You are on page 1of 8

O PERODO PAPAL

Leonardo de Campos Arajo


Contexto histrico O perodo abarcado longo e confuso (pois contm informaes). Comea com a entrada dos povos germnicos no territrio do Imprio Romano, que nesta poca parte da sombra ou o resto desta, da era dourada de Augusto e seus sucessores; Passando ao perodo medieval, a formao dos primeiros reinos europeus, Carlos Magno (que far uma aliana benfica a ambos os lados com a igreja) e por fim poca em que os grandes monarcas no fim da Idade Mdia formam seus Estados. Portanto so praticamente mil anos de histria, nos quais os herdeiros de Pedro iro conhecer o auge e o declnio de sua influncia. Resumo A Igreja Crist entra no perodo medieval fortalecida. No ocidente a ela era nica instituio slida enquanto os governos desmoronavam e os brbaros atravessavam as fronteiras. No oriente a associao da Igreja com os Imperadores fazia as doutrinas balanarem de acordo com os governantes e seus conselheiros. Durante o feudalismo a Igreja Latina encontrar seu esplendor e no foi por acaso que neste perodo acontece o grande cisma cristo. As brigas constantes entre o papa e o patriarca terminam quando em 1054 o mensageiro do papa ps no altar de Santa Sofia, em Constantinopla, o decreto de excomunho. Portanto os latinos sero a Igreja Catlica Apostlica Romana e os gregos a Igreja Ortodoxa. O auge do poder papal trouxe seu declnio. Poder e riquezas enfraqueceram a espiritualidade, exemplo disto seriam as cruzadas e o sucesso das ordens monsticas. As primeiras foram expedies militar-religiosas que logo se demonstraram cruis e venais (a sabor de seus lderes); as segundas demonstraram que a corrupo do clero secular era tanto que muitos preferiam os mosteiros afastados das cidades ou do mundo, tempo, seculus em latim. A crise ser to grave que durante um tempo o papado ir se dividir1 e neste colapso ganharo fora os protestos contra a Igreja que culminaro na Reforma. Protestos que so reflexos das mudanas que ocorriam, tal como surgimento da burguesia, dos Estados nacionais e revalorizao da cultura greco-romana. Estava claro que mesmo sem a Reforma, a Igreja Catlica no poderia continuar do jeito que estava. O crescimento do prestgio do bispado de Roma: O nascimento do poder papal. Pedro, pela tradio catlico-crist, tido como o primeiro papa, assim como todos os bispos de Roma seriam seus sucessores. No se pode negar a preeminncia de Pedro frente
1

Perodo de 1305 a 1377 que foi conhecido como cativeiro babilnico, onde a sede passa de Roma a Avignon na Frana.

