Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O viver e o aprender do obeso bariátrico
O viver e o aprender do obeso bariátrico
O viver e o aprender do obeso bariátrico
Ebook159 pages1 hour

O viver e o aprender do obeso bariátrico

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A obra direciona um olhar atento para as especificidades do manejo do paciente bariátrico, englobando aspectos multidimensionais. Percebe-se a importância das abordagens andragógicas a partir da ênfase acerca da participação do paciente como protagonista no processo de reestabelecimento e manutenção da sua saúde. O texto é claro, objetivo e rico em informações relevantes com abordagem de profissionais da equipe interdisciplinar, familiares e pacientes bariátricos, além de extremamente útil para aqueles que desejarem conhecer melhor as peculiaridades relacionadas ao tratamento de obesos por meio cirúrgico.
LanguagePortuguês
Release dateJan 13, 2017
ISBN9788546204618
O viver e o aprender do obeso bariátrico

Related to O viver e o aprender do obeso bariátrico

Related ebooks

Medical For You

View More

Related articles

Reviews for O viver e o aprender do obeso bariátrico

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O viver e o aprender do obeso bariátrico - Geruza Baima de Oliveira Rodrigues

    Copyright © 2016 by Paco Editorial

    Direitos desta edição reservados à Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação, etc., sem a permissão da editora e/ou autor.

    Revisão: Nara Dias

    Capa: Márcio Santana

    Diagramação: Márcio Santana

    Edição em Versão Impressa: 2016

    Edição em Versão Digital: 2016

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

    Conselho Editorial

    Profa. Dra. Andrea Domingues (UNIVAS/MG) (Lattes)

    Prof. Dr. Antonio Cesar Galhardi (FATEC-SP) (Lattes)

    Profa. Dra. Benedita Cássia Sant’anna (UNESP/ASSIS/SP) (Lattes)

    Prof. Dr. Carlos Bauer (UNINOVE/SP) (Lattes)

    Profa. Dra. Cristianne Famer Rocha (UFRGS/RS) (Lattes)

    Prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa (FURG/RS) (Lattes)

    Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes (UNISO/SP) (Lattes)

    Profa. Dra. Milena Fernandes Oliveira (UNICAMP/SP) (Lattes)

    Prof. Dr. Ricardo André Ferreira Martins (UNICENTRO-PR) (Lattes)

    Prof. Dr. Romualdo Dias (UNESP/RIO CLARO/SP) (Lattes)

    Profa. Dra. Thelma Lessa (UFSCAR/SP) (Lattes)

    Prof. Dr. Victor Hugo Veppo Burgardt (UNIPAMPA/RS) (Lattes)

    Prof. Dr. Eraldo Leme Batista (UNIOESTE-PR) (Lattes)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani (UNIMEP-Piracicaba-SP) (Lattes)

    Paco Editorial

    Av. Carlos Salles Block, 658

    Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar, Sala 21

    Anhangabaú - Jundiaí-SP - 13208-100

    Telefones: 55 11 4521.6315 | 2449-0740 (fax) | 3446-6516

    atendimento@editorialpaco.com.br

    www.pacoeditorial.com.br

    Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo.

    (Paulo Freire)

    SUMÁRIO

    Folha de Rosto

    Epígrafe

    Apresentação

    Prefácio

    Introdução

    Capítulo 1. Obesidade

    1. Influência dos elementos socioeconômicos e sociodemográficos como fatores de risco para a obesidade

    Capítulo 2. Cirurgia bariátrica

    1. Evolução científica dos tipos de cirurgia

    2. Critérios para realização do procedimento e riscos associados

    Capítulo 3. Ensino na saúde e práticas educativas relacionadas ao tratamento da obesidade

    1. Andragogia e Modo de Aprendizagem do Obeso em Situação de Emagrecimento

    Capítulo 4. Um estudo científico

    1. Natureza

    2. Campo empírico

    3. Características da Amostra

    3.1 Variáveis

    3.2 Categorias

    4. Participantes

    5. Técnicas e instrumentos de coleta de dados

    6. Análise dos dados

    7. Aspectos éticos

    Capítulo 5. Resultados e discussão

    1. Entendimento da rotina do serviço

    1.1 Reuniões

    1.2 Teste de entendimento destinado aos pacientes candidatos à cirurgia da obesidade mórbida

    2. Observação da realidade empírica

    2.1 Espaço físico

    2.2 Participantes da pesquisa – caracterização dos representantes profissionais

    2.3 Atividades realizadas

    2.4 Comportamento do observador/pesquisador

    3. Compreensão das práticas de ensino na saúde a partir da perspectiva da equipe interdisciplinar no contexto do tratamento da obesidade por cirurgia bariátrica

    4. Participação dos acompanhantes dos pacientes no processo de aprendizagem em relação ao emagrecimento dos obesos submetidos à gastroplastia

    5. Inserção do obeso em tratamento bariátrico no processo de ensino na saúde

    5.1 Perfil populacional dos pacientes

    5.2 Percepções dos pacientes acerca das estratégias educativas aplicadas pela equipe interdisciplinar para a perda de peso ponderal – uma análise das variáveis comportamentais relacionadas ao ensino na saúde

    5.3 Análise de Escala de Apetite como instrumento de percepção das estratégias de ensino na saúde

    Considerações finais

    Referências

    Página Final

    APRESENTAÇÃO

    A presente obra é fruto de uma dissertação de Mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Foi construída a partir de uma abordagem qualiquantitativa de análise acerca do processo de aprendizagem de obesos que se submeteram a tratamento de obesidade por método cirúrgico, partindo da análise das ações de ensino na saúde fomentadas por equipe interdisciplinar, as quais contemplaram as prerrogativas da aprendizagem significativa sob os princípios andragógicos.

