Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Como falar sobre dinheiro com seus filhos
Como falar sobre dinheiro com seus filhos
Como falar sobre dinheiro com seus filhos
Ebook59 pages23 minutes

Como falar sobre dinheiro com seus filhos

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A Coleção Dinheiro sem Segredo foi especialmente desenvolvida para ajudar as pessoas a conquistar a tão sonhada independência fi nanceira, por meio da Metodologia DSOP.

São 12 fascículos em que o professor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos oferece todas as orientações necessárias e apresenta uma série de conhecimentos de fácil aplicação, para que os leitores possam adotar em suas vidas a fim de equilibrar as fi nanças pessoais. Questões como a caminhada para sair das dívidas, a realização de sonhos materiais como a compra da casa própria e a melhor
forma de preparar uma aposentadoria tranquila são abordadas numa leitura fácil, saborosa e reflexiva.

Os fascículos trazem ainda dicas de como lidar com empréstimos, cheques especiais, cartões de crédito e financiamentos em geral. As dicas e ensinamentos que constam nos fascículos são embasados pela Metodologia DSOP, um método de ensino desenvolvido pelo autor que consiste em diagnosticar gastos, priorizar sonhos, planejar o orçamento e poupar rendimentos.
LanguagePortuguês
PublisherEditora DSOP
Release dateDec 1, 2013
ISBN9788582761915
Como falar sobre dinheiro com seus filhos

Read more from Reinaldo Domingos

Related to Como falar sobre dinheiro com seus filhos

Titles in the series (12)

View More

Related ebooks

Personal Finance For You

View More

Related articles

Reviews for Como falar sobre dinheiro com seus filhos

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Como falar sobre dinheiro com seus filhos - Reinaldo Domingos

    rendimentos.

    Educação financeira na infância

    Partindo da premissa de que a educação financeira deve começar na infância – sendo estimulada em casa e, posteriormente, em sala de aula, ou seja, nas escolas –, é fundamental que os adultos sejam orientados sobre como repassá-la aos pequenos.

    Levando em consideração que a nossa geração não teve essa chance, é natural que agora que somos adultos não saibamos ao certo como falar sobre dinheiro com as nossas crianças. Aliás, esse é um assunto que muitos adultos omitem das crianças por acreditar que elas não irão compreender e acabam não considerando a educação financeira como parte da educação de seus filhos.

    Quanto mais cedo elas tiverem contato com o universo do dinheiro, mais chances terão de alcançar a prosperidade. A partir dos três anos de idade, a criança já tem condições de assimilar algumas lições básicas sobre quantidade e sobre os elementos que fazem parte do mundo do dinheiro em primeira instância: moedas, cofrinhos, carteira de dinheiro, entre outros.

    Mesmo que para ela as moedas não tenham ainda o seu real significado, é possível estimulá-la com alguns exercícios que ficarão em seu inconsciente para sempre. O mais básico e comum deles é acertar o encaixe da moeda em um cofrinho. E ensinar que moeda é dinheiro e que nunca deve ser colocada na boca.

    Ao repetir o gesto diversas vezes, você está registrando na cabeça da criança que ela deve guardar a moeda, esconder, proteger, acumular. Ela não saberá, de pronto, por que está guardando aquilo, mas incorporará que deve fazer isso sempre. E, com certeza, terá essa tendência natural ao ingressar na juventude e na fase adulta.

    No decorrer deste livro, vou sugerir essa e outras práticas a serem desenvolvidas com as crianças. Se as atividades aqui propostas forem apresentadas de uma maneira leve e divertida, tenho certeza de que os ensinamentos sobre educação financeira serão muito mais eficazes.

    Portanto, se você convive com crianças acima de três anos de idade, comece a conversar com elas sobre dinheiro, utilizando os conceitos e ideias que ensinarei nas próximas páginas deste livro.

    Não esqueça que para introduzir esse tema na vida dos pequenos, como veremos mais adiante, será essencial falar também sobre sonhos. Afinal, é na infância que começa o hábito de sonhar, muitas vezes abandonado na adolescência e na fase adulta. Quem não se lembra de sonhos de criança, como ser astronauta ou super-herói?

    O primeiro contato com o dinheiro

    Uma das primeiras atividades que podem estimular as crianças a compreender o mundo é o ato de desenhar. No início, percebemos apenas alguns rabiscos e borrões na folha, mas se você perguntar, a criança dirá detalhadamente tudo o que está desenhado

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1