You are on page 1of 21

A histria conceitual de Reinhart Koselleck 1*

JULIO BENTIVOGLIO1 Universidade Federal do Esprito Santo

Resumo: Este artigo analisa a histria conceitual de Reinhart Koselleck ao indicar seus principais postulados e revela como o estudo dos conceitos remete a uma verdadeira teoria da histria baseada no recurso hermenutica, na problematizao da historicidade e na reflexo sobre a experincia humana. Palavras-chave: Teoria da histria; Histria Conceitual; Reinhart Koselleck. Abstract: This article reviews the conceptual history of Reinhart Koselleck to indicate their main assumptions and reveals how the study of the concepts sends a true theory of history based on the use of hermeneutics, questioning the historicity and reflection about the human experience. Keywords: Theory of History; Conceptual History; Reinhart Koselleck.

P
1*

1 retendo esboar em breves apontamentos a contribuio de Reinhart Koselleck (1923-2006) para a superao da tradicional Histria das Idias, um campo de estudos que remonta ao sculo XVIII, apresentando alguns postulados fundamentais de suas reflexes em torno da Begriffsgeschichte ou Histria Conceitual. Pode-se dizer que atualmente as pesquisas relacionadas Histria das Ideias se dividem, sobretudo, em duas abordagens fundamentais: a collingwoodiana da Escola de Cambrigde e a koselleckiana da Escola de Bielefeld. Enquanto no apogeu da modernidade a filosofia da histria iluminista fazia profisso de f no binmio razo-progresso, de modo que as idias se tornaram um objeto privilegiado de acesso
Artigo submetido avaliao em fevereiro de 2010 e aprovado para publicao em maro de 2010.

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

115

Histria, no sculo XX elas foram problematizadas por meio do debate entre Robin Collingwood (1889-1943) e Arthur Lovejoy (1873-1962). O cerne da discusso residia no problema da invariabilidade das ideias defendido na histria intelectual deste ltimo. Partindo da premissa de que existe uma relao visceral entre Histria e linguagem, e reconhecendo a mutabilidade das palavras, Koselleck realizou subsdio decisivo a este debate inaugurando uma abordagem sobre a Histria das Idias que se funde a uma verdadeira teoria da histria. E a desenvolve a partir de alguns aspectos basilares: o problema da conscincia histrica, sua articulao por meio do conceito de experincia e fazendo recurso hermenutica filosfica que integrados perfazem uma Histria Social dos Conceitos. O ponto alto de sua contribuio foi demonstrar os vnculos existentes entre o pensamento social ou poltico e os sujeitos, por um lado e como se d o amlgama entre as expresses de determinadas conscincias histricas por outro, que expressam o quanto o conhecimento histrico pode tematizar as condies de possibilidade de histrias e a prpria existncia humana (Koselleck, 1997, p. 68). A Histria das Idias um dos campos mais antigos da historiografia, afinal desde os primrdios deste saber, ontologicamente, j se inquiria sobre a presena das idias no tempo. Neste longo percurso, lentamente surgiu a constatao de que os conceitos ou as idias no deveriam ser tratados exclusivamente como expresses da ideologia tal como deseja o marxismo, como meras representaes moda dos Annales, ou ainda como o resultado de determinadas relaes discursivas como desejou Michel Foucault. Embora estas referncias sejam significativas ao campo em tela, a complexidade do pensamento e o recurso s idias deixavam sempre entreaberta a possibilidade de novas abordagens. A virtude de Koselleck, neste sentido, foi a de atentar para a historicidade dos conceitos e do pensamento scio-poltico, vinculando-os realidade social e compreenso hermenutica. Com isso, valorizou a dinmica e a existncia de significados aparentemente diversos dentro de uma mesma poca e at em um mesmo grupo social e, de igual modo, explicitou o carter formativo e pragmtico da constituio e do uso das idias na Histria.

116

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

2 O enfoque collingwoodiano da Escola de Cambrigde tem dois pensadores fundamentais: Quentin Skinner e John Pocock. 2 Um dos maiores feitos deste grupo foi o de promover
[...] uma total reviso das abordagens mais influentes do estudo da histria do pensamento poltico que [...] incorrem no erro freqente de projetar expectativas do presente sobre o estudo dos autores do passado, produzindo interpretaes que no correspondem ao que esses autores de fato pretenderam comunicar atravs de seus escritos. Skinner chama essas variantes [...] de mitologias da histria do pensamento (Jasmin, 2006, p. 15).

Outra realizao notvel foi a de


[...] oferecer uma alternativa metodolgica s variantes da histria do pensamento contaminadas com as mitologias do presentismo. Isso feito atravs da apropriao da teoria dos atos de fala, advinda da filosofia da linguagem (Jasmin, 2006, p. 15).