aos apstolos, mas nada se sabe sobre o surgimento da comunidade romana. O certo que nem Pedro, tampouco Paulo foram seus fundadores. As questes teolgicas (arianismo, monofisismo...) haviam enfraquecido a autoridade moral dos snodos2 (pois as discusses nunca terminavam e muitas vezes tendiam a autoridade poltica do grupo que caa na graa dos imperadores) assim como a dos bispos. Esta situao pedia um poder centralizado, uma monarquia. A proximidade com os imperadores, a decadncia do poder poltico e o prestgio de Roma, criam a ocasio. A comunidade romana toma vulto aps a morte dos apstolos supracitados. As notcias de Roma se avolumam quando perseguio comea com Nero. Aps o primeiro sculo da era crist a comunidade cresce de modo assustador. Sobre ela, sabemos que as primeiras listas de bispos continham nomes gregos, tendo sido o grego a lngua do culto. Essa comunidade era conhecida por sua turbulncia, com histrias de bispos pouco santos e acima de tudo venais. A posio de liderana s era patente na Itlia. Mas apesar de tudo, era uma comunidade prdiga em favor dos necessitados.3 Com a ascenso de Constantino, a comunidade de Roma permanece inexpressiva, mas em meados do sculo V surge a figura do bispo Silvestre (314-335), que segundo uma lenda teria curado o Imperador cristo da lepra. A figura de Silvestre controversa e estar envolvida na maior falsificao da histria da Idade Mdia, a Donatio Constantini.4 Mas reviravoltas a partir do Imperador Teodsio I comeam a afirmar a preeminncia dos bispos de Roma. Foi quando surgiu Dmaso (366-384), uma figura intrigante, acusado de matar um bispo preferido a ele em uma eleio e de receber apoio financeiro de ricas senhoras romanas. Dmaso se impe como bispo de Roma (lanando mo da passagem de Mateus 16.18) e consegue supremacia mxima no Ocidente durante o governo de Graciano (375-383). Os bispos recebiam desde o sculo II o ttulo de papa que na realidade era mais um ttulo afetivo que de supremacia. No fim do sculo V este ttulo ser conferido exclusivamente aos bispos romanos. A monarquia de cristo: O poder dos papas durante a Idade Mdia A cidade de Roma permaneceu sob a aura de maior cidade da antiguidade mesmo aps a sua queda. E quando isto acontece de modo mais drstico (o imperador do Oriente no envia reforos para ajudar na defesa de Roma) a cidade ser considerada a guardi da civilizao, ou uma ilha entre brbaros. A confuso que reinava na Itlia fez crescer uma indiferena pelo poder poltico, no existia no Ocidente outro bispado que fizesse frente a Roma. Diversos fatores: desobrigao poltica, falta de concorrncia, indiferena dos imperadores orientais - deram fora quilo que os historiadores definiro como monarquia papal. Conceito que cabe bem ao perodo medieval, onde os papas custa do seu prestgio e vcuo poltico, tentaro conciliar o poder espiritual com o secular agindo como grandes monarcas. Mas como os bispos romanos se tornaram papas?

2 3

Convocao de eclesisticos para a discuso de assuntos da Igreja. DREHER. Martin N, A Igreja no Imperio Romano. 4 Segundo este documento Constantino teria doado a Silvestre e seus sucessores os Estados Papais.

Os bispos de Roma resolveram tirar vantagens da anarquia. Com o desaparecimento da autoridade imperial na provncia, o bispo da cidade ir seguir o exemplo da aristocracia, transformar suas propriedades em pequenos centros de defesa. Assim o bispo de Roma se transformar em lder religioso, magnata e comandante, semelhante aos condes da regio italiana. Como faziam parte das grandes famlias romanas, estas interferiam na nomeao no s do episcopado como tambm nos cargos eclesisticos. Destarte a organizao da igreja ocidental ter como seu ponto de referncia o templo. Antes ponto de defesa e durante os movimentos missionrios e fundao de novas cidades o marco inicial. A localidade ser denominada posteriormente como parquia, presidida pelo proco ou padre, as parquias sero agrupadas em dioceses ou arquidioceses (o levar em conta a importncia da localidade ou cidade) chefiadas pelos bispos. Como podemos observar, pela a diviso territorial da igreja, esta ir suprir a carncia administrativa que as localidades apresentaram na runa do imprio.
5

Os primeiros papas Leo I (440-461) Antes dele nenhum bispo havia agrupado tantas caractersticas papais. Em seus sermes frequentemente acentuava o primado de Pedro. Como seu sucessor ele chama a si a responsabilidade de cuidar da Igreja. Foi com este esprito que se envolveu em discusses cristolgicas. Buscando a proeminncia de Roma conseguiu que sua autoridade tivesse validade civil. Com personalidade forte, pesa em seu favor a negociao com lderes brbaros como tila. Gelsio I (492-496) Se Leo Magno havia construdo a imagem paternal dando um grande passo para reconhecimento da autoridade civil, Gelsio criou a teoria que reforaria a monarquia papal. Com a teoria dos dois poderes, Gelsio defende que duas foras regem o mundo o espiritual e o temporal, sendo que o espiritual maior, pois os representantes Deus so responsveis pela salvao de todos. Desta forma o espiritual tem primazia dentre os poderes. Gregrio I (590-604) Este papa muito estimado, pois compreendia o perodo de mudanas que vivia. Enxergou a necessidade da igreja e investe na ao missionria. Como monge deixa sua marca na liturgia com nfase no canto (que receber seu nome) e penitncia. Considerado o primeiro papa do perodo medieval. Antes de prosseguirmos cabe ressaltar que alm do vcuo de poder os papas cresceram em prestgio devido suas aes, pois nesta poca o povo em geral ficava a merc dos distrbios que atingiam no s Roma, como a Pennsula Itlica. Sem recursos, muitas vezes abandonadas, as pessoas humildes se apegavam a mensagem crist e ao vigrio de Cristo, que no obstante, usavam suas rendas para a caridade. Lembro ainda, que nestes perodos de anarquia, o papa como representante mximo da igreja ocidental, exercia a justia, principalmente nos casos que envolviam a conduta da aristocracia e imperadores, da qual muitas vezes o povo era indefeso.

