You are on page 1of 9

REGRAS BSICAS DE SEGURANA NA RESIDNCIA Conhea os vizinhos, onde trabalham, seus hbitos, horrios de sada e chegada, telefones, etc.

. Estabelea um acordo mtuo com pelo menos dois deles, no sentido de manter a residncia sob vigilncia, especialmente quando estiver fora. Tenha sempre a mo telefones teis (polcia, bombeiros, hospitais, escola/trabalho, clubes, e outros locais habitualmente freqentados pelos moradores da casa). Procure, na medida do possvel, manter-se informado dos locais em que se encontram os membros da famlia, dando-lhes, por outro lado, cincia de onde voc se encontra. Selecione criteriosamente as pessoas que lhe prestem servios, tais como: empregadas domsticas, motoristas, etc. (pesquise antecedentes, endereos, hbitos, etc.). No atenda porta sem antes verificar de quem e do que se trata (preferencialmente, atravs de visor, "olho mgico", etc.), recusando encomendas, servios e vendedores no solicitados, ainda que se trate de pessoas uniformizadas. Marque hora com as pessoas que faro servios em sua residncia , exigindo sempre identificao pessoal. Nunca as deixe sozinhas. Mantenha controle das chaves da residncia, evitando que os empregados disponham de cpias. Mantenha todas as janelas externas da residncia trancadas, inclusive as da garagem. Evite a permanncia de objetos (bicicletas, ferramentas, etc.) na parte externa da residncia, pois isso desperta cobia de marginais. Dispondo de armas, mantenha-as em local preservado de serviais e crianas, porm, de fcil acesso. Lembre-se que o uso de armas de fogo deve restringir-se a pessoas que tenham treinamento. Comunique, imediatamente, s autoridades policiais, qualquer tipo de ameaa. Durante a noite, mantenha acessas as luzes externas da residncia. Das sugestes apresentadas, transmita as que julgar convenientes aos moradores e/ou empregados. NA RESIDNCIA DURANTE UMA VIAGEM Ao viajar, comunique o fato a pessoa de sua inteira confiana (vizinho, zelador, parente que resida nas proximidades, etc.). Telefone para ele de vez em quando para saber se est tudo bem. No comunique sua viagem perto de pessoas estranhas.

Se a ausncia for prolongada, cancele servios contratados e encomendas com uma semana de antecedncia. Combine com vizinho a coleta de correspondncias e das encomendas que no puderem ser canceladas. Pea para um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presena de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem, etc.). No deixe jias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre dos bancos. No deixe luzes acessas, pois durante o dia significam ausncia de pessoas. No caso de residncia com jardim na frente, contrate algum para mant-lo limpo, evitando o aspecto de abandono. S deixe a chave com pessoas de absoluta confiana. Evite colocar cadeados do lado externo do porto. Isso poder denunciar a sada dos moradores. Desligue a campainha. Assim voc deixa em dvida quem us-la para verificar se voc est em casa. Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares. COM SEU CO Fique atento: Vacinaes Vacine regularmente seu co: Cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose e parainfluenzas. Raiva Atendimento Veterinrio Diante de qualquer alterao comportamental de seu co, leve-o ao veterinrio. Alimentao Alterne alimentao lquida e slida, duas vezes ao dia. Evite dar condimentos, doces, farinceos. fub, molhos, ossos de frango e sal em excesso. SEGURANA NAS VIAGENS Com seu Carro: Antes de viajar verifique: Faris/luzes Pneus/estepe Freios/suspenso Combustvel/leo

Documentos Limpadores e pra-brisas Lembre-se: Lugar de criana e no banco traseiro. No beba antes de dirigir, no dirija depois de beber. Use sempre cinto de segurana. NAS ESTRADAS: Dirija com segurana, respeitando a sinalizao, o policiamento e ou outros motoristas. Deixe o acostamento sempre livre para os veculos salva-vidas: ambulncias, bombeiros e polcia rodoviria. Nunca faa ultrapassagens pela direita ou pelo acostamento. No caso de algum problema mecnico ou eltrico, pneu furado, ou acidente, procure remover o veculo da pista e acenda o pisca-alerta. Dirija com maior cuidado na chuva e na neblina. Nesses casos, acenda os faris baixos. Mantenha distncia do veculo que vai sua frente. Jamais ande com pisca-alerta ligado. Respeite os limites de velocidade. NO HOTEL: Depositar os valores e documentos pessoais no cofre do hotel ou requisitar a chave do cofre privativo do apartamento. S atender visitantes plenamente identificados no seu apartamento. Utilizar para encontros e reunies as reas pblicas. Evitar utilizar os elevadores com desconhecidos, sobretudo durante a noite; (mais vale voltar ao "lobby" caso veja desconhecidos sarem no andar do seu apartamento). Recusar que lhe tragam ao apartamento encomendas deixadas na portaria, salvo casos de garantia de procedncia. SEGURANA NOS DESLOCAMENTOS A P: Evitar conversar sobre seu trabalho, hbitos, costumes com desconhecidos. Evitar fazer amizades rpidas. Evitar transitar em via pblica fora das horas de movimento, quer s, quer acompanhado. Se indispensvel, faz-lo com as seguintes precaues:

