Start Reading

O Arco da Literatura: Das Teorias às Leituras

Ratings:
433 pages6 hours

Summary

O texto literário tem uma proposta clara: querer ser lido.
É para isso que o autor o escreve. Mas, como disse Roland Barthes, "o texto que o senhor escreve tem de me dar prova de que ele me deseja". Esse é o desao do escritor, sobretudo porque há leituras pouco exigentes que se contentam com o que está na superfície do texto, assim como há leituras de um tipo de leitor que só se contenta quando descobre o que está mais no interior do texto. Esse é o desao ao leitor, bem de acordo com o que ensina Jacques Derrida: "um texto só é um texto se ele esconde, ao primeiro olhar, ao primeiro que aparece, a lei de sua concepção e a regra de seu jogo".
E a proposta deste O arco da literatura: das teorias às leituras é de fazer o leitor penetrar nas entranhas do texto. Isso é possível na medida em que no livro se associam duas estratégias: a reexão teórica, fundada em princípios extraídos do estudo de vários autores renomados e a aplicação de tais princípios em textos de escritores brasileiros e portugueses.
Como complementação, apresentam-se leituras com análises críticas de textos de dois magos da literatura brasileira, que são Machado de Assis e Guimarães Rosa. Essa proposta é uma oferta aos que amam a literatura.

Read on the Scribd mobile app

Download the free Scribd mobile app to read anytime, anywhere.