Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam: Um Processo de Construção Teórica e Prática
Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam: Um Processo de Construção Teórica e Prática
Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam: Um Processo de Construção Teórica e Prática
Ebook79 pages1 hour

Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam: Um Processo de Construção Teórica e Prática

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

A prática clínica muitas vezes é solitária para mulheres e homens que escolhem seguir uma carreira em Psicologia. Por isso, este livro compartilha o processo de construção teórica e prática de uma intervenção terapêutica denominada "Relacionamentos que Curam", e busca incentivar um posicionamento crítico-reflexivo sobre teorias e técnicas que profissionais reproduzem no dia a dia do consultório.
LanguagePortuguês
Release dateOct 17, 2018
ISBN9788547316044
Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam: Um Processo de Construção Teórica e Prática

Related to Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam

Related ebooks

Relationships For You

View More

Related articles

Reviews for Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

2 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Da Constelação Familiar aos Relacionamentos que Curam - Sueli Marino

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO MULTIDISCIPLINARIDADES EM SAÚDE E HUMANIDADES

    Dedico este livro a todas as pessoas que compartilharam comigo suas histórias de vida, fazendo-me testemunha de suas lutas, seus medos, suas alegrias e vitórias.

    AGRADECIMENTOS

    A todas as pessoas que passaram pelo workshop Relacionamentos que Curam, sejam elas protagonistas ou participantes, minha eterna gratidão.

    A meu companheiro de vida, Antônio José Reis de Castro, incentivador convicto deste trabalho.

    A Claudia Bruscagin, minha mestra e amiga, que com suas perguntas contribuiu para que este livro se concretizasse: você sem dúvida é um relacionamento que cura na minha vida!

    Ao curso de Terapia Familiar e de Casal da PUC-SP, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rosa Maria S. Macedo, minha orientadora e mestra. A todas as professoras que fizeram parte da minha formação como terapeuta familiar e de casal.

    A Marilene Grandesso, minha professora querida, orientadora e alguém em quem me inspiro.

    A Sonia Ligia Angelico, diretora da ONG Casa Yasmin, pelo apoio e pela confiança.

    A Marília Gabriela Leme, amiga para todas as horas, que sempre confiou neste processo.

    A Wilson Tamborini, Gil Moreira e Denise Moreira, que com seu amor e sua presença trazem muitas alegrias compartilhadas para minha vida.

    PREFÁCIO

    O Padrão Que Une e a Diferença que Faz

    a Diferença

    Ao ler este livro, veio-me imediatamente a questão básica de Bateson ao apresentar a uma a classe de universitários uma orquídea e um caranguejo: qual é o padrão que une esses dois elementos? Totalmente admirados diante do inusitado da pergunta, após minutos de silêncio ouviram a resposta: são seres vivos...

    Transferindo a questão para a Constelação Familiar e os Relacionamentos que Curam, no entanto, podemos, num primeiro momento, achar que são a mesma coisa. Ledo engano. O padrão que os une é serem ambos técnicas de trabalho com indivíduos ou grupos que privilegiam as relações indivíduo/ família. Porém, examinando como são praticados, notamos a diferença que faz a diferença e os torna totalmente distintos, como um caranguejo e uma orquídea.

    Utilizando as palavras da autora, a Constelação baseia-se em uma ciência pronta em que o autor nomeia sua prática como abordagem sistêmica fenomenológica e cujas bases teóricas não são explícitas. Fala em termos espirituais utilizando expressões como: alma familiar, movimento do espírito, que permite o contato com um campo sábio, que carrega em si a sabedoria do espírito. Os problemas familiares são emaranhados que o terapeuta tenta identificar, buscando nos antepassados possíveis interferências nas ordens do amor, e corrigir, com a dramatização dos participantes que agem de acordo com a alma familiar do protagonista.

    Como se pode depreender, o paradigma que norteia essa prática permite uma visão preestabelecida de família, estática, hierarquizada no modelo da família tradicional burguesa, desconsiderando toda a transformação social pela qual tem passado a família e seu significado na contemporaneidade.

    O

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1