No andar junto aos prdios, muros, tapumes ou outras construes precrias; No andar na beira da calada junto ao fluxo de carros no mesmo sentido em que caminha. No expor valores cobiados (relgio, pulseiras, anis, correntes, pastas, revlver ou outra arma, etc.). Usar apenas roupa desportiva, de acordo com a temperatura ambiente. No fazer o mesmo percurso em noites consecutivas. Desviar-se de reas cobertas por rvores, carros estacionados com duas ou mais pessoas, caminhes estacionados, construes permanentes, ou eventuais, que possam configurar esconderijos. Evitar qualquer hiptese de ser colhido pelo "fator surpresa". NA CONDUO: De Carro em Cruzamentos: Evite a ao dos marginais, no ostentando correntinhas, medalhas, braceletes, relgios e outras jias. Mantenha os vidros do seu automvel fechados e as portas travadas por dentro. Tome cuidado quando parar nos faris. No abra os vidros do seu automvel para vendedores ambulantes que, muitas vezes, so assaltantes disfarados. Mantenha o carro engrenado, procure deixar uma distncia do carro da frente ou em condies de rpida fuga, corte caminho se necessrio para evadir da ao de assaltantes. No pare para discutir "batidinhas", principalmente noite, os ladres fazem isso de propsito para assalt-lo. De Carro Noite: Utilizar, de preferncia a faixa central de trnsito. No caso de restaurantes ou locais de diverso, optar pelos que tem estacionamento e manobristas prprios. Ao chegar, s sair do carro no acesso direto ao local, certificando-se de que est entregando a chave ao motorista credenciado. Ao abandonar o local, aguardar junto porta que o manobrista traga seu carro. Providenciar que o combustvel do carro no se esgote. Em caso de pneu furado, somente providencie a troca em local seguro, ainda que distante, mantendo portas e vidros fechados, evitando sempre que possvel, o auxlio de estranhos. Providenciar que o pneu sobressalente (estepe) esteja sempre em condies de uso imediato.

Conhecer o sistema de uso do "macaco" no carro que utiliza. No deixar no carro (de dia ou de noite) qualquer objeto, roupa, chapu, guarda chuva, ou outros bens expostos. No deixar no carro, mesmo por pouco tempo, pessoas ou animais domsticos. Ao estacionar verificar se as portas esto trancadas e faris apagados. Ligar sempre que o alarme ao estacionar o carro. AO CHEGAR E SAIR DA RESIDNCIA Se utilizar para guardar o carro estacionamento, este deve ser o mais prximo possvel da residncia onde mora. Antes de abrir portes, verificar a presena de pessoas estranhas nas imediaes ao chegar proceda da mesma forma, em caso de dvida ligue para polcia. Varie sempre que possvel, os horrios de sada ou chegada, evitando trajetos sistemticos. SEGURANA EM LOCAIS DE AGLOMERAO PBLICA Nas Compras: Nunca v fazer compras sozinho, leve sempre uma companhia, porque mais seguro. Prefira pagar com cheque ou carto. Assim voc no precisa levar grandes quantidades de dinheiro. No deixe a bolsa, carteira ou objetos comprados em locais que possam ser roubados. No entre em lojas cheias, para evitar aglomerao. Procure fazer compras em horrios de menor movimento na loja. Nunca mostre dinheiro em pblico, principalmente em bares, restaurantes, loja, cinemas, carrinhos de pipoca, etc. Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calada. Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para ter as mos desocupadas. No Banco: Proteja bem o dinheiro ou os cheques na hora que voc for ao banco fazer depsito. No converse com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Ao fazer um saque, nunca coloque dinheiro ou a carteira no bolso de trs. Ao sair do banco, olhe bem para todos os lados, para ver se no tem ningum seguindo voc.

Evite fazer saques de grandes somas de dinheiro em espcie. H o golpe da saidinha do banco, em que pessoas dentro das agncias identificam aqueles que sacam quantias altas de dinheiro e ligam para comparsas que faro o roubo, aps a pessoa sair do banco. No aceite a ajuda de estranhos para utilizar os terminais de autoatendimento, nem to pouco pegue emprestados telefones celulares para ligar para o banco. Os marginais se passam por clientes em situaes semelhantes a sua e dizem que j esto conversando com um funcionrio do banco. uma maneira fcil de conseguir dados sigilosos, como a sua senha. NO ESTDIO: Compre o ingresso antecipadamente evitando filas e correria de ltima hora. No compre ingressos de cambistas, so sempre mais caros. E tambm no compre ingressos mais baratos, geralmente so falsificados. Procure saber antes em que setor do estdio vai ficar a sua torcida e qual o porto de entrada. O clima de disputa deve restringir-se partida. Tome cuidado: hostilidades, provocaes e violncia ao torcedor do clube adversrio, ao rbitro e aos jogadores podem resultar em responsabilizao criminal. Se voc estiver levando crianas, muito importante identific-las com o nome, endereo e telefone, de maneira bem visvel. Em caso de extravio, procure imediatamente um Policial Militar. Nunca jogue qualquer tipo de objeto nas arquibancadas ou dentro do campo. Lembre-se que voc no poder entrar no estdio com garrafas, latas, mastros de metal ou madeira, papel picado e muito menos fogos de artifcio. Esse tipo de material pode tornar-se perigoso ou aumentar o risco de incndio. No final da partida procure sair com calma, evitando pnico ou correria. Retorne pelas ruas determinadas para sua torcida. SEGURANA COM CRIANAS Na Residncia: No deixar as crianas sozinhas, sem assistncia, tenha sempre uma pessoa responsvel e de confiana. Mantenha aberta as portas dos quartos das crianas de modo que qualquer rudo incomum possa ser percebido.

