You are on page 1of 2

ESTUDO BBLICO 27/03/2012 AT 02/04/2012

CHEGAI-VOS A DEUS

ATRAVS DA ORAO!
Texto Bblico: Tiago 4:8 Pr Suely Lage INTRODUO:
Na mensagem de Domingo passado o Pastor Nuno frisou a necessidade de nos aproximarmos de Deus. Ele mostrou atravs da Bblia Sagrada que Deus reage as nossas atitudes. Existe uma atitude do homem que gera em sua vida muitas vitrias, a orao. Os discpulos de Jesus no pediram ao Mestre para lhes ensinar a curar, nem a pregar, nem mesmo a ressuscitar os mortos mas sim pediram para que o Mestre os ensinasse a orar. No que estas coisas no sejam importantes, mas mediante a orao alcanamos poder para realizar todas elas. No podemos nos esquecer que a orao um princpio de vitria.

OBJETIVO:
Levar os nossos discpulos a uma vida de orao.

1. O QUE A ORAO?
a) Orar falar com Deus - o dilogo que mantemos com o Pai celestial. Falamos-lhe quais so as nossas necessidades, enfermidades e dificuldades, sem nos esquecer de agradecelhe sempre por mais um dia de vida. A resposta certa. Conforme orarmos vamos experimentando as respostas divinas. A orao a chave que abre as portas celestiais. b) Orar ter comunho com Deus - Quando uma criana nasce, no vemos a hora dela comear a falar. Porque s assim a conheceremos melhor. Teremos comunho quando no somente falarmos mas quando pudermos dialogar com a mesma. O mesmo acontece connosco. Nascemos para Deus. No comeo os nossos irmos mais velhos nos ajudam a orar, nos levam ao colo para a presena de Deus. Mas chegar a hora que esta pessoa ter que comear a falar as suas primeiras palavras com o seu Criador. No comeo pode at no ter muito sentido. Mas creia, assim como voc entendia a linguagem do teu filho quando ele s pronunciava algumas slabas e voc agia imediatamente em seu favor, da mesma maneira o nosso Pai ouve as nossas oraes e responde de acordo as nossas necessidades. A prtica da orao o levar a melhorar a cada dia o seu vocabulrio junto ao teu Deus.

Rua Pedro da Fonseca 5A 6000-257 Castelo Branco (+351) 272 331 776; (+351) 926 333 244 www.iprpcastelobranco.org geral@iprpcastelobranco.org

GRUPOS VIDA - Estudo Bblico

ESTUDO BBLICO 27/03/2012 AT 02/03/2012

c) Orar no rezar - A orao algo que est totalmente ligado ao nosso interior. A Bblia nos ensina a no usarmos de vs repeties: " E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios, que pensam que por muito falarem sero ouvidos." (Mateus 6:7).

2. COMO DEVEMOS ORAR?


a) De joelhos (Efsios 3:14) - Muitos consideram esta a melhor maneira de se conversar com Deus, pois uma demonstrao de submisso, reverncia e humildade. b) De p (2 Crnicas 20:5-6) - Neste texto o Rei Josaf orou a Deus em p diante do povo e recebeu a resposta imediatamente. c) Deitado (2 Reis 20:2-3) - Ezequias estava enfermo, acamado. Recebeu a visita do profeta Isaas que lhe transmitiu o recado de sua morte. Deitado, Ezequias virou o rosto para a parede e orou. O Senhor o ouviu e concedeu-lhe mais 15 anos de vida.

3. ONDE DEVEMOS ORAR?


a) No Templo (Mateus 21:15) - Nossos templos so "casas de oraes". Nele nos reunimos para buscar a presena de Deus e receber as suas bnos. Reunio de orao, viglias, so oportunidades de orarmos juntos no Templo para alcanarmos a vitria. b) Em particular (Mateus 6:6) - Existe momentos em nossa caminhada de orao que necessrio nos fecharmos dentro do nosso quarto e orarmos em secreto para com o nosso Deus. Voc nem precisa falar pode falar com o seu corao com murmrios secretamente. E como diz as Escrituras: Que o Senhor nos ouvir. Existem assuntos que nem bom falarmos com a nossa mente, levamos o assunto aos cus, e o diabo no nos ouve. c) Em famlia (Atos 12:12) - A Igreja naqueles dias ainda no possua um local de culto. Eles cultuavam em suas casas. Haviam sido expulsos do Templo. Mesmo assim, se reuniram na casa de Maria, me do evangelista Marcos, quando um anjo de Deus, em resposta s suas oraes, visitou o crcere e libertou a Pedro. Esta foi uma reunio familiar. Toda a famlia estava presente. Os lares evanglicos que se renem todos os dias so felizes e harmoniosos. As crianas crescem firmadas no amor de Deus.

CONCLUSO:
Se colocarmos este princpio como algo vital em nossa vida crist podemos ter a certeza que nunca desfaleceremos. Os que desistem, os que fracassam porque nunca confiaram no poder da orao. A orao abre as janelas dos cus e nos leva a comunho com Deus, quebra as barreiras com o nosso prximo e nos faz ter uma vida sossegada. Existe uma frase muito conhecida a respeito da orao: Muita orao, muito poder, pouca orao, pouco poder.

APELO:
Voc j tem uma vida de orao? Ento prossiga. Se no a tem, comece hoje mesmo e muito em breve poder testemunhar das maravilhas de Deus na sua vida, na sua famlia, no seu trabalho e na Igreja.

Rua Pedro da Fonseca 5A 6000-257 Castelo Branco (+351) 272 331 776; (+351) 926 333 244 www.iprpcastelobranco.org geral@iprpcastelobranco.org

You might also like