You are on page 1of 26

Surgimento da preocupao com a sustentabilidade

D pa es ra Cr t

el como novo tentv s o su biental; Consum ent o am o; m a lvi egrad o e n v a, D idad e n m der g mo di s ica

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Objetivo do estudo Ao final do estudo voc dever ser capaz de argumentar sobre a evoluo histrica do balano social, entender o conceito de responsabilidade social; e sobre o compromisso de todos os setores sociais com a responsabilidade social e ambiental; identificar relatrios sociais e ambientais que evidenciem as influncias que a empresa exerce sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em geral.

Aula 1 - Desenvolvimento sustentvel como novo paradigma, Degradao ambiental; Consumo; Crticas modernidade
Antes de iniciar seus estudos, impor ante que voc saiba que ao final desse tpico voc dever ser capaz de compreender a gnese e evoluo da sustentabilidade enquanto novo paradigma e os cenrios que se apresentam e discutir a possibilidade do avano tecnolgico e econmico sem esgotar os recursos naturais. Podemos comear?

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Pois bem, as questes ambientais e do trabalho vm assumindo novas configuraes com o aprofundamento do processo de globalizao, com a reestruturao produtiva e a adoo das polticas econmicas de corte neoliberal. Constata-se um duplo movimento: a dissoluo das fronteiras polticas e econmicas ao desenvolvimento do capitalismo globalizado e desregulamentado e a emergncia de novas fronteiras ambientais que no podem ser desconsideradas em longo prazo por este modo de produo. Esta situao lana desafios questo democrtica, particularmente no caso brasileiro, pas profundamente marcado por uma cultura poltica autoritria e excludente, que impediu a sedimentao de uma experincia democrtica e o exerccio da cidadania de forma plena. Nesse momento voc deve estar se perguntando: - Como ocorrer a participao da sociedade, a representao de interesses e, particularmente, a governabilidade do espao ambiental dadas as limitaes impostas por processos econmicos sem fronteiras? - Como enfrentar a excluso de amplos segmentos da populao ocasionada por novas formas de organizao da produo e do trabalho que os impedem de exercer plenamente seus direitos como trabalhadores e cidados? - Que propostas de educao podem ser encaminhadas como contribuio para a formulao de um projeto de desenvolvimento ancorado na sustentabilidade democrtica, no contexto atual do capitalismo internacionalizado? Essas perguntas nortearo esse primeiro tpico de estudo. Para comearmos a entender melhor os impactos provocados no meio ambiente iremos estudar o processo da gnese e evoluo da sustentabilidade. A degradao ambiental e a crise da sociedade do trabalho e a conseqente queda na qualidade de vida e aumento da desigualdade/excluso social, esto a exigir no nosso entender uma discusso que aprofunde a articulao entre trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econmico, pois se questiona at que ponto os recursos naturais e a humanidade suportaro o modelo hegemnico de produo, trabalho e consumo. Perguntamos a voc, ser possvel desenvolver-se economicamente sem causar danos ao meio ambiente? Caso seja possvel, que caminhos seguir para utilizar os recursos naturais sem degradar a natureza? Pense sobre isso! Em uma conjuntura permeada por transformaes econmicas, polticas, sociais, institucionais e culturais intensificam-se as crises socioambientais e do mundo do trabalho. Suas origens relacionam-se, por um lado, desterritorializao da poltica, em que a soberania do Estado colocada em xeque pelos padres de internacionalizao do processo decisrio e de mundializao das atividades polticas, provocando a crise dos sistemas democrticos e, por outro, ao movimento crescente de desterritorializao de empresas e conglomerados industriais em direo queles pases com oferta de condies operacionais favorveis, ou seja, melhores preos da fora de trabalho, economia de transportes e recursos de infra-estrutura, alm de uma baixa preocupao em relao ao cumprimento das legislaes trabalhista e ambiental.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Esta mobilidade das empresas decorre das novas formas de organizao da produo, que so muito mais flexveis do que as baseadas no modelo fordista, pois permitem adaptaes s flutuaes das demandas de produtos e servios e um aproveitamento melhor das vantagens comparativas em diferentes locais do mundo. O aprofundamento do processo de globalizao econmica traz novas demandas e exigncias s empresas que utilizam, como estratgias de busca de competitividade, o emprego macio de novas tecnologias e de novas formas de organizao da produo e do trabalho. As novas tecnologias, basicamente a microeletrnica, as biotecnologias e os novos materiais tm como caracterstica comum, sua aplicao universal, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto na organizao da produo. O uso das biotecnologias e dos novos materiais redefine a relao da produo industrial e agrcola e dos seres humanos com a natureza, com implicaes para o meio ambiente no local de trabalho, comunidades/sociedade e em escala planetria. Com as novas formas de gesto do trabalho no padro da acumulao flexvel surgem novas tendncias em relao ao trabalho: este se torna mais abstrato, intelectualizado, autnomo, coletivo e complexo. No somente nos setores onde vigoram os novos conceitos de produo, mas em toda a estrutura produtiva so demandadas novas qualificaes e competncias profissionais para os trabalhadores, dentre as quais se incluem as relacionadas temtica ambiental. Entretanto, se os processos de intensificao do uso de novas tecnologias e de novas formas de organizao da produo flexveis, enxutas e racionais trazem, por um lado, a possibilidade de um trabalho revalorizado, mais qualificado acarreta, por outro lado, o desemprego e a excluso de trabalhadores, pela racionalizao de custos e a otimizao da produtividade industrial e de servios. Os reflexos do processo de modernizao capitalista tm se revelado particularmente perversos em pases como o Brasil, onde a adoo de novos conceitos de produo est associada a formas polticas e empresariais autoritrias, levando excluso poltica e econmica das classes populares, ao aumento do desnvel das esferas econmica e social e degradao ambiental. Com a mundializao da produo observa-se, por um lado, o aumento em alguns pases da parcela dos includos no consumo de massa (Extremo Oriente e Sudeste Asitico), com hbitos importados do Ocidente e, por outro, o crescimento do nmero de excludos do mercado de trabalho em escala nunca antes vista. Ambos os processos causam severos impactos ao meio ambiente: a incorporao ao mercado consumidor mundial de um grande nmero de pessoas, alm de contribuir para a reduo da diversidade cultural e, conseqentemente, da diversidade biolgica, refora os efeitos do consumismo (como o lanamento de gases na atmosfera/efeito estufa, elevada e concentrada produo de resduos slidos e esgotos sanitrios em reas urbanas densamente povoadas).

