Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Felicidade sem plateia dura mais
Felicidade sem plateia dura mais
Felicidade sem plateia dura mais
Ebook139 pages1 hour

Felicidade sem plateia dura mais

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Este livro foi escrito para que você entenda a importância de saber como, quando e com quem compartilhar sobre sua vida, seus sonhos e relacionamentos. Ao final da leitura, você descobrirá que, quanto menos pessoas souberem sobre sua vida, relacionamento e sonhos, mais chances eles terão de dar certo!
LanguagePortuguês
Release dateMar 18, 2019
ISBN9788576896500
Felicidade sem plateia dura mais

Related to Felicidade sem plateia dura mais

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for Felicidade sem plateia dura mais

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Felicidade sem plateia dura mais - Júnior Meireles

    leitura!

    Ter sucesso é o sonho da maioria das pessoas. Não falo, necessariamente, apenas de sonhar com o destaque na vida profissional, afinal, o mundo atual proporciona infinitas possibilidades de sucesso no campo pessoal, religioso e profissional. Além disso, uma pessoa verdadeiramente bem-sucedida é alguém que possui harmonia e equilíbrio nos mais variados aspectos da vida.

    Observando pessoas verdadeiramente bem-sucedidas percebi que uma característica muito comum e marcante na vida delas é: elas falam pouco e fazem muito. Pessoas de sucesso não contam a qualquer um sobre os seus sonhos, planos, objetivos, próximos passos e relacionamentos, e, na maioria das vezes, são muito discretas em relação à vida pessoal. Elas só se tornam notícia quando realizam algo tão grande que é impossível esconder.

    Talvez seja pensando nisso que Dale Carnegie, autor de um dos livros mais vendidos no mundo, o Best-Seller intitulado Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, afirmou:

    De fato, essa é uma grande verdade que toda a pessoa que almeja ser bem-sucedida deve compreender e praticar. O mundo atual é extremamente competitivo, e quanto mais alguém fala sobre os seus planos, sonhos e relacionamentos mais concorrentes, curiosos, frustrados, invejosos e fofoqueiros pode atrair.

    Se observarmos a história, veremos que a falta de discrição quanto aos detalhes da intimidade, vida profissional e relacionamentos é um problema que acompanha a humanidade ao longo de toda a sua existência.

    Como veremos por meio dos exemplos apresentados neste livro, todas as vezes que alguém falou demais — à pessoa errada, a respeito dos seus planos, sonhos e projetos — acabou enfrentando grandes obstáculos para realizá-los e, isso, quando conseguiram realizar o que pretendiam.

    É sobre o erro de expor detalhes sobre as suas metas, conquistas, vida pessoal, a respeito do relacionamento e do parceiro, que muitas pessoas costumam cometer ao longo das suas vidas, em busca do sucesso, que quero tratar neste livro.

    Você é assim?

    Quando está feliz fica tão entusiasmado ao ponto de querer espalhar o motivo da sua felicidade a qualquer um?

    Quando está triste, você procura alguém de confiança para compartilhar a sua tristeza ou posta nas redes sociais?

    Se você deseja ser bem-sucedido na vida profissional, ministerial, sentimental e financeira, melhor saber administrar os seus sentimentos, trabalhar em silêncio e deixar que os seus resultados falem por você. Caso contrário, poderá ver os seus projetos fracassando.

    Há inúmeros casos de pessoas que tinham tudo para dar certo, mas fracassaram por não manterem de "boca fechada".

    SANSÃO OU SONSÃO?

    Sansão é o clássico exemplo de alguém que nasceu para ter sucesso, mas fracassou por falar demais. Ele nasceu de um milagre: a sua mãe era estéril, mas um dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e ao seu esposo Manoá anunciando que teriam um filho, e que este filho começaria a libertar os israelitas dos filisteus (Jz 13.3-5). Para isso, Sansão deveria viver como Nazireu.

    Um Nazireu era uma pessoa que, por escolha, se consagrava a Deus por um tempo de maneira especial, porém, diferente da maioria dos Nazireus, Sansão foi escolhido pelo próprio Deus para ser Nazireu desde o seu nascimento, e como sinal da sua consagração, ele não poderia cortar o cabelo.

    A história de Sansão ficou conhecida por sua grande força física, por seus atos de bravura e por derrotar sozinho muitos inimigos. Mas, essa linda história foi manchada por erros graves, dentre eles, um que lhe custou muito caro — falar demais sobre os seus segredos.

    O PRIMEIRO ERRO DO SONSÃO

    Muito se fala sobre Sansão, porém, muitos não sabem que Dalila não foi a primeira e nem a única mulher a roubar segredos deste grande herói. Na verdade, o texto bíblico conta que antes de Dalila, Sansão se apaixonou por outra jovem do povo filisteu e decidiu se casar com ela.

    Durante a festa de casamento, ele fez uma aposta com alguns jovens que foram convidados; contou-lhes um enigma e os desafiou a descobrir a resposta. Nenhum dos presentes conseguiu decifrar o enigma e os jovens ficaram tão desesperados que sete dias depois apelaram para ameaças à esposa de Sansão.