Mas, enquanto esta corrente anglo-sax parte da Filosofia da Linguagem e sobretudo da teoria dos speech acts, a Histria Conceitual ampara-se na hermenutica filosfica alem e no recurso compreenso. Isso no elide, contudo, influncias comuns, como a referncia teoria weberiana da ao social e tambm algumas premissas do historicismo oitocentista. Para Skinner e para Pocock o importante perceber como se produz o significado, seja atravs da coerncia entre discurso, ao e entendimento provocado como quer o primeiro, seja por meio das supresses e silncios propositais, tal como deseja o segundo. Pocock sinaliza ainda a existncia de variadas linguagens polticas que podem coexistir numa mesma sociedade e que so adotadas ou no pelos grupos. Enquanto Skinner volta-se mais para Austin (1911-1960) (1990), Pocock refere-se mais Saussure (1857-1913). compreenso que

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

117

identificava as idias ao real, por meio da fixao de sentidos que eram portados e expressos pelos indivduos, Skinner prope outra mais elstica, a fim de se conhecer o vocabulrio poltico de uma poca para poder situar com maior preciso esta relao entre os textos e a ao social. Skinner procura analisar o entendimento construdo pelos atos de fala a partir da definio de contextos e significados compartilhados, ou seja, mediante certas normas e convenes (Jasmin, 2005, p. 28). Pocock, por sua vez, enfatiza a existncia de vrias linguagens polticas em meio a uma tessitura repleta de performances discursivas. inegvel a existncia de alguns pontos de convergncia entre algumas destas posturas com o enfoque koselleckiano, sobretudo na nfase sobre a contextualizao dos sujeitos e dos significados dos conceitos em diferentes espaos sociais. Os fundamentos da Histria Conceitual podem ser detectados em sua reao a um princpio do Iluminismo e do historicismo que toma as idias em sua positividade, entendendo-as como uma existncia objetiva, constitutiva da prpria Histria. Basta lembrar nesse sentido as falas de Humboldt (17671835) ou de Ranke (1795-1886), por exemplo; para eles as idias eram uma realidade histrica, nica e singular que se materializava no tempo e no espao. Diferentemente de Skinner ou Pocock, Koselleck no se refere a discursos ou a linguagem, pois, coloca nfase nas palavras e em sua historicidade, tal como so utilizadas em diferentes momentos, por diferentes atores.
Koselleck chama a ateno para a importncia da anlise lingstica e semntica na investigao das variadas dimenses do mundo social em diferentes pocas. Segundo o autor, o estudo dos conceitos e da variao dos seus significados ao longo do tempo uma condio bsica para o conhecimento histrico. Koselleck denomina Histria dos Conceitos o procedimento que permite apreender o complexo processo de ressignificaes de alguns conceitos ao longo do tempo. Mais do que um mtodo a ser aplicado ou uma disciplina autnoma, a Histria dos Conceitos seria um instrumento complementar e necessrio para a interpretao histrica (Kirschner, 2007, p. 49).

118

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

Para Koselleck os conceitos no devem ser jamais tomados como um sistema textual autnomo, mas sempre relacionados a uma dada realidade social, a servio da compreenso histrica. Afinal,
Para poder viver, o homem, orientado pela compreenso no pode seno transformar a experincia da histria em algo com sentido, ou, em outras palavras, assimil-la hermeneuticamente (Koselleck, 1997, p. 69).

Fica evidente que para o historiador alemo Histria Conceitual e Teoria da Histria caminham juntas, fazem parte do esforo hermenutico dos sujeitos histricos de darem sentido sua prpria existncia. Para se apoderarem da realidade, os homens necessitam dos conceitos e, por meio das experincias vividas e transformaes sofridas, empreendem aes que se projetam no tempo e no espao determinantes para sua autocompreenso. Na introduo que Koselleck faz ao Lexikon ele diz que a Histria Conceitual :
[...] antes de tudo, um mtodo especializado da crtica textual exigido pela necessidade de compreender o significado pretendido de palavras em sua configurao para os contemporneos [...]. Como tal, ela contribui para o estudo da histria social e poltica e depende, por sua vez, de uma clara compreenso do contexto social e poltico (apud Sheehan, 1978, p. 314).

3 A histria conceitual alem surgiu no final dos anos 1960 com Otto Brunner (1898-1982), Werner Conze (1910-1986) e Reinhart Koselleck, quando este deixava a condio de discpulo para assumir a liderana do movimento. Ela se erigiu em torno da produo de duas obras fundamentais: Geschichtliche Grundbegriffe - Historisches Lexikon zur politisch-sozialen Sprache in Deutschland (Conceitos bsicos de histria um dicionrio sobre os