Ver a sesso de anexos.

O fim do Imprio Ocidental e incio da Idade Mdia foi um perodo de crises e a nica instituio que permanecia e, alm disto, se fortalecia era a Igreja. Ou seja, era a nica instituio que se mantinha slida. Durante o perodo de consolidao da monarquia de Cristo, podemos acentuar algumas caractersticas. O perodo foi conturbado, com invases e incertezas, muitas vezes as negociaes com os povos estrangeiros no foi exitosa. Mas estas fizeram a estima e o poder temporal do papa crescer cada vez mais. E foi com os chamados brbaros que a igreja encontrou sua sada, restaurando a vocao missionria que tinha feito a igreja crist ganhar o mundo. Portanto para manter-se longe das querelas e incertezas que reinava nas cidades, muitos religiosos iro buscar refgio nas reas isoladas. O nascimento dos mosteiros foi um fenmeno neste perodo. Alm de dar trazer um flego renovador em certos perodos da Igreja. O choque com os estrangeiros tambm no foi de todo infrutfero e a converso de tribos germnicas em massa tambm foi uma caracterstica desta poca (com destaque para os godos e francos que foram importantes para a criao da cultura crist-medieval). Apesar do prestgio e ausncia de concorrncia (tanto poltica quanto eclesistica) a monarquia papal foi construda lentamente, um dos fatores foi a indisposio do Oriente em 6 ver um representante da Igreja em p de igualdade com o patriarcado. As lutas, discusses teolgicas e intrigas com Constantinopla tambm sero uma caracterstica deste perodo. Como os papas legitimavam seu poder em meio a tantas incertezas? A justificativa do poder papal seria garantida pelos muitos documentos criados durante o perodo medieval, as chamadas fraudes pias. Dentre aqueles, est a Doao de Constantino (reza a lenda que foi encontrado um testamento no qual o primeiro imperador cristo doa o poder do Ocidente ao bispo de Roma, nesta poca Silvestre I), que ser o mais famoso. Sabemos que o documento no legtimo, mas tambm no pode ser considerado como uma falsificao no sentido moderno, pois segundo historiadores medievais como Southern,7 as falsificaes apenas serviam para manter aquilo que j pertencia a igreja, sendo justificadas pelo objetivo. Ou seja, manter a ordem e a obra da Igreja. A partir do crescimento do Imprio Carolngio, a igreja dar um passo atrs. Claro que refletidamente. A associao da Igreja com Carlos Magno representar a submisso do espiritual ao temporal. Como defensor da Igreja, Carlos Magno difundir a cultura medieval aos confins da Europa, alm de trazer conversos ao seio da Igreja. Para o novo imperador a distino entre o poder temporal e espiritual no existia. No se intrometia (Carlos) na doutrina e liturgia tambm? Talvez querendo imitar seu concorrente, o imperador bizantino. Ressaltando que no Oriente havia o cesaropapismo, ou seja, o imperador bizantino atuava tanto no mbito poltico como no religioso. Carlos Magno indicava seus bispos e logo seus pares o imitaram. Esta ao acabou por extinguir a eleio episcopal e por trazer danos em longo prazo para a igreja. Nesta poca assistiremos papas submissos. Fracos? Talvez. Pacientes ou cautelosos? bem mais provvel.
6

Na realidade, a Igreja Oriental sempre trabalhar para que no haja um representante eclesistico forte e centralizado no ocidente. 7 SOUTHERN. Rchard Willian, Historiador e medievalista ingls.

