Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

De Anjo a Demônio: Como evitar a queda
De Anjo a Demônio: Como evitar a queda
De Anjo a Demônio: Como evitar a queda
Ebook194 pages2 hours

De Anjo a Demônio: Como evitar a queda

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Em uma noite, durante uma experiência incrível com o Senhor, o pastor Josué Gomes recebeu instruções do Espírito Santo que deveriam ser entregues especialmente aos líderes.
As perguntas que o Espírito Santo lhe fez e Suas devidas respostas apontavam para a queda de Satanás, e comparavam as características e o comportamento de Lúcifer, descritos na Palavra, às características e ao comportamento de alguns líderes. Se não mantiverem suas intenções no centro da vontade de Deus, esses líderes poderão cair como Lúcifer.
Essa é a mensagem deste livro, um conteúdo que levará você a refletir sobre sua posição como líder e sua vida espiritual diante de Deus.
LanguagePortuguês
Release dateJun 19, 2018
ISBN9788576896289
De Anjo a Demônio: Como evitar a queda

Related to De Anjo a Demônio

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for De Anjo a Demônio

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    De Anjo a Demônio - Josué Gomes

    Gomes

    CAPÍTULO 1

    DE ANJO A DEMÔNIO

    Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.

    Isaías 14.12-14 (ARA)

    Através da Palavra, Deus sempre mostrou a Seu povo que características de Satanás eram possíveis aos homens. Nesses versículos, do livro de Isaías, vemos o orgulho do rei da Babilônia equivalente ao que fez Lúcifer cair. Sonhar grande nunca foi problema, porém o intento do coração é conhecido pelo Senhor (Romanos 8.27). O propósito onde se firma o coração de quem deseja subir e ser maior e cada vez maior é um caminho muito perigoso e precede à ruína (Provérbio 16.18).

    Só cai o que está de pé. Anjos caíram, que dirá humanos. Não existem homens que não corram o risco de cair. E nós começamos a cair quando acreditamos que não podemos cair. Quando achamos ser alguma coisa e, na verdade, nada temos ou significamos. E cair, embora não pareça, é uma escolha. Lúcifer teve a chance de escolher e a desprezou. Seu ego estava, demasiadamente, inflamado. E quantos não estão assim? Altivos demais, julgam-se intransponíveis, poderosos e inabaláveis. Mas a Palavra garante que cai. Não prevalece. O lugar de onde o diabo caiu era santo. Ele caiu do lugar de princípios — de santidade, de regras, normas e condutas — para onde estavam suas conveniências e ambições. Desenfreado e obstinado, caiu.

    PRIMEIRA PERGUNTA DO ESPÍRITO SANTO E A RESPOSTA

    A primeira pergunta feita para mim, na experiência que tive com o Espírito Santo, foi esta:

    Quanto tempo leva para acontecer a metamorfose entre anjo de luz e demônio?

    E Ele mesmo me respondeu:

    O tempo em que o sentimento errado o leva a tomar a decisão errada.

    Fiquei impactado com essa revelação. O que Deus queria me ensinar com essa pergunta? O que precisava aprender ainda com essa afirmação? Envolvido pelo temor e a presença do Espírito Santo, entendi que era um alerta designado a todos os líderes e aqueles separados para a obra do Senhor. Percebi que a necessidade de se ensinar e chamar a atenção para esse acontecimento era grande, pois o ego de muitos tem crescido e o fim desses é a queda. E o Pai não quer que sequer um dos filhos se perca (João 6.39).

    Nesta primeira pergunta e resposta — foram cinco no total —, há reflexões profundas que vamos explanar e delas extrair o máximo de lições para aplicar em nossas vidas. Este conhecimento cabe tanto ao convívio secular como ao eclesiástico. Ao pensar sobre estas questões, estaremos mais atentos aos mínimos sinais que fazem o exaltado cair. Pois Deus traz à luz o relevante fato de que um anjo pode virar um demônio, e o tempo dessa transformação é determinante para nos livrar da queda.

    Assim, ao analisar a primeira pergunta, observamos nela duas afirmações: uma é que pode acontecer metamorfose de anjo de luz para demônio, ou seja, um anjo pode virar um diabo; e a outra é que existe um tempo para acontecer tal transformação.

    Já na resposta dada a mim pelo Espírito Santo à pergunta que Ele mesmo me fez, há questões profundas sobre o sentimento errado e a decisão errada. Por isso vamos destrinchar cada ponto dessas lições:

    1º) Um anjo pode virar um demônio;

    2º) Em quanto tempo um anjo vira um demônio;

    3º) O sentimento errado e a decisão errada.

    PRIMEIRA LIÇÃO: UM ANJO PODE VIRAR UM DEMÔNIO

    Então, a primeira sentença a ser considerada é que um anjo pode virar um demônio. Você pode pensar: como isto é possível? Um ser de luz, perto de Deus, cumprindo Seus intentos, de repente virar um diabo? Como? Por quê?

    Ora, a Bíblia revela o que fazia Lúcifer e qual era sua posição, seu cargo e seu propósito. Em Ezequiel 28.12b, 13-15, diz:

    Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

    Um modelo de perfeição e beleza. Imponente, tinha autoridade. Seus adornos eram os mais suntuosos. Os seus caminhos eram os mais aclamados e pomposos. Tinha muita sabedoria e habitava em ambiente santo. Mas o que mudou? Como alguém de aparência imaculada perde o esplendor? Foi até que se achou iniquidade em ti (Ezequiel 28.15b).

