You are on page 1of 1

Um aborto ou interrupo da gravidez a remoo ou expulso prematura de um embrio ou feto do tero, resultando na sua morte ou sendo por esta

a causada. Isto pode ocorrer de forma espontnea ou induzida, provocando-se o fim da gestao, e consequente fim da atividade biolgica do embrio ou feto, mediante uso de medicamentos ou realizao de cirurgias. O aborto induzido, quando realizado por profissionais capacitados e em boas condies de higiene um dos procedimentos mais seguros da medicina atual. Entretanto, o aborto inseguro, feito por pessoas no-qualificadas ou fora de um ambiente hospitalar, resulta em aproximadamente 70 mil mortes maternas e cinco milhes de leses maternas por ano no mundo. Estima-se que sejam realizados no mundo 44 milhes de abortos anualmente, sendo pouco menos da metade destes procedimentos realizados de forma insegura.[4] A incidncia do aborto se estabilizou nos ltimos anos, aps ter tido uma queda nas ltimas dcadas devido ao maior acesso a planejamento familiar e a mtodos contraceptivos. Quarenta por cento das mulheres do mundo tm acesso a aborto induzido em seus pases (dentro dos limites gestacionais). Historicamente, o aborto induzido vem sendo realizado atravs de diferentes mtodos e seus aspectos morais, ticos, legais e religiosos ainda so objeto de intenso debate em diversas partes do mundo. O aborto geralmente dividido em dois tipos, aborto espontneo e aborto induzido. Outras classificaes tambm so usadas, de acordo com o tempo de gestao, por exemplo.

Aborto espontneo
Aborto espontneo, involuntrio ou casual, a expulso no intencional de um embrio ou feto antes de 20-22 semanas de idade gestacional. Uma gravidez que termina antes de 37 semanas de idade gestacional que resulta em um recmnascido vivo conhecida como parto prematuro ou pr-termo. Quando um feto morre no interior do tero aps a viabilidade, ou durante o parto, geralmente chamado de natimorto. A causa mais comum de aborto espontneo durante o primeiro trimestre so as anomalias cromossmicas do feto/embrio, que contabilizam pelo menos 50% das perdas gestacionais precoces. Outras causas incluem doenas vasculares (como o lpus eritematoso sistmico), diabetes, problemas hormonais, infeces, anomalias uterinas e trauma acidental ou intencional. A idade materna avanada e a histria prvia de abortos espontneos so os dois fatores mais associados com um risco maior de aborto espontneo.

Aborto induzido
O aborto induzido, tambm denominado aborto provocado ou interrupo voluntria da gravidez, o aborto causado por uma ao humana deliberada. Ocorre pela ingesto de medicamentos ou por mtodos mecnicos. A tica deste tipo de abortamento fortemente contestada em muitos pases do mundo mas reconhecida como uma prtica legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema pblico de sade. Os dois polos desta discusso passam por definir quando o feto ou embrio se torna humano ou vivo (se na concepo, no nascimento ou em um ponto intermedirio) e na primazia do direito da mulher grvida sobre o direito do feto ou embrio. A palavra aborto tem sua origem num barco etimolgica no latim abortacus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer").

You might also like