You are on page 1of 4

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMRCIO E SERVIOS DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO COMRCIO

INSTRUO NORMATIVA N 112, DE 12 DE ABRIL DE 2010.

Dispe sobre o processo de transformao de sociedades empresrias, contratuais, em empresrio e vice-versa, e d outras providncias.

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO COMRCIO DNRC, da Secretaria de Comrcio e Servios do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, no uso das atribuies que lhe confere o art. 4 da Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994, RESOLVE: Art. 1 Institui normas atinentes aos procedimentos de transformao de empresrio individual em sociedade empresria contratual, e desta em empresrio individual em decorrncia do disposto no art. 10 da Lei Complementar n 128, de 19 de dezembro de 2008, que acrescenta 3 ao art. 968 e pargrafo nico ao art. 1.033 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Cdigo Civil Brasileiro.

CAPTULO I Da Transformao de Empresrio em Sociedade e Vice-Versa SEO I Disposies Gerais SUBSEO I Da Transformao Art. 2 Transformao a operao pela qual a sociedade ou o empresrio altera o tipo jurdico, sem sofrer dissoluo ou liquidao, obedecidas as normas reguladoras da constituio e do registro da nova forma a ser adotada. Art. 3 A transformao de empresrio em sociedade e vice-versa no abrange as sociedades annimas, sociedades simples e as cooperativas.

Art. 4 Somente a sociedade em condio de unipessoalidade poder ser transformada em empresrio individual, independentemente do decurso do prazo de cento e oitenta dias, desde que no realizada a liquidao decorrente da dissoluo a que se refere o inciso IV do art. 1.033 do Cdigo Civil. SUBSEO II Das Alteraes de Dados Art. 5 No ato de transformao sero aceitas somente alteraes relativas ao nome empresarial e ao capital. Pargrafo nico. A transferncia de sede para outra Unidade da Federao e a reativao a que se refere o 4 do art. 60 da Lei 8.934/94, devero ser promovidas em atos prprios, sendo a reativao arquivada antes da transformao e a transferncia de sede antes ou aps a transformao. SUBSEO III Das Filiais Art. 6 As filiais que no forem objeto de continuidade na transformao, devero ser extintas antes de efetivada a transformao. Art. 7 As filiais mantidas tero seus cadastros reproduzidos, automaticamente, para o novo tipo jurdico, devendo constar do ato de inscrio ou de constituio. SUBSEO IV Da Data de Incio das Atividades Art. 8 Ser considerada como data de incio das atividades aquela constante na inscrio ou na constituio originria. SUBSEO V Do Nmero de Inscrio no Registro de Empresa NIRE Art. 9 O empresrio ou a sociedade resultante da transformao receber o Nmero de Identificao do Registro de Empresa NIRE pertinente sua natureza jurdica, e as filiais que forem mantidas continuaro com os NIREs a elas atribudos. SUBSEO VI Da Cobrana de Preos Art. 10. A transformao de empresrio em sociedade ou vice-versa, dever ser formalizada em dois processos, sendo um para a natureza jurdica em transformao e outro para a natureza jurdica transformada. Art. 11. Nos processos de transformao de empresrio em sociedade empresria ou viceversa a cobrana dos servios incidir sobre cada um dos instrumentos integrantes da transformao. Pargrafo nico. No devido o valor do CNE em relao s informaes sobre filiais mantidas, pertinentes ao tipo jurdico transformado.

IN 112 10 Transformao

SUBSEO VII Da Competncia para Deciso de Arquivamento do Ato Art. 12. Esto sujeitos ao regime de deciso colegiada os atos de transformao de empresrio em sociedade e vice-versa. SUBSEO VIII Da exigncia de certides negativas Art. 13. Caso o empresrio ou a sociedade em transformao no esteja enquadrado na condio de microempresa ou empresa de pequeno porte, devem ser exigidas pelas Juntas Comerciais as certides negativas, conforme disposto na Instruo Normativa DNRC que regula a matria. SEO II Da Transformao de Empresrio Individual em Sociedade Empresria SUBSEO I Dos instrumentos a serem arquivados Art. 14. A transformao de empresrio individual em sociedade ser processada pela Junta Comercial nos instrumentos prprios, conforme disposto no Anexo I a esta Instruo Normativa. SUBSEO II Do Capital da Sociedade Art. 15. Na transformao de empresrio individual em sociedade, o capital desta ser o que for declarado pelos scios no contrato social. Pargrafo nico. Pela exata estimao dos bens conferidos ao capital social, respondem solidariamente todos os scios, at o prazo de 05 (cinco) anos da data do registro da transformao. SUBSEO III Do Enquadramento como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte Art. 16. A sociedade resultante da transformao que pretender a condio de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) dever requerer enquadramento em separado. Pargrafo nico. No caso mencionado no caput, a expresso ME ou EPP ser aditada ao nome empresarial escolhido. SEO III Da Transformao de Sociedade Empresria em Empresrio Individual SUBSEO I Do instrumento da transformao

IN 112 10 Transformao

Art. 17. A transformao de sociedade em empresrio individual requerer instrumento de alterao contratual da sociedade na qual o scio remanescente delibera pela transformao da sociedade em empresrio individual. Pargrafo nico. A retirada de scios da sociedade somente poder ocorrer em instrumento de alterao anterior que contiver a transformao. SUBSEO II Do Enquadramento como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte Art. 18. O empresrio individual resultante da transformao que pretender a condio de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) dever requerer enquadramento em separado. Pargrafo nico. No caso mencionado no caput, a expresso ME ou EPP ser acrescida ao nome empresarial. CAPTULO II Disposies Finais Art. 19. Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao.

JAIME HERZOG Publicada no D.O.U. de 28/04/2010.

IN 112 10 Transformao

You might also like