You are on page 1of 2

Notcias

BR
Juliana Schober

do Brasil

Criao de cabras no semi-rido pernambucano

C A AT I N G A

Preservao e uso racional do nico bioma exclusivamente nacional


primeira vista, a Caatinga parece uma rea seca e quente, com uma vegetao formada por cactus e arbustos contorcidos, onde apenas lagartos correm assustados de um lugar para outro. Essa imagem, marcada pelo trao original de Henfil, no faz justia rica biodiversidade, fundamental para o equilbrio econmico da populao local com seu potencial forrageiro, frutfero, medicinal, madeireiro e faunstico. A Caatinga o nico bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do territrio nacional e abriga uma fauna e flora nicas, com muitas espcies no encontradas em nenhum outro lugar do planeta. J foram identificadas cerca de 1,5 mil espcies vegetais, mas estima-se que possam chegar a at 3 mil espcies na Caatinga. Diversas j se encontram ameaadas de extino, como a aroeira, jaborandi, jaborandi do cear e barana, alm de mamferos como o veado catingueiro, pres, macacos, porco do mato, e aves como a ararinha azul, araponga do nordeste, jacutinga, alm de rpteis, anfbios, peixes e insetos, alerta Marcos Antnio Drumond, pesquisador da Embrapa Semi-rido. O mau uso dos recursos da Caatinga, porm, tem causado danos irreversveis a este bioma, adverte. O processo de desertificao j afeta cerca de 15% da
6

Caatinga, informa o pesquisador. As conseqncias de anos de extrativismo predatrio so visveis: perdas irrecuperveis da diversidade da flora e da fauna, acelerada eroso e queda na fertilidade do solo e na quantidade de gua. Drumond acrescenta que a utilizao da Caatinga ainda meramente extrativista. No caso da pecuria, o superpastoreio de ovinos, caprinos, bovinos e outros herbvoros tem modificado a vegetao; o uso agrcola trouxe prticas desordenadas como desmatamento e queimada; mas a extrao madeireira, para obteno de lenha e carvo, ainda mais danosa que a prpria agricultura, explica. Em levantamentos no interior de Pernambuco e Bahia, constatou-se, que vrias indstrias alimentcias, calcinadoras, curtumes, cermicas, olarias, panificadoras, reformadoras de pneus e pizzarias utilizam espcies nativas como jurema preta, catingueira, barana, umburana-de-cambo, angico, sete-cascas para produo de energia. Drumond acrescenta, ainda, que existe uma grande concentrao de indstrias de gesso nos municpios pernambucanos da Chapada do Araripe, que utilizam os recursos florestais como suprimento energtico. A riqueza e diversidade vegetal na Caatinga so muito maiores que a faunstica, cuja predominncia de roedores. As principais espcies forrageiras encontradas so o angico, o pau-ferro, a catingueira, a catingueira rasteira, a canafistula, o marizeiro, o juazeiro, e

Notcias

BR
A Q I C U LT U R A

do Brasil

outras espcies arbreas, como a jurema preta e o engorda-magro, alm de frutferas como o umbu e o licuri, que servem de alimento populao local. Algumas aes vm sendo tomadas, como o caso do projeto de avaliao e identificao de aes prioritrias para a conservao, utilizao sustentvel e repartio de benefcios da biodiversidade do Bioma Caatinga. Com relao ao projeto, Drumond diz que o seu objetivo estabelecer reas e aes prioritrias para a conservao da diversidade biolgica na Caatinga, discutindo-se estratgias para promover a sua proteo e o uso sustentvel dos recursos naturais. A ntegra dos documentos j produzidos ser entregue ao Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, e estar disponvel para consulta na Internet.
Juliana Schober

Manguezais e a produo de camares


A expanso das fazendas de camares no litoral brasileiro tem sido apontada como a causa de destruio dos manguezais, levando entidades ambientalistas a pressionar as autoridades governamentais a deter a expanso dessa atividade econmica no Nordeste. O Brasil detm a maior rea de manguezais do mundo, atingindo 1,37 milho de hectares. Marcos Rogrio Cmara, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, argumenta que a carcinicultura desenvolve-se em reas de baixo impacto ambiental, como terrenos salgados e tabuleiros arenosos. Ele atribui ao despejo de lixo e esgoto urbano e industrial a maior responsabilidade pela destruio dos manguezais na regio.

CAATINGA OCUPA 70% DO NORDESTE


A Caatinga estende-se pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte, Cear, Piau e a regio norte de Minas Gerais. Na cobertura vegetal das reas da regio Nordeste, a Caatinga representa cerca de 800 mil km2, o que corresponde a 70% da regio. A Caatinga um tipo de vegetao constituda, especialmente, de espcies lenhosas de pequeno porte e herbceas, geralmente dotadas de espinhos, sendo caduciflias (que perdem suas folhas no incio da estao seca), e de cactceas e bromeliceas. Recebe diversas denominaes, como agreste, serto, cariri, serid, carrasco, entre outros. A expresso Bioma Caatinga um termo abrangente para caracterizao das diversas fisionomias da regio Semi-rida do Nordeste brasileiro (fauna, flora e geomorfologia).

Para Ral Malvino Madrid, coordenador geral de Aqicultura do MAPA, essas propriedades so muito mais sustentveis do que acusam os ambientalistas e representam um opo econmica para as populaes locais. Madrid acrescenta que o Brasil tem potencial para se tornar o maior produtor mundial de camares marinhos cultivados do mundo: extenso litoral (8,5 mil km) e condies ambientais excelentes para a criao do Litopenaeus vannamei, principal variedade adaptada no pas. Para o coordenador, um dos entraves para o desenvolvimento desse setor a legislao, que coloca o cultivo de camaro marinho na ilegalidade. Em resoluo aprovada pela Coordenadoria Nacional do Meio Ambiente, foram includas as reas arenosas na definio de manguezal. Segundo Madrid, trata-se do entorno do mangue, mas a deciso torna ilegais os 8,5 mil ha em produo de camares no litoral nordestino e impede a implantao de novos empreendimentos. Os pases asiticos, maiores produtores de camares e os que mais destrem os mangues, segundo a especialista filipina, Jurgenne Primavera, buscam solues ambientais de convivncia para no comprometer a marca anual de 750 mil toneladas de camaro. A especialista exps, em palestra do Congresso Mundial de Aqicultura realizada em abril deste ano, na China, os nmeros da devastao: na Tailndia foram desmatados 65,2 mil ha de manguezais para o cultivo de camaro; no Vietnam, 102 mil ha; e, em Bangladesh, 6,6 mil ha.

You might also like