You are on page 1of 4

UNIDADE: DISCIPLINA: ALUNO: ANO:

ATIVIDADE ( ) PROFESSOR (A):

TESTE ( )

PROVA ( )

TURMA:

DATA:

A Moderna Gesto Empresarial

Mais do que transformao de uma era estamos vivendo uma era de transformao. Aurlio Peccei
Vrios so os benefcios que as empresas alcanam quando buscam mudanas e podem experimentar as transformaes que elas podem proporcionar. A gesto empresarial tem como objetivo a melhoria da atuao e o aumento da produtividade, atravs de tcnicas de gerenciamento e uso de tecnologias, incorporando as modernas prticas administrativas como: a satisfao das pessoas (clientes), empregados satisfeitos e acionistas confiantes. Segundo Falconi, quanto maior for a utilizao da informao no mtodo gerencial, maior ser a necessidade do conhecimento das ferramentas de qualidade para processar e dispor esta informao. As organizaes tm buscado, de forma significativa, investir na informao que reflete no Aporte de conhecimento - melhorar o ser humano. O conhecimento pode ser levado s organizaes de vrias maneiras: recrutamento de pessoas; contnua educao dos empregados; treinamento no trabalho; assistncia tcnica adquirida de outras empresas; contato com consultores, proporcionando assim prticas administrativas e inovaes tecnolgicas como ferramentas para uma atuao empresarial responsvel. Para uma moderna gesto empresarial necessrio que as organizaes saibam trabalhar bem com processo e suas causas.

Processo
Conjunto de causas que tm como objetivo produzir um determinado efeito, o qual denominado produto do processo.

Um processo uma combinao dos elementos (famlia de causas) equipamentos, insumos, mtodos ou procedimentos, condies ambientais, pessoas e informaes do processo ou medidas, tendo como objetivo a fabricao de um bem ou o fornecimento de um servio. Em sntese, podemos

visualizar uma empresa como um processo, existindo dentro dela vrios outros processos menores, os quais compem o fluxo de produo dos bens ou de fornecimento dos servios.

REFLITA E RESPONDA
Vamos considerar o seguinte exemplo: A empresa (Lava Jato) um processo que tem uma srie de causas que provocam o efeito principal, que o servio fornecido pela empresa: carro lavado, aspirado e seco. A empresa Lava Jato possui um processo constitudo de algumas etapas (Entradas) e o resultado esperado deste processo (sadas) o carro lavado, aspirado e seco. Entradas O que preciso para realizar o processo, Controles Combinao de atividades e recursos; Sadas O que esperado do processo (Resultados) Quais so as entrada, os controles e as sadas deste processo? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ O processo Lava Jato divisvel em outros processos menores (por exemplo, processo de cadastro do cliente, processo de recebimento do carro, processo de lavagem etc.), que constituem o fluxo de fornecimento do servio. Estes processos podem ainda ser subdivididos em outros processos ainda menores, para melhor direcionamento das atividades e tambm para que seja controlado separadamente, facilitando a localizao de possveis problemas e a atuao nas causas destes problemas. Caso haja algum problema neste processo, podemos solucion-lo utilizando a ferramenta de Qualidade denominada Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) ou Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa - quem o criou), ele foi desenvolvido para representar a relao entre o "efeito" e todas as possveis "causas" que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema colocado no lado direito do grfico e as causas so agrupadas segundo categorias lgicas e listadas esquerda.

O controle de processo compreende trs aes principais: Estabelecimento da diretriz de controle (Planejamento da qualidade); Manuteno do Nvel de controle (Manuteno de Padres); Alterao da diretriz de Controle (Melhorias). O controle de processos exercido por meio do ciclo PDCA de controle de processos.

PDCA
Metodologia conhecida como: Plan Do Check Act. Mtodo gerencial de tomada de decises para garantir o alcance das metas necessrias sobrevivncia de uma organizao. Pode ser aplicada a todos os processos do Sistema de Gesto da qualidade.

O ciclo do PDCA composto das seguintes etapas: Planejamento (P) Estabelecer metas; Estabelecer o mtodo para alcanar as metas propostas. Execuo (D) Executar as tarefas como foi previsto na etapa de planejamento e coletar dados que ajudaro na prxima etapa. Verificao (C) A partir dos dados coletados na execuo, fazer a comparao atravs do resultado alcanado. Atuao corretiva (A) Atuar no processo atravs dos resultados obtidos. Agir corretivamente caso o que tenha sido planejado no tenha sido atingido.

Quanto mais informaes (fatos e dados, conhecimentos) forem agregadas ao mtodo, maiores sero as chances da meta e maior ser a necessidade de utilizao de ferramenta apropriada para coletar, processar e dispor de informao.

Acabamos de aprender um pouco sobre processo e uma de suas ferramentas da qualidade que o ciclo do PDCA. Faa uma pesquisa sobre as demais ferramentas de qualidade que so bastante usadas para melhoria do processo. Exemplo: Diagrama de Pareto _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

You might also like