Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza
O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza
O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza
Ebook87 pages1 hour

O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

A Natureza, aqui referida ao complexo fito/zoo-ecológico (plantas, animais, solo, água), é sábia. Há a harmonia em todos os seus componentes, que se constituem de elos de uma cadeia holística, cada qual com sua missão definida e responsabilidade comprometida.
São muitos ensinamentos a nos orientar, mas que, ou não captamos as suas mensagens, ou negligenciamos o saber que ela nos passa, pondo em risco a nossa própria sobrevivência.
Por mais de 50 anos, o autor desenvolveu estudos de solos interagidos com o meio ambiente, possibilitando-o entender um pouco o comportamento de algumas espécies florestais, o desenvolvimento de plantas cultivadas, o trabalho incessante dos insetos polinizadores, a função no contexto ecológico de pequenos animais e microrganismos e a importância da água no equilíbrio hidrológico dos sistemas ecológicos.
Toda essa visão abrangente, levou-o a raciocinar em termos holísticos e a comparar a Natureza com a maneira de viver a raça humana, eivada de concorrência, egocentrismo e luta pelo poder, em desacordo com suas leis e ciclos biológicos.
Ademais, os temas enfocados tem o objetivo de fornecer subsídios aos leitores, na expectativa de faze-los reflexionar, despertando uma consciência conservacionista, bem como outra concepção comportamental de uma nova vida salutar daqui para frente.
LanguagePortuguês
PublisherViseu
Release dateDec 1, 2018
ISBN9788554548612
O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza

Related to O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza

Related ebooks

Social Science For You

View More

Related articles

Reviews for O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O homem, único "bicho" contraversor das leis da natureza - Luiz Ferreira da Silva

    natureza

    Dedicatória

    Á geração dos bisnetos – Cecília, Thiago e maria Beatriz (Anunciada para dezembro/18) – que se inicia em um mundo bem diferente do nosso (Meu e da minha esposa, airma), como orientação na luta pelo seu espaço, mas de modo compartilhado e regido pelo respeito aos seus semelhantes, inspirado nos ensinamentos da natureza.

    Agradeço a honrosa oportunidade de enriquecer o meu curriculum vitae, fazendo esta apresentação do livro de autoria do estimado ex-colega de CEPLAC e amigo cientista e escritor Luiz Ferreira da Silva.

    A humanidade se apoderou do planeta Terra, como dona de todos os seus bens e recursos numa corrida desenfreada buscando açambarcar, consumir e acumular tudo que houvesse de riqueza. Esquecendo de que era apenas uma herança para ser administrada, preservada e compartilhada entre todos os seus habitantes. Como acontece com a maioria das heranças, prevalece a ganância, a discórdia e a luta feroz entre os herdeiros em busca de se apropriarem de todos os bens.

    O número de herdeiros inicialmente era relativamente pequeno para o patrimônio existente, no entanto, a velocidade do crescimento populacional e a inelasticidade dos bens disponíveis, vem acirrando cada vez mais as lutas entre os homens e a destruição da Natureza.

    O objetivo de Luiz Ferreira, neste seu livro, é promover uma alerta, aos supostos herdeiros da Terra, para uma mudança de atitude no seu dia a dia, valorizando e aprendendo com a Natureza, que momentaneamente lhes pertence, mas que é uma herança de sucessivas gerações - pais, filhos, netos e descendentes.

    Luiz Ferreira, de forma compacta no uso dos conhecimentos, cutuca a memória dos idosos e estimula a curiosidade dos mais jovens, evidenciando as belas lições que nos são dadas pelas plantas, pelos animais, pelos microrganismos e por toda a natureza, em favor da preservação dos seres vivos e dos ambientes naturais, com ênfase na importância e no valor da vida.

    Este é um livro preparado para servir de consulta permanente e de revisão da conduta de cada um dos seus leitores e do seu modus vivendis, em benefício próprio e de toda a sociedade humana.

    Obrigado Luiz, pelos ensinamentos, pela criatividade e pela dedicação ao bem-estar de todos nós.

    Ilhéus, BA, 15 de junho de 2018

    Altenides Caldeira Moreau

    Engenheiro Agrônomo, MS. Educação.

    Aposentado da CEPLAC e da UESC.

    Por que e para quem escrevi esse livro?

    Por mais de 50 anos, desenvolvi estudos de solos interagidos com o meio ambiente – Edafologia – possibilitando-me entender um pouco o comportamento de algumas espécies florestais, o desenvolvimento de plantas cultivadas, o trabalho incessante dos insetos polinizadores, a função no contexto ecológico de pequenos animais e microrganismos (bio-fábrica) e a importância da água no equilíbrio hidrológico dos sistemas ecológicos.

    Apesar de inicialmente pesquisador em solos, passei a ampliar o ângulo de visão, colocando-o no epicentro de um sistema maior, de modo a entender a sua gênese e respectivos fatores sinérgicos – a planta, a água, o relevo, a geologia, ademais de suas propriedades moldadas pela reciclagem dos compostos orgânicos.

    Toda essa concepção, levou-me a raciocinar em termos holísticos e a comparar os ensinamentos da Natureza ao modus vivendi da raça humana, na expectativa de melhorar este nosso vade-mécum, eivado de concorrência, egocentrismo e luta pelo poder.

    Sempre nos referimos aos animais como seres irracionais, quando cada vez mais o homem comete desatinos que deixam dúvidas sobre a sua racionalidade, enquanto aqueles, contrariamente, dão exemplos de ações salutares.

    Chamo a atenção que ninguém é alguém sozinho, sobretudo no trabalho, carecendo de outras mãos complementares. Os grandes avanços da ciência, por exemplo, foram em função de projetos integrados em diversas áreas do conhecimento. A Natureza com simplicidade nos ensina isso.

    E, finalmente, com essa obra espero despertar uma consciência ambiental, não nos aspectos de deslumbramentos festivos, mas do verdadeiro papel das florestas, dos animais, da água, do solo, dos microrganismos e demais componentes do ecossistema fitogeográfico em proveito do bicho-homem.

    Luiz Ferreira da Silva

    Maceió, 22 de julho de 2018

    Capítulo I

    O ECOSSISTEMA FITOECOLÓGICO

    Para dar uma ideia aos leitores, imaginemos uma floresta desenvolvida na costa atlântica brasileira – A Mata Atlântica – rica em espécies vegetais endêmicas, como a piaçava, e belos saguins, como o mico leão dourado.

    Este ecossistema que, pela sua exuberância florestal e diversos extratos fisionômicos e biodiversidade, atua como repositório de matéria orgânica para o solo e como carreadora de nutrientes das capas inferiores para as superiores, sendo importante na formação dos solos, através das ações mecânicas e químicas

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1