Providencie para que o quarto das crianas no tenha fcil acesso pela parte externa da residncia. Ensine-as a pedir auxilio polcia (ou pessoas conhecidas) quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que as estejam molestando. Orientar no sentido de no sair de casa sem informar onde estaro e quem as acompanhar. Na Escola: Providencie junto a direo da escola para que comprove previamente, atravs de contato com os pais ou responsveis, qualquer solicitao de dispensa antecipada das crianas. Deixe com a direo da escola os nmeros de telefones de sua residncia e trabalho. Orientar no sentido de no sarem da escola sozinhas, se o fizerem informar onde iro, recusar carona ou acompanhamento de estranhos. Caminhar na volta da escola em grupos ou pares, em ruas movimentadas. Contra Drogas: Esclarea seus filhos, desde a infncia, sobre o mal que as drogas causam ao viciado. Conquiste a confiana de seus filhos. melhor que eles peam um cigarro a voc do que a um "amigo" na rua. Converse bastante com os professores das crianas, para saber de seu aproveitamento escolar. Acostume-se a verificar a caderneta de presena de seus filhos, para saber se no tem "matado" aulas. Oriente as crianas e os jovens a no aceitarem balas, doces, de pessoas estranhas nas escolas, clubes, cinemas, praas, bailes e shows. Ms companhias conduzem ao uso de drogas e ao crime. Selecione as companhias de seus filhos e os ambientes que eles freqentam (clubes, "bailinhos", etc.). Contra Queimaduras: Mantenha as crianas longe do forno e dos bicos de gs do fogo, enquanto ligados. Mantenha os cabos das panelas voltados para a face interna do fogo. Guarde em local seguro lcool e outros materiais de limpeza e cosmticos inflamveis. Aps passar a roupa, desligue e guarde o ferro eltrico em local seguro. No permita que as crianas soltem rojes e bales.

Contra Choque Eltrico: Oriente para empinar "pipa" longe dos fios eltricos. No permita que as crianas liguem ou operam eletrodomsticos: enceradeira, aspirador de p, liqidificadores, etc. Instale o fio-terra na rede eltrica (chuveiros, torneiras, etc.). Contra Intoxicao: Mantenha os remdios, cosmticos e produtos de limpeza longe do alcance das crianas. Derrame os produtos vencidos no vaso sanitrio. Instale botijo de gs em reas ventiladas, inspecione vazamentos com espuma (gua e sabo). SEGURANA CONTRA ROUBO, EXTORO E SEQESTRO Medidas Preventivas: Evite ostentaes e leve uma vida recatada. Pregresse civil e criminalmente todos os seus empregados domsticos e funcionrios a cada quatro meses. Separe o mais possvel sua vida familiar e social de sua vida profissional. Mantenha seu nome e endereos fora da lista telefnica. Mo coloque no seu carto comercial o endereo de sua residncia. No pague o carn do colgio de seus filhos atravs de funcionrios ou contnuos de seu escritrio. No mantenha em sua mesa de trabalho porta retratos de seus familiares nem posters dos mesmos nas paredes de seus escritrios. No tenha horrios e itinerrios fixos para ir ou sair do trabalho, evite a rotina. Evite promoes ou aparecer em colunas sociais e acontecimentos "badalados" pela mdia falada, escrita ou televisiva. No tenha carros importados, bem como veculos com placas personalizadas. Nunca deixe suas crianas no carro ao fazer compras dentro da cidade, ainda que rpidas. No divulgue para alm do estritamente necessrio suas frias ou viagens para dentro ou fora do pas. Se necessrio, jogue ao mesmo tempo com mais de uma reserva de viagem e hotel. Dirija seu carro sempre com vidros fechados e portas travadas. Preferencialmente utilize veculos tipo "sedan" com motor potente e ar

condicionado. Carros com capota conversvel, baixos e cheios de acessrios so contra-indicados. Dirija seu carro utilizando a pista do meio, evitando as caladas. Se voc utiliza motorista, viaje sempre atrs do mesmo no segundo banco.

You might also like