You are on page 1of 8

Dados da Aula

O que o aluno poder aprender com esta aula Espera-se que os alunos ao final das aulas que aqui sero propostas, sejam capazes de: 1) (Re)conhecer as caractersticas do gnero carta e seus usos nos dias atuais. 2) identificar as caractersticas formais do gnero carta: elementos que a constituem, disposio grfica desses elementos; 3) compreender o sentido nas mensagens escritas de que destinatrio direto ou indireto; 4) desenvolver pesquisas em grupos e/ou individualmente sobre o tema proposto ou que se deseja comunicar ao destinatrio ou inteirar-se da temtica apresentada pelo remetente; 5) desenvolver habilidades de busca de informaes em suportes variados: internet, livros didticos e/ou paradidticos, revistas diversas, jornais , entrevistas, etc; 6) desenvolver a prtica da reviso e da reescrita de textos redigidos e recebidos; 7) possibilitar a interao escrita com alunos de outras escolas, regies ou para familiares que residem em outras cidades. Durao das atividades 6 aulas de 50 minutos Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Faa com os alunos um levantamento sobre as diversas formas de comunicao: antigas e atuais. Solicite que eles faam uma entrevista com alguns adultos e idosos para verificarem se a carta continua sendo uma forma de comunicao ou se as pessoas esto deixando de escrever e receber cartas e que outras formas de comunicao tm sido usadas para falar com pessoas a longa distncia. Procure identificar os motivos que justifiquem as respostas dadas pelos alunos. Faa um painel com essas respostas (com papel Kraft, por exemplo) e guarde essas informaes (elas podero ser retomadas, caso o professor ache interessante). Dialogar com os alunos sobre os motivos da no escrita e das formas de comunicao usadas. Faa um material impresso para ser entregue aos alunos com figuras de meios de comunicao, atuais e antigos, ou imprima em lminas de retroprojetor ou crie um Power-Point. Segue abaixo sugesto de um site onde podero ser retiradas algumas figuras: http://images.google.com/images?q=meios%20de%20comunica%C3%A7ao%20antigos %20e%20atuais&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&oe=UTF8&sourceid=ie7&rlz=1I7SUNA_pt-BR&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi (Acessado no dia 20/8/2009) Estratgias e recursos da aula Professor(a), para todas as aulas aqui propostas, importante que voc estimule bastante a participao oral dos alunos. O fim que eles apresentem o seu conhecimento sobre o tema, as suas questes, o resultado de suas observaes e discutam os temas propostos
1

de forma produtiva. Voc deve aproveitar todas as contribuies para sistematizar os contedos propostos.Neste conjunto de aulas, atente-se para a seleo vocabular, o uso da pontuao, o foco na estrutura organizacional do gnero em estudo, preparando-os para as atividades de escrita de textos. Aproveite ao mximo a curiosidade dos alunos. 1 aula - Levantamento de dados sobre os conhecimentos prvios dos alunos: Proposio de entrevista: definio dos sujeitos a serem entrevistados, tempo para realizao da tarefa, processo de elaborao/seleo das perguntas. Dividir os alunos em grupos de acordo com as preferncias deles e pedir que redijam as perguntas que gostariam de fazer para os adultos. Cada grupo apresentar as perguntas que redigiu, a professora anotar no quadro cada uma delas ,eliminando as repetidas. Depois de todos serem ouvidos e as perguntas anotadas, faa com os alunos uma reviso delas. Observe o contedo de cada uma e busque saber, quando for o caso, a razo de o grupo t-la proposta. Faa isso com todas. Isso posto, faa com os alunos uma leitura do registro feito com o fim de verificar a clareza das perguntas escritas no quadro. Se necessrio, instigue-os a propor uma redao mais enxuta e adequada ao gnero entrevista. Pode brevemente neste momento, explicar como uma entrevista se constri e o seu objetivo. Selecione, junto com os alunos, as perguntas que eles acharam mais interessantes. Se for necessrio,pea a alguns que justifiquem a escolha. Insista para que no proponham um nmero grande de questes, mas que foquem aquelas que realmente atingiro o objetivo do trabalho: saber como as pessoas se comunicam e qual a frequncia ou no do uso de cartas e as razes para isso. Pea aos alunos que, se algum tiver uma carta em casa que a leve, com autorizao dos pais, para a prxima aula.

