Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Felicidade fechada
Felicidade fechada
Felicidade fechada
Ebook276 pages3 hours

Felicidade fechada

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

FELICIDADE FECHADA
Livro de Miruna Genoino narra, a partir dos relatos e memórias afetivas da filha, a trajetória do pai, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e militante de esquerda José Genoino, desde a condenação em 2005 à liberdade em 2014. A edição, prevista para lançamento em março de 2017, arrecadou coletivamente, pela plataforma digital Catarse, R$ 90 mil em menos de 11 dias.

"Ninguém notou. Ninguém morou na dor que era o seu mal. A dor da gente não sai no jornal": os versos do compositor e cantor Chico Buarque de Holanda, podem ser associados livremente como poesia musical do livro Felicidade Fechada de Miruna Genoino, se a leitura for considerada como um ato de escuta do outro. Com data de lançamento prevista em todo o Brasil para março de 2017, pela Editora Cosmos, o título transcende a condição de livro com teor jornalístico e factual ao expor um relato sensível e humano da filha de José Genoino, que assumiu para si a tarefa em ser a "expressão pública da família", durante o processo e a condução do julgamento de seu pai na Ação Penal 470, conhecida popularmente como "Mensalão".
A força de expressão narrativa de Felicidade Fechada encontra-se na consanguinidade existente entre a memória afetiva e a memória material concreta de uma filha que tece, recordando-se do pai na sua dimensão de força e fraqueza, coragem e fragilidade, como cidadão anônimo e político. Em suma, como "um humano, demasiadamente humano", contornando aquilo que condiciona, no sentido positivo, a ação política: os laços de fraternidade e solidariedade. Como salienta José Genoino no Posfácio da edição: "Este livro de Miruna é o contato vivo com a memória, olhando o presente e o futuro de uma maneira muito concreta". A publicação ainda conta com prefácio do vereador eleito Eduardo Suplicy, amigo da família.
LanguagePortuguês
Release dateMar 23, 2017
ISBN9788568800102
Felicidade fechada

Related to Felicidade fechada

Related ebooks

Cultural, Ethnic & Regional Biographies For You

View More

Related articles

Reviews for Felicidade fechada

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Felicidade fechada - Miruna Genoino

    2016.

    Parte I

    O começo de tudo

    Durante o processo de inquisição, julgamento injusto e condenação revoltante sobre meu pai, ouvi muitas perguntas dos amigos, familiares e conhecidos. Como ele está? foi uma das mais ouvidas, junto com Como vocês estão?, Como fazem para aguentar?, Quando isso tudo vai acabar?, entre outras. O que poucas vezes me perguntaram foi: Quando isso tudo começou?. Porque parece que todo mundo sabe quando começou, ou pelo menos sabia, e depois de quase dez anos ninguém mais se pergunta como essa história começou... Porque essa história parece que já está escrita e pronto, não há nada mais que mude isso.

    Realmente, a história já está escrita. Meu pai tinha uma trajetória brilhante, iluminada, cheia de reconhecimentos e vitórias, e de repente virou um condenado, um político sem princípios, alguém relacionado ao dinheiro e não à luta por igualdade e justiça. Mas a história que parecia escrita precisa ser recontada, revista por outra perspectiva, contada de outra forma.

    O que eu gostaria é que as pessoas que se atreverem a ler este livro, procurem encontrar a verdade e desvendar a mentira em tudo o que foi dito sobre José Genoino. Que tentem voltar no tempo e lembrar do que foi dito, e observem que o contado foi bem diferente do que realmente aconteceu. Peço isso não só para que nos ajudem em nossa luta maior – de provar a inocência do meu pai, de José Genoino –, mas para que da próxima vez que uma capa de revista tentar destruir a reputação de alguém, possamos olhar com opinião própria a partir de informação verdadeira, e não com generalização.

    Nessa história, não vou falar de dados e informações. Não vou ficar explicando que meu pai é inocente, porque os empréstimos que ele assinou foram registrados na Justiça Eleitoral e já foram pagos pelo PT e aceitos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso foi relatado e é verdade. Não vou dizer que não existiam provas que o condenassem. E vou tentar não ficar aqui soando como uma magoada, repetindo que o acontecido foi um tribunal de exceção. Existem outros textos, sites, blogs e livros (inseridos nos anexos deste livro), que podem ajudar aos que desejam compreender a inocência de José Genoino e a farsa da Ação Penal 470. Não pretendo falar de tudo, porque quero contar a verdade desde dentro, desde quem viveu cada momento, desde quem cresceu sendo criada por um pai exemplar, que se tornou um avô iluminado e que jamais roubou nada de ninguém, nem deixou de seguir os princípios de justiça e igualdade que sempre o guiaram.