Os papas e a Europa feudal Foi durante este perodo da Histria que o poder do papa atinge o pice. Isto se d por dois motivos: A falta de sucessores no porte de Carlos Magno e uma nova onda de invases. Novamente se cria um vcuo de poder. Um parntese sobre histria medieval Basicamente os historiadores definem Carlos Magno como grande inaugurador do sistema feudal. Na verdade no bem este termo, mas ele facilita a compreenso. O fundador da dinastia carolngia ir acelerar a fuso do cristianismo com os costumes dos diversos povos europeus. Seu sucessor, Lus o Pio, como o nome sugere, foi fortemente influenciado pela Igreja e aqui que esta instituio ir aumentar exponencialmente suas riquezas e influncia. Mas como acontece com toda monarquia pessoal ou governo carismtico, se o sucessor no for forte o suficiente o poder no se mantm por muito tempo. Foi o que aconteceu. Com a morte de Lus, a tradio germnica fez seu imprio ser dividido em trs partes. Estas configurariam as divises culturais europeias mais marcantes: as razes francesas, alems e italianas. Com reis fracos, a presso exercida nas fronteiras mais forte e a Europa se v cercada por nrdicos (vikings) ao norte e magiares (hngaros) ao leste. Comea uma onda de saques e para cont-los castelos so erguidos. Cada nobre se torna senhor do seu territrio (feudo em algumas regies) e da igreja desta regio. Estas em busca de proteo, atradas fora ou por interesse, passam a ser do nobre que domina a regio. Nesta poca surgem as igrejas particulares. Foi neste perodo de invases e apropriaes de igrejas pelos nobres que as ordens monsticas ganham fora como lugares longe as influncias mundanas. Fora destas, o mundo era maligno, com o poder poltico, a desordem e insegurana causada pelas invases e desordeiros. Dentre estas ordens destaca-se a de Cluny que trabalhou para domesticar a turbulenta nobreza, construindo a famosa imagem cavalheiresca que perdura at hoje. Esta ordem fornecer hbeis e fortes religiosos que pavimentaram o caminho para o auge do papado. Nesta poca tambm surgem pessoas com revelaes ou vises. Algumas sobre a queda da Igreja, outras contra a corrupo do clero. No ir demora ento para que pessoas com senso de reforma chegassem ao poder. Dentre estas est Bruno de Eguisheim-Dagsbourg da Alscia (regio francesa fronteiria com a Alemanha), conhecido como Leo IX (1048-54) que atacou a simonia, nicolasmo, e politizao do clero. Para este papa a igreja deveria voltar aos tempos do cristianismo primitivo. Assim que recebe o papado (1054), por questes de natureza teolgica, Leo IX e Miguel Cerulrio (patriarca de Constantinopla) se desentendem. Sem conseguir resolver a questo aquele acaba por excomungar o patriarca, que no fica para trs e faz o mesmo8. Foi

Na realidade, a parte oriental do antigo Imprio Romano (Imprio Bizantino) nunca tinha digerido a coroao de imperadores desde Carlos Magno.

