Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Quando tudo começou: Mitos da criação universal
Quando tudo começou: Mitos da criação universal
Quando tudo começou: Mitos da criação universal
Ebook46 pages16 minutes

Quando tudo começou: Mitos da criação universal

Rating: 2 out of 5 stars

2/5

()

Read preview

About this ebook

Como o Universo foi criado? Qual o primeiro ser humano a habitar o planeta Terra? Quando a vida começou? Segundo o povo maori, da Nova Zelândia, o deus-céu e a deusa-terra tiveram que se separar para que o Sol e a Lua surgissem. Na China, conta-se que Pan-Ku, o gigante ancestral, dormia dentro de um ovo, cuja casca deu origem ao céu e à terra. Já os indígenas kaxuyana acreditam que os homens foram feitos do tronco das árvores por Purã, um belo rapaz criado da terra por ele mesmo.
Neste livro, você irá conhecer os mitos da criação contados por diferentes povos, cada qual com suas crenças e tradições, mas com algo em comum: a busca por respostas para o grande mistério da origem do mundo e da vida.
LanguagePortuguês
PublisherPanda Books
Release dateMay 19, 2015
ISBN9788578884949
Quando tudo começou: Mitos da criação universal

Read more from César Obeid

Related to Quando tudo começou

Related ebooks

Children's For You

View More

Related articles

Reviews for Quando tudo começou

Rating: 2 out of 5 stars
2/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Quando tudo começou - César Obeid

    Sumário

    Apresentação

    Rangi e Papa

    O gigante Pan-Ku

    Tepeu e Gugumatz

    O primeiro homem

    Izanagi e Izanami

    O sábio Manu

    A Mulher que se Transforma

    As criações de Obatalá

    As criações de Purã

    Ilmatar

    O autor

    A ilustradora

    Apresentação

    Em minha adolescência fui fascinado por descobrir qual seria a verdadeira origem do Universo e dos seres humanos. A história de Adão e Eva, a teoria do Big Bang e a teoria da evolução proposta por Charles Darwin não saíam de minha mente. Qual delas seria a verdadeira? Qual seria a relação entre ciência e mitologia? Confesso que esses assuntos me deixavam um tanto confuso.

    O tempo passou e eu conheci os estudos de mitologia comparada do professor norte-americano Joseph Campbell (1904-1987). Fiquei maravilhado com a mitologia dos povos tradicionais, especialmente com os mitos da criação. Joseph Campbell dizia que os mitos e os sonhos provêm do mesmo lugar: só que o sonho é uma experiência pessoal, já o mito é uma experiência coletiva. Esse pensamento nos leva a refletir sobre a diversidade dos mitos nas culturas disseminadas pelo mundo e a relação com a nossa vida. Como nós temos sonhos diferentes, é natural que também haja mitos diferentes em cada comunidade. Como isso é inspirador!

    Foi a partir daí que a cosmogonia passou a fazer parte de minha vida. Essa palavra, cosmogonia, é interessante, pois ela se refere a um conjunto de princípios, sejam eles científicos, religiosos ou mitológicos, que se preocupa em explicar a origem e a formação do Universo.

    A leitura de diversos mitos da criação me levou a conhecer como os povos tradicionais percebem o surgimento do mundo. Uma maravilhosa viagem que me proporcionou a experiência de estar vivo (os mitos têm a

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1