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

119

princpios da linguagem poltico-social na Alemanha) publicado em Stuttgart entre 1972-1997 em nove volumes (Conze et al, 2002) e o Handbuch politisch-sozialer Grundbegriffe in Frankreich 16801820 (Manual de conceitos poltico-sociais na Frana 1680-1820), iniciado em Munique (Reichardt & Lsebrink, 1985). Alm de Koselleck, pode-se dizer que o filsofo Joachim Ritter (1903-1974) e o socilogo Erich Rothacker (1888-1965) foram figuras decisivas para o surgimento da histria conceitual. O primeiro por sublinhar a necessidade de uma filosofia prtica que realizasse uma hermenutica do mundo histrico e no se apartasse da subjetividade interior presente nas relaes interpessoais, o segundo, doutor pela Universidade de Tbingen que ao redigir uma tese sobre o historiador Karl Lamprecht, j salientava o estudo do conflito do homem consigo mesmo, sob uma perspectiva antropolgica e histrico- cultural. Em seu Richtlinien fr das Lexikon politisch-sozialer Begriffe der Neuzeit (Orientaes para o lxico de conceitos poltico-sociais da modernidade) de 1967, Koselleck j havia sinalizado alguns pressupostos da agenda do grupo:
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) At que ponto comum o uso do conceito? Seu sentido foi objeto de disputa? Qual o espectro social de seu uso? Em que contextos histricos aparece? Com que outros termos aparece relacionado, seja como complemento ou como oposio? Por quem utilizado, com que propsitos e a quem se dirige? Por quanto tempo esteve em uso? Qual o valor do conceito na estrutura da linguagem poltica e social da poca? Com que outros termos se sobrepe? Converge com o tempo com outros termos? (Koselleck, 1967:81-9)

Na introduo do Geschichtliche Grundbegriffe (Conceitos bsicos de histria) os organizadores reconhecem a necessidade de um novo aporte para a Histria das Idias, que refutasse a leitura tradicional construda no sculo

120

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

XIX e incio do sculo XX e profundamente enraizada na topoi clssica, na qual os conceitos, sobretudo aqueles polticos constitudos a partir do sculo XVIII teriam um significado que no requeria traduo, visto assumirem um significado estvel (Conze et al, 1971, v.1:XV). Aqui residem alguns fundamentos que marcam a Histria Conceitual: a preocupao hermenutica e a nfase sobre a historicidade das palavras e sua pertena Histria Social. Ao remeter-se s condies, s possibilidades e aos usos das idias, Koselleck vai ao encontro do pensamento de Wilhelm Dilthey (1833-1911), que entre o final do sculo XIX e incio do sculo XX levou adiante a tarefa kantiana, ao promover uma crtica da razo histrica, embora a gnese desta tenha se esboado antes, na Historik de Johann Gustav Droysen (1808-1884)
A revoluo copernicana nas cincias do esprito se traduziu em conseguir justificar como possvel fixar em conceitos estticos e recorrentes o que por essncia mobilidade e mudana permanente. Os conceitos, assevera Dilthey, resultam de representaes em marcha, fixaes no pensamento daquele que , em si mesmo, percurso ou direo de movimento (Palti, 2003, p. 11).

Para Jrn Rsen, o projeto de Conze, Hintze e Koselleck tem


[...] seu paradigma no dicionrio de conceitos histricos bsicos (geschichtliche Grundbegriffe), que reivindicou um estatuto especial dentro dos estudos histricos [...] [eles] podem ser tomados como um reflexo tanto do programa quanto dos sintomticos pontos fortes e fracos desta abordagem histrica. Os dezoito ensaios so divididos em duas partes: a primeira trata das possibilidades e dos limites de uma histria scio-poltica dos conceitos e o segundo da teoria e prtica histrica (Rsen, 1982, p. 326).

Ou seja, Rsen chama a ateno para o fato de os idealizadores do grande dicionrio reconhecerem que os conceitos bsicos individuais no

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

121

deveriam ser o centro das atenes, mas os discursos, nos quais possvel articular significados mais precisos dos conceitos em meio ao social. Ele destaca o diagnstico feito por Gumbrecht em seu artigo, de que a Begriffsgeschichte tem como meta a realidade social, embora a questo seja complexa, pois a realidade histrica mais do que simplesmente o homem ou a interpretao que ele faz de si mesmo e de seu mundo passado (apud Rsen, 1982, p. 328). O desenho do projeto koselleckiano faz, contudo, uma alterao sensvel na perspectiva adotada por Dilthey visto sintonizar o individual e o coletivo a partir da conscincia histrica. Ele se afasta tambm do otimismo tico conservador de Droysen que v na Histria a realizao teleolgica de poderes ticos (justia, liberdade) cujo significado latente e perene ao longo do tempo. Assim, desloca a dimenso da experincia particular (Erlebnis) para o campo das experincias compartilhadas (Erfahrung) e desconsidera significados preexistentes e imutveis subjacentes ao pensamento e ao humanos. Eis, por exemplo a posio de Dilthey
Tudo se encontra sustentado em um nexo por fora interna e o limite externo resultante da determinao da existncia singular e da conseguinte persistncia da conexo adquirida. Em tudo, portanto, atua em seu curso o mesmo ser. Em tudo encontramos a mesma limitao de possibilidade e, tambm, a liberdade de eleio [...]. Denomino desenvolvimento a esta conexo no curso da vida, determinada internamente e que condiciona a entrega a incessantes mudanas. Este conceito diferente ao das fantasias especulativas de uma marcha para etapas sempre superiores (Dilthey, 1978, p.170).