    Acreditamos que a cirurgia bariátrica depende fundamentalmente da intervenção nas questões relacionadas à educação em saúde e às mudanças dos hábitos de vida do obeso em tratamento, por parte de uma equipe interdisciplinar, especializada nos aspectos da obesidade e do emagrecimento, como medida profilática e terapêutica.

    Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos no processo de avanço do conhecimento científico necessário para a dinâmica da ciência. Esperamos que este material seja útil no estudo da obesidade e do emagrecimento como consequência da cirurgia bariátrica.

    Boa leitura!

    Os Autores.

    PREFÁCIO

    Há um aforismo que sugere sobre as dissertações de mestrado e teses de doutorado: as boas pesquisas, descobertas e produtos, que tem aplicação clínica imediata, devem virar livro, para divulgar, aplicar e replicar mais rapidamente o seu conteúdo. Neste perfil se enquadra perfeitamente o trabalho da Mestre Geruza Baima de Oliveira Rodrigues: O Viver e o Aprender do Obeso Bariátrico.

    A obesidade mórbida, segundo sentencia a Organização Mundial de Saúde, é a síndrome do milênio, e uma preocupação de saúde pública dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Por si só, o excesso de peso limita o desempenho de atividades físicas, laborativas e a produtividade das pessoas, e se tiver baixa estima e doenças associadas à obesidade, em especial a síndrome metabólica (hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito tipo II, hepatomegalia com esteatose, dislipidemias, síndrome do ovário policístico, infertilidade), compromete a qualidade de vida e o tempo médio de vida.

    A operação impõe uma mudança de estilo de vida, uma ruptura com o passado obeso, em especial com os fatores que contribuíram para levar à obesidade e à compressão de que a eliminação de peso é mais rápida que as mudanças psicológicas, comportamentais e sociais. Determina um ensinamento-aprendizado contínuo, baseado nos conceitos andragógicos. Solicita da família participação, compreensão, envolvimento e corresponsabilidade nas mudanças propostas. Tudo em busca da manutenção do peso sob um estilo de vida saudável, dentro dos conceitos básicos de nutrição balanceada na quantidade e qualidade dos alimentos, na mastigação correta e fisiológica dos nutrientes, na prática sistemática de exercícios físicos, para ter um condicionamento cardiorrespiratório e osteoarticular adequados. Por fim, melhorar, tratar, curar e controlar as doenças associadas, em busca contínua da qualidade e ampliação do tempo de vida, além de evitar o reganho de peso, o grande vilão deste tratamento.

    O Núcleo do Obeso do Ceará é um centro médico de referência de atenção ao tratamento clínico-cirúrgico da obesidade do Norte e Nordeste, em todas as etapas, do pré ao pós-operatório imediato, tanto de médio como de longo prazo. Já realizou mais de 4.000 procedimentos cirúrgicos, com predominância do Bypass Gástrico e da Gastrectomia Vertical (Sleeve Gastrectomy), utilizando a via laparoscópica como acesso preferencial e se iniciando no acesso robótico. Tem como fatores preditivos de sucesso o número de operações realizadas, os resultados clínico-cirúrgicos, índice de morbimortalidade, perfil da equipe interdisciplinar, acessibilidade, núcleo de ensino e pesquisa, fluxograma de atendimento e acompanhamento assemelhado ao dos serviços de excelência de grandes centros nacionais e internacionais. Tem como missão o ensino, a educação continuada e a pesquisa, e como resultado a participação de capítulos de livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado, papers para revistas médicas e de saúde Qualis-A, monitoramento e treinamento de equipes para implantação de serviços, preceptoria de residências de cirurgia geral e digestiva.

    De fonte fértil de pesquisa e estudo, o Serviço passou a ser estudado, no conteúdo e na forma, com uma visão e uma fotografia externa diferente, diferenciada e original. A pesquisadora dissecou a anatomia e estudou a fisiologia do Núcleo do Obeso do Ceará, conseguindo encontrar fundamentos técnicos e científicos até então latentes e despertou a percepção da importância do ensinamento, do aprendizado e absorção dos conceitos do tratamento, para melhorar o desempenho do atendimento e resposta adequada do paciente ao tratamento cirúrgico da obesidade. 

    A pesquisa avaliou o perfil do serviço, da sua equipe interdisciplinar, o modelo de preparo do paciente, a forma de ensinar, a resposta do paciente e da família ao ensinamento e a sua aprendizagem, tendo como objetivo final, entender se este executou de forma adequada os conceitos, em busca de se beneficiar de forma global e integral a proposta da operação redutora do estômago, com a eliminação do excesso de peso e a sua manutenção sustentada.

    Observou que o tratamento não é a operação por si só, mas a mudança integral do estilo de vida, físico, nutricional, psicológico e social do paciente. Compreendeu como foram aplicados os conceitos da andragogia, e se a forma de ensino adotada pelos profissionais da equipe interdisciplinar obteve a resposta adequada na mudança, e ainda apontou onde poderá avançar, inovar, para melhorar os

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1