste tipo escolhem alguém para admirar da mesma forma que um fã idolatra um ídolo, tornando o ser admirado o centro de sua vida e sua razão de viver. Idolatram para obterem migalhas de amor e gostam de ser idolatrados para afirmarem a si mesmos que também são dignos de atenção e afeto.

    A perda de contato com o Espírito faz com que o Tipo 2 se sinta insignificante e incapaz de ser feliz; logo, busca nos outros a tão sonhada plenitude que somente poderá ser encontrada dentro de si.

    O Tipo 2 tende a se preocupar demasiadamente com a opinião que os indivíduos têm sobre ele: sofre muito quando descobre que alguém não o considera uma boa pessoa e sofre mais ainda quando os outros acreditam em sua total pureza, pois sabe perfeitamente que a imagem santificada que ele tanto se esforça em manter não é totalmente verdadeira.

    Por serem inseguros, gostam de

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1