Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Chaplin educador: cinema, escola e psicanálise
Chaplin educador: cinema, escola e psicanálise
Chaplin educador: cinema, escola e psicanálise
Ebook103 pages1 hour

Chaplin educador: cinema, escola e psicanálise

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Chaplin Educador apresenta e discute os apelos emocionais e psíquicos da experiência com o filme O Garoto, projetado a alunos do 2º ano de uma escola pública. O objetivo é contribuir para as reflexões sobre a presença da arte, especialmente o cinema, em sala de aula, visto como instrumento humanizador e/ou terapêutico, de natureza estética, capaz de mobilizar na criança sua capacidade narrativa e a expressão de aspectos projetivos. Buscou-se, ainda, destacar a importância do papel do educador, que deve conhecer melhor o cinema, sua história, sua linguagem, seus movimentos e suas críticas para melhor utilizá-lo como fonte de conhecimento e objeto de arte, seduzindo seus alunos para uma experiência capaz de informar, formar e emocionar.
LanguagePortuguês
Release dateJan 1, 2016
ISBN9788547302443
Chaplin educador: cinema, escola e psicanálise

Related to Chaplin educador

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for Chaplin educador

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Chaplin educador - Mariana Pereira dos Reis

    Editora Appris Ltda.

    1ª Edição – Copyright© 2016 dos autores

    Direitos de Edição Reservados à Editora Appris Ltda.

    Nenhuma parte desta obra poderá ser utilizada indevidamente, sem estar de acordo com a Lei nº 9.610/98.

    Se incorreções forem encontradas, serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores.

    Foi feito o Depósito Legal na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com as Leis nºs 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010.

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E TRANSDISCIPLINARIEDADE

    Dedico este trabalho a meu amado filho, João Pedro, por me inspirar e por me ajudar a querer ser uma pessoa cada vez melhor.

    AGRADECIMENTOS

    Agradeço à minha família, especialmente meus pais, Nelson e Mariinha, companheiros e cúmplices em todos os meus projetos;

    À minha orientadora, Leda, que com sua sabedoria e doçura soube me conduzir, com leveza, na realização deste trabalho;

    À minha analista, Regina, por todo incentivo e por me ajudar a me revelar quem eu sou.

    APRESENTAÇÃO

    O meu desejo em escrever esta obra atrela-se à minha experiência profissional, especialmente como professora alfabetizadora da rede paulista de ensino, e à vontade de compartilhar. Durante quase dez anos nessa função, experimentei vários momentos ligados ao cinema com meus alunos e percebi que a abordagem educacional poderia ir além do trabalho com conteúdos formais a partir de um uso instrumental do cinema. A abordagem que proponho aqui é a utilização do cinema/arte como protagonista na escola, disparador de aprendizagens múltiplas, visão esta que acredito contribuir para uma educação integral de qualidade, capaz de incluir aprendizagens existenciais e humanizadoras que ajudarão a criança ou o jovem a viver melhor consigo mesmo, com os outros e como o mundo que o cerca.

    Este livro é quase inteiramente a dissertação de mestrado que apresentei ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO, em Osasco-SP, no ano de 2014, intitulada O garoto, de Charlie Chaplin: desvendando o apelo de uma obra de arte em sala de aula. Foram acrescentadas algumas fotos referentes ao filme com o intuito de facilitar a leitura e permitir o mergulho do leitor no universo do filme, além de pequenas contribuições ao texto, que buscaram tornar a leitura a mais proveitosa possível.

    Foram importantes os incentivos que recebi por parte da minha orientadora, Profª Drª Leda Maria Codeço Barone a quem muito admiro e sou grata, bem como das queridas professoras, Drª Mitsuko Aparecida Makino Antunes e Drª Marisa Irene Siqueira Castanho, ambas presentes nessa minha caminhada. Também recebi apoio de muitos profissionais e colegas das áreas de Educação, Psicologia e Psicopedagogia, que viram em meu trabalho uma contribuição significativa para as respectivas áreas. Este trabalho pode também interessar a outros profissionais de áreas afins, como arte-educadores e psicanalistas.

    Enfim, espero que a experiência aqui descrita possa inspirar outros profissionais que, como eu, se preocupam com a escola e o aluno e todas as possibilidades que surgem dessa relação.

    A autora

    São Paulo, 21 de outubro de 2015

    PREFÁCIO

    O livro de Mariana relata sua pesquisa realizada com crianças de uma classe de segundo ano de uma escola pública em São

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1