quando aconteceu o grande cisma. A Igreja ficara dividida em Igreja Catlica Apostlica Romana e a Igreja Ortodoxa. Dentre os colaboradores de Leo IX estava um monge cluniacense, Hildebrando que viria a se tornar Gregrio VII. Gregrio VII foi eleito papa pelo seu carisma e inconformismo com o estado da igreja catlica. Representante do Agostinianismo poltico9, defendia a primazia da igreja sobre o poder temporal. Foi neste esprito poltico que em 1075 ele exps seu programa polticoeclesistico conhecido como Dictatus Papae. Nestas 27 sentenas o papado tenta sobrepor-se aos poderes temporais. Separando algumas destas sentenas, notamos que elas declaram a autoridade para depor ou restabelecer bispos sem a convocao de snodos, que o papa no pode ser julgado por ningum, o papa pode absolver sditos de homens injustos de seu juramento de fidelidade e por fim a s romana nunca errou e nem errar por toda a eternidade. Leo IX podia apenas desejar desembaraar e dar autonomia a igreja que perigosamente tinha se associado ao poder poltico. Assim como impor-se sobre as crticas da Igreja oriental. Mas ao fazer isto ele cria as bases da infalibilidade papal e se distancia cada vez mais da cristandade oriental. Enrgico, ele proibiu a outorga de servios eclesisticos por parte de leigos. Isto fez o papa comprar briga com os nobres e principalmente o imperador do Sacro Imprio Romano Germnico. Acossado ele morre no exlio, mas suas idias iniciaram um movimento que ser conhecido pelos catlicos de Reforma Gregoriana e pelos historiadores como Revoluo Papal. Dentre seus sucessores podemos acentuar: Urbano II (1088-99) Reassume os planos de Gregrio VII no auxlio aos cristos da Terra Santa, ou seja, a ideia de uma guerra santa (as cruzadas). Deu um passo atrs ao negociar com o rei da Frana regras para a nomeao de bispos. Inocncio III (1198-1216) Seu discurso de posse indica sua ambio: O sucessor de So Pedro ocupa uma posio intermediria entre Deus e o homem. inferior a Deus, mas superior ao homem. juiz de todos, mas no julgado por ningum. Um dos poucos a sustentar suas pretenses, era temido e respeitado como poder maior por muitos monarcas e imperadores. Aprova a ordem franciscana e convoca o 4 Conclio de Latro, que dogmatiza as questes da transubstanciao e confisso. conhecido por buscar regrar vida dissoluta de muitos dos clrigos. Estamos no fim do sculo XII e incio do sculo XIII. A autoridade da igreja catlica mxima. Aqui o papado legisla, julga, tributa, cria ou fiscaliza universidades, institui dioceses, nomeia para todas a funes, cobra dzimos e regula toda a vida social, econmica e cultural (trabalho, costumes, atitudes, sexo, a lista longa). Resumo desta conjuntura a afirmao de Inocncio III: assim como a Lua tira a sua luz do Sol, o poder real tira o esplendor da sua dignidade da autoridade pontifcia.
9

Conjunto de teses teolgicas e filosficas, onde para Agostino existiam duas naturezas a terrena e espiritual. Para este pai da Igreja a ltima era mais importante por conduzir a paz do homem. ARQUILLIRE, H. El Agustinismo poltico: ensayo sobre la formacin de las teorias polticas en la edad media. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2005.

Mas nem tudo era esplendor. Em meados do sculo XIII a igreja catlica se deparava com diversos problemas. Como manter o poder adquirido sem perder o foco? Alm do que, este poderio fazia eclodir diversas manifestaes pela Europa, leia heresias. E se o poder foi exercido na ausncia de um poder centralizado, agora comeam a surgir os embries das monarquias europeias. A decadncia do poder papal Os papas do fim do perodo medieval caram em uma arapuca montada por eles mesmos. O alto escalo pressentindo um futuro sombrio, tenta a partir do sculo XIII garantir sua proeminncia nos locais onde a monarquia de Cristo havia conseguido se impor: Alemanha e Itlia. Para se desembaraar dos vrios reis, prncipes e imperadores destas duas regies, os papas buscam apoio junto aos reis franceses. Aqui comeam os males do papado. Nestas brigas muitos papas acabaram por fugir e ver Roma saqueada, o que arranhou a imagem construda h sculos por seus predecessores. Figura que piora com os seguidos fracassos das Cruzadas. Os papas continuaram mesmo assim na sua queda de brao com os monarcas e a disputa entre o poder temporal e espiritual se mostrar crtica no final do sculo XIII. Bonifcio VIII (1294-1303), defensor da monarquia universal pontifcia, proibiu dentre outros doaes eclesisticas sem autorizao da santa s e que no se cobrasse taxas sobre os bens da Igreja. Acontece que Filipe IV, o belo, rei da Frana, estava em conflito com Eduardo I, rei da Inglaterra. Naturalmente estes monarcas precisavam de dinheiro. Com a proibio de Bonifcio a situao ficou crtica. O papa apenas esqueceu que nestes tempos a conscincia nacional estava crescendo. Ambos monarcas iniciam um processo de luta contra o papa. Filipe IV, fisicamente mais prximo ao papa, inicia sua investida prendendo bispos e banindo os coletores de impostos papais. No satisfeito o monarca francs acusa Bonifcio VIII de ter sido eleito papa ilegitimamente, conseguindo prend-lo em 1303. O papa foge, mas desmoralizado falece um ano depois. No satisfeito, Filipe o belo consegue eleger um bispo francs papa. Impede-o de viajar para Roma e fora-o a residir em Avignon. A partir de Clemente V (1305-14), todos os papas residiro na regio francesa de Avignon at 1377. Consequentemente todos os papas sero franceses como o sero a grande maioria dos bispos. Este perodo ser conhecido como Cativeiro de Avignon, por analogia ao Cativeiro Babilnico dos hebreus. A distncia do domnio pontifcio tornava difcil o controle da regio que pertencia a igreja catlica, imperando o caos em Roma. Muitos desejavam a volta dos sucessores de Pedro a Cidade Eterna. Urbano V (1362-1370) e Gregrio XI (1370-1378) tentaram voltar a cidade. Mas a situao estava to conturbada que levou ao chamado Cisma do Ocidente (1378-1417), onde coexistiram dois e at mesmo trs papas simultaneamente. Desta forma, durante este perodo teremos: Papa Urbano VI, Bonifcio IX, Inocncio VII e Gregrio XII como papas em Roma; Clemente VII e Bento XIII em Avignon; e Alexandre V e Joo XXIII em Pisa. A situao s seria resolvida no Conclio de Constana realizado entre os anos de 1414 e 1418. Neste conclio os trs papas foram depostos e Martinho V (1417-1431) foi eleito vigrio de Cristo na cidade de Roma. Estes acontecimentos que marcaram a crise da monarquia de Cristo apontavam o nascimento de uma nova era, j que a Igreja, o grande smbolo da Europa medieval estava em crise.