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Da mesma forma, a marginalizao socioeconmica implica em que um significativo contingente populacional passa a subsistir graas aos recursos naturais ou causando grande impacto sobre o meio ambiente (extino de espcies vegetais e animais dos ecossistemas, corte e queima da vegetao para venda de carvo, entre outros). Importa destacar, por um lado, que desigualdade social e degradao ambiental sempre andaram juntas no Brasil, conformando uma questo socioambiental e, por outro, que as agresses ao meio ambiente afetam as pessoas que dele dependem para viver e trabalhar, de modo desigual ou segundo sua vinculao ao modo de produo hegemnico (como residir prximo s indstrias poluidoras, lixes, margens dos cursos dgua e reas com elevada declividade), determinando que grupos em piores condies scio-econmicas fiquem mais expostos do que outros a riscos ambientais. Frente a este quadro de crise social e ambiental de dimenso planetria, verifica-se a formulao de diferentes propostas de modelos de desenvolvimento ambientalmente sustentveis. Entretanto, devemos estar atentos s concepes existentes sobre desenvolvimento sustentvel, pois estas esto ancoradas em diferentes matrizes tericas que informam a inteno de efetivar distintos projetos polticos, segundo os interesses em confronto, que se refletem nas abordagens e prticas educacionais. O desenvolvimento sustentvel seria um dado objetivo que, no entanto, no se conseguiu ainda apreender, ser uma construo social? Poder tambm compreender diferentes contedos e prticas? Isto nos esclarece porque distintas representaes e valores vm sendo associados noo de sustentabilidade: so discursos em disputa pela expresso que se pretende a mais legtima. Pois a sustentabilidade uma noo a que se pode recorrer para tornar objetivas diferentes representaes e idias. Uma primeira concepo de desenvolvimento sustentvel origina-se no interior do discurso desenvolvimentista e defendida pelo Estado e empresariado. Foi proclamada pelo Relatrio Brundtland (1987), produzido pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU: desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das geraes futuras atenderem s suas prprias necessidades, isto , aquele que garante um crescimento econmico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentvel. Esta concepo de desenvolvimento sustentvel reiterada pela Agenda 21, que se inicia com a afirmao da primazia da economia como motor do desenvolvimento sustentvel e aponta, em seus vrios captulos, a necessidade de um ambiente econmico e internacional ao mesmo tempo dinmico e propcio, de polticas econmicas internas saudveis, da liberalizao do comrcio e de uma distribuio tima da produo mundial, sobre a base das vantagens comparativas, na perspectiva da lgica e da hegemonia do mercado. Tanto a Comisso Brundtland, quanto a Agenda 21, propem uma nova relao entre

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

produo, meio ambiente e desenvolvimento econmico inspirada em uma noo de sustentabilidade pautada por uma viso econmica dos sistemas biolgicos, onde caberia ao desenvolvimento econmico apropriar-se dos fluxos tidos como excedentes da natureza sem, no entanto, comprometer o capital natural. Sua estratgia conjuga crescimento econmico com progresso tcnico capaz de poupar recursos materiais, mas sem restrio aos ritmos da acumulao capitalista. O mercado apresentado como o ambiente institucional mais favorvel considerao da natureza como capital, convertendo-se o desenvolvimento sustentvel, nesta concepo, em um ambientalismo de livre mercado. Na abordagem mercadolgico-ambiental de desenvolvimento sustentvel, a palavra-chave a eficincia, e as inovaes tecnolgicas devem garantir um melhor aproveitamento dos recursos naturais e diminuir os efeitos nocivos das atividades produtivas. Embora se reconhea a responsabilidade do atual padro de produo e consumo pela crise ambiental, o que se prope a relativa reduo de consumo de matria e energia a partir da maior eficincia tecnolgica. Desta forma a noo de sociedade sustentvel ancora-se na reduo mxima do desperdcio ou poupana de recursos e a racionalidade do sistema, em seu conjunto, implica considerar o desperdcio no quadro da produo socioeconmica, tendo como noo reguladora o princpio da otimizao de recursos ou poupana, ou da relao tima custo-benefcio, isto , a eficincia. Esta concepo de desenvolvimento sustentvel tem, portanto, como princpio norteador, o crescimento econmico e a eficincia na lgica do mercado, e seus pressupostos esto ancorados na economia poltica clssica, no liberalismo econmico de Adam Smith, e na sua atualizao contempornea, o neoliberalismo de Friedrich August von Hayek. O eixo da teoria de Smith (1985) o crescimento econmico e sua idia central a de que a riqueza das naes determinada pelo aumento da produtividade do trabalho, que tem origem em mudanas na diviso e especializao do processo de trabalho.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