    Alguns poderão dizer: o que importa se ele foi honesto, se depois se desviou no caminho? Importa muito. Porque ele nunca se desviou do caminho. Se ele lutou para sair de onde nasceu, se lutou com a própria vida para buscar a democracia e a liberdade, não foi para ganhar dinheiro. Não foi para enriquecer. Foi por algo maior, muito maior. Foi para lutar por um país melhor e mais justo. Pode parecer um chavão, porque muita gente tornou isso um chavão, mas cresci vendo meu pai tornar este suposto chavão uma questão de princípios essenciais e inegociáveis, de escolhas em que o que deve prevalecer é a luta, e não o individual.

    Como muitos sabem, meu pai nasceu no sertão de Quixeramobim, no Ceará, em um povoado conhecido como Encantado. Morava em uma casa muito pobre com seus 11 irmãos e os pais, camponeses que batalhavam com a seca e a pobreza para levar a família adiante. Meus avós, Maria Lais Nobre Guimarães e Sebastião Genuino Guimarães, continuam morando na mesma casa, mas em condições muito diferentes, com água corrente, luz, telefone. Mas na mesma casa, no mesmo sertão. Nós não vamos lá com a frequência que eu gostaria, mas nas vezes em que estive lá, lembrava de percorrer com muita atenção os 14 km que separavam a casa dos meus avós do povoado Encantado... Na última visita que fizemos, em dezembro de 2011, mostrei esses mesmos quilômetros para meus filhos pequenos: Prestem muita atenção neste caminho. Tudo isso que a gente vai fazer de carro, o vovô fazia andando, todos os dias, para ir à escola. Todos os dias. Não porque era obrigado, mas porque queria, desejava estudar.

    Eu vejo esse caminho que mostrei aos meus filhos, e que minha mãe mostrou para mim e meu irmão um dia, como um caminho que é a prova mais simples e verdadeira de quem é meu pai. Um guerreiro, forte, perseverante, que começou com 14 anos lutando para estudar, andando o que tivesse que andar, mesmo com fome, mesmo com sede, porque sabia que lá estava seu caminho para aprender, lutar, sair da condição em que estava. Naquele caminho, começou a luta de meu pai, um caminho que foi trilhado para abrir outros caminhos de igualdade e liberdade, mas nunca, jamais, de dinheiro.

    Pois bem, minha missão aqui vai ser relatar como um homem e sua família viveram um calvário que já dura dez anos, e de como tentamos manter o que ele sempre pediu: NUNCA abaixar a cabeça. NUNCA se envergonhar. SEMPRE seguir em frente. Vou contar aqui como foi esse seguir em frente, recontando passo a passo como as coisas aconteceram, e como existe, sim, um começo para tudo isso que hoje parece que está determinado.

    Quando isso tudo começou?

    É verdade que poucas vezes me fizeram a pergunta sobre quando isso tudo começou. Mas ela é importante, porque nos ajuda a entender de onde veio tudo isso, e como a família tem forças para estar ao lado dele, sempre.

    Tudo começou em um sofá, dentro de um sobrado, no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo.

    Era dezembro de 2002. O Brasil vivia um momento de euforia pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República.

    Finalmente, parecia que algo mudaria, depois de tantos anos, conseguimos colocar Lula no comando de nosso país. Dentro de nossa casa vivíamos um momento agridoce, pois meu pai tinha acabado de perder o segundo turno das eleições para o governo do Estado de São Paulo. Tinha sido uma campanha intensa, linda, na qual pela primeira vez o Partido dos Trabalhadores (PT) disputou o 2º turno derrotando justamente Paulo Maluf. Meu pai viveu cada dia daquela campanha com um amor e uma garra que, infelizmente, nunca mais voltei a ver em sua vida. Sabíamos que era difícil derrotar o PSDB, mas, mesmo assim, era penoso assimilar o que aconteceria... Meu pai agora não era mais deputado federal, depois de 20 anos, e não sabíamos que rumo ele tomaria.

    Lembro muito bem que logo depois que Genoino perdeu essa eleição, nós fomos para Ubatuba, onde uma tia, irmã de minha mãe, tem uma casa. Ficamos juntos e foram dias difíceis, em que meu pai colocou para fora suas dúvidas, seus receios, e também, claro, sua tristeza por ter visto o seu projeto ser derrotado. Era a primeira vez que perdia uma eleição, com a incerteza de tudo isso ainda era algo que se apalpava no ar... Lembro de suas caminhadas solitárias pela praia, seu jeito quieto de deitar na rede, e o jeito como eu, minha mãe e meu irmão tentávamos estar juntos, mas respeitando o que ele estava vivendo.

    E então, depois de um tempo, veio o sofá.

    Não lembro o dia exato em que aconteceu. Era noite, eu tinha acabado de chegar do trabalho e meu pai e minha mãe chamaram a mim e meu irmão e disseram que tinham algo que precisavam conversar conosco. Meu pai estava sério, mas o olho já sorria um pouco, algo de sua tristeza havia passado. Ele respirou fundo, começou com seu jeito inconfundível de falar, mexendo as mãos e nos disse: "Vou ser presidente do

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1