You are on page 1of 5

Modelo de Agravo de Petio

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA _ VARA DO TRABALHO DE _.

Processo n_

Agravante, j qualificada no processo acima descrito na ao proposta pelo agravado, por seu advogado que esta subscreve, inconformada com a deciso de folhas_, vem tempestivamente e respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor:

AGRAVO DE PETIO

Com fulcro no art. 897, a, da CLT, de acordo com as razes em anexo, as quais requer que sejam recebidas e remetidas ao Egrgio Tribunal Regional do Trabalho da _ Regio.

As custas sero recolhidas ao final pela parte sucumbente.

Requer a intimao do recorrido para que o mesmo apresente suas Contrarrazes do Agravo de Petio.

Delimitao da matria: Tributao.

Delimitao dos valores: _

Nestes termos, Pede deferimento.

Local e data.

Assinatura do advogado Nome do advogado OAB/_ n_.

RAZES DO AGRAVO DE PETIO

Origem: _ Vara do Trabalho de _. Processo n_ Recorrente:

Recorrido:

EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA REGIO! COLENDA TURMA! DOUTOS JULGADORES!

1) RESUMO DA EXECUO

A respeitvel sentena de execuo condenou a executada ao pagamento do valor principal com a incluso do Imposto de Renda, sobre o valor ms a ms, e os dbitos previdencirios (sobre o valor total).

2) DO CABIMENTO DA PRESENTE PEA

Como foi acima descrito, a respeitvel sentena de execuo condenou a executada ao pagamento do valor principal com a incluso do Imposto de Renda, sobre o valor ms a ms, e os dbitos previdencirios (sobre o valor total). O art. 897, a, da CLT, afirma: Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues.

Ora, o caso em tela est pautado em uma sentena de execuo e, desta forma, passvel de Agravo de Petio, no prazo legal, conforme artigo supramencionado. Cumpre salientar que conforme o pargrafo primeiro do referido artigo, requisito essencial para o Agravo de Petio a delimitao de matria e de valores. Ressalta-se que tais requisitos j foram delimitados. Diante disto, requer o devido processamento deste recurso e o seu provimento, como ser demonstrado logo abaixo.

3) DOS MOTIVOS DA REFORMA DA RESPEITVEL SENTENA

3.1) DO ERRO NO CLCULO DA TRIBUTAO

Como foi acima exposto, a respeitvel sentena de execuo condenou a executada ao pagamento do valor principal com a incluso do Imposto de Renda, sobre o valor ms a ms, e os dbitos previdencirios (sobre o valor total). O Egrgio Tribunal Superior do Trabalho, em sua smula 368, II e III, afirma:

II - do empregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuies previdencirias e fiscais, resultante de crdito do empregado oriundo de condenao judicial, devendo incidir, em relao aos descontos fiscais, sobre o valor total da condenao, referente s parcelas tributveis, calculado ao final, nos termos da Lei n 8.541/1992, art. 46 e Provimento da CGJT n 01/1996.

III - Em se tratando de descontos previdencirios, o critrio de apurao encontra-se disciplinado no art. 276, 4, do Decreto n 3.048/99 que regulamentou a Lei n 8.212/91 e determina que a contribuio do empregado, no caso de aes trabalhistas, seja calculada ms a ms, aplicando-se as alquotas previstas no art. 198, observado o limite mximo do salrio de contribuio.

A referida smula nos elucida no que tange ao recolhimento das contribuies fiscais e previdencirias. Ela afirma em seu inciso II que se tratando dos descontos fiscais o clculo deve ser feito sobre o valor total da condenao. J, no que se refere ao pagamento dos descontos previdencirios, o clculo dever ser feito ms a ms. No caso em tela evidente que ocorreu um erro crasso, haja vista que a respeitvel sentena inverteu a forma de clculo dos descontos ao condenar a executada ao pagamento do valor principal com a incluso do Imposto de Renda, sobre o valor ms a ms, e os dbitos previdencirios (sobre o valor total). Cumpre ressaltar que fora desrespeitado o princpio da legalidade, pois segundo o mesmo deve-se respeitar as normas cogentes do nosso ordenamento jurdico, o que no foi feito no caso em tela. Por fim, requer que a respeitvel deciso seja reformada nos termos acima descritos.

Por derradeiro, requer que o presente recurso seja conhecido e provido pelos mais puros motivos de Justia!

Local e data.

Assinatura do advogado Nome do advogado OAB/_ n_

You might also like