    A fissura do paredão de sucesso foi a maldade, o intento maligno. E aquela formosura de criatura virou um diabo. Perdeu a luz, que era sua referência, para ser o estereótipo da maldade e tudo o que é contrário a Deus.

    Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.

    Ezequiel 28.17a

    A Bíblia diz que Ele foi tornando-se, não era, mas foi ficando orgulhoso. Elevou-se o teu coração, ou seja, a altivez foi tomando conta dos seus pensamentos. Os motivos? Sua beleza e aparência que são aspectos que destacavam Satanás dos demais seres celestiais. Sua formosura trouxe-lhe fama e isso virou sua cabeça. Ele corrompeu (estragou, deteriorou, perverteu, apodreceu, adulterou) a própria sabedoria (justo conhecimento da verdade, discernimento) por causa do seu esplendor (brilho, luminosidade intensa, fulgor, resplandecência, suntuosidade). A essência divina que nele havia foi sendo extirpada no seu interior por causa da sua vaidade. Sua aparente perfeição tornou-se mais importante que o Eu Sou (Êxodo 3.14).

    Será que já não vimos ou conhecemos alguém assim? Será que nós não estamos ficando assim? Será que já não está passando da hora de observarmos nossa conduta infame e clamar, como o salmista, que Deus vasculhe nossos corações e analise nossas intenções (Salmo 139.23)?

    Atenção! Aquele que está de pé deve ter cuidado para não cair, diz a Palavra em 1 Coríntios 10.12; é plenamente possível um ser de luz cair em trevas. Um anjo virar um demônio é mais real e concreto do que se imagina. Por isso, não perca o brilho. Humilhe-se e arrependa-se, reconheça seus maus caminhos, pois é isso que o distingue do diabo.

    SEGUNDA LIÇÃO: EM QUANTO TEMPO UM ANJO VIRA UM DEMÔNIO

    Segunda questão observada ainda na pergunta é a respeito do tempo de mudança. Quanto tempo leva essa mutação? Será que demora?

    Pois bem, o tempo de transformação de um ser iluminado para um ser que vive nas trevas fica entre o momento em que brota na alma uma soberba tal e a ação de desejar ser adorado por isso. Veja o texto:

    Tu dizias no teu coração: ‘Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo’.

    Isaías 14.13-14 (ARA)

    Era o topo mais alto o seu desejo. Queria subir obstinadamente. Queria um espaço só seu. E, nesse momento, a ambição torna-se desenfreada, torna-se sem limite; os anseios pelo pódio ultrapassam a moralidade. Nessa saga, só se tem ações como: subir, exaltar, assentar e ser. Os patamares e títulos são simplesmente: céu, estrelas, trono, monte e altas nuvens. E como se não bastassem todas essas coisas, ser semelhante ao Altíssimo era o ápice da sua carreira.

    Pensa que acabou? Ele tentou Jesus, o Filho de Deus, no deserto e planejou fazer Cristo adorá-lo (Mateus 4.8-10). A audácia cega, e o obstinado acha que ninguém pode detê-lo, nem Deus. Parece não haver limites para tamanha desmedida ambição. Afronta, desonra, e o único alvo é fazer sua própria vontade. É neste tempo que aquele que refletia a luz do Senhor, que era mensageiro do Senhor, que era anjo, passa a expelir e a exteriorizar escuridão, desejos sombrios, e é o próprio Deus quem o lança por terra. Acontece como está escrito no versículo 12 de Isaías 14: Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Ou seja, na velocidade que subiu, na arrogância, caiu abatido. Não que ninguém possa conquistar lugares altos, mas o coração deve preservar-se humilde, reconhecendo que todas as coisas provêm de Deus e são para Ele (Romanos 11.36).

    Um anjo só vai tornar-se um demônio se a sua mente for nutrida por pensamentos que garantam a si mesmo a ideia de merecimento: Realmente, eu mereço tamanha repercussão, eu sou irresistível, não há alguém como eu etc. Lúcifer convenceu-se de que merecia um lugar igual ao de Deus. Ele perdeu a noção da sua posição e de quem era. E é aí que a metamorfose acontece, de anjo para caído.

    - Somos apenas espelho de Deus

    Lúcifer era o padrão, o exemplo de perfeição, o aferidor da medida, era a referência do certo a se fazer. Porém, tudo isso era o reflexo de Deus. Ele era um espelho e o espelho não é a imagem, e sim o reflexo da imagem. O espelho propaga a imagem, reflete a imagem, mas não é o que se revela em seu reflexo. O único que era, que é e que há de vir é o Senhor Jesus, o Princípio e o Fim, o Todo-Poderoso Deus (Apocalipse 1.8)! Aleluia!

    Satanás nunca foi majestoso; ele refletia a majestade de Deus. Ele não tinha luz própria; ele refletia a glória de Deus. O que o fazia especial era o que se podia ver de Deus refletido nele. Os seres espirituais olhavam para ele; e não viam propriamente Lúcifer; quando olhavam para ele, viam o Senhor. Porém, essa invisibilidade, porque viam nele Deus e não ele mesmo, era a cura para seu egocentrismo e soberba. Pois, enquanto ele refletisse Deus, ele teria Deus. A partir do momento em que a sua identidade e a sua pretensão colocaram-se à frente de Deus, ele deixou de ser um querubim e passou a ser apenas um diabo.

    Assim como nós, embora feitos à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.26-27), não somos Deus. Quando olham para nós, as pessoas devem ver a luz do mundo (Mateus 5.14), assim como Cristo é a Luz do mundo (João 8.12). Mas uma vida de pecado, imediatamente, corta a emissão dessa luz em

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1