    Eles disseram-na: dê um jeito de fazer o seu marido dar a resposta da adivinhação. Se você não fizer isso, nós vamos pôr fogo na casa do seu pai e vamos queimar você junto.

    Ameaçada, ela chorou durante toda a festa, fez chantagem emocional dizendo que Sansão não a amava e pediu que ele provasse o seu amor contando a resposta do enigma. Sansão não resistiu, cedeu à chantagem emocional e, acreditando que poderia confiar nela, contou-lhe a resposta.

    Resultado?

    Ela contou aos oponentes e eles deram a resposta do enigma a Sansão. No mesmo instante, Sansão soube que havia sido traído por sua esposa! Afinal, ninguém além dela sabia a resposta.

    O SEGUNDO ERRO DO SONSÃO

    O tempo passava, Sansão se tornava adulto, os seus feitos heroicos se multiplicavam e as suas vitórias despertavam curiosidade, afinal, como um único homem era capaz de derrotar um exército?

    Logo os inimigos passaram a investigar o segredo da força de Sansão e, mais uma vez, se aproveitaram do fato de Sansão estar apaixonado por outra jovem filisteia — uma moça chamada Dalila.

    Os líderes das cidades dos filisteus foram falar com Dalila e disseram-lhe: Dê um jeito de Sansão contar a você por que ele é tão forte e como é que o poderemos dominar, amarrar e deixar ele sem defesa. Se você fizer isso, cada um de nós lhe dará mil e cem barras de prata (Jz 16.5).

    Dalila aceitou a proposta e passou a questionar Sansão de onde vinha sua força. Mas, e agora, teria Sansão aprendido com o primeiro erro? Será que aprendeu a não compartilhar os seus segredos? Diante de tantas semelhanças à primeira situação, será que ele faria uma releitura e perceberia que caminhava para cair pela segunda vez em um mesmo buraco? Não mesmo!

    Parece que quanto mais forte Sansão ficava, mais imprudente se tornava. É incrível como a história se repete, uma moça filisteia tentando descobrir um segredo. Isso deveria fazer Sansão ligar o sinal de alerta e manter a boca fechada. Mas, Sansão foi tolo, persistiu no erro e confiou em Dalila. Depois de muita insistência ele cedeu e contou-lhe que era Nazireu, que nunca havia cortado o cabelo e que, se o seu cabelo fosse cortado, perderia toda a força.

    Ao tomar conhecimento do segredo, Dalila fez Sansão dormir em seu colo, chamou um homem para cortar seu cabelo e depois o acordou gritando: Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele, então, se levantou e disse: Eu me livrarei como sempre. Mas, dessa vez, não deu certo! Sansão havia perdido a sua força, foi preso pelos filisteus que furaram seus olhos e o fizeram escravo.

    O grande herói de Israel, aquele que teve seu nascimento anunciado por um anjo, que começaria a libertar o povo da opressão e era inimigo temido pelos filisteus, agora, era colocado diante de uma plateia e humilhado por seus inimigos. Tudo isso por falar demais sobre os seus segredos e por não aprender com os seus erros.

    CUIDADO PARA NÃO CONFIAR DEMAIS NA PESSOA ERRADA

    O fim trágico de Sansão nos mostra que precisamos ficar alerta com as pessoas que, de repente, se aproximam de nós com palavras brandas, presença amiga e uma pseudopreocupação com a nossa vida, com os nossos planos, relacionamentos e com o nosso futuro. Nem todo mundo que se aproxima de nós tem boas intenções.

    Precisamos resistir à insistência de determinadas pessoas em saber sobre nossa vida; vencer a chantagem emocional e entender que, algumas vezes, as pessoas nos procuram para saber como estamos, não porque estão interessadas em nos ajudar, mas, simplesmente, por curiosidade.

    Se fizermos como Sansão, que entregou seus segredos a alguém que mal conhecia, podemos nos surpreender mais tarde ao descobrirmos que tais pessoas não estavam interessadas em nós, mas apenas em algo que tínhamos.

    Você pode perguntar: Mas, como assim, mal conhecia? Sansão não casou com essas pessoas?. Eu sei, é surpreendente. Porém, essa história de se casar com alguém que mal conhece e se arrepender mais tarde, não é nova. Sansão cometeu esse erro. Ele desprezou a importância de conhecer profundamente uma pessoa antes de dar espaço para que ela entrasse em sua vida.

    Se você observar o relato bíblico vai perceber que Sansão tinha o que eu chamo de coração de miojo. Alguém que se apaixona instantaneamente, queima etapas importantes do relacionamento e, literalmente, mergulha fundo em amores rasos.

    Sansão errou feio ao escolher as pessoas com quem se casaria. Trouxe a sua vida pessoas de um povo que não merecia confiança. Ele teve relacionamento, futuro e vida destruídos por confiar nas pessoas erradas.

    Muitos agem como Sansão; ou seria Sonsão? É muita gente que confia em pessoas que não merecem confiança, tornando-se íntimas, abrindo as portas de suas vidas e, quando menos esperam, são traídas. Sabe o que é pior?

    O pior é que muitos não aprendem com os seus erros, não leem as situações, não conseguem perceber que estão se ferindo sempre por

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1