2 aula - Apresentando o gnero carta: estrutura, contedo, funes a que se destina, como ela enviada... Para sua segurana, caso os alunos no tragam cartas de casa, providencie uma e reproduza-a em transparncia , Xerox, mimegrafo ou digitalize-a. Faa o mesmo com o envelope. Se os alunos trouxerem cartas, divida-os em pequenos grupos de forma que haja uma carta para cada grupo. Antes da leitura do contedo, pea que digam o que eles veem na folha (que elementos compem uma carta: local e data, saudao ou vocativo, o corpo do texto, uma despedida, assinatura). Pergunte se nas cartas que os alunos levaram todas tm a mesma estrutura ou no. O que difere? Por qu? Como? A ausncia de um dos elementos composicionais interfere na compreenso do contedo? De que forma isso se d? Como esse problema poder ser
2

resolvido? (Anote sempre as contribuies dos alunos e os incentive a aprender a fazer anotaes do que acham importante.) Leitura do contedo das cartas: Qual o assunto principal? Que outros assuntos aparecem? Como eles foram apresentados? Chamar a aten o para a linguagem informal do texto: q ue elementos lingus ticos (palavras, expre sses, formas de tratamento do destinatrio...) e no lingusticos (assunto/conte do do texto) comprov am isso? Pode-s e desafiar os alu no s a escolherem uma das cartas analisadas e m cada grupo e pedir q ue eles a reescrevam , mas se dirigindo a uma outra pessoa (no to prxima). Que mudan as seriam feitas? P or qu? Estim ular os alunos a lerem em seus textos e a com entarem, cada leitura f eita: Para quem foi escrita a carta? Como ela deveria se r escrita? Sugerir q ue o grupo anote as contribuies dos colegas e depois redija nova verso, incorporando ao que foi proposto. Como o foco aqui so cartas pessoais, nada impede que seja falado sobre outros tipos de correspondncias comerciais e por que elas diferem da s pessoais. Como o uso da linguagem? Como se constri o contedo? A conciso e brevidade da correspondncia comercial.Como as cartas chegam ao destinatrio?

necessrio discutir com os alunos sobre: selos, taxas de postagem, CEP, tipos de envelopes utilizados para postagem de cartas e o tempo gasto entre a postagem e o recebimento pelo destinatrio. Retomar o uso dos termos destinatrio/remetente, a importncia de se escrever cada um desses no lugar correto do envelope e por que isso deve ser feito. 1- Selos: explique sobre as taxas pagas, inclusive que cartas manuscritas e que pesem at 10 g, o valor pago R$0,01. Voc poder deixar como sugesto para os alunos, o site oficial dos Correios e o link abaixo, onde eles podero encontrar tudo sobre Filatelia, que a arte de colecionar selos. http://www.correios.com.br/selos/prod_filatelicos/filatelia.cfm (Acesso feito dia 20/8/2009) 2- Ao trabalhar o CEP, aproveite a oportunidade e fale sobre as siglas. Informe aos alunos que eles podero encontrar o CEP de qualquer logradouro no site dos correios, link sugerido abaixo, da folha on line e que h disponvel nas agncias dos Correios um livro para consulta. http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_loc_log.cfm (Acesso feito dia 20/8/2009)

3- Envelopes: leve para sala alguns envelopes para mostrar aos alunos, diferenciando principalmente, os envelopes com as siglas RPC (Recomendados pelos Correios) e os envelopes com tarjas verdes e amarelas ( que devem ser usados para as correspondncias internacionais) conforme modelo da figura abaixo:

http://imagenes.solostocks.com.br/envelope-aereo-180 79n0.jpg ( Acesso feito dia 9/9/ 2009 ) Dica:&nbs p;O texto abaixo poder ser usado com os alunos antes ou aps a entrevista. O autor faz uma comparao entre as cartas, que eram o maior meio de c omunicao entre ami gos e namorados nos tempos passados, e as modernidades tecnolgicas.