Temos, portanto, mais algumas pistas para compreender o projeto da Histria Conceitual. Em primeiro lugar o problema da conscincia histrica de Dilthey e da linguagem, tal como para Schiller (1759-1805) ou Humboldt. A estes, juntam-se o giro lingstico promovido por Gadamer (1900-2002) e a referncia historicidade de Heidegger (1889-1976). Em relao a este ltimo, vislumbra-se a preocupao de Koselleck em subsumir

122

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

os indivduos ao tempo, revelando como a historicidade se constitui a partir da interconexo de vivncias isoladas e cujo desenho no segue nenhum projeto ou fim definvel a priori. No por acaso em seu Sobre a necessidade da teoria na disciplina da Histria sublinhou a importncia da historicidade na proposio de uma teoria da histria e de uma metahistria que fossem capazes de reconhecer a permanncia, mas sobretudo a mudana na temporalidade, como uma condio da possibilidade de histrias (Koselleck, 2002, p. 2) O mundo sempre interpretado a partir de linguagem, mas Koselleck far uma distino radical entre a Histria das Idias da Histria Conceitual. Na primeira, histria e idias possuem apenas um vnculo externo tendendo a uma existncia esttica. So eternas, sua apario ou desaparecimento marcam somente uma circunstncia externa. Uma histria das Idias no nos diz nada do significado destas ou sobre as alteraes semnticas ocorridas. Mas quando uma idia se converte em conceito, a totalidade dos contextos de experincia e significados sciopolticos aparece. Na medida em que concentra experincias histricas e articula redes de sentido, o conceito assume um carter essencialmente plural. Incorpora-se, portanto, em sua abordagem tanto elementos sincrnicos e diacrnicos que conferem maior plasticidade e realismo historia dos conceitos, algo inexistente na Histria das Idias. Outra caracterstica fundamental dos conceitos o fato de transcenderem de seu contexto original e a capacidade de se projetarem no tempo e no espao. Embora a linguagem tenha um papel fundamental para a compreenso dos conceitos, Koselleck se afasta de seu mestre Gadamer ao enfatizar a irredutibilidade da experincia histrica linguagem, posto que embora a Histria Conceitual supere e transcenda a Histria Social muitas vezes lhe conferindo sentindo, ela jamais a esgota. Diferentemente do hermeneuta, o historiador
[...] procede de outro modo: serve-se basicamente dos textos somente como testemunhos para averiguar a partir deles uma realidade existente alm dos textos. Por conseguinte, tematiza mais que todos os exegetas de textos um estado de coisas que , sobretudo, extratextual, mesmo quando ele constitua sua realidade apenas com meios lin-

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

123

gsticos [...] Escrever a histria de um perodo significa fazer enunciados que no puderam ser feitos nunca neste perodo (Koselleck, 1997, p. 91).

O grande desafio do projeto da histria conceitual foi demonstrar como um conceito se volta contra seus prprios pressupostos, ou em outras palavras, quando surgem as mudanas nos significados em torno dos conceitos. Um conceito no inaltervel, no um centro fixo e estvel, mas deve ser entendido como um objeto imerso na temporalidade e na linguagem. Segundo Koselleck,
H processos histricos que escapam a toda compensao ou interpretao lingsticas. Este o mbito para o que a Historik se dirige, ao menos teoricamente, e que a distingue, mesmo quando parea ser abraada pela hermenutica filosfica (Koselleck, 1997, p. 93).

O desafio est em equalizar a inexistncia das determinaes, que, portanto, so sempre entendidas apenas como determinaes relativas, por conta da suposio de um carter criativo da ao subjetiva. Este um dos pontos centrais da Begriffsgeschichte, ou seja, a relao dialtica entre criao e determinao. Para Koselleck, existe uma eterna contradio entre estruturas objetivas de determinao de longo prazo que limitam e submetem o leque possvel de atitudes e orientaes histricas dos sujeitos. Como resolv-las? Para ele, existem duas possibilidades. A primeira leva em conta a pluralidade dos atores histricos envolvidos e sua capacidade de criar. A segunda parte da existncia do esquecimento. O tema do esquecimento que j havia sido posto por Ditlhey assume no projeto da Histria Conceitual uma dimenso importante. Certos contedos conceituais no so apenas modificados, so mesmo esquecidos em meio a diferentes geraes, perdendo-se na memria coletiva elementos da experincia anterior.

124

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

4 O conjunto de estudos promovidos pela Histria Conceitual, que engloba o perodo entre 1750 e 1850 contm uma chave para se compreender a prpria origem e o sentido modernidade. A rigor entre 1750 e 1850 configura-se para Koselleck um Sattelzeit, um tempo de acelerao, um tempo de modernidade. Trata-se de um momento de alterao radical da conscincia histrica, expressado, por exemplo, na querela entre antigos e modernos, que reavaliou a tradio do pensamento social e poltico e urdiu novos projetos e expectativas em relao ao futuro. Para Koselleck esta mutao pode ser detectada, por exemplo, no prprio horizonte da Histria que, de magistra vitae deixa de ser Historie para se converter em Geschichte.3 Ou seja, a crise no conceito revela uma nova perspectiva para o conhecimento do passado, que atravs da crtica foi responsvel pelo surgimento da cincia histrica moderna. A noo de progresso ou de experincias exemplares do passado deu lugar percepo de coexistncia infinita de temporalidades relativas e de experincias e reconhecimentos variados na contemporaneidade. Sattelzeit corresponde a um distanciamento entre o espao da experincia e o horizonte de expectativas, fazendo com que o sujeitos histricos projetem cada vez mais ao futuro a possibilidade de construo de novos tirocnios.
O pressuposto implcito (que , em definitivo, aquele sobre o qual pivoteam todas as filosofias neokantianas da histria) o que da presena de um ser subjacente s estruturas, formas ou sistemas de organizao, que preexiste aos mesmos e serve de suporte temporalidade. H, ademais, uma diferena fundamental entre este conceito de ser do sujeito e o prprio da Ilustrao (Palti, 2003, p. 23).