Concluso As constantes mudanas de sede do papado, o surgimento de antipapas e o Conclio de Constana, marcaram a decadncia da influncia que a Igreja exercia na sociedade medieval. O crescimento dos estados nacionais (Frana, Inglaterra) foi um duro golpe na pretenso universal da igreja e principalmente na sua busca em fortalecer o poder temporal. A mudana de sede ao sabor dos governantes leigos, as mortes da peste negra10, as heresias que explodiam pela Europa, atingiram em cheio o prestgio que a igreja construiu durante sculos. Isto sem falar no mau exemplo do clero que s fazia aumentar as crticas. Por ltimo, o Conclio de Constana marca bem este perodo catico pelo qual a Igreja passava. Proclamado depois da presso de um leigo, o Imperador Sigismundo (1410-1437), o conclio no s ps fim ao caos de sucesso, condenou como herege John Wycliffe (1324-1384) membro da Igreja, que teve seus restos mortais exumados e queimados. Como os escritos deste reformador haviam ganhado o mundo, dois contestadores da igreja catlica, que se baseavam no escritos de Wycliffe, foram condenados fogueira: John Huss (1370-1415) e Jernimo de Praga (1379 -1416). Sintomas que mostravam a necessidade de uma reforma mais sria na Igreja. Coincidncia ou no, exatamente cem anos aps o conclio e a volta do papado a Roma, 1517, iniciava a Reforma Protestante. Bibliografia DAWSON, Cristvo. A Formao da Europa. Portugal: Cruz, 1956. DREHER, Martin N. Coleo Histria da Igreja. Volumes 1 e 2. So Leopoldo, RS: Sinodal, 2001. FRANCO JNIOR, Hilrio. Idade Mdia: Nascimento do Ocidente. So Paulo: Brasiliense, 2001. GONZALEZ, Justo L. A Era dos Gigantes. So Paulo: Vida Nova, 1993. ______________. A Era das trevas. So Paulo: Vida Nova, 1993. HURLBUT, Jesse Lyman. Histria da Igreja Crist. So Paulo: Editora Vida, 2007. LOPEZ, Roberto S. Nascimento da Europa. Lisboa: Edies Cosmos, 1965.

10

A Peste Negra mudou a mentalidade europia no fim da Idade Mdia. Matando quase um tero da populao, no poupando nem os religiosos. Muitos acreditavam em castigo de Deus pelo curso que a igreja havia seguido e a mentalidade europia adquiriu um carter morbido inspirando at mesmo manifestaes culturais.

You might also like