Vendo a imagem voc sabe que um envelope de carta, pois no? Uma espcie de embalagem que pode at ser de cor branca(mais moderno e com jeito oficial, empresarial), mas me refiro ao tradicional que seria branco (meio amarelado porque possua pequenas listras azuladas por dentro para garantir certa opacidade por fora e o sigilo da correspondncia), com bordas listradas diagonalmente em branco, verde e amarelo, alguns possuam quadrinhos onde se escrevia o Cdigo de Endereamento Postal (CEP, que j foi apenas CP) e num cantinho, impresso, um retngulo azul com a expresso "via area" e francesa, "par avion", em letras brancas. Chique, no?

A pergunta mais que bsica porque algum leitor com menos de trinta anos pensar: que coisa, sei o que sim! Mas se a pergunta for: Voc j usou isto?, a a coisa muda. Se voc j escreveu uma carta sabe do que falo. Digo uma carta de verdade, daquelas escritas em papel (de preferncia com 'pauta' ou linhas se preferir), com caneta, depois dobrou (dobradura de papel de carta um detalhe parte) e encaixou no envelope, colou um ou mais selos e levou aos correios para postagem, certamente sabe que essa uma cena do passado. Alis, ainda sobrevive com os dias quase contados para acabar. Fui um escrevedor de cartas. Cartas longas! Fiz amigos por correspondncia (uma espcie de ORKUT ou MSN dos anos 70), escrevi cartas para amigos reais, para parentes, e escrevi cartas apaixonadas, cartas de amor! Voc sabe o que isso? Escrever uma carta pra algum e passar uma semana, quinze dias esperando uma resposta? O carteiro passar todo dia e ante aquela expectativa de ouvi-lo gritar da porta "correio!" e voc correr pra abrir o envelope com cuidado, desdobrar a carta e ler de um flego s, tentando lembrar sobre o que tinha escrito, perguntado, comentado, etc., e que estava ali sendo respondido... e novamente dito e perguntado... Recebi cartas de mesmo teor em todos os sentidos. Cartas longas, curtinhas, perfumadas, com lembrancinhas, em papel especial, cheias de desenhos, personalizadas, carimbadas com beijos... Saudosismo? No sei, mas, como j disse algum, o passado no volta, ou guas passadas no movem moinhos, coisas do gnero. No lamento o progresso nem as vantagens enormes do presente. Imagine o futuro sem celular ou internet! Confesso que, vez por outra, tenho vontade de escrever cartas, de colocar ali as minhas impresses digitais, minha letra no papel, o tempo congelado em que se escreve, a notcia em suspenso, a conversa que voc sabe que ficar registrada e se o (a) destinatrio (a) for cuidadoso (a), um dia aquilo ainda poder ser lido novamente. C pra ns (e o povo da rua, como diramos l em Juazeirinho) eu confesso que ando achando que guas passadas movem moinhos sim! A depender das guas e dos moinhos! Nos tempos modernos guas movem turbinas. Imagine algum perturbado por uma espcie de tentao para uma espcie d'El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha'... Mas sobre as cartas, acho uma grande invaso de privacidade o povo ficar publicando correspondncia de quem j morreu, mas figuras importantes da histria tm suas vidas devassadas pelo mpeto fofoqueiro do povo em querer saber o que o sujeito disse pra fulana, pro fulano, em mil oitocentos e no sei quanto... eu mesmo j me interesse por coisas do gnero. Nossa! Fico imaginando o que guardaremos de nossas correpondncias pro futuro. O que ficar? Alguns emails gratuitos j resolveram um problema enorme de espao de armazenamento, o que nos obrigava a ficar apagando tudo de tempos em tempos. Que tempos, hein! O que voc faz de sua correspondncia? Espero que ningum resolva mexer nas minhas velhas cartas quando eu ficar velhinho ou mesmo depois que eu for "envelopado". Alis, tou desconfiado que isso vai acontecer mais dia, menos dia. Minha esperana que demore bastante! At l, espero arranjar tempo pra fazer uma visita ao passado de correspondncias amarrotadas pela