De modo semelhante a Braudel (1902-1985), Koselleck tambm divide a experincia do tempo na Histria em trs dimenses. O primeiro o curto prazo, onde se experimenta a sucesso imediata dos fatos, o segundo o mdio prazo que expressa uma experincia geracional que reconhece determinados padres ou recorrncia nos fenmenos e, por fim, as geraes. Esta percepo do tempo se reflete at mesmo nos modos de escrever a histria: o

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

125

primeiro tipo o da histria que registra acontecimentos como a de Herdoto (484- 425 a.C.), o da histria que se desenvolve como a de Polbio (203-120 a.C.). e o da histria que se reescreve de Tucdides (460-395 a.C.).4 Como indica Hayden White, para Koselleck o processo histrico formado por um tipo distintivo de temporalidade daquele encontrado na natureza. Essa temporalidade multinivelada e se dirige a ritmos diferenciados de acelerao e desacelerao e funes no apenas como a de matriz na qual os eventos histricos acontecem (White apud Koselleck, 2002, p. 12). Cabe agora definir o que Koselleck entende por experincia. Para ele
H tempos histricos que ultrapassam a experincia de indivduos e geraes. Neste caso se trata de estratos de experincia que estavam disponveis antes das geraes contemporneas e que seguiro atuando muito provavelmente depois das geraes contemporneas (Koselleck, 2003, p. 41).

Seguindo os passos de Jacob Grimm (1785-1863), Koselleck questiona tambm a noo muitas vezes neutralizada que limita a experincia a uma percepo sensvel e presencial atual. O experimentado torna-se o real para esta perspectiva, desconsiderando-se a atividade intelectual anterior. Mas, ao contrrio a experincia implica a sntese entre percepo e investigao do real. Tambm ela dinmica, tal como a memria. Koselleck divide esse processo em trs tipos de aquisio de experincia: por meio da surpresa, que ele denomina de experincia originria; por meio da sucesso, quando se evidencia a repetio e a acumulao; e, por fim, por meio da adaptao, quando as experincias armazenadas so modificadas ou esquecidas, tornando-se diferentes do eram anteriormente (Koselleck, 2003, p. 50-1). Assim, tanto os acontecimentos singulares, surpreendentes evocam experincias que do lugar a histrias, como as experincias acumuladas ajudam a estruturar com o tempo as histrias (Koselleck, 2003, p. 53). E como se trata de um pensador cuja obra revela a todo instante a coerncia de um verdadeiro sistema, em que certos pressupostos possuem sempre uma articulao mais geral, pode-se dizer que tambm a experincia em relao aos conceitos segue este mesmo princpio. Com efeito, a existncia

126

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

dos conceitos se manifesta por meio de trs operaes anlogas da produo de experincias: conceitos podem ser registrados em seu surgimento original, podem ser continuados por meio de sua reproduo ou reescritos. Tambm aqui h um nexo com relao temporalidade: curta, mdia e longa durao. Neste ponto Koselleck se afasta de um certo tipo de historicismo que preconiza o exerccio de registrar experincias originrias e singulares como se fossem nicas, desconsiderando a continuidade e a sucesso. Novamente nos colocamos diante de duas posies, uma sincrnica e outra diacrnica, cujas conseqncias para a histria so:
Toda histria, tanto do presente como do passado, pode se reduzir s experincias primrias das geraes que vivem em cada momento. Neste caso a histria no seria outra coisa que a histria reescrita em cada momento, na medida que pode se confirmar pela prpria experincia (...) O resultado seria um relativismo conseqente, que reivindica o carter absoluto da prpria interpretao, mas que, por experincia, h de ser necessariamente superada. A outra resposta deixaria o peso da prova na histria imanente dos mtodos. Sem dvida, os mtodos que uma vez se formulam so examinados racionalmente, cabe abandon-los ou corrigi-los, de modo que graas s especificaes e modificaes metodolgicas leva-se a cabo um progresso cognitivo acumulado (Koselleck, 2003, p. 80).

