Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Como garantir uma aposentadoria tranquila
Como garantir uma aposentadoria tranquila
Como garantir uma aposentadoria tranquila
Ebook60 pages38 minutes

Como garantir uma aposentadoria tranquila

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A Coleção Dinheiro sem Segredo foi especialmente desenvolvida para ajudar as pessoas a conquistar a tão sonhada independência fi nanceira, por meio da Metodologia DSOP.

São 12 fascículos em que o professor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos oferece todas as orientações necessárias e apresenta uma série de conhecimentos de fácil aplicação, para que os leitores possam adotar em suas vidas a fim de equilibrar as fi nanças pessoais. Questões como a caminhada para sair das dívidas, a realização de sonhos materiais como a compra da casa própria e a melhor
forma de preparar uma aposentadoria tranquila são abordadas numa leitura fácil, saborosa e reflexiva.

Os fascículos trazem ainda dicas de como lidar com empréstimos, cheques especiais, cartões de crédito e financiamentos em geral. As dicas e ensinamentos que constam nos fascículos são embasados pela Metodologia DSOP, um método de ensino desenvolvido pelo autor que consiste em diagnosticar gastos, priorizar sonhos, planejar o orçamento e poupar rendimentos.
LanguagePortuguês
PublisherEditora DSOP
Release dateDec 1, 2013
ISBN9788582761908
Como garantir uma aposentadoria tranquila

Read more from Reinaldo Domingos

Related to Como garantir uma aposentadoria tranquila

Titles in the series (12)

View More

Related ebooks

Personal Finance For You

View More

Related articles

Reviews for Como garantir uma aposentadoria tranquila

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Como garantir uma aposentadoria tranquila - Reinaldo Domingos

    rendimentos.

    E se você viver até os 100 anos?

    Você sabia que nos últimos cinquenta anos a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de 25 anos? Isso significa que, em meio século, a idade média das pessoas passou de 48 para 74 anos. Consequentemente, a participação da população idosa, ou seja, com mais de 65 anos, no total da população saltou de 2,7% para 7,4%.

    Não tenho dúvidas de que essa evolução é uma boa notícia. Afinal, quem não deseja ter uma vida longa, principalmente se for com saúde? O problema está em harmonizar esse cenário com a nossa cultura de total descaso com o amanhã.

    Sim, porque a maioria das pessoas está acostumada a pensar apenas no momento presente. O que vemos hoje ao nosso redor são homens e mulheres tomados por um sentimento imediatista, ávidos por viver intensamente o dia de hoje e aproveitar o que estão vivendo agora. E justamente por isso não querem e não conseguem se programar para viver um futuro com qualidade e estabilidade financeira.

    Além disso, agrava mais ainda a situação o fato de que, para muitos, consumir é um dos maiores prazeres, que deve ser feito com intensidade, como se não houvesse amanhã. O raciocínio dessas pessoas é de que tudo deve ser aproveitado hoje. Afinal, segundo elas, não sabemos quanto tempo de vida teremos. E se não estivermos aqui amanhã? O negócio é satisfazer os desejos imediatamente, elas pensam.

    Mas, como terapeuta e educador financeiro, é meu dever alertá-lo para a seguinte questão: e se ocorrer o contrário? E se essas pessoas – você entre elas – estiverem destinadas a viver até os 100 anos?

    Mesmo que hoje a sua situação seja confortável, você já parou para pensar se terá condições de manter o atual padrão até o final da sua existência? Se já pensou nisso e a resposta foi sim, parabéns. Você faz parte de um pequeno grupo capaz de se estruturar e conservar a saúde financeira no futuro.

    Mas se sua resposta foi não, ou seja, não teria como manter a mesma vida que leva hoje, você é uma entre muitas pessoas que precisam rever o próprio comportamento para encontrar formas de poupar parte dos seus ganhos atuais para garantir um futuro tranquilo e enfrentar possíveis imprevistos.

    A situação é séria! Segundo pesquisas sobre esse tema, 46% dos aposentados dependem de parentes para se sustentar, enquanto 28% dependem de caridade, 25% são obrigados a continuar trabalhando para sobreviver e apenas 1% é financeiramente

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1