O crescimento da produtividade do trabalho, que produz um excedente de valor sobre seu custo de reproduo, permite o crescimento do estoque de capital (acumulao) e amplia o tamanho dos mercados. Para assegurar a prosperidade das naes preciso que haja liberdade dos indivduos - compreendidos como agentes econmicos - para agir, inspirando-se em seus prprios interesses, e essa ordenao natural mais capaz de favorecer a gerao da riqueza do que as coordenaes artificiais, como as exercidas pelo Estado, cujo papel deve ser reduzido ao mnimo. Para Smith (1985), no h antagonismo, mas harmonia entre os interesses individuais e o interesse geral, sendo a liberdade na procura da riqueza a condio de todo o progresso. Segundo Hayek (1987), o Estado regulador do mercado destri a liberdade dos cidados e a competio, sem as quais no h prosperidade. Tudo entendido at aqui? Concluindo esse primeiro tpico de estudo .... A anlise dos pressupostos que norteiam a concepo de desenvolvimento sustentvel permite-nos compreender a necessidade do aumento da competio, da maior mobilidade de capital, dos processos de acumulao e de alocao de capital, de busca cada vez maior de aumento da produtividade do trabalho pelo capital e de eficincia, na dinmica capitalista de gerao de valor. Permite-nos compreender, igualmente, que na concepo de desenvolvimento sustentvel centrada na lgica do capital, o livre mercado o instrumento da alocao eficiente dos recursos planetrios e, neste sentido, a relao trabalho e meio ambiente est subsumida supremacia do capital, com srias conseqncias para o mundo do trabalho e para os recursos naturais. Refletindo o que estudamos Para aprimorar o conhecimento adquirido nessa aula, sugerimos que voc faa uma breve reflexo sobre a frase a seguir A reflexo sobre o meio ambiente, com o objetivo de se alcanar o desenvolvimento sustentvel, exige o estabelecimento de paradigmas que alterem a relao homem/natureza verificada desde o perodo colonial. Saiba mais
Educao Ambiental - www.apoema.com.br/geral.htm Greenpeace do Brasil - www.greenpeace.org.br Instituto Ecoar - www.ecoar.org.br

Dvidas
Entre em contato com o Orientador Acadmico atravs da Sala do Orientador na sala de aula virtual, ou consulte o Quadro Horrios de Atendimento presencial ao aluno, disponvel no Mural da Lara para saber os dias e horrios do planto do Orientador no laboratrio de Informtica da sua unidade UNISUAM.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Anexo - Atividades

Responsabilidade Social

Bloco de notas e anotaes

Este espao para voc anotar suas observaes com relao a disciplina estudada.
Importante: Leia todas as orientaes passo a passo no Tutorial do Aluno de como realizar suas Atividades.

Surgimento da preocupao com a sustentabilidade

Pr e

s problemas dos nto do e tam biente: ra eio am ot s n s, do m imento Sustentv iva rai el. envolv D es at u rn nat oe m os nis rs io ac v er

A re l t e cu

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Aula 2 - Alternativas no tratamento dos problemas dos recursos naturais, do meio ambiente: Preservacionismo e Desenvolvimento Sustentvel.
Na aula anterior aprendemos sobre a origem e a evoluo do termo sustentabilidade, vamos dar continuidade nessa aula sobre as alternativas para solucionarmos os problemas relacionados ao consumo excessivo dos recursos naturais. Ao final do estudo desse tpico voc dever ser capaz de apresentar alternativas para lidar com os problemas relacionados ao consumo dos recursos naturais e discutir a importncia de medidas preservacionista em busca de uma responsabilidade scio-ambiental. No se esquea que a preservao a sada para uma melhor qualidade de vida para as geraes futuras. Antes de iniciarmos a nossa conversa, pense sobre a seguinte questo: possvel preservar a natureza e ao mesmo tempo extrair dela os recursos necessrios ao desenvolvimento econmico e tecnolgico da sociedade? Pense nisso! Entretanto, o assunto sustentabilidade e diminuio de impactos ambientais deixaram de ser especfico a ambientalistas; passando a fazer parte da vida organizacional da empresa, pois este conceito passou a representar nos dias de hoje pr-requisito para que organizaes alcancem a gesto da qualidade e venham a se manter no mercado de forma competitiva. A gesto da qualidade representa o aperfeioamento contnuo de todas as organizaes. A industrializao mundial A industrializao mundial foi o marco do desenvolvimento tecnolgico e econmico na utilizao desenfreada de matrias-primas e energia. Todo esse desenvolvimento gerou rejeitos resultantes de processos produtivos que passaram a ser parte do cenrio ambiental, onde seu acmulo no meio ambiente excedeu a capacidade de absoro passando, ento, a ser considerado como fator poluente em carter global afetando a qualidade e a sade da sociedade

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Resduo
Tintas, pigmentos e solventes

Impacto
Quando feitos a base de chumbo, mercrio ou cdmio, e solventes orgnicos, descartados no lixo poluem a gua e os alimentos.

Embalagens contento resduos de pesticidas

Sob a ao da chuva poluem o solo, as guas superficiais e subterrneas e introduzem-se na cadeia alimentar.

Pilhas e baterias

Liberam metais pesados poluindo o solo, os cursos dgua e os lenis freticos, afetando a flora e a fauna das regies circunvizinhas e atingindo o homem pela cadeia alimentar.