Com estes apontamentos, vislumbra-se a contribuio decisiva de Koselleck na formulao no somente de uma corrente, a Histria dos Conceitos, mas sobretudo de uma verdadeira Teoria da Histria que pensa a produo da histria, sua experincia e sua escrita. Curiosamente, Koselleck dir que as melhores obras de histria foram escritas por desterrados, exilados ou derrotados:
A mudana histria se alimenta dos vencidos. Na medida em que estes sobrevivem, fazem a experincia insubstituvel de todas as histrias que podem discorrer

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

127

de maneira diferente da que desejam os afetados. Esta experincia nica no elegvel nem se pode repetir. Mas pode ser elaborada buscando os motivos que perduram a mdio e longo prazo, quer dizer, que so repetveis (Koselleck, 2003, p. 92).

inegvel o avano operado, no sentido de superar a velha Histria das Idias e tambm a chamada Histria Intelectual no somente da e na Alemanha; conectando-a a uma perspectiva hermenutica e social, atenta para as realidades lingsticas e extralingsticas que constituem o pensamento social as aes humanas. Koselleck demonstra que sem conceitos no poderia haver sociedade, tampouco histria. Todo conceito tem uma histria e eles alimentam projetos e sistemas polticos e sociais existentes ou no. Em suas palavras
A histria dos conceitos , em primeiro lugar, um mtodo especializado da crtica de fontes que atenta para o emprego de termos relevantes do ponto de vista social e poltico e que analisa com particular empenho expresses fundamentais de contedo social e poltico (Koselleck, 2006, p. 103).

Por isso, democracia, no contexto histrico brasileiro deve ser entendida como um conceito polissmico, cujos significados sofreram profunda alterao desde sua apario nas revoltas coloniais, passando pelo movimento da independncia, depois ao longo de todo o Imprio, bem como na sua utilizao durante as diferentes fases da histria republicana. Para Koselleck existem trs tipos de conceitos: os tradicionais cujo significado original sempre resgatado, conceitos cujo significado se modificou tal como o de histria e os neologismos. Importa saber como os leitores posteriores emprestam ou no significados novos aos conceitos. Citando Nietzsche, observa-se que todos os conceitos nos quais se concentra o desenrolar de um processo de estabelecimento de sentido que escapam s definies. S passvel de definio aquilo que no tem histria (Koselleck, 2006, p. 109). Com este projeto ambicioso, a Histria Conceitual vai alm das propostas que encerram o pensamento social e poltico em termos de sincronia e diacronia, vislumbrando a simultaneidade ou no contidas em um mesmo

128

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

conceito. A Begriffsgeschichte toma os conceitos em meio sua mundanizao e temporalidade. Afinal, cada palavra, mesmo cada substantivo, comprova as suas possibilidades lingsticas para alm do fenmeno particular que ela caracteriza ou denomina em certo momento (Koselleck, 2006, p. 115). Por fim, pode-se dizer que, a seu modo, com sua Histria Conceitual, Koselleck urdiu uma Teoria da Histria que , ao mesmo tempo, uma metahistria, visto projetar-se acima da histria como um constructo no qual se inscrevem a histria da humanidade, as suas histrias e a possibilidade de existncia da prpria histria. Como ele mesmo afirma
Toda historiografia se movimenta em dois nveis: ou ela examina fatos j articulados linguisticamente ou ela reconstri fatos no articulados linguisticamente no passado, mas que, com a ajuda de determinados mtodos e a coleta de indcios, podem ser de alguma maneira recuperados. No primeiro caso, os conceitos recebidos da tradio servem de acesso heurstico para compreender a realidade passada. No segundo caso, a histria se serve ex post de categorias acabadas e definidas, que so aplicadas sem que possam ser identificadas nas fontes (...) Nos dois casos a histria dos conceitos evidencia a diferena que predomina entre um ncleo conceitual do passado e um ncleo conceitual do contemporneo, seja porque ela traduz o antigo uso lingstico, ligado s fontes, de modo a defini-lo para a investigao contempornea, seja porque ela verifica a capacidade de rendimento das definies contemporneas de conceitos cientficos (Koselleck, 2006, p. 116).

Ainda neste sentido, os liames entre a realidade histrica e os conceitos se do em meio a quatro possibilidades fundamentais: a realidade e os conceitos permanecem estveis ao longo do tempo, o conceito e a realidade mudam simultaneamente de modo harmnico, os conceitos mudam mas a realidade no ou, enfim, a realidade muda mas os conceitos permanecem os mesmos.5 Nas palavras de Koselleck

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

129

Todo conceito, parece, portador de muitas camadas temporais. Hoje, por exemplo, pode-se usar a expresso sociedade civil com alguns traos de seu significado aristotlico ainda presentes e ainda compreensveis. Outros muitos significados do termo tal como usado na Antiguidade, na Idade Mdia, e no incio do mundo moderno, no entanto, tero desaparecido. O conceito, em outras palavras, tem vrias camadas temporais, e os seus significados tm diferentes dures (Koselleck, 2006, p. 10).

