Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Natureza humana
Natureza humana
Natureza humana
Ebook105 pages1 hour

Natureza humana

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

ESSE LIVRO FALA SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO E FAZ UMA REFLEXÃO GERAL SOBRE O QUE SOMOS, escrevi esse livro em dois mil e seis, ele também expressa toda a nossa cultura e por motivos pessoas superiores a nossa vontade só agora irei lançá-lo, mas o incrível é que o seu tema é muito ATUAL, infelizmente descobri que ainda o Brasil continua com os mesmos problemas, na área da saúde, transportes, moradia, educação e segurança e junto à isso descobri que nós cidadãos eleitores também temos muitas responsabilidades pôr o país se encontrar nessa situação ainda.
LanguagePortuguês
PublisherViseu
Release dateAug 1, 2018
ISBN9788554542689
Natureza humana

Related to Natureza humana

Related ebooks

Business For You

View More

Related articles

Reviews for Natureza humana

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Natureza humana - Edivan Alves

    www.editoraviseu.com.br

    Comportamento humano

    & consciência política

    Educação e respeito

    Uma atitude tão simples e tão importante, respeitar o próximo, é se conscientizar sobre o direito do outro, e um deles é, respeitar as vagas especiais, tanto para deficientes, mulheres grávidas, como para idosos, isso no mínimo é cidadania. Talvez por hoje você não está nessa classificação, e não tenha percebido a gravidade do problema, mas você esquece que amanhã poderá e se não estiver, ótimo, mas poderá ser o seu pai, sua mãe, seu irmão, até mesmo o seu filho, portanto, valorize esse sentimento de desrespeito antes que seja tarde, cobrando do próximo a sua atitude humana, e que ele deve isso a sociedade como um todo.

    Amar o próximo

    Você sabe o que significa? É um amor incondicional, sem interesse de retorno, sem olhar a condição econômica, religiosa, raça e intelectualidade, principalmente aparência, é um amor gratuito saindo do coração, é o verdadeiro amor, aquele que Jesus quis nos ensinar. infelizmente pregam muito esse amor, mas na prática não se consegue aplicar, o ser humano falha muito em relação a isso, é um amor verdadeiro onde o homem não aprendeu a lidar com a verdade ainda, a aparência é o seu maior problema, amar as pessoas que nos ama é muito fácil, a nossa família, os nossos amigos e os nossos parentes, agora amar o estranho, os menos favorecidos, os diferentes, os que não gostam da gente, só praticando e pedindo a Deus ajuda, mas se por acaso não conseguir amar o próximo, que sejas pelo menos justo.

    Não existe ninguém diferente, o que existe são as diferenças! Respeitando-as, a paz e o amor prevalecerão na humanidade.

    Existem duas naturezas, uma é a humana, a outra divina. A que vamos discutir é a humana, o homem já foi um dia extraordinariamente primitivo, hoje infelizmente se tem muito ainda disso, ou seja, melhorou, mas precisa melhorar muito mais. Toda a natureza humana é voltada para o egoísmo, descobrir as causas e não os efeitos é o primeiro passo, em seguida participar da construção positiva, é o caminho, não julgar aquele considerado perdido pela sociedade e sim estender a mão e ouvi-lo, significa um esforço humano, é um exemplo de amor ao próximo, compreender que fomos feitos imperfeitos e incapazes de chegar à perfeição. Algum motivo o criador teve para fazer isso, talvez para que nós saibamos sempre qual o nosso lugar aqui nesse planeta e que a história já mostrou que toda vez que esquecemos isso acordamos pela manhã num verdadeiro inferno, somos seres limitados com toda possibilidade de irmos longe. Isso não quer dizer que somos deuses, temos muito que aprender aqui na terra, principalmente porque não será no céu que vamos aprender, essa viagem que estamos fazendo é a nossa escola e a bagagem, nosso diploma para entrarmos no céu que você e eu acreditamos, sem ele não entraremos em lugar algum. Quantas vezes você estendeu a mão ao outro? Quantas vezes sorriu para alguém que precisava? Quantas vezes você visitou alguém que precisava de uma visita? Quantas vezes você deu um alimento para aquele que estava com fome? E o mais importante, quantas vezes você ouviu aquele que só queria ser ouvido? Precisamos ver o que tem dentro da sua mala, se ela está pesada ou leve, essa mala é que nos vai levar ao céu, não se pode levar as coisas materiais nessa mala somente as espirituais, talvez o que fizemos de bom não sei, existe o amor além do ódio o bem além do mal e existe a lei do livre arbítrio onde você escolhe o que quer ser, essa é a nossa reflexão.

    O HOMEM É UM ANIMAL RACIONAL?

    Precisamos aprender a não achar normal o que é errado, não devemos nos acostumar com isso, o nosso espírito clama por justiça e a nossa alma reclama por falta de amor, amor ao próximo. Como podemos aceitar que estupro, pedofilia, violência doméstica, briga de trânsito, corrupção, assaltos seguidos de morte (latrocínio) homofobia e outras violências sejam normais.

    Maldito o homem que acreditar no outro, será? Precisamos acreditar no próximo, mesmo que ele nos decepcione.

    Nós somos

    seres racionais

    Bullying

    É uma forma de tortura entre os adolescentes, por precisarem justamente nessa idade de informações complementares dos adultos, por não entender essa tortura é compreensível, pelo menos naquela fase de transição, por elas não serem racionais, serem levados à depressão, a um sentimento de frustração e a um pensamento de suicídio, quando no mínimo, deixa traumas para o resto da vida. É uma prática desumana, irracional e todo o conceito inverso do amor, esse ato de violência física ou psicológica, são para pessoas infinitamente desprovidas de base familiar, não se tem ideia do mal irreparável. O pior é que pode ser praticado por pessoas ou grupo de pessoas repetidamente, a maior parte da responsabilidade é da família em seguida a escola, junto com a sociedade.

    O homem é um animal racional?

    O objetivo não é ensinar nem tão pouco colocar medo nas pessoas com coisas negativas, e sim fazer uma reflexão a respeito de tudo e de todos, e nos perguntar por que o mundo está assim com tanta violência, alienação, desprezo à vida, falta de amor, inveja, ódio e tantas coisas a mais para destruir a felicidade. Quando evoluímos tanto na medicina, história, antropologia e na tecnologia, por outro lado existem muitas pessoas lutando para construir um mundo melhor, dando até a própria vida para que isso aconteça, é o bem vencendo o mal.

    A natureza do homem permite

    que ele seja racional?

    A desobediência

    A desobediência é que nos levou ao caos. A desobediência a Deus, à natureza, à família, aos professores, aos mais velhos, enfim a toda a sociedade. Começou com Adão e Eva simbolicamente e a partir daí o homem almeja o poder, não para servir como ele foi criado inicialmente, e sim pelo egoísmo e a ganância. O gosto do poder contamina desde uma pessoa até uma nação, ele escraviza, mata e até mesmo destrói um país, ou por que não dizer o mundo. Veja os problemas dos refugiados, eles são nossos também, nada mais é do que egoísmo, a ganância e a sede do poder, a falta de amor ao próximo e a Deus.

    Isso é racional?

    As nossas atitudes nos levam a repensar que, mesmo depois de tanta evolução o homem ainda traz consigo o instinto da sobrevivência egoísta, esta sendo mais forte do que qualquer outra coisa. Não que seja responsável pelo fato do egoísmo sobreviver, porque isso é instinto, mas com certeza contribuiu muito. Há mais de oito mil anos segundo a bíblia e há mais de dois milhões de anos segundo a ciência (havendo controvérsias) seria a existência

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1