ao do tempo, mas que no embotam as histrias nem as vivncias maravilhosas dessas sensaes que, para alm da afetividade, eram tambm tteis, sensoriais mesmo. J o teclado e a tela... http://images.google.com/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_s6_cIo6T0w0/SgIY pSeSuLI/AAAAAAAAAOw/CLnu5d13p7g/s400/envelope%2Bantigo.jpg&imgrefurl= http://rangeljunior.blogspot.com/2009/05/cartas.html&usg=__cJ5Ta3FU07ZD2PYDks0AQCXDSA=&h=238&w=400&sz=28&hl=ptBR&start=14&um=1&tbnid=mBcpD8yWAyEgM:&tbnh=74&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Denvelope%2Bpara%2Bcartas %26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IESearchBox%26rlz%3D1I7SUNA_pt-BR%26sa%3DG%26um%3D1 (site acessado dia 9/9/2009) *Solicite para a prxima aula dois envelopes de carta e o endereo completo de cada um . Proposta: um envelope os alunos iro preencher e o outro ser para colocar a carta que ele enviar para um col ega de sala.

3 aula Faa no quadro um envelope e preencha-o com o seu endereo como remetente e o da escola como destinatrio. Ressalte com os alunos a importncia sobre os dados serem redigidos de forma correta. Em seguida, pea que os alunos sentem-se em duplas e subscrevam os envelopes trocando endereo com o colega que senta ao seu lado. Solicite a troca de envelopes e a correo dos dados preenchidos. Em seguida , faa um sorteio entre todos os alunos, para saber quem ser seu destinatrio. Todos devero receber uma carta, portanto, atente-se para os alunos que, porventura, tiverem faltado nessa aula, colocando o nome de quem faltou no sorteio. Faa a proposta da escrita da carta. Incentive-os a escreverem sobre o que eles gostam de fazer, suas preferncias, sua famlia e outras coisas do gnero. Alerte-os para a no escrita de coisas que possam causar constrangimentos e/ou ofensas, pois isso no ser permitido quando voc fizer a reviso das cartas ao final do processo. Pea os alunos que troquem as cartas entre si e leiam com ateno para perceberem se o texto do colega est claro, bem redigido, com correo ortogrfica, informaes bem articuladas e claras. Deixe que eles discutam a escrita entre eles. Devolvidos o texto ao seu redator, pea que passe a limpo sua escrita, fazendo as correes sugeridas pelo colega. Recolha as cartas para que voc as leia e aponte, se ainda houver, correes a serem feitas. Deixe claro para os alunos o objetivo de sua leitura e os cuidados que eles devero ter com os textos que sero enviados.

4 aula Entr egue as cartas e pea que os alunos faam a reescrita de acordo com as ano taes que voc fez. Pea que preencham o envelope com o endereo do seu
6

destinatrio atentando para a escrita correta dos dados. Recolha as cartas e lembre-os de que cada carta no poder ultrapass ar 10 g p ara ser ca racterizada como Carta Social e assim pagarem apenas R$ 0,01. Mostre um exemplo disso.