5 Nascido em Grllitz em 1923 e falecido em Bad Oeynhausen em 2006, Koselleck representa para a historiografia alem ao lado de Jrn Rsen o lugar de figura exponencial, de uma linhagem de historiadores que se remonta a Humboldt, Ranke e Niebuhr (1776-1831), mas que passa tambm por pensadores como Dilthey, Weber (1864-1920) e Gadamer, responsvel por construir uma obra em que a semntica de conceitos fundamentais so analisados para recuperar a experincia histrica do tempo, esclarecendo contextos histrico-sociais ao compreender a orientao dos sujeitos histricos por meio da linguagem. No mago de seu projeto h a formulao original em torno da conscincia histrica que ultrapassa os limites da antiga Weltanschaung, captando na relao entre o espao de experincia e o horizonte de expectativas, um elemento decisivo na compreenso da complexidade da formao, da ao e do pensamento social. Isto obtido em meio ao binmio HistriaLinguagem, pois
Na relao complexa entre conceitos e realidade, entre dogmata e pragmata, a separao entre linguagem e histria no implica a recusa tout court do carter lingstico constitutivo da realidade social e poltica, mas a busca de um modelo terico no qual os significados lingsticos criam, ao mesmo tempo em que limitam, as possibilidades da experincia poltica e social (Jasmin, 2006, p. 27)

130

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

A obra de Koselleck foi responsvel pela reunio sistemtica de extensas citaes de fontes originais do pensamento poltico e social do Ocidente a partir do sculo XVIII, demonstrando como a linguagem moldou as profundas transformaes vividas revelando a continuidade e as descontinuidades entre conceitos e realidade histrica. Nesta empreitada, Koselleck demonstrou como os conceitos passaram por um processo de historicizao, de democratizao, de ideologizao e de politizao. Evitar anacronismos e a utilizao superficial e vaga do termo idias so, entre outros, uma decisiva contribuio para o conhecimento histrico e social contemporneos. preciso ainda dizer que, para alm do dilogo prximo com Gadamer, Koselleck tem dvida expressiva com a hermenutica filosfica heideggeriana, entendendo toda compreenso como sendo temporal, intencional e histrica, portanto como uma expresso da facticidade. Ele mesmo refere-se a isso quando diz que os tempos da histria no so idnticos e nem sequer derivados inteiramente das modalidades existenciais desenvolvidas no homem como Dasein (Koselleck, 1997 :73). E prossegue, dizendo que
a existncia humana um Dasein histrico, porque est sempre orientada para a compreenso de um mundo que por sua vez apreendido e constitudo lingisticamente ao mesmo tempo (Koselleck, 1997, p. 86).

Essa percepo heideggeriana que o levou s metacategorias de matar e morrer, de amigo e inimigo, de interior e exterior, das geracionalidades e de senhor e escravo (Koselleck, 1997, p. 80s). De todo modo, na conferncia intitulada Histria e hermenutica que proferiu durante as comemoraes do 85 aniversrio de Gadamer, Koselleck restituiu a compreenso para o interior da Histria ao dizer que ela sempre determinada pelo tempo, indicando que nem sempre os textos so condicionadores dos significados. De Gadamer ele extrai a noo de que a relao dos conceitos com a linguagem tambm um problema de crtica e de pesquisa lingstica, ou seja
Os conceitos (...) no podem viver sem a proteo de uma tradio que, como conjunto de prticas discursi-

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

131

vas, os acolhem e fecundam. Mas as prticas discursivas se jogam realmente em contextos de outras prticas que Koselleck colocar em destaque (Villacaas, 1997, p. 20).

A histria dos conceitos representa inegvel avano em relao histria das idias ou Histria Intelectual, bem como representa uma nova maneira de se pensar o mtodo compreensivo ao constituir uma teoria e uma metodologia especfica para se investigar a relao entre as palavras, os indivduos e as coisas. A este respeito, Koselleck enftico:
Conceitos so registros da realidade, mas tambm fatores de mudana da prpria realidade. Com os conceitos se estabelece tanto o horizonte da experincia possvel quanto os limites desta (Villacaas, 1997, p. 21).

Estas reflexes e categorias o conduziram ao esclarecimento da conscincia moderna do tempo e do pensamento ocidental contemporneo. Pois, entre a hipertrofia do futuro e a atrofia do passado, o presente se diluiu em um tempo de trnsito perenemente frgil, em um regressus/progressus ad infinitum (Koselleck, 2003b, p. 25). Como diriam Vilacaas e Oncina, Koselleck realiza uma virada hermenutica enquanto Skinner e Pocock uma virada lingstica. Ao que tudo indica Koselleck toma os conceitos como ndices no sentido nietzscheano, pois eles so constitudos em meio prpria experincia histrica que em suas lutas expressam tambm lutas semnticas. Ou seja,
O conceito constitui um ndice de um espao de experincia que foi se formando desde seu aparecimento inicial no direito cannico e que, como temos comprovado, segue em busca de novos contornos, o que lhe confere tambm uma dimenso propulsora (Koselleck, 2003b, p. 16).

preciso sublinhar que a Histria dos Conceitos no trata somente dos estratos semnticos dos termos, ela busca relacion-los s descontinuidades histricas e aos contextos sociais de sua produo, articulando-os experin-

