Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O matador de aluguel e outras figuras
O matador de aluguel e outras figuras
O matador de aluguel e outras figuras
Ebook61 pages40 minutes

O matador de aluguel e outras figuras

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Noel Rosa, Mané Garrincha, Millôr Fernandes, Graciliano Ramos, João Nogueira, o poetinha Vinicius de Moraes, Ari Barroso, Luiz Gonzaga — o Rei do Baião e outros...
Em deliciosas crônicas biográficas, Luís Pimentel, jornalista e escritor, faz homenagens a brasileiros que simbolizam a arte de viver de nosso povo, o melhor desta terra. E junta a isso retratos cheios de vigor, cenas que parecem saltar das folhas dos jornais para a literatura. O matador de aluguel e outras figuras é uma coletânea representativa do gênero literário mais popular e mais lido no Brasil.
LanguagePortuguês
Release dateNov 23, 2012
ISBN9788506007464
O matador de aluguel e outras figuras

Read more from Luís Pimentel

Related to O matador de aluguel e outras figuras

Related ebooks

Children's Short Stories For You

View More

Related articles

Reviews for O matador de aluguel e outras figuras

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O matador de aluguel e outras figuras - Luís Pimentel

    aprofundamento

    APRESENTAÇÃO: LUÍS PIMENTEL, O HUMOR E O DIA A DIA

    Luís Pimentel começou do zero, mas logo viu que o zero era a letra o e não se contentou apenas com essa vogal; aprendeu todo o alfabeto para poder decifrar a vida e escrever sobre o mundo que via e queria entender.

    Criança criativa, viu que o zero podia ser um bambolê e aprendeu a rebolar, pois tinha uma estrada difícil para seguir. Baiano do sertão, nasceu em 1953, trabalhou duro, ainda menino, em feira na cidade de Feira de Santana, fez outras virações, estudou, conheceu o teatro e, um dia, quando se tornou jornalista, o anjo de riso torto do humor apareceu em sua vida e disse: Vai, Pimentel, ser Groucho na vida.

    Foi para o Rio de Janeiro e, astronauta solto no universo humorístico, fez contato com seres especiais na revista MAD e no jornal O Pasquim – eram os anos 1970. Começou no humor, mas foi para o jornalismo das redações e, paralelamente, iniciou sua obra literária, escrevendo livros infantis.

    Como o humor fica na fronteira da poesia, ele só deu um passo para o lado para ser o excelente poeta que é. E é nessa fronteira que mora, com um pé lá e outro cá.

    Trabalhador braçal das letras, retira de sua caixa de instrumentos literários as ferramentas certas para crônicas, contos, biografias, livros infantis, frases, roteiros para humorísticos de TV e pesquisas sobre a música popular brasileira. Tem dezenas de livros publicados e coleciona prêmios nacionais, entre eles o Cruz e Souza, Prêmio Jorge de Lima e Literatura para Todos. Excelente redator, trabalhou no Jornal do Brasil, O Dia e mais n publicações; foi editor-executivo da revista Bundas, d’OPasquim21 e do caderno B do JB.

    A crônica de Luís Pimentel é um olhar sobre o dia a dia: inquiridor, crítico e perplexo, sem perder o humor e a delicadeza. Crônicas Contemporâneas é o nome desta coleção que é inaugurada pelo seu talento.

    Nani

    PREOCUPAÇÃO ALIMENTAR

    Vicentino da Cunha acorda bem cedo e se prepara para enfrentar algumas horas de atividade física no sacolejo de um trem. Mora no subúrbio de uma grande cidade e exerce a salutar profissão de lavador de automóveis, no Centro. Muito preocupado com a qualidade e quantidade de vitaminas existentes nos alimentos, carrega no bolso uma tabela básica, organizada e fornecida pela Organização Mundial da Saúde.

    Graças à tabela, Vicentino sabe exatamente o que deveria comer, como, quando e com qual acompanhamento. Sabe que antes de sair de casa, pela manhã, deveria tomar um suco de laranja ou de caju (vitamina C) e ingerir dois ovos cozidos (vitamina B9). Consultando a tabela, explica para a mulher e os filhos, assustados, que a carência absoluta dessas vitaminas provoca cansaço, dores musculares, hemorragias, anemia e inflamação da língua. Então toma um copo duplo de café simples, que provoca gastrite e irritação intestinal, e come meia bisnaga de pão idem, que não fede nem cheira, mas empanturra.

    Na hora do almoço, Vicentino encosta no balcão do boteco mais próximo e abre a tabela. Descobre que deveria traçar um bife ao ponto (vitamina B1), acompanhado de uma leve saladinha de agrião (vitamina C), combinação boa para os pulmões e o coração. Poderia perfeitamente acompanhar a brincadeira gastronômica com uma cervejinha bem gelada, pois já sabe também que o levedo de cerveja possui vitamina B2 – importantíssima

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1