You are on page 1of 4

Conflitos de dispositivos no computador

Page 1 of 4

Conflitos de dispositivos no computador


Embora o processo de "Plug-and-Play" (plugar e tocar) seja freqentemente chamado de "Plugand-Pray" (plugar e rezar), na verdade ele funciona muito bem na maioria das vezes. A Echo Audio, por exemplo, estima que 95% das instalaes da placa Layla-24 funcionam sem qualquer tipo de problema, e o processo de Plug-and-Play aloca recursos apropriadamente placa, sem qualquer conflito. Os outros 5% podem ter problemas de interrupo (a maioria causados por placas ISA que no so Plug-and-Play ou placas PCI que no conseguem compartilhar recursos). Os problemas podem se manifestar com uma nova placa que no funciona adequadamente logo ao ser instalada ou, em alguns casos, uma placa que funcionava bem deixa de funcionar. Se voc est tendo problemas com seu computador aps instalar uma nova placa (ou nem mesmo est conseguindo instalar a placa com sucesso), leia os tpicos abaixo, que descrevem o que so as interrupes, como elas so designadas, e como contornar os conflitos de interrupes. O que uma Interrupo? O computador tem duas formas de saber quando um dispositivo de hardware, como uma placa de udio, est pronto para passar dados para um software. Uma forma (chamada de "poll") seria o software periodicamente perguntar ao dispositivo se ele tem novos dados a passar. Como os dados devem ser transferidos o mais rpido possvel, o software teria que ficar perguntando placa o tempo todo, o que faria ocupar muito tempo de processamento desnecessariamente, reduzindo o desempenho total do sistema. A outra forma fazer com que a placa "interrompa" o software sempre que ela tiver novos dados para lhe passar. Ela faz isso enviando um sinal eletrnico atravs de uma das vrias linhas disponveis para isso na placa-me do computador. Os computadores PC possuem 16 linhas de interrupo (tambm chamadas de IRQ - Interrupt Request), numeradas de 0 a 15. Cinco delas so reservadas para uso exclusivo da prpria placa-me, teclado, temporizador do sistema, e outros dispositivos bsicos do computador. As demais so designadas para os dispositivos que so instalados na placa-me (placa controladora de vdeo, placa de udio, placa de fax-modem, placa de rede, etc).

Interrupes ISA e PCI Nos computadores atuais, existem basicamente dois tipos de conectores de expanso (tambm chamados de "slots", localizados na placa-me) onde se podem instalar placas de expanso. O tipo mais antigo o slot "ISA" (Industry Standard Architecture), que alguns computadores atuais nem o possuem mais. Esses slots podem usar 11 das 16 linhas de interrupes do PC. Nas placas do tipo ISA mais antigas (tambm chamadas de placas "legacy") a seleo do nmero da linha de interrupo a ser usada configurada manualmente na prpria placa, posicionando-se micro-chaves ou inserindo/retirando "jumpers" (pequenos contatos). J nas placas ISA mais novas, a seleo da linha de interrupo pode ser feita tanto no BIOS do computador (o software interno do PC que roda assim que ele ligado) ou pelo Windows 95/98. O slot do tipo PCI (Peripheral Connect Interface) transfere dados bem mais rapidamente do que o ISA, e foi concebido desde o incio para suportar o processo de Plug-and-Play. Embora os slots PCI tenham apenas quatro linhas de interrupo ligadas a eles (A, B, C e D), essas interrupes podem ser compartilhadas por mais de um slot PCI, e a interrupo de cada slot pode ser endereada a uma das onze interrupes disponveis no PC tanto pelo BIOS quanto pelo Windows 95/98. Para o usurio, as interrupes PCI usam os mesmos nmeros e so endereadas da mesma forma que as interrupes ISA Plug-and-Play. Observe, no entanto, que uma placa PCI pode compartilhar uma interrupo com outra placa PCI, mas no com uma

http://www.music-center.com.br/conflitos.htm

13/2/2009

Conflitos de dispositivos no computador

Page 2 of 4

placa ISA.

Plug-and-Play e Interrupes Quando o computador ligado, o BIOS verifica em cada slot se existe uma placa Plug-and-Play instalada. Cada placa Plug-and-Play contm um registro com uma lista dos recursos que ela requer do computador, incluindo quantas interrupes precisa e quais as que ele pode usar. O BIOS ento configura cada placa e aloca para ela a linha de interrupo apropriada. O BIOS faz isso para as placas Plug-and-Play tanto ISA quanto PCI. O Windows 95/98 tambm faz essa verifcao e configura as placas Plug-and-Play, possivelmente alterando algumas configuraes para adequar s suas necessidades.

