You are on page 1of 3

UniversidadeFederaldoMaranho CentrodeCinciasHumanas ProgramadePsGraduaoemPsicologia DisciplinadeProcessosPsicossociais Prof.Dr.DeniseLda Prof.Dr.CarlaRibeiro HellenRosedeSousaLima ResumodosLivros: SPINK,Mary.ApsicologiaSocialnaAtualidade. FERREIRA, Maria.

ria.A psicologia social Contempornea:principais tendncias e perspetivasnacionaiseinternacionais. A Psicologia social no decorrer dos anos vem sofrendo deveras modificaes,a nvel nacional e internacional. Uma das dificuldades em delimitar o objeto de estudo,vem principalmentedapluralidadeemulticiplicidadedasabordagenstericas. Segundo a definio de Allport, a psicologia social psicolgica, procurar explicar os sentimentospensamentoecomportamentosnapresenarealouimaginadadeoutras pessoas, ou seja, a mensagem clara;o papel da psicologia social entender o individuo no seu contexto social, as condies sociais influenciam os processos psicolgicos,mas so produtos de outros fatores que extrapolam o domnio da psicologia. Em contrapartida,a psicologia social sociolgica, segundo Stephen e Stephan, tem como foco o estudo da experincia social que o individuo adquire a partir de sua participaonosdiferentesgrupossociaiscomosquaisconvive. Mais recentemente surgiu mais uma vertente da psicologia social, a chamada psicologia social critica,que adota uma postura critica em relao s instituies,

organizaes e prticas da sociedade atual,onde o ps modernismo , o feminismos entre outros, contribuem para esse campo,colocandose contra a opresso , explorao quem tm na maioria das sociedades,tendo como objetivo o bem estar humano. Na America do Norte, a psicologia social psicolgica,estabeleceuse nas primeiras dcadas do sculo XX, em especial nos Eua, com forte influencia do behaviorismo, o enfoque dado por Floyd Allport, que ao defender a psicologia social, deveria concentrarse no estudo experimental do individuo, de forma que acompanhase a medida que o grupo se constituise to somente em mais um estimulo do ambiente socialqueoindividuoerasubmetido. Na America Latina, na dcada de 70 a psicologia social nessa regio esteve amplamente influenciada pelo paradigma da tendncia da America do norte, a chamada psicologia social psicolgica,entretanto, em busca de uma psicologia mais contextualizadaequestionandooexperimentalismoeindividualismodestapsicologia social ate ento,buscase uma psicologia mais voltada para os problemas sociais e polticosquearegiovinhaenfrentando,estabelencedoseentoumarupturaradical comaateentopsicologiasocialdomomento. Um legitimo representante dessa perspectiva chamase MartinBar, psiclogo e padre jesuta , que defendia o desenvolvimento de uma psicologia social comprometida com a realidade latinoamericana, de forma que, para o mesmo, os psiclogos sociais deveriam contribuir para a construo de identidade pessoais,coletivas e histricas que sejam capazes de romper com a alienao das maiores populares oprimidas e desumanizadas que vivem margem da sociedade dominante,levandoentoamudanasocial. Trazendo esta realidade para o Brasil,podemos identificar pessoas ativas nas novas vertentes da psicologia sciohistrica,psicologia poltica,psicologia

discursiva,psicologia feminista, psicologia da sade,ou seja, tambm uma forte tradiocomunitriacomrazesnomaterialismodialtico.

Em suma, nosso principal interesse enquanto psiclogos sociais, abarcar todo esse funcionamentodainteraodaspessoaseseu ambientesocial,sejaelepequeno ou grande,contribuindodessaformaparaumacompreensodocompartilhamentosocial de comportamentos e experincias, e no propriamente no funcionamentos das personalidadesindividuais.

You might also like