You are on page 1of 7

1 INTRODUO

A sociedade evoluiu em diversas reas, mas regrediu em outras, em alguns, em seus aspectos moral e espiritual-religioso. Um dos pontos negativos a m distribuio de renda, que cresce ao invs de diminuir no mundo moderno e globalizado: a riqueza concentra-se mais nas mos de um nmero menor de pessoas e um nmero sempre maior na pobreza ou na misria. Esse progressivo e alarmante desequilbrio econmico o desequilbrio de foras havido entre as naes e entre as diferentes classes socioeconmicas que internamente as compem. E este aspecto que nos interessa no presente estudo. Na tentativa de minimizar os efeitos dessa desproporo de poder entre as diversas classes ou setores de um pas, so editadas leis que visam a reequilibrar os pratos da balana, como, leis de proteo ao trabalhador e ao consumidor, categorias que, acham-se numa condio menos privilegiada frente ao Estado. Aps a edio da Carta Poltica de 1988 que certamente pode ser utilizada contra qualquer tipo especfico de exacerbao do poder, pelo indivduo de parcos recursos ou que esteja em posio mais vulnervel numa relao contra o Estado. Neste contexto mster, que sejam esclarecidos alguns questionamentos sobre o cumprimento destas aes judiciais no mbito estatal e os procedimentos adotados pelos rgos estatais, para efetivao do seu cumprimento em ajuste as regras constitucionais. Pois os rgos estatais, que no cumprem mandados jurdicos, com a devida eficincia e celeridade necessria a cada caso, acabam gerando outros processos administrativos e jurdicos onerando ainda mais o Estado e deixando diversas vezes de cumprir com o seu papel de ser gerador do bem comum, deixando o cidado cada vez mais indefeso em relao aos desmandos do Governo do Estado.

OBJETIVOS 2.1 Geral

O presente projeto de pesquisa visa esclarecer os parmetros que servem de base para dimensionar e quantificar as aes proferidas pelo Poder Judicirio maranhense em relao s aes administrativas geradas por conta daquelas com o intuito de cumprir determinaes oriundas do sistema judicirio. A discusso girar em torno, principalmente, da justia relativamente aos valores que so imputados e se elas realmente se revelam eficientes para solucionar o problema em si e levar o cidado a restabelecer o estado psicossomtico e social do cidado que litiga contra o estado.

2.2 Especficos

Qualificar as aes judiciais interpostas contra Estado do Maranho e dimensionar suas consequncias; Quantificar as determinaes judiciais proferidas contra o estado do maranho; Determinar as polticas pblicas no sentindo de cumprir determinaes judiciais; Servir de subsdio para magistrados e jurista para que possam basear suas decises; Concluir apontando uma poltica pblica pautada no respeito Carta Magna, voltada para proteo do cidado face da figura grandiosa do estado.

3 JUSTIFICATIVA

O Brasil, a exemplo de diversos pases, vem atravessando verdadeira crise valorativa em relao finalidade essencial do Estado, em aes propostas em face da responsabilidade penal, civil e administrativa, ensejada em decorrncia de danos que atingiram alm do patrimnio do jurisdicionado.
5

Os tribunais esto a cada dia com mais processos que tratam de matrias de vrias naturezas, motivados na maioria das vezes por decorrncia da banalizao da utilizao do Poder Jurisdicional do Estado pelo cidado. O que faz pensar na necessidade de ponderao de paradigmas ptreos vigentes no ordenamento, a fim de no gerar novos conflitos e, tampouco banaliz-los, mormente no que diz respeito ao esprito preconizado pelo Princpio Constitucional do Acesso Justia. Da forma dos primrdios da antiguidade, quando o litgio era pautado na Lei de Talio, buscando-se limitar os legitimados ativos e passivos pessoalmente, atualmente, no se pode mais submeter um indivduo a atos e fatos jurdicos que agridam ou prejudiquem a sua integridade fsica ou moral. Diante disso, vale elucidar que o juiz, ao dizer o direito, um dos mais poderosos meios de fiscalizao e controle da desordem nesse aspecto,

principalmente ao sancionar jurisdicionados que estejam acionando indevidamente ou com buscas sem causa para locupletar-se em face da outra parte. Para tanto, o presente projeto de pesquisa visa servir de subsdio para magistrados e jurista para que possam basear suas decises em cada caso e, em decorrncia do grandioso poder que lhe conferido em razo de seu ofcio, apreciar com cria as demandas que lhe so dirigidas. Pela lei brasileira, tanto pessoas fsicas quanto jurdicas esto sujeitas ao sofrimento de danos e, via de consequncia,ambas possuem o direito de buscar a reparao decorrente dos prejuzos eivados dessa natureza, essa aquela ideia prefacial desenhada na introduo do presente trabalho, levando a crer que o prprio Poder Judicirio servir como meio de inibir o acesso indiscriminado de aes esdrxulas e sem nexo, arrefecendo o ritmo acelerado de aes com mrito nico e exclusivo de sofrimento moral. Nesta linha de raciocnio, muitos questionam quando o assunto cumprimento de mandado judicial no mbito estatal e, porque impalpveis, incalculveis e abstratos, a dificuldade ou a quase impossibilidade de se atribuir com exatido que represente adequadamente tal situao. No Maranho no existe um parmetro uniforme ou uma legislao elucidativa para serem utilizados pelos julgadores dos tribunais e varas espalhadas pelas mais
6