Placas "Legacy" e Interrupes Os problemas podem ocorrer quando o computador possui placas ISA antigas do tipo chamado de "legacy", configuradas fisicamente com jumpers ou micro-chaves. O BIOS do computador e o Windows 95/98 no tm como detectar automaticamente essas placas e determinar quais as interrupes que elas devem usar, caso necessitem. Por exemplo: se voc possui uma placa MIDI antiga, configurada por jumpers para usar a interrupo IRQ 9, se o BIOS no pode detectar essa placa, ele vai considerar que a IRQ 9 est ainda livre, e poder designar a IRQ 9 para uma placa Plug-and-Play. Isso far com que nenhuma das placas funcionem corretamente, pois estaro em "conflito".

Placas PCI e Conflitos de Interrupo Algumas placas PCI Plug-and-Play tambm podem causar conflitos de interrupo quando elas tentam compartilhar uma IRQ com outra placa PCI. Muitas placas PCI podem compartilhar IRQ sem qualquer tipo de problema, mas outras simplesmente no compartilham! Por exemplo, voc possui uma placa de rede instalada, e o Windows a configurou para usar a IRQ 10. Como s h essa placa designada para a IRQ 10, o Windows assume que pode compartilhar ess interrupo com outra placa que venha a ser instalada, como uma placa de udio. Caso a placa de rede no seja "amigvel" e no consiga compartilhar a IRQ 10, ento ambas as placas no vo funcionar.

Solucionando Conflitos de Interrupo Embora no seja possvel detectar automaticamente as interrupes designadas (fisicamente) nas placas ISA do tipo "legacy", o Windows 95/98 e alguns BIOS permitem reservar interrupes especficas para uso dessas placas antigas. Estando a interrupo reservada, ela no ser designada pelo processo de Plug-and-Play para qualquer outra placa. Por outro lado, uma placa que no permite compartilhamento pode ser re-endereada manualmente para uma IRQ diferente. A primeira coisa a fazer se voc tem um conflito determinar qual a interrupo e qual placa esto causando o problema. Uma das formas de detectar isso rodar o software de teste Echo Reporter, da Echo Audio (fabricante das placas Gina-24 e Layla-24), sem fazer o teste de desempenho; o Echo Reporter ento far apenas a rotina de disagnstico e fornecer uma lista com todas as interrupes que o Windows 95/98 reconheceu estarem sendo usadas e as placas e recursos a que elas esto endereadas. Anote esses resultados e preste especial ateno interrupo designada para a placa de udio. Sabendo qual a interrupo usada pela placa de udio, preciso localizar a outra placa que deve estar causando o conflito. Para fazer isso talvez seja necessrio consultar os manuais das

http://www.music-center.com.br/conflitos.htm

13/2/2009

Conflitos de dispositivos no computador

Page 3 of 4

eventuais placas ISA que estiverem instaladas no computador, e examinar nelas as configuraes manuais (por jumpers) para saber quais as interrupes. Nessa etapa, provavelmente voc descobrir que a placa "conflitante" no foi listada pelo Echo Reporter, mas est usando uma interrupo que o Windows endereou para outro dispositivo! Se, por outro lado, no houver qualquer placa ISA instalada, ou se a placa ISA (legacy) no estiver causando qualquer conflito (pois usa outra interrupo), voc dever procurar uma outra placa PCI que esteja usando a mesma interrupo que a placa de udio. Se voc no possuir os manuais e tiver dificuldade em descobrir a placa conflitante, ter de usar o "mtodo da fora": remova todas as placas dos slots do computador e v reinstalando-as uma de cada vez, at que o sistema acuse o conflito. A ltima placa a ser instalada quando o computador acusar o problema a placa conflitante. ATENO: Antes de abrir o gabinete para remover qualquer placa, desligue o computador e desconecte o cabo de fora da tomada. Uma opo seria remover essa placa do seu computador. Isso pode no ser possvel se ela tiver uma funo essencial, e nesse caso voc ter que encontrar uma soluo para o conflito: Se a placa conflitante uma placa ISA do tipo "legacy", uma outra alternativa seria designar para ela uma outra IRQ, que no esteja sendo usada por nenhuma placa (de acordo com a lista do Echo Reporter). Isso poder solucionar o problema agora, mas o conflito poder voltar quando voc instalar uma nova placa. Se voc adotar essa soluo, ento reserve a nova IRQ, conforme descrito no tpico a seguir. Se a placa conflitante uma placa PCI, veja adiante o tpico "Reconfigurando uma IRQ no Windows 95/98 - Placas PCI".