Tab. 1: Resduos e seu impacto no meio ambiente Fonte: Eigenher, Emlio (2000)

O setor industrial, por ser o que mais provoca danos ao meio ambiente seja devido ao seu processo produtivo, seja pela fabricao de produtos poluentes e sua disposio final aps a utilizao , considerado um dos maiores facilitadores da degradao ambiental, mas nos dias atuais as indstrias tambm passaram a possibilitar maior eficincia na utilizao de recursos naturais e na substituio parcial de insumos no processo produtivo. Dessa forma, quando o desenvolvimento tecnolgico segue em direo a um padro de produo que no seja significativamente agressivo ao meio ambiente, passa a ser considerado uma soluo parcial do problema em questo. Em outras palavras: necessrio para a sociedade o desenvolvimento tecnolgico, por ser o condutor do crescimento econmico, mas o desenvolvimento tecnolgico deve ser trabalhado de forma mais limpa, a fim de conseguir sustentabilidade ambiental, pois se deve ter sempre em mente que os recursos naturais devem servir s geraes atuais e vindouras e que os nveis de poluio tm que ser reduzidos, independentemente do aumento da produo.

Saiba mais
Tecnologia e despoluio http://www.sindipetro.org.br/extra/cartilha-cut/17tecnologia.htm

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Continuando ... Rejeitos Industriais Os rejeitos industriais representam desperdcio econmico, por serem passveis de reaproveitamento. Essa concepo firmada por vrios ambientalistas, que tambm consideram esses rejeitos como desperdcio e um indcio da ineficincia dos processos produtivos realizados, o que na maioria das vezes gera perda de matrias-primas e insumos. Na industrializao, devido ao fato de os princpios da qualidade e da eficincia inexistirem, a quantidade de rejeito maior por no se reaproveitar em outro processo produtivo e pelo uso desenfreado da matria-prima. Quando esses princpios so considerados no processo de industrializao, a qualidade e a eficincia resultam na diminuio desses rejeitos e na conscincia da utilizao de matria-prima. Reforando essa ideia, Mello (2008) apresenta princpios a serem considerados no processo produtivo e seus benefcios: Foco no Cliente Propicia a formulao de estratgias e polticas internas em relao ao relacionamento com os clientes; se adqua as necessidades do cliente e suas expectativas. Liderana Delega-se poder e envolve pessoas nos objetivos organizacionais e motiva e capacita a fora de trabalho.

Envolvimento das pessoas contribui para a melhoria das estratgias e envolve os funcionrios em decises e processos de melhoria.

Abordagem de processo Melhora o uso das matrias-prima resultando num custo mais baixo e previne erros.

Abordagem sistmica permiti uma viso da eficcia de processos identificando as causas de problemas e possveis aes de melhoria.

Melhoria contnua Proporciona a melhoria dos processos, sistemas e produtos. Abordagem para a tomada de deciso Consolida as informaes de forma a compreenso dos processos e sistemas no intuito de orientar as melhorias e prevenir futuros problemas.

medida que organizaes vo aderindo aos princpios da qualidade, cria-se uma convergncia de interesses tcnicos, econmicos e comerciais que far com que organizaes reduzam a gerao de poluentes, tornando-se mais eficientes. O desenvolvimento econmico atrelado manuteno do meio ambiente est associado sustentabilidade, o que, nos tempos atuais, tornou-se fator competitivo entre as

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

organizaes, devido procura da populao por produtos que satisfaam sua necessidade mas que no agridam o meio ambiente. Por isso fundamental entender o comportamento do consumidor e suas necessidades, para poder satisfaz-las. Para que o crescimento econmico venha a ser contnuo, com distribuio igualitria dos benefcios resultantes e para que siga em direo ao desenvolvimento sustentvel, se faz necessria uma mudana no atual padro tecnolgico, de forma a diminuir a degradao existente. Isso no significa que devemos terminar com as indstrias e seu processo de industrializao, mas primar por um desenvolvimento de forma sustentvel, visto que esse o resultado dos elevados ndices de consumismo criado pela sociedade, que se agravam cada vez mais com o seu crescimento. importante lembrar! No h como atingir o desenvolvimento sustentvel se os processos produtivos e o consumismo por parte da sociedade no sofrerem modificaes, pois consumidores que no do a devida importncia ao consumo consciente representam enorme ameaa, por provocarem um impacto significativo no meio ambiente. Atualmente, acredita-se que as necessidades e expectativas da sociedade devem ser conjuntas, com forte campanha para a mudana de conceitos. medida que a preocupao com a matria-prima cresce, ou seja, a partir do momento em que a preservao do meio ambiente se tornou preocupao mundial, conseqentemente tornou-se tambm o diferencial entre uma organizao e outra; este diferencial passou a ser uma oportunidade de negcio. A procura por produtos que alm de oferecer qualidade sejam tambm provenientes de organizaes que estejam comprometidas com o meio ambiente aumentou. No caso o preo do produto deixou de ser o nico fator estimulador da compra

Motivao da compra
Investimento no meio ambiente Sem critrio Promoes em aes sociais Tab. 2: Comprometimento dos consumidores Fonte: Tigueiro (2005)