Dica: Ag e nda r uma visita a uma ag ncia de correios soli citando que um funcionrio da agncia possa receber os alunos para explica r sobre a postagem e cami nhos das correspondnc ias. Interessante que, aps essa visita, os al unos possam acessar as in formaes nos sites dos correios e conheam mais sobre essa importante empresa e os servios que so oferecidos on-line. &nbs p; http://www.correios.com.br/ (Acesso feito dia 16/9/2009) 5 aula Prepare a turma para a excurso. Faa um levantamento das dvidas, instigue a curiosidade dos alunos. Pergunte se eles sabem qual o procedimento empregado pelos Correios desde o recebimento de uma correspondncia do remetente, ao envio , a t a sua entrega nas mos ou na casa do destinatrio (triagem, postagem, malotes, via terrestre, martima e area) dentre outras. Ao retornar sala de aula, forme grupos solicitando deles o registro das informaes coletadas na agncia dos Correios. Solicite um relator de cada grupo. medida em q ue cada relator fizer suas colocaes, anote no quadro e v acrescen tando os dados novos fornecidos pelos outros relatores. Dessa forma, o professor ser de capaz de perceber o que foi aprendido efetivamente at esse processo. 6 aula Na medida em que as cartas forem chegando a seus destinatrios, fazer uma discusso com o grupo sobre as ocorrncias que aparecerem: extravio, endereo escrito errado, carta que voltou ao remetente, atraso e outros. Recursos Complementares Acredito que essas aulas traro grandes oportunidades de se romperem barreiras territoriais e virtuais, portanto, o professor poder continuar o processo fazendo com que os alunos troquem correspondncias com alunos, autoridades, celebridades e outras pessoas de outras cidades, estados e at pases. Por que no pensar na escrita de uma carta coletiva ou individual sobre alguma coisa que eles achem interessante na escola, algum problema que queiram resolver, deflagrar uma campanha entre os colegas de outras turmas... Pense em possibilidades. (No se esquea de incentivar, ao longo de todo o processo, a discusso, a reescrita dos textos, o cuidado com a escrita clara, objetiva e de acordo com as normas de ortografia e de estruturao textual.) Sugiro tambm, que o professor ilustre as aulas com o filme Central do Brasil ou trechos dele. No filme, a personagem Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Explorar com o alunos a importncia que a escrita assume mesmo para as pessoas que so analfabetas e o papel dos escribas para tornar mais amena a vida dos que esto distantes de seus entes queridos. H tambm um filme "Nunca te vi, sempre te amei" que explora a comunicao por e-mails entre duas pessoas rivais nos negcios, mas que, se conhecem por e-mails, e acabam descobrindo que se amam.

Avaliao Acompanhar os alunos em todo o processo de produo das cartas, o preenchimento dos envelopes (quando o fizerem sozinhos), avaliar em que medida a atividade est sendo significativa ou no para eles,quais as dificuldades encontradas e por que elas acontecem. Todo o processo dever se acompanhado bem de perto para que sejam feitas intervenes adequadas ao aprendizado necessrio. Na produo de texto deles, avaliar como os alunos usam os recursos de coeso e de coerncia gramatical; pargrafos, fechamento do texto e se conseguiram perceber quais so as especificidades que caracterizam o gnero carta pessoal. Observar se houve uma autonomia progressiva na produo escrita dos textos ao longo do projeto e, por fim, destacar se houve uma aproximao maior entre os colegas aps essa interao. interessante pedir aos alunos que pensem o que aprenderam sobre esse contedo escolar. Retome os objetivos propostos inicialmente . Aps esse relato sobre as experincias e a avaliao de sua execuo, pea aos alunos que faam pequenos textos, pode ser em dupla, trios ou como desejar,avaliando os problemas e/ou dificuldades que encontrarem ao longo do processo e sugerindo (COMO SE FOSSEM PROFESSORES) estratgias de superao. O confronto de posies importante para que percebam diferentes possibilidades de viver, avaliar e solucionar problemas. Esses textos podem ser discutidos em sala e o mais importante: o resultado dessa interlocuo possibilitar ao professor (re)pensar a sua prtica e as escolhas pedaggicas que faz. Ao aluno, poder auxiliar na percepo de que a sua participao numa aula fundamental para a construo do dilogo com o professor e os colegas e de novos saberes. O espao/tempo da aula torna-se dinmico, com sujeitos envolvidos numa proposta real de trabalho:escrever e ler com fins de comunicao e interao social.

You might also like