Reservando uma IRQ no BIOS - Placas ISA Legacy No sendo possvel remover a placa ISA conflitante, a outra alternativa reservar no BIOS do computador uma IRQ para uso de placa "legacy". Para fazer isso, necessrio entrar na tela de configurao do BIOS, logo na inicializao do computador. Isso geralmente pode ser feito pressionando-se a tecla DEL (ou F1) logo aps o teste de memria do computador, durante o processo de inicializao da mquina (ainda com a "tela preta"). Aparecendo a tela principal do BIOS, entre na tela de configurao de interrupes. Alguns BIOS, como os da Award, permitem que voc selecione as opes "Plug-and-Play" e "Legacy ISA" para cada interrupo. Se voc selecionar "Legacy ISA" para uma interrupo que est sendo usada pela placa ISA do tipo "legacy", o BIOS no ir designar aquela IRQ para qualquer outra placa "Plug-and-Play". Infelizmente, alguns BIOS no permitem essa configurao, e se o BIOS do seu computador for um deles, a opo est na configurao do Windows.

Reservando uma IRQ no Windows 95/98 Placas Legacy ISA O Windows 95/98 tambm permite que se reservem interrupes para uso de placas legacy. Na maioria dos casos isso funciona to bem quanto reservar uma IRQ no BIOS. Entretanto, voc pode ainda ter problemas se inicializar o computador a partir de um disquete com uma verso antiga do DOS, onde o Windows 95/98 no poder executar o processo de "Plug-and-Play". Para reservar uma IRQ no Windows 95/98 faa o seguinte:

http://www.music-center.com.br/conflitos.htm

13/2/2009

Conflitos de dispositivos no computador

Page 4 of 4

1. Clique no boto "Start" do Windows e selecione "Painel de Controle", na opo "Configuraes". 2. Clique duas vezes no cone "Sistema". 3. Selecione a ficha "Gerenciador de Dispositivos" e clique no boto "Propriedades". 4. Selecione a ficha "Reservar Recursos" e marque a opo "Pedido de Interrupo (IRQ)". 5. Clique no boto "Adicionar" e digite o nmero da IRQ que est sendo usada pela placa ISA legacy. 6. O Windows pode avisar que aquela IRQ j est sendo usada por outro dispositivo. Clique no boto "Detalhes" para ver qual o dispositivo que o Windows "acha" que est usando aquela IRQ. Provavelmente ele deve indicar a placa de udio ou algum outro dispositivo que est em conflito com a placa ISA legacy. Continue e reserve a IRQ. 7. Quando o Windows perguntar, reinicie o computador. O Windows ir ento reinicializar e no designar placas Plug-and-Play para aquela IRQ que foi reservada. O sistema provavelmente passar a funcionar corretamente.

Reconfigurando uma IRQ no Windows 95/98 - Placas PCI Uma vez identificada a placa conflitante e a IRQ em questo, necessrio refazer aquela configurao de IRQ. Para isso, proceda da seguinte forma: 1. Clique no boto "Start" do Windows e selecione "Painel de Controle", na opo "Configuraes". 2. Clique duas vezes no cone "Sistema". 3. Selecione a ficha "Gerenciador de Dispositivos". 4. Encontre na lista a placa PCI em questo, selecione-a e clique no boto "Propriedades". 5. Selecione a ficha "Recursos". 6. Certifique-se de que a opo "Usar Configuraes Automticas" NO est marcada 7. Selecione "Pedido de interrupo" e clique no boto "Alterar configurao". Algumas placas permitiro que voc altere a configurao de IRQ, enquanto outras daro uma mensagem do tipo "A configurao no pode ser modificada". Se for possvel alterar a IRQ, aparecer uma janela onde voc poder escolher um dentre vrios valores. Escolha um valor que esteja indicado como "Nenhum conflito" e confirme com "OK" at fechar o "Gerenciador de Dispositivos". 8. Reinicie o Windows.

Se voc no puder reconfigurar a IRQ e houver um slot PCI vazio na placa-me, tente mover a placa de udio ou a placa conflitante para outro slot. s vezes isso pode solucionar, uma vez que o Windows pode designar IRQs de acordo com a posio do slot. Importante: Sempre que for abrir o gabinete, certifique-se antes de que o computador est desligado e seu cabo de fora est desconectado da tomada da rede. Siga todas as instrues de segurana do manual do computador.

http://www.music-center.com.br/conflitos.htm

13/2/2009

You might also like