variados municpios do Estado do Maranho, em decorrncia disso, as discrepncias em casos muito parecidos so constantes e esdrxulas, at mesmo incoerentes e inexplicveis. A ttulo de exemplo, existem casos de indenizaes por danos materiais que demoram na faixa de dez anos a serem cumpridos em quanto outros tem seu cumprimento de imediato. Desta forma, para uma pessoa leiga, que no possua conhecimentos tcnico-jurdicos ou no conhea o funcionamento e a aplicao do direito na prtica forense brasileira, seria induzida a acreditar que a necessariamente trata-se de um problema moral por conta dos representantes do poder pblico, pois a ausncia de parmetros unssonos acaba criando situaes difceis de serem entendidas. Contudo, tais agruras e contrassensos se originam exatamente da ausncia legal de um patamar ou universalizao acerca do entendimento quanto aos procedimentos a serem adotados pela administrao pblica do estado, mesmo que isso no fosse possvel, devia existir, ao menos, uma norma que estabelecesse parmetros e regulamentasse os casos mais corriqueiros e reincidentes.

3.1 Hipteses

Acredita-se que a falta de uma legislao prpria, determinando o modos operandis de como cumprir os mandados jurdicos sejam os principais elementos disseminadores de distores e levando a novos ilcitos, infraes ou a um novo prejuzo para as partes, pois deixa lacunas legais quanto a esses cumprimentos. A pesquisa vai provar que urge no Sistema Jurdico Brasileiro a necessidade da criao de um cdigo Administrativo brasileiro, tomado como base os preceitos constitucionais, onde seria previstas todas as situaes inerentes ao cumprimento de mandados judiciais dentre outras medidas que facilitariam o trabalho de juzes e servidores pblicos no qu deve ser feito a cada caso.

FUNDAMENTAO TERICA

O Estado no deve restringir a competncia dos magistrados, que tem plena liberdade para decidirem em cada caso, todavia, esse resultado de uma deciso humana e, via de consequncia, passvel de equvocos e injustias, o que merece maior ateno e estudo, por outro lado o Estado, como pessoa jurdica, no tem o direito de rever determinaes judiciais, ficando a diversas lacunas a serem preenchidas sem uma legislao apropriada, deixando o cidado desamparado. A ausncia de disposio legislativa em nosso ordenamento jurdico tem sido a causa das dificuldades nos processos administrativos gerados pelos mandados judiciais. E, por este motivo, tm sido usados critrios variveis, para o efeito de produzir efeitos que guardem relao de equivalncia relativa com o gerado pelas aes jurdicas. Por decorrncia desses percalos, so crescentes nos ltimos anos os entendimentos que sustentam que o cumprimento de mandados judiciais no mbito estatal devem ser pelo menos ser regulamentada por decreto, atravs do estabelecimento de obrigaes e limitaes expressas, a exemplo do Cdigo de Processo Civil Brasileiro.

METODOLOGIA

O trabalho de pesquisa ser desenvolvido procurando determinar as quantidades e tipos de processos administrativos, feitos pela administrao pblica estadual, oriundos de determinao judicial, bem como esclarecer pontos relevantes atravs de pesquisa, de o que pode ser feito para dirimir possveis distores. A pesquisa de documentao indireta se restringir a sentena e acrdos, emanados do poder judicirio colocando em contraponto a portaria e pareceres da administrao pblica direta, como tambm os atos administrativos por elas gerados. Testificadas as distores, ser feita suplementarmente com as autoridades envolvidas, pesquisa de campo, como: entrevistas com as autoridades envolvidas na questo, buscando elementos para formulao de soluo dos conflitos.
8

6 CRONOGRAMA

Atividades/Ano Meses an Levantamento bibliogrfico Leitura e fichamento Coleta e seleo de dados Reviso bibliogrfica Anlise crtica do material Elaborao preliminar do texto Redao provisria Reviso e redao final Defesa

2012 J ev X X X X X X X X X F ar M br A ai M un J

REFERNCIAS

ESTADO DO MARANHO. Governo do Estado do Maranho. Constituio Estadual, CAPTULO III DA ADMINISTRAO PBLICA, Seo I, DISPOSIES GERAIS. 7 de abril de 1988. Dirio Oficial do Estado do Maranho. So Lus, p.4, 5 out. 1989.

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Presidncia da Repblica. Cdigo de Processo Civil Federal, CAPTULO II DA AO, Seo I,Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, p.1, 1o de jan 1974.

REPBLICA

FEDERATIVA

DO

BRASIL.

Presidncia

da

Repblica.

Constituio Federal, CAPTULO VII DA ADMINISTRAO PBLICA, Seo I, DISPOSIES GERAIS. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, p.29, 8 out. 1988.

10

You might also like