132

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

cia acumulada e aos horizontes de expectativas associados a cada conceito. Esta tripla aproximao cultural, pragmtica e semntica responde a um tratamento mais sistemtico conferido s idias, que no se limita ao poltico ou ao lingstico e permite investigar mais claramente as mudanas e as identidades constitudas pelos sujeitos histricos. Concluindo, ironicamente, o prprio Koselleck alerta que Histria Conceitual ainda no se atreveu a fazer a discusso sobre sua autoconstituio no tempo, no se submeteu a sua prpria crtica. E revela que, sob a aparente soberba, teve a humildade de reconhecer certas suspeitas e de confessar comprometimentos ideolgicos de seus pioneiros6. De todo modo a Histria Conceitual expandiu-se da Alemanha para o mundo escandinavo, Holanda, Frana, no projeto Euroconcetps, chegando tambm Amrica atravs do Iberconceptos Projeto e Rede de Investigao em Histria Conceitual Comparada do Mundo Iberoamericano que rene pesquisadores da Espanha e da Amrica Latina, que tem no Brasil um conjunto expressivo de pesquisadores. No Iuperj est sediada a revista internacional Contributions que representa este projeto e se encontra em seu oitavo nmero. Referncias AUSTIN, J. L. Quando dizer fazer: palavras e ao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. CONZE, Werner, BRUNNER, Otto e KOSELLECK, Reinhart Koselleck (org). Geschichtliche Grundbegriffe: Historisches Lexikon zur Politisch-Sozialen Sprache in Deutschland. Stuttgart: Klett. 1972, 2v. DILTHEY, Wilhelm. El mundo histrico. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1978. JASMIN, Marcelo G. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 20, n. 57, 2005. JASMIN, Marcelo G. & FERES JUNIOR, Joo. Histria dos conceitos: dois momentos de um encontro intelectual. In: Histria dos conceitos. Rio de Janeiro: Puc: Loyola, 2006.

Dimenses, vol. 24, 2010, p. 114-134. ISNN: 1517-2120

133

KIRSCHNER, T. B. A reflexo conceitual na prtica historiogrfica. Textos de Histria, v.15, n.1/2, 2007. KOSELLECK, R. Estratos del tiempo. Barcelona: Paids, 2003. KOSELLECK, R. Aceleracin, prognosis y secularizacin. Valncia: Pr-Textos, 2003.b KOSELLECK, R. Futuro passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. KOSELLECK, R. Histria y hermenutica. Barcelona: Paids, 1997. KOSELLECK, R. Histria, histria. Madrid: Trotta, 2004. KOSELLECK, R. The practice of conceptual history: timing history, spacing concepts. Stanford: Stanford University Press, 2002. KOSELLECK, R. Richtlinien fr das Lexikon politisch-sozialer Begriffe der Neuzeit. Archiv fr Begriffsgeschichte, 11, p.81-99, 1967. KOSELLECK, R. Some reflections on the temporal structure of conceptual change. In: MELCHING, W. & VILEMA, W (Org). Main currents in cultural history: ten essays. Amsterd: Rodopi, 1994. PALTI, Elias Jos. Introduccion. In: KOSELLECK, R. Estratos del tiempo. Barcelona: Ediciones Paids, 2003. SHEEHAN, James J. Begriffsgeschichte: theory and practice. The Journal of Modern History, v.50, n.2, p.312-319, 1978. VILACAAS, Jos L. & ONCINA, Faustino. Introduccin. In: KOSELLECK, R. & GADAMER, Hans-Georg. Histria y hermeneutica. Barcelona: Paids, 1997, p.20. REICHARDT, Rolf & Hans-Jrgen Lsebrink (Org). Handbuch politischsozialer Grundbegriffe in Frankreich 16801820. Mnchen: Oldenbourg, 1985. RSEN, Jrn. Historische und Semantik Begriffsgeschichte (resenha). The Journal of Modern History, v.54, n.2, p. 326-328, 1982.

134

UFES - Programa de Ps-Graduao em Histria

Notas 1 Professor adjunto de Teoria e Metodologia da Histria do Departamento de Histria na Universidade Federal do Esprito Santo. E-mail: juliobentivoglio@gmail.com. 2 Existem outros nomes importantes como os de Anthony Pagden, James Tully, Richard Tuck e John Dunn. Ver JASMIN, Marcelo G. & FERES JUNIOR, Joo. Histria dos conceitos: dois momentos de um encontro intelectual. In: ___. Histria dos conceitos. Rio de Janeiro: Puc: Loyola, 2006, p.12. 3 Ver a este respeito KOSELLECK, R. Histria, histria. Madrid: Trotta, 2004. 4 Cf. KOSELLECK, Estratos del tiempo. Barcelona: Paids, 2003. 5 Ver KOSELLECK, R. Some reflections on the temporal structure of conceptual change. In: MELCHING, W. & VILEMA, W (Org). Main currents in cultural history: tem essays. Amsterd: Rodopi, 1994, p.9. 6 Koselleck refere-se descoberta de textos pr-nazismo redigidos por Otto Brunner e por Werner Konze que lhes auferiram melhores posies na universidade, conferindo respaldo cientfico ao pangermanismo.

You might also like