Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O feminismo presente em casa de bonecas: A imagem da mulher no século XIX
O feminismo presente em casa de bonecas: A imagem da mulher no século XIX
O feminismo presente em casa de bonecas: A imagem da mulher no século XIX
Ebook50 pages33 minutes

O feminismo presente em casa de bonecas: A imagem da mulher no século XIX

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Casa de Bonecas é um drama de Henrik Ibsen, que retrata os convencionalismos sócias e a hipocrisia presente no final do século XIX, ou seja, a sociedade naquela época era completamente machista. A personagem principal da obra é Nora Helmer, o que naquele período foi um choque, pois mulheres não podiam ser protagonistas de peças de teatro.

O enredo da peça gira em torno do segredo que Nora acha que deve esconder de seu marido: "[...] Ele é tão rigoroso nesse ponto! E depois, eu feriria seu amor-próprio de homem! Que humilhação saber que me devia alguma coisa! Isso teria modificado toda a nossa relação, e o nosso adorável lar nunca mais seria o mesmo." (IBSEN, p. 22-23, 2007). Ela pega emprestado o dinheiro de um advogado – Krogstad – para fazer uma viagem à Itália, cuja mesma "salvaria" a vida de Helmer e iria restabelecer a sua saúde, pois ele estava doente. Krogstad usa esse empréstimo para chantageá-la para que não fosse demitido do banco onde trabalha e que é presidido pelo marido de Nora. Contudo, o advogado diz a Helmer que Nora fez um empréstimo sem pedir a sua permissão, e que ela também falsificou a assinatura de seu falecido pai. Krogstad ameaça levar esse ocorrido a público, o que pode "acabar" com a reputação de Helmer.

Temos a história inteira se passando dentro da casa dos protagonistas, a mulher Nora e o marido Torvald. No livro, vemos um comportamento machista – considerando os dias atuais – da mulher em relação ao marido e sendo tratado de maneira muito natural; a velha história: mulher submissa que fica presa dentro de casa educando os filhos e o marido autoritário sustentando a família e educando a mulher.

A situação das mulheres no século XIX era de pura submissão. A educação delas era voltada para fins domésticos, o que as deixava completamente dependentes de seus maridos. Porém, Nora era totalmente diferente dos estereótipos das mulheres daquela época – ela precisou trabalhar para conseguir pagar o empréstimo ao advogado –, conseguiu provar que as mulheres são capazes de cuidar da casa, trabalhar, cuidar dos filhos e do marido.

Seria Nora considerada uma feminista? Seria Henrik Ibsen considerado um feminista?
LanguagePortuguês
PublisherViseu
Release dateDec 1, 2018
ISBN9788554548032
O feminismo presente em casa de bonecas: A imagem da mulher no século XIX

Related to O feminismo presente em casa de bonecas

Related ebooks

Social Science For You

View More

Related articles

Reviews for O feminismo presente em casa de bonecas

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O feminismo presente em casa de bonecas - Ana Américo

    Copyright © Viseu

    Copyright © Ana Américo

    Todos os direitos reservados.

    Proibida a reprodução total ou parcial desta obra, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por meio de processos xerográficos, incluindo ainda o uso da internet, sem a permissão expressa da Editora Viseu, na pessoa de seu editor (Lei nº 9.610, de 19.2.98).

    editor: Thiago Domingues

    revisão: Marcos Cortinovis Carvalho

    projeto gráfico e diagramação: Rodrigo Rodrigues

    capa: Tiago Shima

    e-ISBN 978-85-5454-803-2

    Todos os direitos reservados, no Brasil, por

    Editora Viseu Ltda.

    falecom@eviseu.com

    www.eviseu.com

    Artigo apresentado ao curso de Letras-Inglês da Universidade Católica do Salvador, como requisito parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II.

    Orientadora: Profa. Dra. Liliane Vasconcelos

    AGRADECIMENTO

    Agradeço primeiramente a minha querida professora e orientadora Liliane Vasconcelos, sua orientação foi maravilhosa e muito esclarecedora para o trabalho. Agradeço também ao meu lindo professor Cláudio Ribeiro, que sempre esteve disposto a me ajudar em tudo.

    Agradeço a minha família, especialmente aos meus pais Solamy e João, por todo carinho e paciência que tiveram comigo. Aos meus amigos, que também são futuros formandos, lindos e maravilhosos, por todo apoio. Ao meu namorado Danilo Maia, por todo apoio e suporte durante essa caminhada.

    O FEMINISMO PRESENTE EM CASA DE BONECAS:

    A IMAGEM DA MULHER NO SÉCULO XIX

    Ana Américo¹*

    Liliane Vasconcelos²**

    RESUMO

    Casa de Bonecas é um drama de Henrik Ibsen. O objetivo da pesquisa foi analisar o feminismo presente no século XIX, a partir da obra citada. Por meio de uma metodologia bibliográfica, o artigo evidenciou que a imagem de mulher que havia na época era de pura, frágil, simples, oprimida, falível, fútil, insaciável, um estímulo para os sentidos carnais e portadora da tentação e do pecado, ou seja, um alguém que poderia ser controlada facilmente e usada de qualquer forma. O presente trabalho permitiu concluir que Ibsen não via humanidade na ideia de alguém ser destinado à submissão, devido ao fato de nascer mulher. Apesar de ele não se considerar feminista, quis mostrar, com sua obra, uma visão contraria ao ideal da época. Ser mulher não está relacionado apenas para fins domésticos e ser devota à família; ser mulher não é questão de ser pequena e frágil boneca. Ser mulher é muito mais.

    Palavras-Chave: Henrik Ibsen. Casa de Bonecas. Século XIX. Feminismo.

    ABSTRACT

    A Doll’s House is a drama by Henrik Ibsen. The objective of the research was to analyze the feminism present in the nineteenth century from the cited work. Through a bibliographical methodology, the article showed the image of a woman who was then pure, fragile, simple, oppressed, fallible, futile, insatiable, a stimulus to

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1