Porcentagem
42% 30% 28%

Como voc pode observar, esta tabela mostra que h aumento significativo na procura por produtos oriundos de empresas que investem no meio ambiente e em aes sociais. Essa concepo est recebendo a adeso de algumas organizaes que perceberam essa demanda no atual mercado, no se preocupando somente com preo, mas tambm com o bem-estar da sociedade como um todo. Ou seja, a organizao que se preocupa com o meio ambiente acredita que passa a reduzir seu potencial de impacto, de forma a at mesmo levar em considerao a forma como a colheita da matria-prima utilizada.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Nesse caso, a utilizao de processos, prticas e produtos que proporcione a reduo ou o controle da poluio produzida pela organizao resulta em um diferencial competitivo em relao s demais. extremamente vital para as organizaes nos dias de hoje reconhecer que a gesto ambiental funciona como uma questo estratgica no que depende da capacidade de responder s expectativas, interesses e necessidades dos clientes e de outros detentores de interesses. Pois bem ... Com a realizao da Conferncia das Naes Unidas em Estocolmo, em 1972, a relao entre o meio ambiente e as organizaes empresariais tornou-se um tema poltico e estratgico. Esta conferncia propiciou a criao do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a criao da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O relatrio resultante desta comisso consagrou a expresso desenvolvimento sustentvel e estabeleceu o papel importante das empresas na gesto ambiental. Estas, em particular as indstrias, revelaram-se grandes propulsores da degradao ambiental na atualidade A gesto ambiental est diretamente voltada s organizaes; definida como um conjunto de polticas, programas e prticas administrativas e operacionais que levam em considerao a sade e a segurana das pessoas e a proteo do meio ambiente, pela eliminao ou minimizao dos impactos e danos ambientais causados pelas empresas. Por isso, Valle (2002) define gesto ambiental como um conjunto de medidas e mtodos bem alicerados que, quando aplicados, promovem a reduo e o controle dos impactos produzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente, que levam em considerao a origem e a forma com que se providenciada a matria-prima at a eliminao efetiva dos resduos gerados. Gesto ambiental o reflexo do somatrio de aspectos da funo social, econmica e ambiental, por arquitetar a orientao da proteo fsica, psquica, social e econmica do ser humano, ou seja, harmoniza a economia e o meio ambiente. importante lembrar! A partir do momento que a gesto ambiental passou a ser mais bem entendida em decorrncia de seus resultados, passou-se a pensar mais em termos de ecossistemas e ecorregies. O ambiente passou a ser encarado de forma sistemtica e a gesto ambiental passou a ser vista como questo de natureza estratgica. A gesto ambiental deve ter como pilar o comprometimento da alta direo da empresa, que a definir de forma clara e objetiva, norteando suas atividades em relao ao meio ambiente, e se torna um compromisso assumido perante a sociedade, categorizando suas intenes e princpios com relao ao seu desempenho ambiental. Quando as empresas se dirigem para os mercados internacionais, reconhecem a importncia da gesto ambiental e a sustentabilidade envolvida nesse processo de aceitao, encontrando formas de administrar essas questes e passando a definir os passos estratgicos para chegar ao desenvolvimento sustentvel 1) Estratgia baseada em artifcios a organizao encerra suas atividades naquele local e se instala em outra regio em que o controle ambiental seja menos rigoroso. 2) Estratgia baseada em respostas a organizao responde aos

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

incidentes e regulamentaes ambientais que venham a ser cobrados. No possui nenhum programa preventivo que administre ou que identifique as questes ambientais envolvidas; simplesmente paga pelo dano causado. 3) Estratgia baseada na conformidade a organizao possui um programa que identifica os requisitos regulatrios; implanta medidas que satisfaam os requisitos regulatrios, controlando os riscos e a responsabilidade de acordo com a lei. 4) Estratgia baseada na gesto ambiental a organizao mantm gerenciamento sistemtico de suas atividades em relao s questes ambientais, o que encarado como investimento e forma de reduzir o custo nas operaes e aumentar sua receita. 5) Estratgia baseada na preveno da poluio em todas as atividades exercidas pela empresa existe a preocupao com o fator poluidor e seu impacto. 6) Estratgia baseada no desenvolvimento sustentvel a organizao se preocupa com os impactos sociais, ambientais e econmicos ocasionados por suas atividades. Podemos verificar, nesses seis passos estratgicos, que houve evoluo nas atitudes organizacionais em relao ao meio ambiente. As estratgias possuem um inicio de despreocupao com a questo ambiental, seguindo para o conceito de que o ambiente um custo indesejvel e culminando no conceito de que o ambiente passou a ser fonte de renda e vantagem competitiva; as questes ambientais passaram a ser vistas como responsabilidade social, moral e tica. A implantao de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) resultante da poltica ambiental adotada pela organizao deve ter como um de seus objetivos o aperfeioamento contnuo de suas atividades em harmonia com o meio ambiente; este o primeiro passo para a certificao da organizao nas normas da srie ISO 14000. Aps essa discusso sobre as estratgias encontradas para melhor explorao dos recursos ambientais, vale pena parar e fazer uma reflexo sobre o efetivo cumprimento dessas propostas. Para tal, solicitamos que voc realize uma pesquisa e levante informaes sobre empresas que j esto colocando em prtica tais estratgias e estabelea um comparativo entre os lucros antes e depois da implantao dessas estratgias. Na pesquisa, faa um levantamento de no mnimo trs empresas e amplie seus conhecimentos sobre o assunto. Bom trabalho! Esperamos uma pesquisa bem elaborada e com olhar crtico sobre essas questes.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Saiba mais
Portal da Sustentabilidade http://www.sustentabilidade.org.br/ GPEA Grupo pesquisador em educao ambiental http://www.ufmt.br/gpea/sites_amb.htm As mediaes entre o ambiental e a noo de sustentabilidade www.espacoacademico.com.br/029/29cruscheinsky.htm Educao Ambiental e desenvolvimento sustentvel www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/educacao_ambiental_e_desenvolvim.html

Dvidas
Entre em contato com o Orientador Acadmico atravs da Sala do Orientador na sala de aula virtual, ou consulte o Quadro Horrios de Atendimento presencial ao aluno, disponvel no Mural da Lara para saber os dias e horrios do planto do Orientador no laboratrio de Informtica da sua unidade UNISUAM.

