You are on page 1of 4

O SIGNIFICADO DA CRUZ Marco Faria

Nesse ms, a nossa srie de mensagens tem o seguinte tema: Evangelium, relembrando a boa notcia. E hoje, a ultima mensagem para encerrar essa srie, trata sobre O Significado da Cruz. difcil falar sobre a boa notcia, sobre o evangelho, sem mencionarmos a cruz. A cruz, seu sentido, seus efeitos sobre a vida dos homens e mulheres no mundo. Se o evangelho essa boa notcia de que o prprio Deus, o Deus filho, deixando sua glria, vem ao mundo, vem ao encontro dos homens e das mulheres, ao encontro de suas necessidades e principalmente estabelecer em sua vida e morte, um caminho de retorno a Pai; Jesus em sua vida e morte, demonstra para a humanidade que, ns, eu e voc, nele, somos aceitveis a Deus. Ento, a realizao da boa notcia se d na morte de Jesus, isto , na CRUZ!

MAS QUAL O SIGNIFICADO DA CRUZ?

A cruz tem perdido o seu significado e sentido primordial em nossos dias assumindo diversas simbologias. Quando se faz o sinal da cruz em busca de proteo, ou dizemos que as lutas e problemas na vida so cruzes que temos que carregar, ou fazemos o uso desse simbolo como uma amuleto capaz de nos proteger ou simbolizando nossa devoo. Todos esses diversos sentidos dizem muitas coisas sobre cruz. Mas nessa noite eu quero junto com vocs, que reflitamos sobre o sentido bblico da Cruz.

Quando nos voltamos para contexto bblico da morte de Jesus, descobrimos que a Cruz, para os romanos, tem o sentido de punio e sofrimento. Vrios condenados naquele perodo, eram punidos com a pena de morte e esta atravs da cruz. Num primeiro momento podemos entender ento que, quando a bblia nos apresenta a cruz, principalmente novo testamento, ela vem carregada desse sentido punitivo, significando condenao e morte, maldio. A cruz infringia aos condenados dor e sofrimento at a morte. O interessante que essa a nossa situao quando nos encontramos distantes de Deus, condenados morte. Paulo diz em sua Carta aos Romanos, que o salrio do pecado a morte. Ns como pecadores, estvamos alienados, distanciados de Deus e era justo que fossemos consumidos por nossos pecados e delitos. O fim para o qual estvamos destinados era a morte e a desgraa eterna. Estvamos em maldio eterna, condenados morte. Jesus ao assumir a cruz assume em nosso lugar todo esse drama, todo esse estigma, de maldito, de pecador. Como diz a profeta Isaas. Todos ns vivamos cada qual seguindo o seu prprio caminho, como um rebanho perdido, mas Deus fez cair sobre o seu filho todas as nossas faltas, todas as consequncias dos nossos pecados. (Is. 53:5-6); Eramos ns os merecedores da morte violenta e punitiva prevista pela cruz. E aqui tem um aspecto crucial, que marca o significado da Cruz para o cristianismo e para ns. Se se at a morte de Cristo, a cruz era a maldio e a punio para os pecadores, para os injustos, para os piores humanos, em Cristo, a cruz toma em si o sentido da redeno. Porque atravs da cruz, da morte de Cristo na Cruz, que o evangelho se realiza, que a salvao de todos se possibilita, que a incluso de todos diante da presena de Deus, como santos e inculpveis, justificados e vivos se faz possvel.

Jesus ao morrer a nossa morte e pagar a nossa dvida, traz sobre a cruz o sentido de beno para o cristo, para ns. nessa morte espetacular, que ns somos habilitados atravs do sangue ao acesso livre a Deus, por meio de Cristo. A mesma cruz que significa maldio e punio para os homens, toma o sentido de beno e graa aos homens, atravs de Cristo. E a confiana no sacrifcio perfeito que Jesus oferece ao pai, atravs da Cruz, que encontramos paz, graa e salvao. A cruz significa o nosso pecado, a nossa morte, a nossa condenao, mas tambm significa que atravs dela o nosso pecado perdoado, encontramos vida e somos justificados. A cruz, no tocante ao sofrimento e a dor, precisa nos lembrar que essa era a nossa morte, a nossa condenao, que Cristo tomou sobre si, trazendo vida e justificao, perdoando os nosso pecados e nos redimindo de volta para a Deus, como aceitveis diante do Pai. Precisamos nos lembrar que h redeno, que h perdo para os nossos pecados, que h justificao na cruz. E HOJE?

Como podemos entender e trazer para o nosso cotidiano o sentido da cruz? Tem uma frase de C. S. Lewis, no livro O problema do Sofrimento, que diz o seguinte: Deus, que nos fez, sabe o que somos e que nossa felicidade est nEle. Ns porm no a buscamos nEle enquanto permitir-nos qualquer outro recurso onde ela possa plausivelmente ser procurada. Enquanto aquilo que chamamos de "nossa prpria vida" permanecer agradvel, no iremos entreg-Ia a Ele.

Precisamos retomar o sentido da cruz para nosso dias. E passar a limpo nossa vida pela perspectiva da Cruz. Muitas das coisas que ns passamos, muito do sofrimento, das dores; as cruzes que carregamos um convite renunciarmos nossa vida, nossas decises, nossas melhores estratgias e modos de realizarmos as coisas, a nossas opinies, afim de concordamos com Deus sobre nossa carncia e dependncia e necessidade dele e vivermos de acordo com sua vontade e seus caminhos. assumirmos que pela cruz estamos, juntamente com Cristo, crucificados para o mundo e para o pecado. Estamos mortos para o pecado e para o nosso eu, que reclama o tempo todo o direito de decidir seus prprios caminhos longe de Deus. E na cruz, quando assumimos nossa necessidade por Deus que somos vivificados, justificados, santificados para Deus, com fim de que vivarmos nossa vida nele, de tal modo que a vida que vivemos, vivamos pela f no filho de Deus, que nos amando se entregou por ns. E assim tambm entregamos a nossa vida para Deus. Na cruz, morremos; renunciamos nossas vidas, assim como Jesus, para que da cruz re-vivamos em paz com Deus e com os homens, em salvao, em graa e em novidade de vida. Sim, a cruz fala de morte e sofrimento, mas ela no se limita a isso. A cruz vai alm e fala da possibilidade da Vida em que podemos ter com Cristo. Voltar-se para a cruz renunciar a vida de condenao que o pecado nos subjuga e aceitar a vida que Deus nos d justificados em Cristo Jesus. Eu quero, diante de toda essa reflexo, te convidar a olhar para a cruz nessa noite. Voltar-se para Deus com o corao grato e disposto a se entregar uma vez mais, o reconhecendo como Senhor todo da sua vida toda.

You might also like