Exerccios
Para verificar seu rendimento no estudo do contedo do Mdulo I e Mdulo II dessa disciplina, realize os exerccios online. Saiba que essa atividade soma ponto com a Prova Online na A1

Anexo - Atividades

Responsabilidade Social

Bloco de notas e anotaes

Este espao para voc anotar suas observaes com relao a disciplina estudada.
Importante: Leia todas as orientaes passo a passo no Tutorial do Aluno de como realizar suas Atividades.

Surgimento da preocupao com a sustentabilidade

Su s

sustentabilidade to de : ei on c l e Social oc bienta o d de Am ia ilida p l ab t en t

Am

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Aula 3 - Ampliao do conceito de sustentabilidade: Sustentabilidade Ambiental e Social


Vamos comear esse tpico refletindo sobre algumas questes: qual a relao entre sustentabilidade ecolgica e sustentabilidade social? Que dificuldades podem existir para estabelecer a integrao entre sustentabilidade ambiental e social? Enfim, aps refletir sobre essas questes, damos incio nossa terceira aula; nela o conceito de sustentabilidade ser ampliado, contemplando os aspectos ambientais e sociais. A sua dedicao e empenho na leitura sero fundamentais para o melhor entendimento dessa relao. Para tornar mais didtico esse processo, optamos por estabelecer a relao entre uma regio de floresta e a sociedade que atua sobre esse espao. Qualquer anlise da sustentabilidade, seja qual for a perspectiva terica, requer estabelecer as inter-relaes entre a sociedade humana e o mundo circundante. Um primeiro nvel de anlise deve ser, ento, a relao entre o espao em estudo com suas caractersticas fsico-naturais e a sociedade que atua sobre tal espao, com suas caractersticas econmicas, demogrficas e sociais.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Para facilitar essa relao, vamos analisar um ecossistema caracterizado por mata atlntica. Esse ecossistema de topografia varivel, relevo montanhoso, plancies aluviais e bancos de areia. Predominam os solos com baixa aptido agrcola, devido s limitaes topogrficas, baixa fertilidade natural e ao encharcamento do solo caractersticos do litoral. O clima predominante o tropical, super mido, com veres quentes, temperaturas mdias anuais de 22C e precipitaes elevadas mdia de 2.365mm anuais em 207 dias de chuva. A vegetao de floresta pluvial, densa, composta por vrias espcies de rvores e arbustos. Nessa regio significativa uma espcie de palmeira, pela grande disperso e importncia econmica. Outras formaes de importncia econmica so os manguezais. Essa regio, porm, representa s 5% do que esse sistema era um sculo atrs. Ainda assim, permanece relativamente isolada, se comparada com outras reas da costa brasileira. E isso se deve a uma simples razo: trata-se de uma zona sem praias, onde o mangue cobre a costa, diferentemente de reas onde as praias condicionaram a ocupao de tipo turstico. Portanto, o isolamento se d porque: a) no h estrada totalmente asfaltada; b) o transporte de mercadorias e pessoas predominou e ainda ocorre, em grande medida, por via fluvial; c) a densidade demogrfica no tem justificado maiores investimentos em infraestrutura. A perspectiva comparativa entre regies naturais deve ser sempre o ponto de partida da anlise da sustentabilidade, j que a ocupao de um ambiente , por natureza, desigual e relativa. Ao mesmo tempo, permite destacar os elementos e as restries determinantes do tipo de ocupao de outros, geralmente acessrios. Neste caso, por exemplo, as restries impostas pelas baas de mangue determinaram historicamente o tipo de ocupao. Essa distino no poderia ser percebida ao se analisar a regio em si mesma. Por certo outros fatores naturais como a topografia ou de ordem histrico-poltica como o atraso relativo do desenvolvimento do capitalismo dessa regio quando comparado com regies vizinhas tambm explicam seu isolamento relativo. Mas a especificidade desse local aqui estudado s pode ser explicada pela negativa: a inexistncia de praias. Em comparao, regies com praias tm forte ocupao costeira, o que marca uma diferena substancial. Aps tecer essa comparao entre regies, voc deve estar se perguntando: que fatores so determinantes para a ocupao e consequente alterao no ambiente natural?

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

Indo um pouco alm, podemos ainda questionar a relao entre o social e o ambiental, ou seja, entre aspectos econmicos e culturais e a velocidade de ocupao e degradao de uma dada regio natural. Analisadas essas condies naturais ou restries (mangue e ausncia de praias), todos os outros determinantes da viabilidade da regio esto marcados pela sustentabilidade social. Aqui estamos utilizando o conceito de sustentabilidade social em sentido amplo, incluindo os aspectos econmicos. Qualquer sistema de produo implica a combinao de uma forma de organizao social da produo, com um nvel de desenvolvimento tecnolgico determinado, junto a uma base natural dada. Neste caso, o primeiro elemento a se destacar que na regio o ecossistema de floresta atlntica nunca foi arrasado, no se implantou um sistema de produo que, ao estilo da indstria urbana ou agrcola mecanizada, transformasse na raiz as condies naturais. Ao contrrio, os diferentes sistemas de produo se incorporaram marginalmente em termos de espao ocupado e de impacto, ocasionando que foram ocupados espaos e causados impactos significativos. Toda aplicao de trabalho sobre o ecossistema tem como consequncia a modificao do grau de fertilidade do solo. Mas necessrio distinguir a fertilidade natural, resultado dos nutrientes do solo, sua topografia, clima etc., da ''fertilidade'' econmica. Nesta, alm dos fatores naturais, intervm a tecnologia, a organizao, a infraestrutura e a localizao frente aos mercados. Na medida em que os investimentos de capital so cada vez mais significativos, a fertilidade natural d vez a que os investimentos de capital sejam determinantes do resultado econmico. O atraso relativo dos investimentos em capital fez com que os sucessivos ciclos de produtos como cana-deacar, arroz, caf, banana e mandioca no tivessem xito, porque no podem competir com outras regies onde a fertilidade econmica e no s a natural maior. Uma vez contemplado o nvel relativo de desenvolvimento da produtividade do trabalho, necessrio determinar a forma de produo qual a sustentabilidade se refere. Essa distino da maior importncia. Uma fbrica, por exemplo, pode dar lucro a seu dono e manter um sistema de produo relativamente limpo, com pouca degradao do meio ambiente. Nesse sentido, pode ser considerada sustentvel tanto para como por seu dono e pela sociedade em seu conjunto. Porm, possvel que os trabalhadores da dita fbrica no achem que sua relao salarial seja sustentvel; dessa maneira, a anlise da sustentabilidade deve ser explcita com relao ao sujeito do qual est tratando. Insustentabilidade A insustentabilidade de certa regio no se d, de nenhuma maneira, por um problema ecolgico, de baixa fertibilidade natural nem por dificuldades de acesso terra. Tampouco a causa pode ser atribuda exclusiva ou majoritariamente legislao ambiental e a seu impacto nas prticas econmicas. Isso no significa negar o papel da legislao, a qual tem importncia como maior regimento das questes ambientais.

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

A causa da insustentabilidade est no mercado, na competitividade frente a outras regies, para no falar da competitividade dos mercados internacionais, que tambm se fez sentir. O fato de que a causa da insustentabilidade esteja no mercado leva-nos a refletir sobre a proposta desta aula, ou seja, a relao entre sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social. impossvel pensar a sustentabilidade no nvel local diante de produtores integrados a um mercado que os torna sujeitos a dinmicas de preos regulados em nvel regional e at mundial. No entanto, ao pensarmos em termos exclusivamente naturais, vemos que a competitividade mercantil, cujos elementos afetam diretamente a sustentabilidade social, a causa dos impactos ambientais que dificultam a sustentabilidade do ecossistema. Isso claro em vrios casos de produtos naturais, que passam a ser praticamente o nico produto com preo competitivo, razo pela qual os habitantes de uma regio eliminam sistematicamente as rvores que os produzem; isso acontece claramente no caso da banana, do gengibre ou de sistemas emergentes, como o do palmito. A competitividade mercantil obriga introduo de tecnologias que podem afetar a sustentabilidade ecolgica, como os herbicidas, que tm e podero ter na medida de seu incremento mais efeitos secundrios, com impactos potenciais sobre os ecossistemas aquticos. O mesmo ocorre com os sistemas especulativos, como a criao de bfalos, que causa comprovados impactos ao ecossistema (desflorestao) e ao solo (compactao/eroso). De toda forma, no que se refere sustentabilidade ambiental, cabem duas ressalvas importantes. Duas ressalvas importantes. 1 - com relao ao produto a ser explorado. Ainda que saibamos que o recurso afetado, no sabemos qual o efeito sobre o sistema global (ecossistema de floresta atlntica, como no nosso exemplo anterior). Este claramente um caso de perda especfica de biodiversidade. Mas essa perda de biodiversidade suficientemente importante para afetar o ecossistema como um todo? Isto difcil de estabelecer. Ademais, a perda de biodiversidade, seu nvel e seu impacto nos ecossistemas ainda uma incerteza. Pare neste momento da aula e reflita sobre essa questo. 2 - quando se refere rea ocupada. Quando se analisa o impacto ambiental da agricultura sobre a vegetao, observa-se que h alteraes nessa paisagem natural. Alm dessa constatao, vale lembrar ser discutvel que o desmate/queima em reas agrcolas afete a biodiversidade e, por conseguinte, o funcionamento dos ecossistemas. Ao contrrio, h indcios de que essa atividade, se adequadamente praticada, pode incrementar a biodiversidade e contribuir para um maior grau de sustentabilidade dos sistemas agrcolas. Nesse sentido, os seres humanos estabelecem relaes sociais e, por meio delas, atribuem significados natureza (econmico, esttico, sagrado, ldico, econmico-esttico etc.). Agindo sobre ela (a natureza), instituem prticas e, alterando suas propriedades, garantem a reproduo social de sua existncia. Essas relaes (dos seres humanos entre si e com o meio fsico natural) ocorrem nas diferentes esferas da vida societria (econmica, poltica, religiosa, cientfica, jurdica, afetiva, tnica etc.) e assumem caractersticas especficas decorrentes do contexto social e histrico em que acontecem. Portanto, so

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

as relaes sociais que explicam as mltiplas e diversificadas prticas de apropriao e uso dos recursos ambientais (inclusive a atribuio de significado econmico). A existncia de determinado risco ou dano ambiental (poluio do ar, contaminao hdrica, pesca predatria, aterramento de manguezais, emisses radiativas etc.), para ser compreendida em sua totalidade, deve ser analisada a partir da inter-relao de aspectos que qualificam as relaes na sociedade (econmicas, sociais, polticas, ticas, afetivas, culturais, jurdicas etc.) com os aspectos prprios do meio fsico-natural. Tudo isso sem perder de vista que outras aes sobre o meio fsico natural podem gerar novas consequncias sobre o meio social. Assim, as decises tomadas no meio social que definem as alteraes do meio fsiconatural. Desse modo, a problemtica ambiental coloca a questo do ato de conhecer como fundamental para praticar a gesto ambiental. Por sua complexidade, a questo ambiental no pode ser compreendida segundo a tica de uma nica cincia. A questo ambiental convoca diversos campos do saber a depor. A questo ambiental, na verdade, diz respeito ao modo como a sociedade se relaciona com a natureza. Nela esto implicadas as relaes sociais e as complexas relaes entre o mundo fsico-qumico e orgnico. Nenhuma rea do conhecimento especfico tem competncia para decidir sobre ela, embora muitas tenham o que dizer. A necessidade que a problemtica ambiental coloca, de buscar um outro modo de conhecer, que supere o olhar fragmentado sobre o mundo real, coloca tambm o desafio de se organizar uma prtica educativa em que o ato pedaggico seja um ato de construo do conhecimento sobre este mundo, fundamentado na unidade dialtica entre teoria e prtica. Portanto, o reconhecimento da complexidade do conhecer implica assumir a complexidade do aprender. Vamos em frente? Historicamente, os seres humanos estabelecem relaes sociais e, por meio delas, atribuem significados natureza. Agindo sobre o meio fsico-natural, instituem prticas; alterando suas propriedades, garantem a reproduo social de sua existncia. Essas relaes (dos seres humanos entre si e com o meio fsico-natural) ocorrem nas diferentes esferas da vida societria (econmica, poltica, religiosa, jurdica, afetiva, tnica etc.) e assumem caractersticas especficas decorrentes do contexto social e histrico em que acontecem. Portanto, so as relaes sociais que explicam as mltiplas e diversificadas prticas de apropriao e uso dos recursos ambientais (inclusive a atribuio desse significado eminentemente econmico). No Brasil, em virtude do estabelecido na Constituio Federal, cabe ao Poder Pblico ordenar essas prticas, promovendo o que se denomina gesto ambiental pblica. O Poder Pblico, como principal mediador desse processo, detentor de poderes estabelecidos na legislao que lhe permitem promover desde o ordenamento e controle do uso dos recursos ambientais, inclusive articulando instrumentos de comando e controle com instrumentos econmicos, at a reparao e mesmo a priso de indivduos responsabilizados por prticas causadoras de danos ambientais. Nesse sentido, o Poder Pblico estabelece padres de qualidade ambiental, avalia impactos ambientais, licencia e revisa

Mdulo 2

Responsabilidade Social e Ambiental

atividades efetiva e potencialmente poluidoras, disciplina a ocupao do territrio e o uso de recursos naturais, cria e gerencia reas protegidas, obriga a recuperao do dano ambiental pelo agente causador e promove o monitoramento, a fiscalizao, a pesquisa, a educao ambiental e outras aes necessrias ao cumprimento da sua funo mediadora. Por outro lado, observa-se, no Brasil, que o poder de decidir e intervir para transformar o ambiente, seja ele fsico-natural ou construdo, e os benefcios e custos dele decorrentes esto distribudos, social e geograficamente, de modo assimtrico. Por serem detentores de poder econmico ou de poderes outorgados pela sociedade, determinados grupos sociais possuem, por meio de suas aes, capacidade variada de influenciar direta ou indiretamente na transformao (de modo positivo ou negativo) da qualidade do meio ambiente. Para finalizar este tpico, propomos que voc faa um levantamento sobre no mnimo trs regies do Brasil que sofreram alteraes em suas paisagens naturais devido implantao de alguma atividade econmica. No se esquea de relacionar a atividade econmica e as alteraes fsicas e naturais dos ambientes estudados. Essa pesquisa contribuir para enriquecer seus conhecimentos. Bom estudo! Saiba mais
Ampliando o conceito de sustentabilidade http://www.blogbrasil.com.br/conceito-de-sustentabilidade/ A importncia da Educao Ambiental http://www.atitudessustentaveis.com.br/conscientizacao/a-importancia-da-educacao-ambientalsustentabilidade/ Educao Ambiental www.peld.uem.br/Relat2001/pdf/educacao_ambiental.PDF Desenvolvimento sustentvel( legendado) www.storyofstuff.com/international Meio ambiente: retratos do Brasil ( vdeo) http://www.estadao.com.br/especiais/meio-ambiente-e-as-cidades,40465.htm

Dvidas
Entre em contato com o Orientador Acadmico atravs da Sala do Orientador na sala de aula virtual, ou consulte o Quadro Horrios de Atendimento presencial ao aluno, disponvel no Mural da Lara para saber os dias e horrios do planto do Orientador no laboratrio de Informtica da sua unidade UNISUAM.

Exerccio
Para verificar seu rendimento no estudo do contedo do Mdulo I e Mdulo II dessa disciplina, realize os exerccios online. Saiba que essa atividade soma ponto com a Prova Online na A1

Anexo - Atividades

Responsabilidade Social

Bloco de notas e anotaes

Este espao para voc anotar suas observaes com relao a disciplina estudada.
Importante: Leia todas as orientaes passo a passo no Tutorial do Aluno de como realizar suas Atividades.

You might also like